• VIP TAXI teresina
  • bbrock
  • assinatura jornal

Notícias Pedro II

26 de junho de 2017

Feira Livre do Mercado Público de Pedro II passa por mudanças

A mudança visa organizar para melhorar as vendas.

A Prefeitura de Pedro II, por meio das secretarias municipais de Infraestrutura e de Comércio e Desenvolvimento Econômico, concluirá, na próxima semana, mais uma etapa de reorganização da Feira Livre do Mercado Público de Pedro II, localizada nas ruas Manoel Nogueira Lima e João Benício da Silva, importante entreposto comercial informal no centro histórico da sede do município.

A medida discutida e elaborada em parceria com a comunidade irá beneficiar feirantes e empreendedores do Mercado do Artesão com demarcação dos locais destinados aos feirantes e a liberação de meia pista para o fluxo de condutores e veículos de carga e descarga nos comércios locais. As alterações também facilitarão a visibilidade e o acesso ao Mercado do Artesão, bem como aos comércios e barracas próximas.

“Essa inovação deve tornar mais ordenado o trânsito, o fluxo de pessoas e até a visibilidade e acessibilidade dos comércios, tanto os do Mercado do Artesão, cuja entrada foi completamente liberada, quanto os tradicionais da rua Manoel Nogueira Lima, que ficavam escondidos devido a desordem que tomava de conta da Feira Livre”, explica o prefeito Alvimar Martins.

Para o superintendente municipal de Transporte e Trânsito, Lisandro Nascimento, a expectativa é que as mudanças no local gerem resultados positivos já nos primeiros dias de implantadas. “Estamos fazendo isso justamente para reorganizar esse fluxo de pessoas, veículos e estacionamentos. Com a colaboração da população, esperamos poder executar esse trabalho com mais qualidade”, diz.

Para o secretário municipal de Comércio e Desenvolvimento Econômico, José Rodrigues, pouco a pouco a população deverá assimilar as modificações e através de uma mudança de atitude a zona central terá uma considerável melhora para todos que circulam no local. “ O que a gente pede é que a população não estacione motos ou carros nas áreas destinadas à carga e descarga. E tenha o cuidado em manter o local sempre organizando, melhorando o conforto e contribuindo para o desenvolvimento econômico de todos que trabalham na região”, conclui o gestor.




Fotos: Divulgação

25 de junho de 2017

23 de junho de 2017

Quadrilha Bag Dance de Pedro II se organiza para período junino e julino

Espaço para apresentações, patrocínio e apoios são algumas das necessidades atuais

Os integrantes da quadrilha junina carinhosamente chamada de Bag Dance, do bairro Saborá, em Pedro II (PI) terão uma maratona de shows, apresentações e eventos para participar nesse período em que são comemoradas as festas juninas. Mas nem tudo são flores, estampas e animação. Há muitas necessidades para se organizar, manter e promover um espetáculo do porte da quadrilha junina.

Dentre os integrantes da equipe de coordenação de enredo e coreografia, Cassio Antônio Oliveira exprime em termos gerais as dificuldades pelas quais a quadrilha junina passa, tendo que fazer por conta própria de cada membro bingos, sorteios, rifas e vendas de bombons, entre outros meios, para conseguir bancar o básico da infraestrutura daquele coletivo cultural pedrossegundense.

Karylene Oliveira, também uma das organizadoras da Bag Dance, explica que a principal dificuldade ainda é a financeira e – além dela – a de estrutura de espaço adequada para os ensaios e apresentações, a de alimentação nos eventos e a de apoio empresarial para a confecção dos figurinos, para as despesas de custeio e para a ida aos locais em que ocorrem as quadrilhas juninas, quer no município, quer fora dele, aonde acontecem os campeonatos e concursos juninos.

A quadrilha Bag Dance tem uma verdadeira paixão pelo São João, o que a faz enfrentar todos os obstáculos e as dificuldades com muita coragem, garra e força de vontade, a fim de levar a melhor apresentação junina de Pedro II, aonde quer que vá e a quem quer que vá vê-la se apresentar em suas festividades. O que falta é uma percepção e um interesse maior das diversas instituições culturais e empresariais no sentido de proporcionar as condições necessárias ao desenvolvimento e evolução da quadrilha junina como tem que ser.

A Bag Dance é um coletivo de aproximadamente 55 pessoas, entre compositores do enredo, coreógrafos, dançantes, figurinistas, marcadores, colaboradores, coordenadores, e uma série de pessoas que se mexem nos bastidores para levar a dança da Bag Dance a todas as apresentações, com brilhantismo, alegria e emoção.




Fonte: fmimperial.com

Fotos: João Paulo

Ex-prefeita é acusada de captação ilícita de sufrágio

A mesma é acusada de captação ilícita de sufrágio e prática de conduta vedada nas eleições municipais do ano de 2016.

Aconteceu na última quinta-feira (22-06), uma audiência na 12ª Zona Eleitoral que compreende os municípios de Pedro II, Domingos Mourão, Lagoa de São Francisco e Milton Brandão. A audiência essa, contra a ex-prefeita do município de Pedro II, Neuma Café, onde a mesma é acusada de captação ilícita de sufrágio e prática de conduta vedada nas eleições municipais do ano de 2016, em que a mesma saiu derrotada para o candidato da coligação “Coligação Juntos Podemos Mais”, Alvimar Martins.

Tramitam, na 12ª Zona Eleitoral de Pedro II - PI, 03 (três) processos em face da ex-prefeita, 02 (dois) ajuizados pelo ministério público eleitoral, por intermédio do promotor eleitoral, Dr. Avelar Rêgo, n° 519-70.2016 e n° 520-55.2016 e outro de n° 524-92.2016, ajuizado pela coligação vencedora do último pleito, “Coligação Juntos Podemos Mais”, encabeçada por Alvimar Martins, por intermédio do advogado, Dr. Bruno Ferreira Correia Lima.

Segundo o advogado da Coligação, Dr. Bruno Correia Lima, a ex-prefeita poderá se tornar inelegível pelo período de 08 anos. “Embora a candidata tenha saído derrotada das eleições passadas em que concorreu à sua reeleição, não sendo possível que à mesma seja aplicada a perda de o mandato, segundo a legislação, outras punições poderão ser aplicadas, em especial, a sua declaração de inelegibilidade, ficando a mesma impedida de concorrer nas próximas eleições, durante um período total de 08 anos, além da fixação de multa”, disse o advogado.

Os 03 processos tratam da utilização da “Fundação Restaurar” para a contratação ilegal de pessoas em pleno período eleitoral, onde foram “contratadas e pagas” cerca de 700 pessoas, tendo apenas como uma finalidade eleitoral, do pagamento ilegal de gratificações aos servidores pelo município e pela fundação com a devolução integral dos valores aos gestores e sua utilização na compra de votos, da realização de propaganda eleitoral de forma irregular pela então prefeita, da utilização de bens e serviços públicos em benefícios de sua campanha, como combustível e veículos que cuidavam da iluminação pública municipal, dentre outros.

Em razão das robustas provas apresentadas ao Poder Judiciário Eleitoral, ainda segundo o advogado, Bruno, existe grande chance do julgamento procedente dos 03 processos, que tramitam apenso.





Com informações do advogado: Bruno Ferreira


Rádio Matões FM tem outorga renovada por mais 10 anos

As informações foram publicadas no site do Ministério das Comunicações.

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações publicou em sua página na internet a lista de emissoras de rádio comunitárias que tiveram o pedido de renovação de outorga renovado. A Rádio Matões FM está entre as rádios que cumpriram todas as obrigações legais, burocráticas, contratuais e a manutenção da idoneidade técnica, atendendo, portanto, todos os requisitos exigidos pela legislação brasileira.

A notícia chegou nesta quinta-feira (22), no momento em que a direção da emissora se reunia com a equipe de locutores para discutir assuntos internos e do cotidiano da rádio.

Para Valmir Soares, presidente da Associação Comunitária de Radiodifusão de Pedro II (ACORP), o deferimento da outorga pelo Ministério das Comunicações vem apenas confirmar a seriedade com que a emissora trata as regras de radiodifusão, cumprindo, assim, o seu papel social de meio de comunicação de cunho comunitário.

- Estamos felizes por mais uma conquista. A outorga nos garante o funcionamento por mais dez anos, como manda a lei. Dedicamos esta conquista aos nossos ouvintes, aos associados e à nossa equipe de locutores e colaboradores - disse.

As concessões de radiodifusão têm a duração de dez anos, no caso das rádios. A Matões FM foi fundada em março de 1996, mas sua primeira concessão só foi homologada no ano de 2005.







Fonte: gritador.com

20 de junho de 2017

Prefeitura de Pedro II realizou mutirão de atendimento oftalmológico

A ação foi realizada no dia 18 de junho

A Prefeitura de Pedro II, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) em parceria com a Sociedade Piauiense de Oftalmologia (SPO), realizou durante a 14ª edição do Festival de Inverno, consultas para a população pedrossegundense com médicos oftalmologistas e, na oportunidade, 200 pessoas foram contempladas com armações de óculos e lentes completamente gratuitas.

