• Unimed
  • assinatura jornal

Notícias Pedro II

22 de agosto de 2017

Interclasse movimenta Escola Monsenhor Lotário Weber

A solenidade contou com a presença dos alunos, professores, diretores, familiares e populares

Teve início na noite desta terça-feira (22-08) no Ginásio Monsenhor Lotário na Vila, os jogos estudantis de Interclasse 2017 da Escola Municipal Monsenhor Lotário Weber. O evento teve início às 19h com a formação da mesa de honra, execução dos hinos nacional e de Pedro II e discurso das autoridades.

A solenidade contou ainda com a presença dos alunos, professores, diretores, familiares e populares, além do secretário de esportes do município, Leandro Carvalho, que lá esteve prestigiando aquele momento de festa esportiva da escola com seus alunos, vale salientar que o Interclasse da escola Monsenhor Lotário segue até a próxima sexta-feira (25-08).

A programação seguiu com o tradicional juramento dos atletas, danças e o desfile das delegações e das musas de cada time, momento que marcou a abertura do evento. Esta programação festiva também faz parte do aniversário da escola que neste mês de agosto celebrou seus 12 anos de fundação.

O secretário de esportes, Leandro Carvalho, durante seu discurso frisou a importância do evento no que se refere a socialização. “É um momento bastante significativa para vocês alunos. O Esporte ajuda na socialização de valores e também melhora a convivência em sala de aula, eu quando estudava não tive esta oportunidade de participar de interclasse como vocês estão tendo, portanto, como secretário de esportes de Pedro II, estamos aqui para reforçar o nosso apoio a estas iniciativas dos professores e garantir também as condições necessárias para a realização de eventos como este”, destacou o secretário.

Uma das diretoras da escola Monsenhor Lotário, Núbia Galvão, frisou que este é o momento onde os alunos se realizam, pois os mesmos gostam da prática esportiva. “Estamos proporcionando aos nossos alunos uma atividade onde os mesmos podem se desenvolver muito mais no que se refere a educação, respeito, coletividade, além disso, estimula ainda a coordenação motora de cada participante, como também na agilidade, percepção temporal e espacial, contribuindo no desenvolvimento cognitivo e na organização técnica e tática deles durante o jogo e isso contribuirá muito na educação de cada um”, comentou a diretora durante sua fala.

A programação teve início na noite de terça-feira (22-08) e segue até sexta-feira (25-08) com a realização de jogos nos turnos manhã, tarde e noite. O encerramento acontece a partir das 16h de sexta-feira com a final dos jogos, um a apresentação especial que será realizada pelos alunos da escola e um dos momentos mais aguardados é a escolha da rainha da Escola Municipal Monsenhor Lotário que acontecerá durante o encerramento dessa programação.






Pesquisa de Campo: Ecoescola recebe visita de estudantes da UFPI

A delegação era formada por estudantes do curso de licenciatura plena em educação do campo

Uma delegação formada por 30 pessoas incluindo estudantes e professores da Universidade Federal do Piauí – UFPI Campus Floriano estiveram em visita a Ecoescola Thomas a Kempis para conhecer as práticas lá trabalhadas com foco na convivência com o Semiárido. A delegação era formada por estudantes do curso de licenciatura plena em educação do campo sob a coordenação do professor Erlon Barros. A programação foi contemplada durante duas etapas, sendo que no primeiro momento aconteceu uma visita nas áreas da escola onde os alunos puderam ver a roça agroecológica, a horta sombreada entre outros. No segundo momento a professora Jaqueline de Sousa apresentou a proposta pedagógica da Ecoescola e o modelo de educação contextualizada trabalhado no cotidiano da escola há 16 anos. O acompanhamento nas áreas foi realizado pelos alunos Aílson Soares e Maria da Conceição.


Durante quase toda a manhã os estudantes conheceram a proposta e a metodologia que a Ecoescola emprega no dia a dia escolar. Após as apresentações, os visitantes tiveram a oportunidade de fazer perguntas e gerar debates sobre as conquistas e desafios da educação no campo. “É muito valioso a gente fazer uma aula prática com eles porque além do aprendizado, eles também conheceram como funciona no dia a dia uma escola que trabalha a educação contextualizada no Semiárido”, disse o professor Erlon Barros.


“Estou impressionada com o que estou vendo aqui. O que mais me chamou atenção foi o desenvolvimento dos alunos porque a gente não ver isso, lá de onde venho, por isso estou levando essa proposta para minha cidade onde pretendo apresentar numa escola que também tem um trabalho parecido com esta”, dizia a estudante Taís Mota após assistir as apresentações.


A delegação também visitou o sítio ecológico de seu Oliveira na comunidade Barro dos Lopes a 09 km de Pedro II, uma propriedade que desenvolve uma produção de hortaliças agroecológicas.






Fonte: www.matoesfm.com.br

Fotos: Neto Santos

20 de agosto de 2017

Lapa estréia com vitória no Ruralzão 2017

Foram noventa minutos onde os jogadores encontram muitas dificuldades de ter principalmente o domínio da bola.

Um campo pesado, muita areia, dificultando um bom espetáculo do futebol interiorano do município de Pedro II, deixando o jogo muito pegado, com muitas faltas e pouca produtividade, onde os atletas por muitas vezes procuravam se livrar da bola com chutões em direção ao setor defensivo do adversário e na torcida, que algum companheiro pudesse ter o domínio da bola lá na frente, ou seja, resumidamente, assim foi o jogo realizado na tarde desse domingo (20-08) na comunidade Lapa, entre o time local e a Tapera.

Foram noventa minutos onde os jogadores encontram muitas dificuldades de ter principalmente o domínio da bola, certo que vontade não faltou, muitos atletas até que tentaram por muitas vezes através de jogadas individuais dá um brilho a mais a partida, mas, as dificuldades encontradas pelos atletas persistiam e os times da Lapa e Tapera que estão no grupo F do Campeonato Rural, O Ruralzão 2017, pouco produziram em campo, mas o time local acabou fazendo certinho o dever de casa e venceu o jogo pelo placar 1 a 0.

O primeiro tempo foi de muita pouca produtividade por ambas as equipes, os goleiros quase não trabalharam, a bola não chegava aos atacantes da forma como os mesmos pretendiam e as poucas que chegaram, foram através do bate rebate e mal finalizadas pelos jogadores e os primeiros 45 minutos terminou 0 a 0.

Durante os minutos finais e após algumas substituições, as jogadas timidamente foram fluindo, onde as duas equipes mesmo de forma gradativa, tiveram poucas chances de balançar as redes e em uma dessas poucas, o time da Lapa através do atleta Mikesse, fez 1 a 0, momento de muita vibração e alívio dos atletas da Lapa, onde os mesmos comemoraram junto com a torcida e comissão técnica.

Após o gol sofrido, os atletas da Tapera partiram pra cima em busca do empate, até que em uma tentativa, obrigaram o goleiro da Lapa, Isaque, fazer uma grande defesa, mas o placar do jogo permaneceu o mesmo até o apito final do árbitro Valdemir, Lapa 1 X 0 Tapera.

O Campeonato Rural 2017 de Pedro II, é uma realização da Prefeitura de Pedro II, através da Secretaria Municipal de Esporte.






Encerrada ações da Semana do Aleitamento Materno do HMJGN

Os trabalhos foram encerrados durante neste sábado.

Foi encerrada neste sábado (19-08) as ações da Semana do Aleitamento Materno promovido pelo Hospital Maternidade Josefina Getirana Netta em Pedro II, o hospital promoveu atividades internas e externas, com palestras e rodas de conversas com o objetivo de esclarecer todas as dúvidas existentes nas mães e nas futuras mamães.

A diretora do HMJGN, Rosimeire Pacífico, reforçou que a semana do aleitamento materno teve como principal objetivo incentivar, difundir e apoiar o aleitamento materno e as boas práticas que o favorecem. “Nesta semana, tivemos atividades que objetivaram a orientação dos colaboradores e da população em geral, sobre os benefícios do aleitamento materno. Nossa intenção foi desmistificar os principais mitos sobre a amamentação e reforçar esta prática vital, que é o aleitamento materno e pra isso contamos nesta ação, com vários profissionais que atenderam a todas as necessidades referentes aos temas desenvolvidos”, ressaltou Meirinha.

Os trabalhos foram encerrados durante este sábado, com mais ações promovidas pelos profissionais do Josefina Getirana, na Praça da Matriz, o momento foi de realização de um workshop sobre os benefícios do aleitamento materno, aferição da pressão, pintura em gestantes, sessão de fotografias, massagens, entre outros.

A Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde recomendam que os bebês recebam, exclusivamente, leite das mães nos primeiros seis meses de vida. Todavia, apenas 38% das crianças até essa idade são amamentadas. A estimativa é que com o aleitamento materno seja possível diminuir em até 13% o índice de morte de crianças menores de cinco anos em todo o mundo.

O Hospital Josefina Getirana, incentiva e orienta a todas as mães, sobre a importância do aleitamento materno, no entanto, pretende promover mais ações com este tema, pois é uma forma de buscar o interesse das mães e sensibilizá-las que a melhor fonte de nutrição para o bebê, é o leite da mãe. “Estaremos sempre com nossa equipe multidisciplinar, apoiando esta causa tão importante. O bebê que é amamentado com leite materno tem uma menor propensão a doenças e são mais bem nutridos do que aqueles que ingerem qualquer outro tipo de alimento, somente o leite materno oferece anticorpos que auxiliam na imunidade prevenindo assim, de futuras doenças. Utilizar substitutos do leite materno, como fórmulas infantis ou leite de outros animais, pode ser um grande risco para a saúde do bebê.”, destaca a diretora.






19 de agosto de 2017

Barro dos Lopes e Terra Dura estreiam no Ruralzão

O jogo terminou mesmo sem os times balançarem as redes

Com um jogo bastante estudado pelas duas equipes e com pouquíssimas jogadas ofensivas que levasse perigo aos goleiros, os times do Barro dos Lopes e Terra Dura fizeram o seu jogo de estréia neste sábado (19-08) no Ruralzão 2017, o jogo aconteceu no campo Barro dos Lopes (Faveirão) e contou com um bom público. As duas torcidas demonstraram muita empolgação e procuraram empurrar o seu time, mas o placar não saiu do 0 a 0.

O time dos Barros dos Lopes mesmo jogando em casa, foi muito cauteloso e respeitou o seu adversário, da mesma forma a equipe da Terra Dura, procurando sempre jogar em cima de algum erro do adversário. As duas equipes contam com um bom elenco, jogadores novos e velozes, mais cada time tem no seu grupo aqueles veteranos que passam tranquilidade aos mais jovens, pelo time do Barro dos Lopes, os atletas Luís Carlos e Marciel, buscam cadenciar mais as jogadas e pelo o time da Terra Dura, os jogadores Renato, Rogério e Roberto, são os veteranos que brilham em campo e dão mais regularidades nas jogadas.

Durante os noventa minutos, foram poucas as oportunidades criadas pelas duas equipes do grupo B da competição, os times mostraram jogadas parecidas, sempre apostando no contra ataque ou em jogadas individuais de seus atacantes, que acabavam sempre em faltas cometida pelo setor defensivo, criando uma oportunidade a mais, mas as jogadas de bola paradas foram sempre mal cobradas pelos atletas, não exigindo muito dos goleiros.

O jogo terminou mesmo sem os times balançarem as redes, ou seja, Barro dos Lopes 0 X 0 Terra Dura, não dando oportunidade para a torcida vibrar um pouco mais através dos gols. Para a comissão técnica da Terra Dura, o resultado é positivo, afinal, foi um jogo realizado fora de casa. “Jogando fora de casa o empate acaba sendo melhor do que uma derrota, desde que façamos o dever de casa lá na Terra Dura”, comentou Dico. Pelo fato de jogar em casa, o time do Barro dos Lopes apostava numa vitória logo na sua estréia na competição. “Queríamos muito a vitória, não importava o placar e sim os três pontos, mas infelizmente não deu e agora é partir para a próxima”, disse Topeca.

O Campeonato Rural é uma realização da Prefeitura de Pedro II através da Secretaria de Esportes.






18 de agosto de 2017

Em Pedro II Conselho Municipal de Saúde realiza capacitação para conselheiros

Para esta capacitação, o facilitador responsável foi o presidente do Conselho Estadual de Saúde do Piauí

O município de Pedro II sediou nesta sexta feira (18-08) uma oficina de capacitação para os membros dos Conselhos Municipais de Saúde. Durante a capacitação, o facilitador procura levar aos participantes, informações sobre controle social, direitos e deveres do conselheiro, sobre o funcionamento e as atribuições e sobre algumas leis importantes para o controle social, entre outros, bem como, sobre os princípios fundamentais do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para esta capacitação, o facilitador responsável foi o presidente do Conselho Estadual de Saúde do Piauí, José Teófilo Cavalcante. O encontro aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Pedro II e de acordo com Teófilo, o a oficina contou com a participação dos membros dos Conselhos Municipais de Saúde dos municípios de Pedro II, Milton Brandão, Lagoa de São Francisco, Domingos Mourão e Piripiri.

José Teófilo disse que essa oficina tem como objetivo capacitar os conselheiros para o exercício do Controle Social. “O Conselho Estadual acompanha todos os Conselhos Municipais, com a finalidade de capacitar os conselheiros para o exercício do Controle Social, pois tudo o que tem haver com a saúde, passa pela gente, tem o nosso dedo na programação de tudo o que o Município ou o Estado vai fazer durante a prestação de contas, ou a gente aprova ou não aprovamos, isso é o que chamamos de relatório de gestão no ano seguinte. Neste momento todos saem ganhando, aqui ficamos sabendo das leis e dos decretos, tudo o que tem haver com o SUS, pois todos nós queremos um SUS de qualidade, pois sabemos da importância do SUS para a sociedade, mas também sabemos que falta muita coisa”, comentou José Teófilo.

Para aqueles que estão iniciando nesta função de conselheiro, uma capacitação é indispensável. “Temos em alguns casos, onde a oficina se torna ainda mais especial e indispensável, porque em muitas das vezes, temos pessoas que assumes esse papel de conselheiro pela primeira vez, sendo necessário para o mesmo passar por essa capacitação para uma maior segurança e eficiência no trabalho, do seu papel dentro do conselho”, pontuou Teófilo.





Foto: Edinardo Pinto.

Final de semana repleto de jogos pelo Ruralzão 2017

Confira os jogos...

Campeonato Rural 2017, o Ruralzão de Pedro II, está repleto de jogos neste final de semana, sendo várias opções de Leste a Oeste, Norte a Sul para os amantes do futebol pedrossegundense, treze (13) jogos movimentam o sábado (18-08) e o domingo (19-08) no município, sendo que neste sábado acontecem sete (07) confrontos e no domingo serão realizados mais seis (06) jogos, ou seja, opções é o que não faltam para os torcedores.

Confira os jogos de sábado (18-08):

Grupo – A = Ingazeira X Olho D’água dos Alexandrinos;

Grupo – B = Barro dos Lopes X Terra Dura;

Grupo – C = Cipó X Lagoa do Sucurujú de Cima;

Grupo – D = Felipe X Vista Alegre;

Grupo – F = São Francisco X Tucuns dos Donatos;

Grupo – G = Serra dos Matões X Fazendinha;

Grupo – H = Rodrigo X Pequis.

Domingo (19-08):

Grupo – B = Cancão X Buriti Grande dos Aquiles;

Grupo – C = Lagoa do Sucurujú de Baixo X Lagoa do Sucurujú Centro;

Grupo – D = São Luís de Cima X São Luís de Baixo;

Grupo – E = Olho D’água do Meio X Tucuns dos Pedro;

Grupo – E = Corrente X Engenho Novo;

Grupo – F = Lapa X Tapera.

O confronto entre as equipes da Corrente x Engenho Novo, foi adiado de sábado (19-08), para domingo (20-08), pelo fato do time da Corrente utilizar a Arena da comunidade Felipe para os jogos de mando de campo, no entanto, aquela praça esportiva será utilizada neste sábado pelo time da casa, o que impossibilita a equipe da Corrente de usar aquele espaço para o seu jogo como mandante deste sábado.

O Campeonato Rural de Pedro II, o Ruralzão 2017, é uma realização da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esportes.






HJGN realiza Semana do Aleitamento Materno

A amamentação costuma ser um momento de muita ansiedade para as mães.

A amamentação costuma ser um momento de muita ansiedade para as mães, principalmente para as mães de primeira viagem, como também para aquelas mães que já tem mais de um filho, ou seja, “aquelas mães que não estão mais na primeira viagem”. Isso porque, cada bebê tem suas particularidades e cada gestação é uma história única.

