• Unimed
  • assinatura jornal

Notícias Pedro II

14 de dezembro de 2017

Programa Criança Feliz realiza reunião com famílias assistidas

A Coordenação do Programa Criança Feliz – PCF em Pedro II, vem realizando uma série de ações.

A Coordenação do Programa Criança Feliz – PCF em Pedro II, vem realizando uma série de ações, entre elas a Roda de Conversa, que é voltada para as famílias assistidas pelo programa no município, estes encontros acontecem no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS, com a finalidade de orientar as famílias beneficiárias pelo PCF, sobre os serviços prestados pelas instituições parceiras nessa ação.

Na manhã dessa quinta-feira (14-12), a equipe se reuniu mais uma vez com as famílias, o encontro foi enriquecido com as presenças de vários profissionais, destaque para o psicólogo do CREAS, Herbeson, da psicóloga do CRAS I, Kaline, da assistente social do CRAS I, Maria da Conceição, do Conselho Tutelar ali representado pelo conselheiro Beto Campos e da secretária de Assistência Social, Elissiane Uchôa.

Nessa Roda de Conversa, os participantes ficaram sabendo da importância e dos trabalhos oferecidos pelo CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social), CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), SEMAS (Secretaria Municipal de Assistência Social) e pelo Conselho Tutelar de Pedro II.

A coordenadora municipal do Programa Criança Feliz, Lidiane Sousa, destacou que a cada Roda de Conversa as famílias absorvem mais conhecimentos sobre as ações do programa. “O Programa Criança Feliz através dessa Roda de Conversa vem oportunizando as famílias assistidas de adquirir mais conhecimentos sobre os serviços e benefícios oferecidos por intermédio da SEMAS e suas coordenadorias, como também do trabalho do Conselho Tutelar, de como realmente funciona. Estamos fortalecendo as ações de políticas públicas voltadas para às gestantes, crianças na primeira infância e suas famílias, dentre outros”, afirma a coordenadora.

No encerramento desta ação realizada na manhã dessa quinta-feira (14), também foi servido lanches e realizado o sorteio de brindes para as crianças cadastradas no PCF.





Fotos: Coordenação do PCF

III Jornada Espírita de Pedro II acontece dias 16 e 17 de dezembro

A terceira Jornada Espírita de Pedro II acontecerá nos dias 16 e 17 de dezembro no CEEP – Angelina Mendes Braga.

A terceira Jornada Espírita de Pedro II acontecerá nos dias 16 e 17 de dezembro no CEEP – Angelina Mendes Braga. Nesta edição a temática em discursão será a seguinte: “Amai os Vossos Inimigos” e terá início às 17h30min de sábado com a organização do Centro Espírita Cristo Consolador.

De acordo com a organização a programação segue atendendo ao seguinte cronograma:

Sábado 16 – 12 - 2017.

As 17h30min - Feira do Livro Espírita, Alegria Cristã com Neto Pimentel e Recital de Poemas.

As 18h30min, Cerimônia de Abertura.

Das 19h às 20h – Palestra com o Expositor João Braga, Presidente do Centro Espírita Casa do Samaritano de Teresina – Piauí, com o Tema: Quem é o meu inimigo.

Das 20h às 21h – Palestra com o Expositor Osni Moritz Filho, do Centro Espírita Casa do Samaritano de Teresina – Piauí, com o Tema Central: Amai os Vossos Inimigos.

As 21h - Momento Enxugando Lágrimas.

As 21h30min – Encerramento da programação do sábado.

Domingo – 17 – 12 – 2017

A programação terá reinício com o café da manhã das 07h30min às 08h30min, seguido pela Feira do Livro Espírita, Alegria Cristã com Neto Pimentel.

Das 08h30min às 09h – Cerimônia de abertura da programação do dia com apresentação do Coral das Crianças do Posto de Assistência Maria de Nazaré.

As 09h – Palestra com o Expositor Afonso Damasceno, do Centro Espírita Casa de Jesus de Timon – Maranhão, com o tema: Reconcilia-te depressa.

As 10h – Arte e Cura com o Grupo Arte e Cura de Timon do Maranhão e às 11h, acontecem às preces de encerramento.







Foto: Divulgação

13 de dezembro de 2017

Prefeitura de Pedro II antecipa o pagamento de parcela do 13º salário

Recursos serão creditados a partir dessa quinta-feira (14-12).