Durante as consultas, foram feitos exames preventivos e minuciosos com a finalidade de diagnosticar os problemas de visão nos pacientes e assim, receberem os encaminhamentos clínicos adequados para produção dos óculos. A ação foi realizada no dia 18 de junho e aconteceu ao lado da Prefeitura Municipal, no prédio onde atualmente funciona a Secretaria Municipal de Infraestrutura.

Para a secretária da Assistência Social, Elissiane Uchôa, esta ação foi uma parceria de muito sucesso, principalmente em organização. “Parece algo simples, mas é preciso organização para que possamos contemplar aquelas pessoas que realmente necessitam, as pessoas fazem o exame e ainda escolhem qual armação fica melhor em si. Foi uma ação feita com muita responsabilidade e muito amor, pois sabemos que estas pessoas precisam de óculos para fazer as coisas simples no dia a dia que às vezes se tornam difíceis pelo simples fato de não enxergarem perfeitamente bem. Parceria como essa, permite que tantas pessoas consigam ganhar os óculos e ter uma melhor qualidade de vida”, enfatizou a secretária.





Fotos: Divulgação

19 de junho de 2017

Noite de forró com Chambinho do Acordeon encerra Festival em Pedro II

O público ficou até a madrugada de despedida do Festival.

Os acordes da sanfona de Chambinho do Acordeon deram o tom à noite de encerramento do Festival de Inverno de Pedro II 2017. Muita gente presente na Praça da Bonelle foi aplaudir o cantor e compositor piauiense, a principal atração na noite mais regionalizada do evento, marcada pelo gosto musical regional. O público ficou até a madrugada de despedida do Festival, que volta em 2018.

O esquenta começou com a banda de pop rock Retrô de Pedro II, que interpretou grandes hits dos anos 80 e 90. Mas o clima esquentou mesmo com as meninas do As Fulô do Sertão, de Teresina, que estreou no Festival tocando sucessos de Flávio José, Jorge de Altinho, Alceu Valença, Zé Ramalho e Geraldo Azevedo. O grupo não deixou o ritmo cair, cativando a plateia com muito forró, xote e baião e encerrou sua apresentação com o clássico Asa Branca, do “Rei do Baião", Luiz Gonzaga.

Quem achou que tinha visto tudo, se surpreendeu. A noite era mesmo de Chambinho do Acordeon, que chegou abalando as estruturas do Palco Opala com uma banda formada só de músicos piauienses, incluindo a rabequeira Wânia Sales, trazendo um pout-pourri de sucessos de música nordestina. O artista usou e abusou da sua sanfona e colocou todo mundo para dançar, contou histórias suas e do Rei do Baião, Gonzagão. Brincou e fez o público se divertir em sintonia perfeita com o público. No meio do show, surpreendeu a todos tocando um cavaquinho e grandes sambas.

No final, Chambinho dedilhou as notas do hino do Piauí e cantou, também, a clássica Asa Branca, um sucesso incontestável há 70 anos. Com presença de palco e um talento inconfundível, Chambinho do Acordeon além do público, ganhou também muitos fãs.

O prefeito Alvimar Martins destacou que o sucesso do evento – realizado pela Prefeitura de Pedro II, em parceria com o Sebrae e Governo do Estado, por meio das secretarias de Turismo e de Cultura; Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste do Brasil e deputados estaduais que destinaram emendas para o evento – se deve ao planejamento, coordenação e empenho de todos. “Queremos agradecer a todos, por mais um Festival de Inverno de Pedro II, que, novamente, superou nossas expectativas. Aos parceiros, servidores da Prefeitura e aos turistas, nossa gratidão. Esse evento é um patrimônio de Pedro II e do Piauí. Por isso, nosso carinho e compromisso é de sempre fazê-lo cada vez melhor. Também agradecemos ao efetivo policial que nos deu toda a segurança, e já queremos convidar a todos para estarmos juntos em 2018. Queremos recebê-los, mais uma vez, de braços abertos”, afirma Alvimar.





Noite de forró com Chambinho do Acordeon encerra Festival de Inverno

Noite de forró com Chambinho do Acordeon encerra Festival de Inverno de Pedro II

Os acordes da sanfona de Chambinho de Acordeon deram o tom​à noite de encerramento do Festival de Inverno de Pedro II 2017. Muita gente presente na Praça da Bonelle foi aplaudir o cantor e compositor, a principal atração na noite mais regional do evento, marcada pelo gosto musical regional. O público ficou até a madrugada de despedida do Festival, que volta em 2018.

O esquenta começou com a banda de pop rock Retrô de Pedro II, que interpretou grandes hits dos anos 80 e 90. Mas o clima esquentou mesmo com as meninas do As Fulô do Sertão, de Teresina, que estreou no Festival tocando sucessos de Flávio José, Jorge de Altinho, Alceu Valença, Zé Ramalho e Geraldo Azevedo. O grupo não deixou o ritmo cair, cativando a plateia com muito forró, xote e baião e encerrou sua apresentação com o clássico Asa Branca, do “Rei do Baião", Luiz Gonzaga.

Quem achou que tinha visto tudo, se surpreendeu. A noite era mesmo de Chambinho do Acordeon, que chegou abalando as estruturas do Palco Opala com uma banda formada só de músicos piauienses, incluindo a rabequeira Wânia Sales, trazendo um pout-pourri de sucessos de música nordestina. O artista usou e abusou da sua sanfona e colocou todo mundo para dançar. Contou histórias suas e do Gonzagão. Brincou e fez o público se divertir em sintonia perfeita com o público. No meio do show, surpreendeu a todos tocando um cavaquinho e grandes sambas.

No final, Chambinho dedilhou as notas do hino do Piauí e cantou, também, a clássica Asa Branca, um sucesso incontestável há 70 anos. Com presença de palco e um talento inconfundível, Chambinho do Acordeon além do público, ganhou também muitos fãs.

O prefeito Alvimar Martins destacou que o sucesso do evento – realizado pela Prefeitura de Pedro II, em parceria com o Sebrae e Governo do Estado, por meio das secretarias de Turismo e de Cultura; Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste do Brasil e deputados estaduais que destinaram emendas para o evento – se deve ao planejamento, coordenação e empenho de todos.

“Queremos agradecer a todos, por mais um Festival de Inverno de Pedro II, que, novamente, superou nossas expectativas. Aos parceiros, servidores da Prefeitura e aos turistas, nossa gratidão. Esse evento é um patrimônio de Pedro II e do Piauí. Por isso, nosso carinho e compromisso é de sempre fazê-lo cada vez melhor. Também agradecemos ao efetivo policial que nos deu toda a segurança, e já queremos convidar a todos para estarmos juntos em 2018. Queremos recebê-los, mais uma vez, de braços abertos”, afirma Alvimar.

Mistura de ritmos marca terceira noite do Festival de Inverno de Pedro II

Mistura de ritmos marca terceira noite do Festival de Inverno de Pedro II

A terceira noite da 14ª edição do Festival de Inverno de Pedro II levou milhares de pessoas à Praça da Bonelle, nesse sábado (17). Com um panorama musical diversificado, o público pôde curtir rock, samba e reggae numa só noite.

A primeira a subir no palco foi a banda natural de São João do Piauí, Oitavo Resgate, que agradou todo público cantando letras de grupos de rock nacionais e internacionais já consagradas. Eles agradeceram o convite e falaram da emoção de subir pela primeira vez no palco principal do Festival de Inverno de Pedro II e cantar para um público tão imenso.

A segunda atração a subir no palco Opala foi o carioca Diogo Nogueira, que levou pela primeira vez ao Festival de Inverno de Pedro II o samba. Cantando clássicos, aliados a composições próprias, o cantor interagiu com o público e fez um show animado, superando as expectativas dos presentes. “É a segunda vez que venho ao Piauí este ano e a primeira vez a Pedro II. Sinto-me honrado em poder cantar para este mar de gente, numa praça, e ver o samba ser bem aceito num festival tão bem conceituado como esse”, diz o cantor.

Para encerrar a noite, a banda Cidade Negra animou o púbico ao balanço do reggae com seus grandes hits que marcaram e fazem até hoje a cabeça dos fãs. “A Estrada”, “Pensamento” e “Girassol”, foram alguns sucessos que fizeram parte do show da banda em Pedro II. O cantor Toni Garrido agradeceu a receptividade da cidade. “Adorei a cidade de Pedro II, principalmente pelas pessoas. Desde quando cheguei, recebi muito carinho”, afirma Toni Garrido.

A festa ainda continua neste domingo (18) com a Banda Retrô, As Fulô do Sertão e Chambinho do Acordeon, que irão encerrar o festival deste ano.

O Festival de Inverno de Pedro II é a uma realização do Governo do Estado, por meio das Secretarias Estaduais de Cultura e de Turismo, Prefeitura de Pedro II e Sebrae.

18 de junho de 2017

SEMED realizou Espaço Criança durante o Festival de Inverno

O evento aconteceu na Praça do Cruzeiro.

Com o tema: “Cultura e Ludicidade – uma forma de ler o mundo”, a Prefeitura Municipal de Pedro II através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) realizou durante dois dias, sexta-feira (16-06) e sábado (17-06) consecutivamente, o Espaço Criança. Inserido na programação da 14ª edição do Festival de Inverno, o projeto desenvolveu várias atividades, dando ênfase ao estímulo à leitura de forma bem divertida. O evento aconteceu na Praça do Cruzeiro e foi bastante prestigiado nesses dois dias.