Entendendo isso e buscando ajudar as mães internadas ou as que procuram capacitação no HJGN (Hospital Josefina Getirana Netta) para essa fase, o hospital, em sintonia com a campanha nacional, realiza mais uma edição da Semana de Aleitamento Materno, com a prática de diferentes atividades sobre os vários aspectos da amamentação.

De acordo com a direção do hospital, durante essa ação, as participantes contarão ainda com outros serviços de saúde, dentre eles: aferição da pressão arterial, glicemia e atualização do calendário vacinal. “Estamos com uma programação bem completa e bastante interessante para a ocasião. Além dos exames e palestras que contemplam a importância do aleitamento materno, também estamos entregando enxovais para todas as mamães que são acompanhadas pela nossa equipe de saúde, como também realizando outras atividades como, por exemplo, uma sessão de fotografias e massagens”, explicou a diretora do Hospital, Lucimeire Pacífico.

Essa programação faz parte do “Agosto Dourado” e conforme a obstetra, Ana Maria, esta é uma ação que atende os anseios das mães no que se refere a adquirir mais conhecimentos durante a amamentação, principalmente para as mães que ganharam neném recentemente e para as futuras mamães. “Teremos nesse momento com as mães, a realização de palestras, roda de conversas sobre vários assuntos importantes com vários profissionais dessa área que explicarão cada fase do aleitamento materno, que é o alimento "ouro", primordial para a criança, essencialmente durante os seus primeiros seis meses de vida”, disse Ana Maria.

A programação da Semana do Aleitamento Materno no Hospital Maternidade Josefina Getirana Netta, tem continuidade neste sábado (19-08) na Praça da Matriz com várias atividades com as gestantes.







17 de agosto de 2017

Casa Lotérica foi reaberta em Pedro II

A Casa Lotérica Pedro II funcionará de segunda a sábado.

Reaberta e reinaugurada na cidade de Pedro II a Casa Lotérica Pedro II, localizada na Avenida José Lourenço Mourão - 185 na Vila, nas proximidades da Rodoviária, ao lado do Cleyton Adesivos. Nos últimos meses o município piauiense (Pedro II) contava apenas com uma opção de Casa Lotérica, motivo de muitas reclamações por parte das pessoas que necessitam desses trabalhos, tanto pela falta de opção, quanto pela demora no atendimento devido a grande quantidade de pessoas formando enormes filas.

Pietra Soares, administradora da Casa Lotérica Pedro II, afirma que além de ser mais uma opção em lotérica na cidade, os trabalhos pretendem oferecer mais comodidade para quem precisa pagar boletos, fazer suas apostas ou receber benefícios. “Além dos jogos, estamos trabalhando com todo tipo de pagamento de convênios, boletos da caixa e de outros bancos, contribuições, fatura de cartão de crédito, saques, FGTS, programas sociais como o Bolsa Família, PIS, seguro desemprego, INSS, abertura de contas, entre outros que contemplem os benefícios que Caixa nos oferta para trabalharmos aqui na loteria”, explica Pietra.

Para o senhor Enoque Silva, os trabalhos que serão ofertados pela Casa Lotérica Pedro II serão bem vindos, pois o município de Pedro II é muito grande para contar apenas com uma opção de lotérica. “Temos uma população que é formada por aproximadamente 40 mil habitantes, é um município populoso e está em franco crescimento, então, os trabalhos que serão ofertados por esta Casa Lotérica trará certo alívio para as pessoas que precisam fazer uma aposta, pagar contas ou receber um benefício”, comentou Enoque que no momento fazia uma aposta na Mega Sena.

A Casa Lotérica Pedro II funcionará de segunda a sábado, sendo que de segunda a sexta-feira funcionará das 07h30min às 17h e aos sábados das 07h30min às 13h podendo se estender um pouco mais dependendo da lotação, especialmente nos dias de pagamentos de benefícios sociais onde o atendimento terá início as 07h.






Hospital Josefina Getirana Netta promove semana do aleitamento em Pedro II

Uma série de atividades alusivas à Semana do Aleitamento Materno.

O Hospital Maternidade Josefina Getirana Netta em Pedro II, recebe nos dias 18 e 19 de agosto, uma série de atividades alusivas à Semana do Aleitamento Materno. A intenção é sensibilizar as mães sobre a importância da amamentação para o desenvolvimento da saúde da criança e das mães.

Entre as atividades da programação do dia 18 estão palestras e mesas redondas com a presença de obstetras, enfermeiros, fisioterapeutas. A intenção é promover um diálogo aberto com as gestantes e puérperas. Já no dia 19 de agosto, está programada a realização de um workshop sobre os benefícios do aleitamento materno.

Durante o evento, as participantes também poderão contar com outros serviços de saúde, como aferição da pressão arterial, glicemia e atualização do calendário vacinal. “A gente fez uma programação bem interessante e completa. Além dos exames e palestras sobre a importância do aleitamento materno, também iremos fazer a entrega dos enxovais para as mães que são acompanhadas pelas nossas equipes de saúde. Na oportunidade, realizaremos atividades mais lúdicas e de integração com a pintura em gestantes, sessão de fotografia e massagem”, conta a diretora do Hospital, Lucimeire Pacífico.

Ainda de acordo com a diretora, a programação de incentivo ao aleitamento acontece todos os anos e é uma forma de buscar o interesse das mães e sensibilizá-las que a melhor fonte de nutrição para os bebês é o leite da mãe.

A Organização Mundial de Saúde e o Ministério da Saúde recomendam que os bebês recebam, exclusivamente, leite das mães nos primeiros seis meses de vida. Todavia, apenas 38% das crianças até essa idade são amamentadas. A estimativa é que com o aleitamento materno seja possível diminuir em até 13% o índice de morte de crianças menores de cinco anos em todo o mundo.




14 de agosto de 2017

Confira o placar dos primeiros jogos do Ruralzão 2017

A abertura da competição aconteceu na última sexta-feira (11-08).

Aconteceu no último final de semana em Pedro II, os primeiros jogos do campeonato rural do município, o Ruralzão 2017, que é uma realização da Secretaria de Esportes. A abertura da competição aconteceu na última sexta-feira (11-08) durante as comemorações dos 163 anos de emancipação política de Pedro II, na oportunidade foi inaugurada a Arena Serjão com o jogo entre a atual campeã Placas e o time do Olho D’água dos Paulinos.

No sábado (12-08) a comunidade Palmeira dos Soares foi palco do confronto entre Palmeiras dos Soares e São João, onde o time visitante não tomou conhecimento do time local e voltou pra casa com três (03) pontos após uma bela vitória jogando fora de casa.

No último domingo aconteceu a inauguração de mais um campo de futebol no município de Pedro II, desta vez a comunidade Centro dos Gomes foi contemplada com a Arena Malaquias e lá jogaram os times da Carnaubinha Centro e Carnaubinha 1, essas duas equipes representam a comunidade Carnaubinha.

Confira os resultados:

Placas 5 X 3 Olho D’água dos Paulinos (Jogo realizada na Arena Serjão);

Palmeira dos Soares 0 X 3 São João (Jogo realizada na localidade Palmeira dos Soares);

Carnaubinha Centro 1 X 0 Carnaubinha I (Jogo realizado na Arena Malaquias no Centro dos Gomes).

A emoção continua e os próximos jogos do Ruralzão 2017 acontecem no próximo final de semana, sempre a partir das 15h45min em várias comunidades do município.






Fotos: Edinardo Pinto, Neto Santos e Aurivando

13 de agosto de 2017

Começou o Ruralzão 2017

Foi um jogo de 08 gols.

O relógio marcava 16h19min de sexta-feira 11 de agosto quando o árbitro apitou, acontecia ali, a abertura oficial do Ruralzão 2017, eram os primeiros segundos de jogo da maior competição esportiva de Pedro II, o jogo acontecia entre a atual campeã da competição, as Placas, contra o Olho D’água dos Paulinos. Jogo inclusive que contou também com a inauguração da nova Arena de futebol de Pedro II localizada no Loteamento Parque das Opalas nas proximidades do Bairro Areia Branca, a Arena Serjão. Foi um jogo de 08 gols, muitas emoções, com a presença de um grande público e uma vitória das Placas. Um jogo que também contou com um aperto na estréia da atual campeã, as Placas, a equipe iniciou o jogo perdendo por 2 X 0 e teve que correr atrás do placar, reagindo durante os minutos seguintes da partida.


Antes do início do confronto, houve a entrega dos uniformes às 33 equipes participantes da competição. O prefeito Alvimar Martins, o Leandro Carvalho, Secretário de Esportes do município e outras autoridades estiveram presentes no evento.


As Placas veio completa para o jogo de estréia na competição e busca nesta edição do Ruralzão 2017, seu tri campeonato.


Do outro lado estava a lutadora e rápida equipe do Olho D’água dos Paulinos, pronta para buscar três pontos logo no jogo de estréia.


O primeiro gol da Arena Serjão e consequentemente também o primeiro gol do Ruralzão 2017, foi do atacante Noé do Olho D’água dos Paulinos.

Eram jogados três minutos da partida quando numa bola mal recuada pela defesa das Placas para o goleiro Louro, o atacante do Olho D’água dos Paulinos na cara do gol, não desperdiçou a oportunidade, abrindo o placar e levando emoção para a sua torcida.


Passaram apenas dois minutos e veio o segundo gol do Olho D’água dos Paulinos através do atacante Chico Neto, colocando 2 X 0 na partida em apenas cinco minutos de jogo e levando uma grande preocupação para as Placas.


Por ser o primeiro jogo realizado naquele campo, o jogo de inauguração da Arena Serjão, o campo estava muito pesado, os jogadores sentiram bastante a areia fofa da Arena. Tanto que a bola tinha dificuldade de correr no campo.


Ainda era o primeiro tempo quando a reação das Placas veio. A equipe teve a tranquilidade de partir pra cima e empatar em 2 X 2 nos primeiros 45 minutos.


O primeiro gol das Placas veio de um escanteio cobrado pelo meia Marquinhos e marcado pelo zagueiro Kôka aos 11 minutos.


O meia Felipe Mendes deixou tudo igual aos 27 minutos da primeira etapa. A equipe do Olho D’água sentia a pressão do adversário e não demonstrava reação naquele momento.


No segundo tempo as duas equipes continuaram buscando o gol. As Placas marcou a virada para 3 X 2 através do seu atacante Lukinha, aos 09 minutos da etapa complementar.


Aos 31 minutos o meia Nego que havia entrado no segundo tempo fez 4 X 2 para o time das Placas.


Quatro minutos depois o gol mais bonito da partida, segundo os torcedores o lance veio através de um chute de fora da área do lateral Miúdo que colocava 5 X 2 no placar para as Placas.


A equipe do Olho D'água dos Paulinos ainda balançou as redes e diminui o placar para 5 X 3, isso aos 35 minutos da etapa final através do atacante Leonário, mas o placar do jogo permaneceu assim até o apito final.


Estréia positiva para as Placas que garante três pontos num jogo muito difícil.


Para a comissão técnica do Olho D’água dos Paulinos, apesar da derrota foi um jogo positivo para sua equipe, pois marcou três gols e deu pressão na atual campeã Placas.





Fotos: Neto Santos.

Com informações do site: www.matoesfm.com.br


Em Pedro II Escola Monsenhor Lotário Weber celebra seus 12 anos

O nome da escola é uma homenagem ao saudoso padre Lotário Weber.

Inaugurada em 11 de agosto do ano 2005 durante a primeira gestão do atual prefeito Alvimar Martins, com o nome de Escola Monsenhor Lotário Weber e com o objetivo de promover uma educação de qualidade, valorizando as potencialidades dos alunos, garantindo o direito de aprender, inclusive as crianças e adolescentes com necessidades especiais. O nome da escola é uma homenagem ao saudoso padre Lotário Weber, o mesmo teve uma grande participação no desenvolvimento do Bairro Vila Kolping.

Na última sexta-feira (11-08) a escola celebrou seus 12 anos de existência, o momento foi marcado pela presença dos pais e alunos, como também com a presença dos diretores, professores e demais servidores daquela instituição de ensino. O evento também contou com a presença da secretária municipal de Educação, Kelcylene Oliveira, do prefeito Alvimar Martins, da primeira dama do município, Eleonora Uchôa, vereadores e secretários municipais.

A estrutura da escola conta com dez (10) salas de aulas, um (01) pátio, uma (01) cozinha, seis (06) banheiros, uma (01) secretaria, uma (01) sala de digitação, uma (01) direção, uma (01) biblioteca, uma (01) sala de recursos multifuncionais e um (01) refeitório. No entanto, atualmente a escola conta com 807 alunos, 31 professores, uma psicopedagoga, uma coordenadora, uma diretora, duas secretárias, dois digitadores, três vigias e nove serviços gerais.

Núbia Galvão, uma das diretoras da escola, disse que visando uma melhoria na qualidade do ensino, a escola realiza treinamentos, planejamentos e reuniões. “A nossa equipe sempre visa o melhor na busca da qualidade do ensino e para isso realizamos treinamentos semestrais, planejamentos mensais e também nos reunimos com os pais dos alunos, garantindo o laço de apoio e comprometimento entre a escola e a família, dentro desta visão, a equipe escolar tem investido no sentido de conscientizar as famílias para a importância do acompanhamento “modus operandi” da escola no tocante a sua proposta pedagógica e projetos”, disse a diretora.

Após as falas das autoridades e homenagens realizadas pelos alunos, foi servido um coquetel para todas as pessoas presentes. A Escola Monsenhor Lotário Weber, funciona nos três turnos com Ensino Fundamental I e II e com o Novo mais Educação. É uma escola de referência que garante um ensino de qualidade, trabalha com transparência e valoriza a ética e ações inovadoras para as presentes e futuras gerações.





Fotos: Edinardo Pinto

Nova Arena para a prática do futebol foi inaugurada em Pedro II

O ponta pé inicial da partida foi dada pelo senhor Cardoso.

Durante a festa de aniversário de Pedro II, no último dia 11 de agosto, entre as mais diversas atrações proporcionadas aos pedrossegundenses, uma delas foi a inauguração de mais um espaço de lazer, um novo espaço para a prática e disputa do futebol, me refiro, a inauguração da nova arena de Pedro II, inaugurada na última sexta-feira (11-08) que fica localizado ao lado do Loteamento Parque das Opalas.

Para a inauguração daquela arena, foi realizado o jogo de abertura do Campeonato Rural de Pedro II, o Ruralzão 2017, com uma partida entre os times das Placas e Olho D’água dos Paulinos, foi mais uma grande festa do futebol pedrossegundense, o evento contou com a presença de várias autoridades municipais e estaduais, além de representantes da família do homenageado na arena, o saudoso atleta de futebol Serjão do Bairro Caixa D’água e milhares de amantes dessa prática esportiva.

Como já mencionado foi um momento de grande festa, pois era também a abertura do Ruralzão 2017, competição realizada pela Secretaria de Esportes do município. A Arena leva o nome do saudoso atleta Serjão, zagueiro que defendeu por muitos anos o time do Caixa D’água, equipe do bairro onde o mesmo morava.

O ponta pé inicial da partida foi dada pelo senhor Cardoso, membro da família do homenageado, foi um momento de emoção e gratidão para a família do Serjão. Momento também onde foi distribuído pela Secretaria Municipal de Esportes, 33 uniformes para as equipes que participam do Ruralzão 2017.

Com dimensões oficiais, a Arena Serjão tem 90X60 e conta com uma boa estrutura de alambrado, nivelamento e bancos para as equipes. Há ainda um espaço para autoridades e convidados especiais.





Fotos: Neto Santos e Edinardo Pinto

12 de agosto de 2017

Várias ações realizadas no dia do aniversário de Pedro II

Foi uma manhã de cidadania proporcionada pela Secretaria de Assistência Social com diversas ações.

Com a participação de uma bandinha de música, aconteceu na manhã de sexta-feira (11-08) a continuação da programação das comemorações aos 163 anos de Emancipação Política do município de Pedro II, na ocasião, em frente à sede da Prefeitura Municipal, foi realizada o hasteamento das bandeiras do Brasil, Piauí e Pedro II com as execuções dos hinos e discurso das autoridades.

A solenidade contou com a presença do prefeito Alvimar Martins, vereadores e secretários entre outras autoridades municipais. O evento também foi prestigiado por diretores de escolas, professores, servidores municipais, alunos e populares, tanto da zona urbana, quanto da zona rural.

Foi uma manhã de cidadania proporcionada pela Secretaria de Assistência Social com diversas ações, entre elas: Entrega de enxovais para gestantes; Entrega de 224 cartões do programa Bolsa Família; Entrega de 200 óculos; Expedição de documentos; Oficinas de artesanato, flores e maquiagens; Cortes de cabelos; Espaço da Criança; Espaço voltado para a pessoa com deficiência, entre outros.