Foram momentos de leituras, curiosidades, apresentações e superação. Várias encenações teatrais, coreografias, show de mágica, música, entre outras apresentações realizadas pelos alunos da rede municipal de ensino. Destacar a presença das famílias com seus filhos, onde os mesmo tiveram contato com a leitura, jogos educativos, pinturas entre outras ações destinadas pra as crianças presentes.

De acordo com a Secretária de Educação, Kelcylene Oliveira, a finalidade do Espaço Criança além da diversão é despertar a leitura nas crianças. “O objetivo principal do Espaço Criança, é incentivar a leitura aos pequenos desde cedo, é a literatura infantil em um espaço divertido e maravilhoso, aqui podemos acompanhar a curiosidade de cada criança ao tocar nos livros”, destacou a secretária.

Para os pais que acompanharam essa ação, o Espaço Criança é um momento único para a criançada, no entanto, deixará saudades, pois a próxima edição só acontecerá no próximo festival, alguns até chegaram a comentar sobre a possibilidade da prefeitura através da Secretaria Municipal de Educação realizar esse evento mais vezes durante o ano.



A terceira noite do Festival de Inverno foi de Pop Rock, Samba e Reggae

Foi uma noite onde a plateia cantou, dançou e se se divertiu.

A décima quarta edição do Festival de Inverno de Pedro II chegou a sua terceira noite com a presença de milhares de pessoas que curtiram o melhor do Pop Rock, samba e reggae. Foi uma noite onde a plateia cantou, dançou e se se divertiu ao som desses três diferentes gêneros musicais. Na terceira noite deste grande evento piauiense a multidão interagiu com o melhor do Pop Rock da banda piauiense, Oitavo Regate, do samba através da empolgante apresentação do cantor Diogo Nogueira e do reggae do grupo Cidade Negra que de forma eletrizante balançou Pedro II, fez o maior público desta edição na Praça da Bonelle extravasar de alegria.

A primeira atração da noite foi a banda piauiense Oitavo Resgate, que tratou imediatamente de colocar o público pra agitar de forma efervescente com o melhor do rock, os artistas levaram ao palco em seu repertório além de singles internacionais, muitos sucessos nacionais que permanecem na memória do amante da boa música e, ao final da apresentação, o público vibrou muito com as músicas “O tempo não para”, do cantor Cazuza e “Que país é esse”, de Legião Urbana.

Minutos depois quem tomou conta do Palco Opala na Praça da Bonelle foi o cantor e também compositor, Diogo Nogueira, o carioca veio e mostrou a beleza do samba de raiz, fazendo o público de forma vagarosa sambar em meio a pouco espaço. Diogo saudou a todos e disse está muito feliz por estar em Pedro II e cantar para um público tão grande. “Estou muito feliz mesmo por estar aqui em Pedro II, praça cheia e esse show é pra vocês, se divirtam. Estou muito rouco, mas estou vivo e daqui não saio daqui ninguém me tira”, disse o cantor em meio a sua apresentação.

No repertório do artista, grandes sambas de outros grandes autores e alguns sucessos do jovem compositor. Muito simpático e bastante inspirado, Diogo Nogueira literalmente fez todo mundo cair no samba de forma bem delicada e respeitosa, pois a praça estava completamente lotada. Ao final do seu show, Diogo voltou a agradecer a todos pelo carinho e aos gritos do público de “mais uma”, o artista rendeu-se e atendeu prontamente aos milhares de pedidos, voltou ao palco e continuou a cantar, coroando assim a sua participação no Festival de Inverno de Pedro II.

Um dos shows mais aguardados dessa 14ª edição já se aproximava. Nos bastidores a Banda Cidade Negra já se preparava para subir ao palco e deixar a festa que já estava excelente, ainda muito melhor, com toda a energia, irreverência, o ritmo e a musicalidade de Tony Garrido e companheiros de banda. Consagrada no país pelas músicas contagiantes, os cariocas de Belfort Roxo que compões a Banda Cidade Negra não deixaram ninguém parado em um show que teve quase duas horas de duração.

Cidade Negra contagiou, dançou e interagiu com o público em vários momentos. Os grandes sucessos da banda foram tocados, entre eles o público interagiu com “Girassol”, “A estrada”, “Onde você mora”, “Pensamento” e “Doutor”. O vocalista Tony Garrido fez de tudo e mais um pouco, encenou, fez brincadeiras, homenageou o Piauí, Pedro II, o Nordeste e falou de paz e amor. “Talvez essa seja a maior pérola (coisa valiosa) da cidade, o coração que vocês têm. É por isso que queremos fazer um show a altura do que vocês oferecem. Pois, hoje é um dia de paz e de cultura. Porque reggae é a maior vibe boa e da paz. Estamos no Nordeste e cada componente dessa banda também é nordestino, nossos pais ou nossos avós, são filhos de nordestino”, declarou Toni Garrido.

Por um momento aquelas milhares de pessoas acharam que o show tinha chegada ao fim, mas Tony Garrido pediu para que o público escolhessem mais três músicas e lá em baixo, as pessoas gritavam vários títulos de lindas músicas e foi aí que Tony selecionou as três: “Soldado da Paz”, “Já foi” e “Nada mudou”, canção que encerrou a noite com muita paz e tranquilidade. O show acabou mais o público permaneceu na praça e o comentário era um só, o sucesso do evento com a delicadeza de cada artista que a todo o momento interagiu com o público.





17 de junho de 2017

Erasmo Carlos encanta o público na segunda noite do Festival de Inverno

O público também ouviu e cantou junto vários outros grandes sucessos.

O “Tremendão” Erasmo Carlos também é famoso pela sua simpatia, o cantor e compositor, ainda é multi-instrumentista. Erasmo Carlos fez um show inesquecível na 14º Edição do Festival de Inverno, o artista sacudiu Pedro II com um show que entra pra história. Nesta sexta-feira (16-06), no Palco Opala instalado na Praça da Bonele, Erasmo Carlos recheou a sua apresentação com brincadeiras e declarações aos fãs, na oportunidade ele enfatizou que “sinto um orgasmo inenarrável de estar aqui”, isso logo no seu cumprimento inicial para milhares de pessoas que lá estavam para acompanhar o seu show.

O artista trouxe para Pedro II um repertório bem diversificado que variou entre grandes sucessos e novas canções. A Praça da Bonelle estava lotada acompanhando o show de Erasmo, o artista apresentou rock´n roll, baladas românticas que marcaram a sua carreira e a carreira de outros grandes artistas como a do Rei Roberto Carlos.

Foram vários momentos marcantes durante o show do “Tremendão”, um deles foi quando ele cantou “É preciso saber viver”, uma composição sua e do seu maior companheiro musical, Roberto Carlos. O público também ouviu e cantou junto vários outros grandes sucessos como “É proibido fumar”, "Eu sou terrível" e “Gatinha Manhosa”.

Foi uma noite reservada para os apaixonados e amantes da boa música. Cantando músicas feitas em parceria com Roberto Carlos desde a época da Jovem Guarda, Erasmo além de cantar, também brincou com o público, fez encenações e sentiu o carinho das milhares de pessoas que estavam na Praça da Bonele, de fato, foi realmente um encontro de gerações que rendeu homenagens ao artista, que já tem 54 anos de estrada.

Erasmo Carlos ainda brincou dizendo: “Vocês são uns irresponsáveis, porque vocês me mimam há 54 anos. E vocês sabem que toda criança mimada quando cresce fica abusada”, brincou o artista. Logo de imediato ele manifestou toda a sua felicidade ao público que o acompanha há mais de cinco décadas e para comemorar e relembrar a Jovem Guarda, a música escolhida para encerrar a noite foi uma de suas canções, “Festa de Arromba”.




Prefeitura atende pedido da comunidade Ingazeira com manutenção em estrada

A solicitação foi do vereador Fabiano Oliveira.

A Prefeitura de Pedro II, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, com o apoio da Coordenação Municipal de Transportes realiza mais um melhoramento em estrada, desta vez na estrada tão sonhada pelos moradores da comunidade Ingazeira, localizada aproximadamente a 20 km da zona urbana.

A solicitação feita junto ao setor responsável, foi do vereador Fabiano Oliveira da Lagoa do Sucuruju, a finalidade da manutenção dessa estrada é atender diretamente a oito famílias que tinham grandes dificuldades de se deslocarem de suas casas até a estrada principal que passa na comunidade. Essa situação se agravava ainda mais, quando uma pessoa adoecia e raras vezes um motorista se arriscava ir até ao local em seu transporte devido aos buracos e mato em meio ao caminho, percurso que até então, era feita apenas caminhando.

Image title

Para o senhor Paulo Furtuoso, um dos moradores da comunidade, esta é a realização de um antigo sonho. “O sonho era antigo e que algumas vezes chegaram a prometer de fazer esse trecho de estrada de apenas aproximadamente 800 metros e que beneficia essas famílias que moram aqui. O vereador Fabiano Oliveira, se comprometeu de conseguir com o prefeito Alvimar Martins de realizar esse sonho e agora está acontecendo e dizer que isso é muito gratificante para nós”, comentou o senhor Paulo.