Dentro da programação comemorativa aos 163 anos de Pedro II, os alunos da Educação Infantil das escolas municipais, representaram suas escolas com apresentações das lendas de Pedro II: A mulher de Branco, A sereia do Pirapora, O Cavaleiro Solitário, O Cospe – Cospe, Os Chora – Chora do Tamboril e A Comedora de Miolo de Criança.

Além das coreografias dos alunos e o carimbo apresentado e dançado pelo grupo da melhor idade, vale salientar que os alunos assistidos pela APAE também fizeram uma linda apresentação, assim também como os integrantes da junina Bag Dance, que fizeram uma bela apresentação com referência ao cangaço através do Xaxado, um estilo dançante característico das quadrilhas juninas modernas.

Diversas escolas através de estandes expuseram vários temas para que as pessoas presentes acompanhassem, temas como: Cultura, Artesanato, Esporte, Pontos Turísticos, Religião, Festival de Inverno e Literatura. Todos os estandes foram visitados e receberam muitos elogios e aplausos, destaque ainda para os praticantes do Muay Thai, que demonstraram um pouco da importância desse esporte para o ser humano, como também, as ações praticadas pela equipe do SAMU.

O prefeito Alvimar Martins afirmou que tudo foi planejado com a finalidade de contemplar aos pedrossegundenses e visitantes. "É uma festa tradicional do nosso povo e, por isso, bastante esperada. Tenho certeza que os pedrossegundenses e visitantes que aqui estão para nos prestigiar estão sendo contemplados com todas as atividades que desenvolvemos especialmente pra lembrar essa que é uma das mais e importantes datas de nosso calendário", disse o gestor.

A programação da Praça da Matriz foi encerrada com muito forró pé de serra, com a responsabilidade do grupo forrozeiro de Gil do Acordeon, colocando ainda muito mais empolgação nas pessoas presentes, que lá estavam prestigiaram aquela solenidade.





Fotos: Edinardo Pinto

Realizada Santa Missa solene em Ação de Graças ao aniversário de Pedro II

Comprovando uma das maiores marcas do povo pedrossegundense.

As comemorações alusivas aos 163 anos de emancipação política de Pedro II, também teve momentos de devoção e muita fé, comprovando uma das maiores marcas do povo pedrossegundense. Movidos pelos sentimentos de fé, gratidão e esperança, boa parte dos fiéis da comunidade católica de Pedro II, participaram na manhã de sexta-feira na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, da Santa Missa em Ação de graças ao aniversário da cidade.

A celebração foi presidida pelo Frei James e contou com a participação especial do prefeito Alvimar Martins, da primeira dama, Eleonora Uchôa, vereadores, entre outras autoridades. Durante a celebração tiveram momentos fervorosos de reflexões e agradecimentos a Deus pela passagem de mais um ano da Terra da Opala.

Após a celebração, o prefeito destacou como sendo um momento ímpar de renovação. “A Santa Missa em Ação de Graças ao aniversário de Pedro II, é um momento ímpar de renovação da nossa fé, momento que pedimos a Deus que nos ilumine nesta árdua missão de continuar construindo um novo caminho no nosso município, com justiça social e melhores oportunidades para a nossa população. Reforçar que esse povo ordeiro e trabalhador, têm o nosso compromisso de trabalho sério e justo, com a finalidade de desenvolver ainda o nosso município, com fé em Deus e muita sabedoria, superaremos essa crise, iremos criar e vamos poder proporcionar uma vida melhor aos pedrossegundenses”, destacou o prefeito Alvimar Martins.






Fotos: Edinardo Pinto

Evento gospel reúne centenas de fiéis em Pedro II

O Paz em Jesus abriu oficialmente a programação do aniversário de 163 anos de emancipação política de Pedro II

Na última quinta-feira (10-08), aconteceu na Praça deputado Manoel Nogueira Lima (Praça da Bonelle) a primeira edição do Paz Jesus. O evento reuniu diversas igrejas evangélicas do município de Pedro II, foi um momento de adoração, louvor, oração. O Paz em Jesus abriu oficialmente a programação do aniversário de 163 anos de emancipação política de Pedro II, comemorado dia 11 de agosto.

Francisco Passos, um dos organizadores, destacou a importância do evento como sendo de união dos membros das igrejas evangélicas de Pedro II. “Este ato que contou com diversas apresentações e shows musicais em praça pública representa um momento de união dos membros das igrejas evangélicas de Pedro II, no entanto, o intuito foi trazer uma seleção de pastores e pastoras, além de revelar talentos artísticos musicais do cenário gospel local, incentivando jovens artistas a se apresentarem ao público”, disse Francisco.

O advogado Mauro Júnior foi um dos idealizadores do evento e frisou que este momento mesmo sendo em sua primeira edição, significa que precisamos de paz e união. “Este momento significa que temos Deus como único e verdadeiro salvador, que precisamos de oração e união. Nesse momento principalmente onde Pedro II precisa de pessoas que promovam a paz nos lares entre as famílias e que o amor reine em nossa cidade, este é apenas a primeira edição e a tendência é de que nas próximas edições teremos muito mais pessoas nesse espaço, é o que mostra a união consolidada entre as igrejas evangélicas de Pedro II”, comentou Mauro Júnior.

O evento foi bastante prestigiado, além dos membros das igrejas, quem também esteve participando e prestigiando o Paz Jesus, foi o prefeito Alvimar Martins com a primeira dama do município, Eleonora Uchôa, o presidente da Câmara Municipal de Pedro II, Marcelo Coleta que também estava acompanhado da sua esposa.

O prefeito Alvimar Martins repercutiu de forma positiva a realização do evento na abertura do aniversário de Pedro II. “Juntamente com todos os representantes das diversas igrejas evangélicas do município, manifesto de forma positiva a realização desse evento na abertura do aniversário de Pedro II, estamos felizes e satisfeitos com a repercussão desse evento que acontece pela primeira vez na nossa cidade e que deve entrar na programação do aniversário do nosso município, dizer que preparamos uma programação especial para este aniversário de Pedro II e esse ato chega para abençoar nossas comemorações", conclui o prefeito.






10 de agosto de 2017

Primeira Feira de Negócios Agropecuários acontece em Pedro II

O evento segue a seguinte programação

Acontece de 11 a 13 de agosto em Pedro II a I Feira de Negócios Agropecuários do município, o evento será realizado na AABB (Associação Atlética Banco do Brasil) e tem como objetivo, fortalecer o agronegócio por meio da agropecuária com a compra, venda e troca de animais de pequeno porte como: porcos, bodes, carneiros, etc.

O evento segue a seguinte programação:

Dia 11-08 - (sexta-feira), à tarde chegada dos animais e às 190h abertura solene da I Feira de Negócios Agropecuários de Pedro II, com a presença de autoridades locais e criadores;

Dia 12-08 – (sábado), Sistematização durante toda manhã: Apicultura – ADAPI, Caprinocultura – EMATER e Piscicultura – SEBRAE. Já no turno da noite, o evento segue com música ao vivo com o sanfoneiro, Gil do Acordeon;

Dia 13-08 – (Domingo), desfile dos animais durante toda a manhã com realização de negócios a dinheiro ou financiado pelos bancos do Brasil e do Nordeste.

A I Feira de Negócios Agropecuários de Pedro II tem o apoio do deputado Marden Menezes, vereador Fabiano Oliveira, Secretaria Municipal de Agricultura, PR Construções, EMATER, ADAPI, Bancos do Brasil e do Nordeste, SEBRAE, Indústria de Rações Manauara, Mac Projetos e Carlos Barros Topografia.

Para a secretária de Agricultura de Pedro II, Cleidiane Mesquita, esta feira é um mecanismo que dará um impulso no fortalecimento da agropecuária na região. "A realização dessa feira em Pedro II, servirá como mecanismo de impulso para o desenvolvimento e fortalecimento agropecuário da nossa região, que é uma região vocacionada para esse setor, o que realmente precisa, é de incentivo e apoio e, é exatamente isso que a gestão do prefeito Alvimar Martins juntamente com a Secretaria de Agricultura e o vereador Fabiano Oliveira queremos, estamos unindo forças para atingir esse objetivo. Com a realização dessa feira, podemos dizer que é o nosso pontapé inicial para esse trabalho que pretendemos realizar mais vezes aqui com os nossos criadores”, disse Cleidiane Mesquita.