Image title

Seu Antônio Nascimento é outro morador satisfeito com a realização desse sonho. “O nosso sonho antigo está sendo concretizado, graças a boa vontade do prefeito Alvimar Martins que atende a um pedido do vereador Fabiano Oliveira, onde o mesmo tinha se comprometido com a comunidade e agora o nosso sonho é uma realidade e se cumpre aqui uma promessa que outros tiveram oportunidade mas não cumpriram”, disse o morador. 

Image title

A senhora Maria Brígida comemora o feito dizendo: “Para mim até que não era muito difícil de chegar na minha casa devido a localização, mais para as outras casas que ficam mais pra cima, era difícil, nem todo carro conseguia chegar lá. Quando adoecia uma pessoa, tinha que vir caminhando ou trazido numa rede, porque não tinha como o carro chegar até lá, devido as péssimas condições da estrada que tinha muito buraco e era estreita e agora estamos felizes com o acesso dado a nós moradores”, frisou Maria Brígida.

Image title

O vereador Fabiano Oliveira, da Lagoa do Sucuruju ressaltou a dedicação do município nesse trabalho de recuperação e melhoramento das estradas na zona rural. “O prefeito Alvimar Martins, tem intensificado esse trabalho na recuperação e melhoramento das estradas vicinais das comunidades rurais. Muitas comunidades já receberam melhoramento como esse que está sendo realizado aqui na comunidade Ingazeira, que beneficiará oito famílias que estavam quase isoladas pelas péssimas condições da estrada e, diante de um compromisso que eu fiz com eles, pedi ao prefeito que realizasse esse melhoramento que tem uma extensão de 800 metros e é isso que vemos agora, está sendo feito aqui com a largura ampliada e o empiçarramento”, disse o vereador. 

É pretensão do prefeito Alvimar Martins manter as estradas da zona rural sempre em boas condições. “Sabemos que estrada é essencial, é fundamental para as comunidades, onde os moradores possam encontrar mais comodidade na hora de transitar pelos acessos até a sua comunidade, é nossa pretensão manter essas estradas sempre em boas condições, por isso, vamos continuar trabalhando como estamos fazendo nessa estrada para comunidade Ingazeira”, afirmou o prefeito.

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title





Fotos: Edinardo Pinto

Roberta Campos canta e encanta no Festival de Inverno de Pedro II

Antes da apresentação de Roberta Campos quem levou o público ao delírio foi Gustavo Andrade Blues Band

Na segunda noite da décima quarta edição do Festival de Inverno de Pedro II, teve como uma das principais atrações e grande nome da música brasileira, a cantora Roberta Campos. Ela é dona de uma voz doce, bem suave e canta músicas sobre o sentimento mais puro: o amor, inclusive, por várias vezes a artista deixou bem claro que ali estava para colaborar através da música, com os casais apaixonados. Ultimamente, Roberta Campos tem invadido a televisão dos brasileiros em trilhas sonoras ou em abertura de novelas.

Seja na voz, no jeito ou na aparência, Roberta tem a delicadeza como melhor definição, durante todo o seu show, ela foi bastante carismática com o público presente. Ela já tem quatro álbuns na carreira, a cantora estourou no mercado fonográfico nacional após gravar “De Janeiro a Janeiro” com Nando Reis no ano de 2013, música insistentemente executada nas rádios e que na “ponta da língua” dos fãs.

Além das músicas de sua autoria, Roberta também incluiu no seu repertório belas canções de grandes outros artistas brasileiros, como Milton Nascimento e Legião Urbana. A artista cantou por duas vezes durante sua apresentação, a música “de janeiro a janeiro”, arrancando aplausos e muita empolgação do público presente.

Antes da apresentação de Roberta Campos quem levou o público ao delírio através da sua interação, foi Gustavo Andrade Blues Band, com o swing e o balanço das minas gerais que tem conquistado o reconhecimento nacional.




Roberta Campos canta e encanta no Festival de Inverno de Pedro II

Antes da apresentação de Roberta Campos quem levou o público ao delírio foi Gustavo Andrade Blues Band

Na segunda noite da décima quarta edição do Festival de Inverno de Pedro II, teve como uma das principais atrações e grande nome da música brasileira, a cantora Roberta Campos. Ela é dona de uma voz doce, bem suave e canta músicas sobre o sentimento mais puro: o amor, inclusive, por várias vezes a artista deixou bem claro que ali estava para colaborar através da música, com os casais apaixonados. Ultimamente, Roberta Campos tem invadido a televisão dos brasileiros em trilhas sonoras ou em abertura de novelas.

Seja na voz, no jeito ou na aparência, Roberta tem a delicadeza como melhor definição, durante todo o seu show, ela foi bastante carismática com o público presente. Ela já tem quatro álbuns na carreira, a cantora estourou no mercado fonográfico nacional após gravar “De Janeiro a Janeiro” com Nando Reis no ano de 2013, música insistentemente executada nas rádios e que na “ponta da língua” dos fãs.

Além das músicas de sua autoria, Roberta também incluiu no seu repertório belas canções de grandes outros artistas brasileiros, como Milton Nascimento e Legião Urbana. A artista cantou por duas vezes durante sua apresentação, a música “de janeiro a janeiro”, arrancando aplausos e muita empolgação do público presente.

Antes da apresentação de Roberta Campos quem levou o público ao delírio através da sua interação, foi Gustavo Andrade Blues Band, com o swing e o balanço das minas gerais que tem conquistado o reconhecimento nacional.

Abertura oficial do Festival de Inverno aconteceu no Palco Gritador

Esta já é a décima quarta edição do festival de Inverno que acontece em Pedro II.

A abertura da décima quarta edição do Festival de Inverno de Pedro II aconteceu no Palco Gritador localizado na Praça da Matriz, o evento foi bastante prestigiado por diversas autoridades do Estado do Piauí. Um dos maiores eventos piauiense, o Festival de Inverno, mais uma vez contou com a presença do governador Wellington Dias e do prefeito de Pedro II, Alvimar Martins.

A caravana do governador veio composta por secretários de Estado e deputados que prestigiaram a primeira noite deste mega evento. Além do governador e do prefeito municipal, os secretários estaduais de Turismo e Cultura também fizeram uso da fala, como também o deputado federal Paes Landim e alguns deputados estaduais, entre esses, o deputado pedrossegundense, Wilson Brandão.

O secretario de Turismo do Estado do Piauí, Flávio Nogueira Júnior, na oportunidade deu as boas vindas a todos e pediu que aproveitassem o momento, pois este que é o maior evento cultural do Piauí.

Fábio Novo, secretário de Cultura do Estado do Piauí, anunciou que Pedro II conta agora com uma sala destinada para aulas de música e de jazz que funcionará no Memorial Tertuliano Brandão Filho, no entanto estas aulas irão trazer mais conhecimentos e oportunidades para os interessados.

O deputado estadual Wilson Brandão, agradeceu a todos os seus colegas deputados que destinaram recursos para a realização da 14ª edição do Festival de Inverno de Pedro II, Wilson Brandão destacou que este evento é de todos os piauienses e por isso a importância dessa parceria entre deputados, estado e município.

O prefeito Alvimar Martins, além de agradecer a todos que destinaram emenda parlamentar para a realização do evento, também frisou que esta é a nona edição que ele participa estando como prefeito, na ocasião, Alvimar Martins, destacou a importância do movimento financeiro que circula no município nestes dias de festival e principalmente a renda que fica em Pedro II, o prefeito ainda desejou a todos um bom festival.

Wellington Dias, governador do estado, nesta ocasião ainda anunciou algumas obras para o município de Pedro II, destaque para a melhoria na estruturação do abastecimento d’água na zona urbana com a perfuração de vários poços. Wellington, também falou da importância que é o festival e principalmente das grandes atrações que se apresentam nas duas praças durante o evento e da riqueza que é o festival para Pedro II.

Esta já é a décima quarta edição do festival de Inverno que acontece em Pedro II, neste ano o evento teve início dia 15 e segue até domingo dia 18 de junho.






16 de junho de 2017

Wilson Brandão recebe governador e outras autoridades em sua residência

A confraternização aconteceu na residência do deputado na cidade de Pedro II.

O deputado estadual Wilson Brandão e sua esposa Elisabete Brandão, vice-prefeita de Pedro II, ofereceram na noite de quinta-feira (15-06) um jantar para o governador do Estado do Piauí, Wellington Dias, vice-governadora, Margarete Coelho, deputados federais e estaduais, prefeito de Pedro II, Alvimar Martins com a esposa Eleonora Martins, alguns prefeitos da região norte do estado, secretários estaduais e municipais, vereadores entre outras lideranças políticas como os ex-prefeitos Walmir Café e João Eudes Martins.

A confraternização aconteceu na residência do deputado na cidade de Pedro II, logo após a abertura oficial da 14ª edição do Festival de Inverno e foi prestigiada por centenas de pessoas. Vale destacar a presença de várias autoridades como: Paes Landim, Luciano Nunes, Marden Meneses, Fábio Novo, Francisco Limma e Kleber Eulálio.

Wilson Brandão e sua esposa Elisabete Brandão, aproveitaram a oportunidade e agradeceram a todos pela presença ao tempo que convidaram a todas as pessoas presentes para assistirem o show do cantor Alceu Valença na Praça da Bonele. “Após esta confraternização entre grandes amigos, companheiros de luta e de longas datas reunidos aqui na nossa residência, vamos ter o prazer de acompanhar um grande show do cantor Alceu Valença que vem cantar em Pedro II e em praça pública e lá a festa continuará até ao término dos shows desta primeira noite, seria bom se todos que aqui estão pudessem permanecer com a gente na praça, mas por questão de agenda viajarão após essa confraternização”, disse o deputado.

Várias lideranças da política local também estiveram presentes nesta confraternização, destaque para os vereadores: Joaquim Neto, Carlos Oliveira, Robério Leite, Raimundo José, Samuel Silva, Fabiano Oliveira e Reginaldo Gomes.




Público vai ao delírio com show histórico de Alceu Valença em Pedro II

Alceu Valença fez o público cantar e dançar.

O cantor pernambucano Alceu Valença, se apresentou na noite de ontem (15-06) no Palco Opala localizado na Praça da Bonele pela realização da 14ª edição do Festival de Inverno de Pedro II. Alceu elogiou a organização pela promoção desse evento, que considerou fantástico, na oportunidade o artista falou da sua emoção de cantar para aquele público. “Este festival é maravilhoso e estou feliz de estar aqui com vocês, pois, vocês são minha verdadeira inspiração”, disse o cantor.

No show, Alceu Valença mostrou toda sua energia e versatilidade, apresentando uma coletânea de seus grandes sucessos, como Estação da Luz, Tropicana, Coração Bobo, Quando Eu Olho Para o Mar, La Belle De Jour, Como Dois Animais entre outros. Alceu Valença fez o público cantar e dançar ao ritmo frenético do frevo, passando por ritmos como xote toada e o baião de Luís Gonzaga.

Quem esteve na Praça da Bonele com certeza não se arrependeu e lembrará para sempre daqueles quase 120 minutos de apresentação do pernambucano Alceu Valença em Pedro II. Alceu fez o público cantar, dançar e demonstrar um grandioso carinho pela artista. O Festival de Inverno segue até o próximo dia 18 de junho em Pedro II com diversas atrações para os pedrossegundenses e turistas que aqui estão e que ainda virão curtir o melhor da música, esporte e turismo.

Foi uma noite de quinta feira (15-06) que contou com uma praça completamente cheia, com um público feliz, esbanjando alegria e muita energia. Além de Alceu Valença quem também se apresentou ao público foi o cantor americano Donny Nichilo Band, uma atração internacional que trouxe para o público, muito blues e jazz. A pedrossegundense Myriam Eduardo mostrou todo o seu abençoado talento, cantando e empolgando o público presente, Myriam, fechou a programação do palco principal nesta primeira noite da 14ª quarta edição do Festival de Inverno de Pedro II.






14 de junho de 2017

Após ação criminosa complexo turístico do Gritador foi restruturado

A polícia continua com as investigações.

O complexo turístico do morro do gritador no município de Pedro II foi alvo de vandalismo na madrugada desta quarta-feira (14-06), de acordo com o vigia do local, pelo menos três pessoas teriam praticado este crime onde os meliantes usando arma de fogo já chegaram tocando o terror e de forma maldosa, agrediram o vigilante com várias coronhadas e não satisfeitos, após as agressões, resolveram depredar todo o local, deixando aquele lindo e belo espaço quase que irreconhecível devido à ação desses homens.

Todas as lombadas, os vasos sanitários, banheiros, luminárias entre outros, foram quebrados, os bandidos ainda dispararam vários tiros em direção a um estabelecimento comercial que funciona no local. A polícia continua com as investigações com o objetivo de identificar e prender as pessoas que cometeram esta ação criminosa.

Logo após ser informado do ocorrido, o prefeito municipal de Pedro II, Alvimar Martins, autorizou imediatamente a substituição dos equipamentos danificados, para isso, imediatamente destinou uma equipe para realizar estes trabalhos, esta equipe foi acompanhada por alguns secretários, no entanto, no início da noite desta quarta-feira (14-06), tudo o que foi danificado nessa ação dos criminosos, já tinham sido devidamente substituído por equipamentos novos, trazendo de volta mais comodidade e o complemento em beleza daquele complexo turístico que a partir desta quinta-feira (15-06) passa a receber uma grande quantidade de visitantes pela ocasião da 14ª edição do Festival de Inverno.

Alvimar Martins confirma que já foi solicitado reforço policial para Pedro II, com a finalidade de aumentar o atual contingente existente no município. “Já solicitamos o reforço do policiamento não só para o nosso Festival de Inverno, mas sim, para permanecerem em Pedro II. Quanto ao nosso festival, não iremos aceitar esse tipo de agressão e faremos tudo o que está ao nosso alcance para que todos desfrutem e levem sempre consigo boas memórias do nosso povo hospitaleiro e acolhedor, além das nossas incríveis belezas naturais. Destacar que iremos garantir total segurança para o patrimônio público do nosso município, como também para os moradores de Pedro II e turistas que visitam Pedro II”, comenta o prefeito.




Fotos: Divulgação

Agespisa, Defesa Civil e Município: Pedro II não sofrerá com falta d'água

Foram verificadas as medidas para resolver a interrupção do fornecimento de água tratada em Pedro II

Com o objetivo de solucionar a crise hídrica na zona urbana de Pedro II, o prefeito Alvimar Martins recebeu, nesta terça-feira (13), o presidente da Agespisa, Emanuel Bonfim, e o secretário estadual da Defesa Civil, Hélio Isaías.

Durante a visita, foram verificadas as medidas para resolver a interrupção do fornecimento de água tratada em Pedro II, bem como apresentadas propostas de solução.

De acordo com o presidente da Agespisa, Emanuel Bonfim, o órgão já possui um plano para normalizar o abastecimento. “Temos em operação o reservatório do Pirapora e ainda os poços que foram perfurados. Todos eles já estão funcionando normalmente e a água do açude também continua a servir a população de Pedro II. Nossa equipe está aqui para tranquilizar os pedrossegundenses e dizer que não haverá problema com a distribuição de água na cidade, principalmente no período de Festival de Inverno”, afirma o presidente.

Segundo o secretário estadual da Defesa Civil, Hélio Isaías, mais poços serão interligados à rede de abastecimento. “Mais dois poços foram perfurados dentro da estação de tratamento e estes serão interligados na rede de abastecimento. Também temos mais poços na localidade Santana, onde a água será analisada e, se constatada a boa qualidade, também serão interligados. Por isso a população de Pedro II pode ficar tranquila, água não faltará”, frisa.

O prefeito de Pedro II, Alvimar Martins, destaca os esforços que estão sendo feitos para garantir o abastecimento. “Assim que o problema de falta d’água surgiu aqui em Pedro II, nós fomos em busca das soluções. Solicitamos não apenas uma conversa com os gestores dos órgãos responsáveis, mas viabilizamos uma visita à nossa cidade para que o problema fosse constatado de perto. Sendo assim, como resultado desse esforço, hoje, nós podemos tranquilizar a população e dizer que a água está garantida”, finaliza Alvimar Martins.





Pedro II sedia exposição em homenagem a Luiz Gonzaga

A mostra está aberta ao público no turno da manhã, de 8h às 12h, e no período da tarde, das 18h às 21h.

Com um repertório de canções e de composições históricas, Luiz Gonzaga, o rei do baião, é tema da Exposição Itinerante – Expozaga, que se encontra em Pedro II até o dia 18 de junho.

Foto: Eudes Martins

Instalada no Memorial Tertuliano Brandão Filho, em frente à Praça Deputado Milton Brandão (Praça do Recanto), no centro histórico da cidade, a exposição faz parte da proposta cultural do Festival de Inverno. A mostra está aberta ao público no turno da manhã, de 8h às 12h, e no período da tarde, das 18h às 21h.

O curador da exposição, Reginaldo Silva, fala da importância da obra de Luiz Gonzaga para a cultura brasileira. “Hoje a gente pode considerar a obra de Luiz Gonzaga, além de um patrimônio cultural, um equipamento pedagógico. As pessoas me perguntam se a obra dele ainda vai durar cem anos e eu respondo que não apenas cem, mas quinhentos, mil anos. Porque quem procura conhecer e trabalhar a obra de Luiz Gonzaga são jovens que levam adiante a sua arte”, afirma o curador.

Com uma proposta de valorização e homenagem às músicas de Luiz Gonzaga, também foi lançada a Colônia Gonzaguiana de Pedro II, com a presença das Colônias Gonzaguianas de Teresina e de Batalha.

Écore Nascimento, integrante da banda As Fulô do Sertão, de Teresina, conta do prazer em cantar o Rei do Baião. “Quando a gente canta: 'se a gente lembra só por lembrar', representa o que nós somos de verdade. Então a gente senta para escolher as músicas com a qual nos identificamos e planejamos o show em cima disso, pensando sempre em mostrar o que há de melhor na cultura nordestina”, declara Écore Nascimento.