08 de agosto de 2017

Mutuários de Pedro II recebem novas ações do Programa Minha Casa Legal

Descontos ofertados pelo Minha Casa Legal

Nesta quarta-feira (09-08), os mutuários da cidade de Pedro II, que residem nos conjuntos habitacionais Santa Maria Alves (98 imóveis) e Itamaraty (40 imóveis) serão atendidos através de mais uma ação de regularização do Programa Minha Casa Legal. Os atendimentos serão feitos por uma equipe da Diretoria de Processos Imobiliários da Empresa de Gestão de Recursos do Estado do Piauí (Emgerpi), das 8h às 18h, na Escola Municipal Inês Passos Galvão, localizada dentro do conjunto Santa Maria Alves, situada na Rua Francisco Barroso, no bairro Cristo Rei.

Esta ação visa finalizar os processos dos mutuários que residem em imóveis construídos pela extinta Companhia de Habitação do Piauí (Cohab-PI) e pelo Instituto de Assistência e Previdência do Estado do Piauí (Iapep). Conforme a Diretora de Processos Imobiliários da Emgerpi, Ana Lúcia Gonçalves, as novas ações do Programa Minha Casa Legal na cidade de Pedro II têm como objetivo “atender os mutuários do conjunto Santa Maria Alves e do conjunto Itamaraty. Queremos prestar os serviços que durante a primeira ação, realizada no mês de junho, não foram concluídos”.

                                                 

O foco da Emgerpi, durante a primeira ação de regularização no município teve como finalidade “identificar os mutuários e orientá-los a respeito do tipo de documentação necessária para que eles regularizassem suas unidades habitacionais. Nesta ação os mutuários poderão fazer à abertura do seu pedido de liberação de hipoteca, receber orientações sobre contratos de gavetas, receber boletos para finalizar negociações de débitos e também tirar dúvidas”, disse Ana Lúcia falando que essa é mais uma oportunidade que os mutuários de Pedro II terão para regularizar os seus imóveis e acessar os benefícios que o Programa Minha Casa Legal oferece.

A Coordenadora da equipe de Serviços Social da Emgerpi, Josenice Pires, declarou que a nova ação é resultado de solicitações feitas pelos moradores do conjunto Santa Maria Alves, que desejam finalizar o processo de regularização e receber a escritura definitiva das suas casas.

Descontos ofertados pelo Minha Casa Legal

A Emgerpi tem realizado ações itinerante em diversas cidades do Piauí  e além de promover a regularização fundiária urbana, a empresa está trabalhando para que todos os mutuários da extinta Cohab-PI, BEP E IAPPE conheçam e busquem finalizar a regularização financeiros dos contratos de financiamentos dos seus imóveis, visto que agora os mutuários com pendências financeiras agora contam com descontos sobre juros e multas. A pessoa que quitar sua dívida à vista tem desconto de até 90%. Já aqueles que precisam parcelar débitos contam com descontos de 40%, 30% e 20%.





Com informações de Adriana Carvalho

Secretaria de Saúde de Pedro II inova e substitui isopor por caixas térmicas

Todas as caixas térmicas irão atender as necessidades dos ESFs da cidade e do interior

Com a finalidade de ampliar ainda mais a qualidade da saúde em Pedro II, a prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde, substitui todas as caixas de isopor por caixas térmicas, essa renovação visa oferecer maior segurança tanto na manutenção da temperatura, quanto na proteção das vacinas, tornando mais fácil a sua higienização.

Todas as caixas térmicas irão atender as necessidades dos ESFs da cidade e do interior e também do Centro de Saúde, local onde se é armazenado todas as vacinas, para assim reabastecer a todos os ESFs, trabalho este que é realizado todas as terças-feiras.

Ainda atendendo a mesma finalidade, o município irá equipar com geladeiras, sete (07) ESFs que ainda não dispõem desse equipamento e também tem como meta futura, trocar todas as estufas, por autoclaves, um equipamento novo com poder de segurança máxima na esterilização de todos os equipamentos.

A Coordenadora de Imunização, Saara Markia, disse que a substituição desse material é uma medida que visa oferecer segurança, manter a temperatura, além de facilitar o manuseio e a limpeza. “Essa troca representa um grande avanço na segurança do deslocamento e na preservação da temperatura das doses de vacinas. Essas caixas irão contribuir ainda no acondicionamento e na manipulação das vacinas nas ações de rotina como também nas campanhas de vacinações, ou seja, irá manter a qualidade das vacinas conforme recomendações. Sempre se transportou essas doses de vacinas em isopor e com essa substituição evita qualquer um desses riscos”, disse Saara Markia.

Foto: Eudes Martins






Fotos:: Edinardo Pinto

Motocicleta clonada é apreendida em Pedro II

Na tarde de segunda-feira (07), em Pedro II, a Polícia Rodoviária Federal apreendeu uma motocicleta clonada

Na tarde de segunda-feira (07-08), em Pedro II, a Polícia Rodoviária Federal apreendeu uma motocicleta clonada e prendeu um homem (R.N.S., agricultor, 71 anos) por receptação. O proprietário de uma motoneta Honda Biz 125 KS, de placa NRA – 6160/CE, impetrou recurso de multa na PRF após receber multa aplicada na BR 404 no município de Pedro II. No processo, o condutor anexou Boletim de ocorrência, registrado na delegacia municipal de Sobral - CE, em 13 de julho, alegando que ele nunca esteve no município de Pedro II, nem mesmo sua moto nunca foi levada para esta cidade.

Image title

A partir destas informações anexadas no recurso de multa, a PRF realizou investigação sobre o fato e constatou que um clone do referido veículo estava transitando na cidade de Pedro II/PI. Após algumas diligências, a motoneta foi encontrada estacionada em uma via pública no bairro Cristo Rei, na cidade de Pedro II/PI.

Um senhor de iniciais R.N.S. apresentou-se como condutor da referida motoneta. A motoneta, que possivelmente tenha sido objeto de roubo/furto, não teve sua placa real identificada, a qual será obtida através de perícia metalográfica da Polícia Civil.

Diante dos fatos, o condutor e o veículo foram encaminhados para a DPC de Pedro II/PI, para a tomada das providências cabíveis. Além disso, a referida ocorrência será também encaminhada para a JARI (Juntas Administrativas de Recursos de Infrações) da PRF para que seja providenciado o cancelamento da multa.

Image title







Informações: meionorte.com

Mais 324 famílias beneficiadas pelo programa Bolsa Família em Pedro II

O município atualmente tem quase 11 mil famílias inscritas no Programa Bolsa Família

O governo federal liberou mais 324 benefícios do programa Bolsa Família para o município de Pedro II, essa informação foi repassada pelo coordenador do programa no município, Renildo Holanda, no entanto, mais 324 famílias de Pedro II que se cadastraram ou atualizaram suas informações de janeiro até o início do mês de agosto de 2017, passarão a receber o benefício.

De acordo com informações do coordenador, o primeiro pagamento será realizado através de uma liberação em folha resumo, que será entregue dia 11 de agosto na Praça Domingos Mourão Filho no turno da manhã. Essa folha resumo substitui o cartão temporariamente até a chegada dos cartões na agência da Caixa Econômica Federal de Pedro II.

O município atualmente tem quase 11 mil famílias inscritas no Programa Bolsa Família, dessas, 8.727 já recebiam o benefício, e com a inclusão das 324 famílias que passarão a receber a partir desse mês de agosto, 9.051 famílias estarão sendo beneficiadas diretamente com o programa, um movimento mensal aproximado na economia local de R$ 1.700.000,00 (um milhão e setecentos mil reais).

Renildo Holanda explicou que esse resultado representa 87% de todos os procedimentos de cadastramentos ou recadastramentos que foram realizados até o momento e com muita dedicação das pessoas envolvidas. “Isso se deve ao compromisso dessa atual administração, que não tem medido esforços no sentido de dá todas as condições necessárias a toda a equipe na realização desse trabalho feito com muita competência e responsabilidade, onde a prova maior são os avanços de novas famílias contempladas”, comentou o coordenador.





Fotos: Edinardo Pinto

05 de agosto de 2017

Placas é campeã da Copa dos Campeões realizada pela LPF

A estrela do goleiro Louro voltou a brilhar.