O prefeito de Pedro II, Alvimar Martins, destaca que estão sendo feitos os últimos preparativos para o Festival de Inverno. “Nós já estamos na reta final dos preparativos para a grande festa, ansiosamente esperada pelos fãs dos artistas que estarão aqui. Com certeza, teremos um festival de grande sucesso e acreditamos que o público vai gostar e se identificar com a proposta desta edição”, finaliza Alvimar Martins.






Fonte: R2

Fotos: João Paulo

Alunos do Novo Mais Educação são destaques em competição de Jiu-Jitsu

O programa já mostra resultado, principalmente na área do esporte.

Além de cumprir o que determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) no que diz respeito ao pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo, um dos objetivos do programa Novo Mais Educação, instituído pelo Ministério da Educação, também é desenvolver atividades nos campos da arte, cultura, esporte e lazer.

De acordo com a portaria, o programa dá prioridade a alunos que tenham mais dificuldades de aprendizagem e escolas com baixos indicadores educacionais. Com a finalidade de ampliar a permanência dos alunos na escola, reduzindo o abandono, a reprovação e a distorção idade e ano, o programa foi implementado nas escolas públicas de ensino fundamental, com apoio técnico e financeiro do MEC.

Com pouco mais de um mês em que foi implementado no município de Pedro II, o programa já mostra resultado, principalmente na área do esporte. No último final de semana, alunos da escola Manoel Nogueira Lima e Inês Passos Galvão, que praticam o Jiu-Jitsu estiveram participando da Copa Piauí, na oportunidade, dois alunos pedrossegundenses chegaram ao lugar mais alto do pódio, conquistando o primeiro lugar.

O aluno Deivid Mário, que estuda na Escola Manoel Nogueira Lima e o aluno Jean, da Escola Inês Passos Galvão, foram campeões nas suas categorias, estes alunos tem 12 anos de idade cada e ambos já mostraram evolução após serem inseridos no Programa Novo Mais Educação.

Luan César é o facilitador destes alunos, o mesmo é um dos melhores professores de Jiu-Jitsu do Estado do Piauí e campeão mundial no ano 2016 do Programa Novo mais Educação e com pouco mais de trinta dias de trabalho com estes alunos já traz esse feito para o município de Pedro II, levando seus alunos ao lugar mais alto do pódio desse evento que aconteceu em Teresina.

Luan parabenizou os alunos pela dedicação e vontade de superação. “A cada dia estes alunos evoluem muito mais, então, parabenizo a todos que buscam a superação e estão se qualificando através deste programa, afirmar que este resultado é fruto da dedicação deles e também do empenho de cada direção das escolas, do acompanhamento dos profissionais da secretaria de educação e das nossas cobranças no dia a dia, acredito que a partir de agora teremos mais alunos empenhados em adquirir mais conhecimentos”, frisa Luan César.






Fotos: Luan César

13 de junho de 2017

Sessão é encerrada antes de votação e tem projeto das Águas adiado

Com duração de quase uma hora e meia e muita manifestação a sessão não conseguiu chegar ao seu encerramento normal.

A Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Pedro II de segunda feria (12-06) que tinha na pauta principal a votação do projeto de lei de autoria do Poder Executivo que cria o Departamento de Águas e Esgotos de Pedro II foi encerrada minutos antes da votação do projeto. A alegação do presidente daquela casa de leis, vereador Marcelo Coleta, o motivo do encerramento da sessão antes da votação do projeto, foi justamente a falta de segurança necessária para os vereadores e para os bens materiais da Câmara Municipal. A sessão foi encerrada durante a votação de uma emenda que altera alguns artigos do projeto de lei, emenda inclusive aprovada nesta sessão. Com duração de quase uma hora e meia e muita manifestação a sessão não conseguiu chegar ao seu encerramento normal e o projeto não foi colocado em votação.


Moradores de algumas comunidades saíram do interior e acompanharam a sessão em tempo real, ocuparam a galeria da Casa onde muitos gritavam o seguinte bordão “O povo unido jamais será vencido”, mas de acordo com algumas pessoas que acompanhavam a sessão, lá também tinha pessoas com o objetivo apenas de tumultuar no momento dos discursos e votação.


Vários foram os momentos de tensão durante a sessão. A polícia foi chamada para acalmar os ânimos. Mas lá também tinha muita gente com a finalidade de mostrar sua posição, sua indignação contra o projeto que segundo eles só vem a prejudicar os moradores das comunidades.


Mesmo encerrada a sessão, o povo continuo fora da Câmara onde vários populares afirmavam que na próxima segunda-feira (19-06) vai ter muito mais gente no local, já que novamente o projeto será colocado em votação.


O projeto de lei em questão é o PL 03/2017 que cria o Departamento de Águas e Esgoto de Pedro II cujo objetivo é administrar águas e esgotos na zona rural do município e assim poderá cobrar por estes serviços. A população de várias comunidades tem se mostrado contra o projeto por entender que além de criar dívidas para as famílias o problema de água não seria resolvido. Para os vereadores que tem defendido o projeto alegam que o departamento além de regular a utilização dá água, a população teria qualidade em água e esgotos.


Vale salientar que a polêmica foi apenas adiada, já que na próxima sessão a votação deve acontecer de vez.





Com informações do site: www.matoesfm.com.br

Fotos: Neto Santos

Secretaria Municipal de Saúde realizará plantão especial durante evento

No Hospital Maternidade Josefina Getirana Netta haverá funcionamento 24 horas.

A Prefeitura de Pedro II, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, disponibilizará plantão especial para garantir assistência à população local e aos turistas durante toda a semana do Festival de Inverno.

De acordo com a estrutura de funcionamento organizada para o evento, no Hospital Maternidade Josefina Getirana Netta haverá funcionamento 24 horas com equipes de saúde formadas por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

“Como sempre vem acontecendo, disponibilizaremos uma equipe completa, com a diferença de que teremos um número maior de profissionais atuando. Por exemplo, quinta (15) e sexta-feira (16), estaremos com dois médicos plantonistas: um pediatra e um obstetra. Além disso, estamos ampliando a capacidade de atendimento da sala de estabilização para melhor atender aos participantes do Festival”, conta Fernando Leopoldo, coordenador de Enfermagem do Hospital Josefina Getirana Netta.

Outras áreas da saúde também desempenham atividades importantes voltadas para a proteção da saúde da população. No setor de combate a endemias, uma força-tarefa foi montada para realizar, nos meses que antecedem o Festival, vistoria, tratamento, pulverização espacial com o carro fumacê e bloqueio nos locais onde a pulverização não chega. Já os vendedores de alimentos estão sendo orientados sobre os cuidados com armazenamento de alimentos e o descarte seguro do lixo.

De acordo com a coordenadora de Atenção Básica em Saúde, Karen Gonçalves, assim como em outros anos, a Secretaria Estadual de Saúde irá disponibilizar duas Unidades Móveis de Terapia Intensiva (UTI’s) com equipe completa de médico, enfermeiro e técnico de enfermagem. “A novidade será a estrutura montada na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, ao lado da Praça Dep. Manoel Nogueira Lima, com sala de observação e uma sala de emergência equipada e com equipe completa. A intenção é distribuir o atendimento nos locais de maior movimentação e não superlotar o Hospital”, explica.

Atendimento do Samu

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) funciona normalmente 24 horas por dia. O coordenador do Samu, Luan Lunas, alerta para o uso correto do serviço. “Em caso de emergência, a pessoa deve ligar para o 192 e a central irá direcionar o atendimento para a liberação da ambulância. Muitas pessoas chegam lá na base solicitando a Ambulância e isso não pode acontecer porque não temos a autoridade de enviar a Ambulância sem a autorização da central em Teresina. Além disso, é importante repassar todos os dados pessoais e clínicos que são anomalias, pressão alta ou detalhes mais específicos em caso de acidente”, detalha.

Lunas lembra que os eventuais trotes ao serviço 192, que costumam ocorrer no turno da madrugada, são rastreados, fiscalizados e punidos. “Assim, as pessoas têm que ter muito cuidado para não prejudicar a si nem a outras pessoas que também necessitem do serviço", finaliza.





11 de junho de 2017

Rally levará aventureiros de carros, quadri, UTV e motos para Festival

A chegada será às 23 horas em Pedro II.

Na próxima quinta-feira (15/06), no feriado de Corpus Christi, uma super aventura off-road promete levantar poeira e fazer os motores roncarem em um rally diferente, organizado pela Radical Produções e com um roteiro que levará competidores de carros 4x4, UTV, quadriciclos e motos para a cidade de Pedro II, município a 167 km de Teresina, no dia da abertura do Festival de Inverno. O Rally da Meia Noite largará de Teresina às 15 horas e terá um percurso total de 260 km. A chegada será às 23 horas com clima de muita confraternização e cultura, uma vez que Pedro II estará respirando lazer, cultura e música de qualidade.

As inscrições são gratuitas e o evento faz parte da programação ecoturística e de lazer do Festival de Inverno, uma vez que a Prefeitura Municipal vem investindo na divulgação dos roteiros naturais da região, que é propícia para a prática dos esportes de aventura.