O time das Placas conquistou o título da Copa dos Campeões 2017 durante a tarde deste sábado (05-08) em jogo realizado na Arena Chã do Lambedor. O jogo da final desta competição que foi realizada pela Liga Pedrossegundense de Futebol (LPF) aconteceu entre os times da Ponte Nova do Saborá e Esperança das Placas. Durante o tempo normal o jogo terminou empatado com o placar de 1 a 1 e nas cobranças de pênaltis os jogadores das Placas foram mais eficientes e venceram pelo placar de 4 a 3.

Aos dez (10) minutos da primeira etapa após uma falha do setor defensivo da Ponte Nova o atleta Rodrigo fez 1 a 0 para as Placas, colocando o seu time em vantagem, a partir desse momento o que se viu foi uma Ponte Nova um pouco apática em campo, o que motivou os jogadores das Placas a aparecerem mais em campo e levar mais perigo ao goleiro Lindemberg da Ponte.

Durante o intervalo, a comissão técnica do time do Bairro Saborá buscou motivar os seus atletas, no entanto, os mesmos voltaram mais ligados no jogo, partindo pra cima em busca do empate, momento em que o goleiro Louro das Placas começava a aparecer. A Ponte Nova insistia com jogadas aéreas ou com jogadas rápidas por intermédio dos atletas Luquinha e Nandinho mais o gol não saía.

O cronômetro já marcava vinte (20) minutos da segunda etapa, quando em uma bola levantada na área o jogador Luquinha subiu mais que seus adversários e marcou de cabeça para a Ponte Nova, colocando números iguais no placar, o time da Ponte Nova cresceu na partida e a torcida acreditava na virada a qualquer momento, os zagueiros Côca e André Contendas trabalharam muito para as Placas e quando os dois eram superados, o goleiro Louro evitava o gol.

As duas torcidas buscavam empurrar o seu time, os dois times ainda criaram boas chances, mais os goleiros trabalharam bem nos minutos finais e o placar do tempo normal terminou mesmo empatado em 1 a 1, o que levou a decisão para as cobranças das penalidades, momento que exige muita concentração e eficiência dos cobradores e também dos goleiros.

Durante as 05 (cinco) cobranças, cada time perdeu duas, uma delas foi defendida pelo goleiro Louro das Placas e o resultado permanecia empatado em 3 a 3.

Na primeira rodada das cobranças alternadas, a estrela do goleiro Louro voltou a brilhar e o mesmo defendeu a cobrança feita pelo atleta Rodolfo da Ponte Nova, defesa que deu o título da Copa dos Campeões 2017 para o time das Placas, pois na cobrança seguinte o jogador das Placas balançou a rede, colocando 4 a 3 na disputa por pênaltis.

O troféu de campeão homenageou o senhor Agnelo Barros, o mesmo já foi presidente e também o responsável pela fundação LPF em Pedro II.

O vereador e desportista, Carlinhos, já foi presidente da LPF por três oportunidades, nesta ocasião, ele foi homenageado com o troféu de vice-campeão.





04 de agosto de 2017

Prefeitura homenageia Serjão do Caixa D'água com nome de praça esportiva

A construção do campo de futebol, que fica localizado no Loteamento Parque das Opalas.

Uma nova área para a prática do futebol está sendo construída em Pedro II e de acordo com os responsáveis pela obra a inauguração acontecerá no próximo dia 11 de agosto por ocasião das festividades alusivas ao aniversário de 163 anos de emancipação política do município. Neste dia acontecerá a abertura da maior competição esportiva da zona rural do Estado do Piauí, o Ruralzão 2017 de Pedro II.

A nova praça de esporte da cidade receberá o nome de Arena Serjão. Serjão como era conhecido foi jogador do Caixa D'água, time do seu bairro, o qual defendeu com muita garra e determinação por vários anos. O mesmo faleceu prematuramente vítima de acidente de trânsito no ano de 2014.

A família e amigos receberam a notícia da homenagem com muita emoção, o atleta e atual capitão do time do Caixa D’água, Cleyton Sousa, postou uma mensagem na sua página do Facebook onde descreve essa emoção, confira: “Hoje dia 04/08/17 a Associação Atlética Caixa D'água recebeu um convite da Prefeitura Municipal de Pedro II em nome do prefeito Alvimar Martins e juntamente da equipe da Secretaria Municipal de Esporte, a família Cardoso e também o time do Caixa D'água irão receber uma das maiores homenagem que o time e toda a família já recebeu mesmo depois da sua ida. Uma homenagem com o nome do eterno Serjão, em um dos principais campos de futebol de nossa cidade, #Arena_serjão# que fica localizada nas proximidades do Loteamento Parque das Opalas, o time e também a família Cardoso, sua esposa, sua mãe e todos os parentes, agradecem de coração essa grande homenagem que será feita para o nosso saudoso Serjão, a arena estará pronta dia 11 de agosto, dia que começará a maior competição do nosso futebol local, o Ruralzão 2017”, postou Cleyton.

O radialista e ex-jogador do time do Caixa D´água, Sales Neto, também manifestou na sua página do Facebook, o seu sentimento de alegria pela homenagem ao eterno amigo Serjão. “ARENA SERJÃO, JUSTA HOMENAGEM! O nosso saudoso Serjão, zagueirão do time do Caixa D'água, será homenageado com seu nome no campo de futebol que o município está construindo no loteamento Parque das Opalas. Nós, vizinhos, amigos, que convivemos e jogamos bola com ele reconhecemos como justa a homenagem”, escreveu o radialista.

A construção do campo de futebol, que fica localizado no Loteamento Parque das Opalas, é de responsabilidade da Prefeitura Municipal através das secretarias municipais de Infraestrutura e de Esportes.






Fotos: Edinardo Pinto e arquivos


Prefeitura e PM vão intensificar fiscalização a abusos de carros de som

A intenção é que qualquer pessoa que queira ingressar nesse trabalho tenha que passar por aprovação

Nesta quinta-feira (03-08), a Prefeitura de Pedro II, por meio das secretarias municiais do Meio Ambiente, de Indústria e Comércio, setor de Tributações e Polícia Militar, realizaram uma reunião com proprietários de carros de som e motos volantes com a finalidade de discutir o abuso de som em anúncios publicitários, principalmente na região central da cidade.

O encontro também teve como objetivo, alertar para o cumprimento da Lei que disciplina o exercício das atividades na cidade. Atualmente, cinco carros e duas motos fazem o trabalho de divulgação através de equipamento sonoro. De acordo com o comandante da Segunda Companhia de Polícia Militar, Capitão David Márion, a partir desta sexta-feira (04-08), os policiais farão o reforço da fiscalização e repreensão de eventuais abusos por parte dos profissionais.

No primeiro momento, os infratores receberão advertências e averiguação na habilitação do condutor e do documento do carro. Em caso de reincidência, o responsável será autuado e multado por perturbação do sossego público e o veículo averiguado e, quando houver pendências, os casos serão encaminhados ao DETRAN, para os procedimentos legais. “Não será permitido que outro veículo a realize esse trabalho de divulgação a não ser que o carro ou moto de som seja da própria loja anunciante”, explica Capitão David Márion.

Para combater a poluição sonora e o incômodo aos moradores, um sindicato será criado com os profissionais regularizados junto à prefeitura. A intenção é que qualquer pessoa que queira ingressar nesse trabalho tenha que passar por aprovação e o descumprimento das normas poderá resultar em remoção e cassação do alvará concedido pela prefeitura.“Geralmente são os proprietários dos carros ou motos de som que não são cadastrados que descumprem as normas, a começar com o excesso de altura do volume de som, o que termina incomodando a população. A criação da associação irá melhorar ainda mais a organização da classe e a luta por melhoria”, justifica o proprietário de carro de som, Auricélio Magnata.

Segundo o Ouvidor do município, Osmar Getirana, todos os setores das prefeituras estão prontos para dá suporte à categoria em relação ao cumprimento das normas. “A secretaria e todos os setores da prefeitura estão prontos para apoiar a eles no cumprimento das leis que tratam dessa questão, no sentido de fazer com que esta classe realize o seu trabalho de forma organizada e dentro da legalidade”.

Danilo Brandão, Chefe do Setor de Tributação, destacou a reunião como sendo o primeiro passo importante para esta classe. "Esse é apenas o primeiro passo e um passo importante para que a classe se fortaleça e cresça de forma organizada dentro da legalidade no município, o que de fato é muito importante”.