Os organizadores idealizaram a competição de regularidade para as seguintes categorias: carros 4x4, quadriciclos e UTV, com categoria única; para as motos, a disputa serão nas categorias Máster/Sênior, Júnior, Novato e Moto Rally. Além da competição, que exigirá dos competidores GPS e demais equipamentos de navegação, também estão abertas vagas para a categoria Expedição para todas as modalidades, categoria essa em que não é necessário ter conhecimentos técnicos de navegação e pilotagem, um passeio pelo roteiro atraente e cheio de belezas naturais até a terra da opala.

O idealizador do evento, Ehrlich Cordão, informou que todos os detalhes do percurso estão sendo concluídos até este final de semana, mas já estão inseridos no roteiro já levantado trechos de mata fechada, campos de carnaubais, trilhas e veredinhas que todo endurista e ralizeiro aprecia. A partir do município de Campo Maior, trechos de lama e piso liso e de Cocal de Telha, passagens de floresta de mata densa, areia, pequenas serras e muito mais, até a chegada em Pedro II, pela Lagoa do Sucuruju.

“Quem nunca trilhou no período noturno viverá momentos de muitas emoções, com total segurança para os participantes e, para melhorar, após a chegada em Pedro II os participantes poderão curtir as atrações musicais que a cidade vai oferecer no período de 15 a 18 de junho”, frisou Ehrlich Cordão.

Para participar do Rally da Meia Noite, basta acessar o site www.radicalproducoes.com.br e fazer a inscrição na modalidade escolhida, sem nenhum custo. Breve será divulgado o local da concentração, entrega de kits e a largada em Teresina.

Outras informações: (86) 98847-0308
Contatos: (86) 99988-5050





Com informações da   radicalproducoes.com

Placas vence Lagoa do Sucurujú e segue firme na Copa dos Campeões

A escolha do time que segue no campeonato aconteceu após cobranças de pênaltis.

A Liga Pedrossegundense de Futebol (LPF) está realizando no município de Pedro II a Copa dos Campeões, neste sábado (10-06) na Arena Chã do Lambedor os times das Placas e Lagoa do Sucurujú entraram em campo e apresentaram um grande espetáculo.

Foram noventa minutos de grandes chances criadas por ambas as equipes, mas foi um jogo de apenas 02 gols.  O time das Placas surpreendeu logo nos primeiros minutos de jogo e fez 1 a 0 por intermédio do atante Toinho após uma jogada ensaiada em cobrança de escanteio. O primeiro tempo foi completamente dominado pelas Placas, mas as finalizações não eram tão perfeitas, no entanto, os atletas não conseguiram ampliar o placar, vale salientar que a arbitragem ainda anulou um gol do time das Placas, de acordo com o árbitro Filho, o goleiro do time da Lagoa sofreu falta.

Foto: Neto Santos

A equipe da Lagoa do Sucurujú voltou para a segunda etapa com o objetivo de empatar e tentar virar o placar, na oportunidade a determinação dos atletas da Lagoa mostrou resultado, o gol de empate saiu antes dos 25 minutos do segundo tempo, após uma falta cobrada de muito longe pelo atleta Joel, dando aquele banho de água fria no time das Placas, após o gol de empate, os atletas lagoenses passaram a acertar muito mais e consequentemente levar mais perigo ao setor defensivo das Placas.

Os vintes minutos finais foram de jogadas lá e cá, as duas equipes buscando a vitória dentro do tempo normal, mas o placar terminou mesmo empatado em 1 X 1. Por ser uma competição eliminatória, a escolha do time que segue no campeonato aconteceu após cobranças de pênaltis.

Foi esta a grande oportunidade que goleiro Louro das Placas teve de se redimir da falha no gol sofrido durante o tempo normal e, de fato, a estrela do goleiro das Placas brilhou novamente, Louro defendeu duas cobranças e o seu time venceu por 3 X 2 e segue firme e forte na competição.





Fotos: Eudes Martins e Neto Santos

Encontro discute projetos para preservação do Meio Ambiente em Pedro II

Entre os assuntos debatidos, estavam a preservação dos mananciais e olhos d'água do brejo da Lapa

Moradores da localidade Lapa participaram de encontro, nessa sexta-feira (9), realizada pela Prefeitura de Pedro II, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. 

Entre os assuntos debatidos, estavam a preservação dos mananciais e olhos d'água do brejo da Lapa, que servem toda a comunidade, mesmo em períodos de seca e estiagem na região; e a instituição do dia local do Meio Ambiente.

Além disso, foi colocada em pauta a criação de uma comissão, composta por membros da localidade Lapa, que será responsável pela demarcação de uma área de preservação ambiental em torno do manancial e olhos d'água, para a proteção do local e evitar o uso indevido, proibindo o despejo de lixo e a poluição do minadouro.

Como explica o morador da região, Mikelsen Pereira. “Vamos fazer o orçamento do custo para cercar e proteger a nascente, pois queremos transformar esse local em uma área de proteção ambiental”, diz.

A audiência pública foi intermediada pelo secretário municipal de Meio Ambiente, João Batista Martins Júnior. “Essa localidade é bastante rica em recursos naturais e importante para o abastecimento de água da região, então o nosso objetivo é de, junto à comunidade, realizar um trabalho de gestão ambiental”, afirma. 

Também estiveram presentes, o coordenador de educação ambiental, Pedro Café; o representante da liderança comunitária da localidade Lapa, José Bezerra; e a diretora da Unidade Escolar Municipal Gonçalo Teixeira, Maria de Fátima Pereira. 

“Foi dado um pontapé inicial para que esse trabalho de conscientização seja realizado também em outras comunidades. Agora sabemos da importância do nosso olho d’água e como cuidar das nascentes”, finaliza José Bezerra, que intermediou a audiência pública na comunidade.






Fonte: SECOM

Fotos: João Paulo

10 de junho de 2017

Time do 11 de Agosto lança uniforme oficial em Pedro II

O evento foi realizado no campo society da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).

O amante do futebol pedrossegundense agora pode adquirir e usar o uniforme do time da sua própria cidade. Aconteceu na noite desta sexta-feira (09-06), o lançamento do uniforme oficial do 11 de Agosto. O evento foi realizado no campo society da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). A diretoria do time de Pedro II, contou com a presença e disponibilidade de alguns jovens atletas e de lindas garotas torcedoras que lá estiveram e vestiram pela primeira vez o manto do 11 de Agosto e ainda pousaram para fotos.

Esta é uma iniciativa inovadora para o futebol pedrossegundense, o time do 11 de agosto representará o município em competições oficiais no Estado do Piauí, no entanto, com a finalidade de já arrecadar recursos para o custeio em viagens, o time já decidiu colocar a partir desse sábado, 10 de junho, as camisas do clube para a venda, o torcedor que assim compreender, poderá comprar a sua camisa na Loja JB Calçados, do empresário e desportista JB Sales, que fica localizada na Rua Manoel Nogueira Lima no centro da cidade, a camisa custa apenas R$ 50,00, então, adquira logo a sua e dessa forma seja ainda um sócio torcedor.

O momento é de muita empolgação e otimismo, na certeza de que futuramente a cidade de Pedro II contará com uma grande equipe que representará e defenderá a altura o nome do município nas competições estaduais, a equipe do 11 de Agosto atualmente é formado por bons jogadores que disputaram a Copa Pedro II de Futebol Sub 21, na oportunidade, vários atletas das mais diferentes equipes de Pedro II fazem parte do elenco.





Pedro II presente no Encontro que terá como temática o Semiárido e Educação

O evento será realizado no auditório multieventos da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf).

Acontece no município de Juazeiro na Bahia nos dias 12 e 13 de junho, um encontro cujo tema será “Semiárido e Educação: ontem, hoje e perspectivas”. O evento será realizado no auditório multieventos da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf).

A coordenadora Local da Secretaria Municipal de Educação de Pedro II, Lourdineide Honorato estará representando a Prefeitura de Pedro II, através da Secretaria Municipal de Educação, neste encontro que tem como proposta reunir 25 pessoas vinculadas à área da educação e contar suas experiências nos diferentes contextos do semiárido brasileiro.

Ao final da reunião, um documento será formulado para propor algumas ações e encaminhado ao Ministério da Educação, tendo como objetivo a criação de uma política pública para desenvolver novas perspectivas para a região.

De acordo com a Coordenadora Local da SEMED, Lourdineide Honorato, esta é mais uma ação da Fundação Joaquim Nabuco que visa conhecer a realidade do Nordeste brasileiro. “É missão institucional da Fundação Joaquim Nabuco a realização de ações destinadas a conhecer a realidade nordestina e contribuir para a melhoria das condições de vida da população regional, tendo como objetivo iniciar o processo de construção de um programa de ações para a educação no semiárido brasileiro”, frisa a coordenadora.

Durante os dois dias do evento, serão apresentadas experiências educacionais que obtiveram êxito e que serão referências para a base da proposta apresentada ao MEC. As soluções que serão encontradas após as apresentações dos trabalhos se baseiam na Educação Contextualizada, proposta desenvolvida pelo educador Paulo Freire. Para a organização do evento, a Educação Contextualizada é uma forma de ensino que aproxima a cultura da região com a pessoa que aprende. É um ensino revestido da identidade do aluno.

Ainda de acordo com a organização, a proposta de Paulo Freire é importante porque devolverá ao aluno do semiárido o conhecimento da sua própria cultura com narrativas hegemônicas que desconsideram os contextos e suas singularidades.




09 de junho de 2017

Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável de Pedro II é reorganizado

Entre as deliberações, ficou acertado a realização de reuniões periódicas.

Com o objetivo de reestruturar o Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável, a Prefeitura de Pedro II, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, realizou uma reunião, nesta quinta-feira (8), com representantes dos órgãos públicos e da sociedade civil que compõem o Conselho.

De acordo com o vereador e técnico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater), Fabiano da Lagoa, a finalidade do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável é dar transparência às ações que são realizadas pelo poder público municipal e por outras entidades. “O Conselho é um órgão deliberativo, onde são tomadas decisões ante essas ações. Por exemplo, se houve algo sendo executado dentro do município de Pedro II, seja construção de cisterna, seja até mesmo a validação de relação de agricultores que são beneficiados pelo Seguro Garantia Safra, é papel do Conselho fazer essa validação, como também torna-la pública", explica Fabiano da Lagoa.

Na oportunidade, a secretária municipal de Agricultura de Pedro II, Cleidiane Mesquita, expôs as atualizações do estatuto e do regimento interno da entidade, que visam torná-los adequados e coerentes com as necessidades cotidianas de deliberação no setor rural. "Esse conselho é muito importante para o município de Pedro II, visto que tem caráter deliberativo e fiscalizador. É responsabilidade desse conselho fiscalizar e solicitar as atividades para os agricultores do município, sempre visando à melhoria da implantação de determinados projetos e mais qualidade de vida para os agricultores", explica a secretária.

Entre as deliberações, ficou acertado a realização de reuniões periódicas e atuação do Conselho junto às entidades públicas, bem como a renovação dos membros do Conselho de dois em dois anos.





Fotos: João Paulo

Procuradoria Geral do Município recorre e derruba liminar

Para a advogada Isabel Coelho, trata-se de um ato constitucional e legítimo

A Procuradoria Geral do Município de Pedro II recorreu e conseguiu derrubar uma liminar expedida no mandado de segurança de nº: 0000862-02.2017.8.18.0065 que determinava que a prefeitura de Pedro II reintegrasse aos quadros de servidores comissionados do município, a ex-secretária de Saúde, Amanda Rafaela Andrade Cordeiro, a decisão foi deferida na última terça-feira (06-06) pelo meritíssimo juiz da comarca de Pedro II, Kildary Louchard de Oliveira Costa. O mandado de segurança que foi interposto pela ex-secretária de Saúde e alegava que a mesma foi exonerada no mês de janeiro de 2017 quando se encontrava grávida.

Acreditando ser um a decisão inconstitucional, o município, através da sua Procuradoria Geral, que tem a frente à Advogada Isabel Coelho, recorreu da decisão e sendo os argumentos alegados acatados nesta sexta-feira (09-06) pelo juiz Kildary Louchard, que suspendeu imediatamente a medida de liminar anteriormente expedida.

Para a advogada Isabel Coelho, trata-se de um ato constitucional e legítimo. “Neste caso, trata-se de um ato constitucional e legítimo exonerar gestante nomeada para cargo em comissão, declarado de livre nomeação e exoneração, entendidos como demissíveis ad “nutum””, frisou.

Veja a decisão concedida na data de 09 de junho pelo meritíssimo juiz de direito da Vara Única da Comarca de Pedro II, Dr. Kildary Louchard de Oliveira Costa.




Com informações da Advogada Isabel Coelho

Foto: Edinardo Pinto

08 de junho de 2017

Desafio das Opalas está na programação do Festival de Inverno de Pedro II

O incentivo aos atletas vem atraindo a participação de cerca de 200 competidores de vários estados.

A Federação de Ciclismo do Piauí – FCP convida a todos para conferir um super desafio do melhor mountain bike do Piauí, que acontecerá em uma das regiões mais belas e propícias para a prática dos esportes de aventura, o município de Pedro II, ao Norte do Piauí. O “Desafio das Opalas” chega em sua primeira edição, após aval da Confederação Brasileira de Ciclismo – CBC e da FCP, que homologaram a competição, valendo como ranking nacional de MTB na Classe XCM2 e também homologada para definir, de forma inédita, os campeões piauienses da modalidades MTB Maratona. O evento acontecerá no dia 18 de junho, dentro do encerramento da programação do Festival de Inverno de Pedro II, com patrocínio do Governo do Estado do Piauí e Secretaria de Turismo do Piauí – Setur, com o apoio do Sebrae-PI e Prefeitura Municipal de Pedro II.

O incentivo aos atletas vem atraindo a participação de cerca de 200 competidores de vários estados. Além dos piauienses que vão pedalar pelo título de campeão piauiense de MTB maratona em suas respectivas categorias, além dos que estão lutando para pontuar no ranking da CBC, a FCP premiará os melhores com a divisão de R$ 11 mil em dinheiro, além de troféus. Os campeões de cada categoria também receberão uma camisa de campeão piauiense personalizada e uma jóia produzida em prata e opala, esta que é uma pedra típica da região de Pedro II.

 O Desafio das Opalas tem por outro objetivo, além da prática do ciclismo na natureza, o de explorar as belas regiões naturais do Piauí, provando que o ecoturismo é saudável e fortalece o turismo de aventura.

Não perca a chance de disputar uma prova cheia de emoções e que traz uma surpresa a cada curva, a cada trilha, nas verdes veredas, na intrigantes Serra dos Matões, com vasta variedade de terrenos e um visual de encher os olhos. Tudo isso mais uma super programação de shows, feira, artesanato, culinária, ecoturismo e tudo mais que traz o Festival de Inverno de Pedro II.

O Desafio das Opalas acontece na manhã do dia 18 de junho, último dia da 14ª edição do Festival de Inverno. As inscrições ainda estão abertas no site www.sprinta.com.br/fcp. Acesse-nos pelo Instagram @desafiodasopalas e pelo Facebook.








Fonte: portaldocatita

07 de junho de 2017

Exposição sobre Luiz Gonzaga acontece de 12 a 18 de junho em Pedro II

O acervo ficará disponibilizado para visitação do público no Memorial Tertuliano Brandão Filho.

A Prefeitura de Pedro II, por meio das secretarias municipais de Cultura e Comunicação, promove, entre os dias 12 e 18 de junho, a “Expozaga”, exposição itinerante “Luiz Gonzaga na Terra da Luz”. O evento, que percorre todo o Brasil, também integrará a programação do Festival de Inverno de Pedro II.

A abertura da exposição acontece dia 12, às 19h, na Praça do Recanto, com os shows de Chaguinha e o Trio Bom Baião, Bel Lima e Ecore Nascimento. O acervo ficará disponibilizado para visitação do público no Memorial Tertuliano Brandão Filho.

“A exposição vem percorrendo as principais cidades do país e chega a Pedro II no dia dos namorados como um presente para a nossa cidade. Mas, mais do que isso, vem compor e abrilhantar ainda mais a programação do nosso Festival de Inverno. O objetivo é disseminar debates, exposições sobre o Rei do Baião e promover a preservação, manutenção e reconhecimento da identidade cultural do nordestino”, explica o prefeito Alvimar Martins.

Idealizada por Reginaldo Silva, presidente da Fundação Vovô Januário, criada pelo cantor, o evento contempla a realização de palestras de caráter educativo e cultural, exibições de objetos e roupas pessoais do Rei do Baião como gibão de couro, chapéus e óculos, além de fotografias, documentos, imagens em DVDs, artes plásticas e vídeos com imagens inéditas de Luiz Gonzaga e sua obra.




Fonte: R2

Construção e ampliação de estrada vai fortalecer turismo em Pedro II

O local dá acesso a vários pontos turísticos de Pedro II.

A Prefeitura de Pedro II, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, com o apoio da Coordenação Municipal de Transportes, iniciou a recuperação e ampliação da estrada vicinal que liga as comunidades Mangabeira, Serra dos Matões e São João.

De acordo com o prefeito Alvimar Martins, o trecho que está recebendo as melhorias vai diminuir em 5 km a distância percorrida entre as comunidades vizinhas, facilitando a mobilidade na zona rural e interligando comunidades.

“Estamos atendendo a uma reivindicação antiga dos moradores da Comunidade Mangabeira, que muito mais do que aproximar as comunidades, vai melhorar a trafegabilidade da região. O local dá acesso a vários pontos turísticos de Pedro II, como as cachoeiras do Salto Liso e Urubu Rei, sítios arqueológicos e formações rochosas com inscrições rupestres. Ou seja, é uma obra vital não só para a qualidade de vida dos moradores, mas também para o desenvolvimento e infraestrutura turística da região”, pontua Alvimar Martins.

Para o morador da comunidade Mangabeira, Genival Santos, a iniciativa é um marco para as comunidades e para o progresso do turismo local. “A comunidade Mangabeira era considerada isolada e tínhamos esse sonho que agora vemos ser realizado. É uma obra que representa o progresso e vai beneficiar a todos. Por exemplo, o turista que vai ao Morro do Gritador, já pode voltar pela nova estrada e quem for para as cachoeiras, já tem esse caminho encurtado e com uma boa estrutura”, conclui o morador.






Fonte: R2

Fotos: Edinardo Pinto