Fotos: Eudes Martins


Professores tiveram dia de planejamento e acolhida na volta do recesso escolar

O planejamento escolar é feito por todos os professores com o apoio dos coordenadores pedagógicos

O início das aulas do segundo semestre das escolas da rede municipal de ensino de Pedro II acontece nesta sexta-feira (04-08), ou seja, acabaram as férias do meio do ano para os alunos, professores e diretores. As férias de julho praticamente não acontecem para a equipe da SEMED, o momento para eles é de fazer um balanço do primeiro semestre, planejar o segundo semestre e averiguar a necessidade de possíveis intervenções nos prédios que abrigam as escolas.

Tanto as escolas da zona rural como da zona urbana recebem uma atenção especial neste período de férias dos alunos e recesso dos professores, na oportunidade, diretores de cada escola relatam as necessidades de cada prédio, se preciso for, durante o mês de julho uma equipe de infraestrutura do município percorre as escolas com a finalidade de realizar manutenções e preparar os ambientes escolares para receber alunos e professores.

Durante os últimos dias das férias de julho, também acontece a formação continuada de professores para a volta as aulas do segundo semestre, tendo como objetivo oferecer momentos de discussões para proporcionar aos docentes, o contato com temáticas atuais e que possam contribuir em sala de aula.

Com a finalidade de planejar estratégias para o segundo semestre, com aulas interessantes e que possam cumprir com a função de desenvolver as competências básicas dos alunos para a busca do conhecimento necessário para a sua vida, todos os professores da Rede Municipal de Ensino de Pedro II, participaram de um planejamento na manhã desta quinta-feira (03-08) na Escola Monsenhor Lotário.

O planejamento escolar é feito por todos os professores com o apoio dos coordenadores pedagógicos que acompanham diretamente as escolas e que, acontece a partir de orientação da Secretaria Municipal de Educação. Nesta sexta-feira, professores e demais profissionais das escolas da rede municipal de educação voltam do recesso e para reforçar o compromisso com a qualidade de ensino, todas as unidades escolares realizaram reuniões de acolhida aos educadores, planejamento para o segundo semestre letivo entre outros pontos importantes para o desenvolvimento da aprendizagem no município.





03 de agosto de 2017

Projeto visa proporcionar qualidade na voz de professores

Inicialmente o público alvo são os professores das escolas municipais José Teixeira Santos, localizada no Centro de Pedro II e o Anexo Monsenhor Lotário Webber.

Um dos principais instrumentos do cotidiano dos professores, é a voz . Com esse pensamento nasceu, o projeto "Voz Afinada", o mesmo tem como objetivo possibilitar a permanência dos professores no trabalho sem esforços na atividade profissional, sem desconfortos e consequentemente, sem riscos.

Este projeto tem o apoio das secretarias de Saúde e Educação do município, é um projeto idealizado e desenvolvido pelas fonoaudiólogas do Núcleo de Atenção à Saúde da Família de Pedro II (NASF), Sarah Mourão Pinheiro e Thayana Sotero. Sarah Mourão explicou que este problema é causado pelo não uso da forma correta da voz. “A ideia nasceu pelos casos que apareceram no NASF de professores com problemas de voz, como por exemplo, a rouquidão, o que significa que essa alteração se dá pelo profissional não está usando a sua voz de forma correta”. Disse Sarah Mourão.

Thayana Sotero e Sarah Mourão (Crédito: Edinardo Pinto )

Inicialmente o público alvo são os professores das escolas municipais José Teixeira Santos, localizada no Centro de Pedro II e o Anexo Monsenhor Lotário Webber.

Os professores foram submetidos a uma triagem vocal, por meio de um questionário de diagnóstico e observação, que, após a análise dos dados, permitirá às fonoaudiólogas dar os resultados e orientar os docentes através de palestra com dicas de higiene vocal e o encaminhamento de saúde aos casos que necessitem de um acompanhamento maior pelo NASF.

Thayana Sotero destacou a importância de passar aos professores algumas orientações e exercícios. “Foram avaliados dezesseis professores desses dois colégios mencionados no projeto piloto. Após essa triagem vamos realizamos nesta quinta feira (03), uma palestra com os professores da Unidade Escolar José Teixeira Santos e posteriormente com os professores do Anexo Monsenhor Lotário Webber e repassar algumas orientações e exercícios para o aquecimento de vós que são imprescindíveis para manter sempre a voz afinada”. Disse Thayana Sotero.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Atenção à Saúde da Família de Pedro II, Jorge Fernando, a intenção é expandir o projeto. "Inicialmente, estamos com esse projeto piloto em duas escolas e está dando muito certo, agora a intenção é ampliar para todas as escolas da Rede Municipal de Ensino", conclui o coordenador.

                     Image title





Fotos: Edinardo Pinto.

Ruralzão: Secretaria de Esportes reúne dirigentes de times

Esta edição do Ruralzão 2017 será disputada por trinta e três (33) equipes.

A Secretaria Municipal de Esporte de Pedro II, através do seu secretário, Leandro Carvalho, reuniu na manhã de quarta-feira (02-08), na sede da Secretaria de Esportes, todos os dirigentes dos times que participarão do Ruralzão 2017, competição que envolve equipes da zona rural de Pedro II. Um dos objetivos da reunião foi a efetuar a entrega da tabela da competição, com locais, dias e horários dos jogos e ainda distribuição do regulamento, na oportunidade, foi lido todos os artigos e na ocasião, também foram tiradas todas as dúvidas dos dirigentes das equipes que lá estavam presentes.



O secretário Leandro Carvalho destacou como sendo de grande importância a presença de todos os dirigentes na reunião. "Enfatizar aqui a grande importância de todos os dirigentes dos times que estarão participando do Ruralzão 2017, foi o momento onde podemos esclarecer algumas dúvidas e entregar a tabela da competição, neste primeiro momento todos já sabem onde, quando e qual o horário dos seus jogos, tudo isso obedecendo ao regulamento que também entregamos durante a reunião, fizemos a leitura e respondemos a todos os questionamentos feitos pelos dirigentes dos times", disse Leandro.

Esta edição do Ruralzão 2017 será disputada por trinta e três (33) equipes e terá início no dia 11 de agosto, de acordo com a organização, abertura acontece no campo do loteamento Parque das Opalas.






Fotos: Edinardo Pinto.

02 de agosto de 2017

Em Pedro II professores da Rede Municipal de Ensino participam de Seminário

As palestras foram proferidas pela professora Rizalva Cardoso e pelo professor Marcos Luhan.

A prefeitura de Pedro II através da Secretaria Municipal de Educação realizou nesta quarta-feira (02-08) no auditório do CEEP – Angelina Mendes Braga, o I Seminário sobre Avaliação Escolar, o evento trouxe como tema: “Avaliação Escolar e Educação de qualidade – Vamos “aprovar” essa idéia” e contou com a presença de professores e diretores das escolas municipais, além de coordenadores e demais profissionais da SEMED. Vale salientar a presença da secretária Municipal de Educação, Kelcilene Oliveira, secretário de Administração, José Neto, secretário de Comunicação, Diego Martins, entre outras autoridades.

O I Seminário sobre Avaliação Escolar teve como objetivos, proporcionar momentos de reflexão sobre avaliação escolar como instrumento de promoção da aprendizagem significativa; Entender a avaliação como instrumento de reorientação para a prática pedagógica e para a melhoria do sistema de ensino; Compreender o valor das avaliações externas, bem como sua utilização para melhorar o ensino no dia a dia escolar; Conhecer experiências positivas no aumento do IDEB, conscientizando-se de que o nosso município também possui potencialidades.

Além das falas da secretária de Educação e do secretário de Administração, também aconteceu durante o evento, à apresentação de alunos da Escola Municipal da comunidade Lagoa do Sucurujú com recitações de poemas.

As palestras foram proferidas pela professora Rizalva Cardoso e pelo professor Marcos Luhan. Rizalva Cardoso é Mestre em Ensino de Ciências, MBA em Gestão Educacional, Especialista em Direito Educacional e Pesquisadora da BNCC, já o Marcos Luhan é Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Piauí – UFPI, Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Especialista em Gestão Educacional em espaços escolares e não escolares.

Para a secretária de Educação, Kelcilene Oliveira, este é o momento para serem feitas reflexões que possam contribuir na qualidade do ensino em sala de aula. “Aqui temos a oportunidade de refletir sobre a nossa maneira de ensinar, onde podemos melhorar a aprendizagem escolar, pois o objetivo de cada educador é de fato ver o seu aluno avançar e pra isso temos que encontrar maneiras, formas, caminhos, alternativas que possam contribuir de forma segura na evolução e na qualidade do aprendizado dos estudantes”, disse a secretária.