Mesmo com toda a crise que passa o país, a Prefeitura de Pedro II antecipa o pagamento do 13º (décimo terceiro) salário dos servidores municipais, a decisão atende a uma orientação do prefeito Alvimar Martins. O pagamento da segunda parcela será realizado a partir dessa quinta-feira (14-12) e até a próxima sexta-feira (15-12) todos os servidores terão o seu 13º salário depositado. Quase 1.000.000,00 (Um milhão de reais) serão injetados na economia pedrossegundense. As Prefeituras Municipais tem até o dia 20 de dezembro para pagar o décimo terceiro salário de seus servidores.

De acordo com a secretária municipal de Finanças, Eleonora Uchôa, a antecipação do pagamento da segunda parcela do 13º salário dos servidores neste ano de 2017, manifesta o reconhecimento e atenção ao servidor do município de Pedro II. “A gestão do prefeito Alvimar Martins a frente da Prefeitura de Pedro II, continua fazendo esforços para reduzir despesas e manter o equilíbrio de suas contas, no entanto, o prefeito orientou que o pagamento do décimo terceiro fosse antecipado. Destacar também que a nossa prioridade no pagamento, é a folha e isso é realmente uma demonstração concreta de que as coisas estão acontecendo e estamos realmente cumprindo com o nosso compromisso, com o compromisso com os servidores municipais”, disse a secretária.

O valor que será pago neste mês de dezembro é referente à segunda parcela do benefício aos servidores municipais. A primeira parcela é paga na data de aniversário do servidor.










Fotos: Meus arquivos.

12 de dezembro de 2017

Vereadores de Pedro II recebem Medalha Alferes Tiradentes

Nos dias 14 e 15 de dezembro, será realizada a entrega das chancelas da Comenda dos Inconfidentes em sessão solene.

Três vereadores da cidade de Pedro II serão homenageados com a “Medalha Alferes Tiradentes”. A honraria é conferida apenas aos políticos que tiveram aprovação popular e que possuam ilibada idoneidade moral e relevantes serviços prestados em prol da comunidade.

Com 14,9% de aprovação, o vereador Robério Leite, (PTB), receberá do Instituto Tiradentes, a “Medalha Alferes Tiradentes – Colar de Ouro”, com 14,2%, o vereador Samuel Silva, (PDT), receberá a “Medalha Alferes Tiradentes – Colar de Prata” e com 11,8%, o vereador Reginaldo Gomes, (PSB), receberá a “Medalha Alferes Tiradentes – Colar de Bronze”.

A premiação é concedida aos gestores públicos que obtiveram os melhores índices de aprovação da gestão nos primeiros meses de 2017 e é uma iniciativa da renomada empresa brasileira, Instituto Tiradentes, que realiza pesquisa de opinião pública.

A pesquisa foi realizada entre os dias 23 de outubro e 10 de novembro de 2017 por meio de amostragem via consultas telefônicas aos moradores do município de Pedro II.

Nos dias 14 e 15 de dezembro, será realizada a entrega das chancelas da Comenda dos Inconfidentes em sessão solene ao final do 123º Seminário Brasileiro de Prefeitos, Vice-Prefeito, Vereadores, Procuradores Jurídicos, Controladores Internos, Secretários e Assessores Municipais, que acontecerá na cidade de Salvador – Bahia.






Em Pedro II Secretaria de Saúde recebe mais equipamentos

Tatiana Galvão ainda informou que o município vem cumprido fielmente com o compromisso de repassar regularmente os 60% do recurso para os profissionais da saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde de Pedro II a fim de melhorar as condições de trabalho dos servidores e ainda com a finalidade de garantir um atendimento adequado à população do município recebeu mais equipamentos que serão entregues para as Unidades Básicas de Saúde. A aquisição é oriunda do investimento realizado pela Prefeitura Municipal de Pedro II e do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ).

De acordo com a secretária de Saúde, Tatiana Galvão, a gestão municipal desde o início do ano vem demonstrando muita preocupação com as condições das Unidades Básicas de Saúde e, no entanto, de forma gradativa vem dando uma nova cara a cada UBS. “Atualmente a realidade é outra, a gestão municipal tem se preocupado em equipar todas as Unidades Básicas de Saúde, atendendo ao padrão do Ministério da Saúde, tudo com a finalidade de oferecer melhores condições de trabalho aos profissionais e qualidade no atendimento dos nossos usuários”, comenta a secretaria.

O prefeito de Pedro II, Alvimar Martins, afirma que uma das principais metas da sua gestão é reestruturar as UBS e PSF. “Queremos oferecer uma melhor qualidade de trabalho aos nossos profissionais e ao povo que precisa desses serviços, então temos como meta a reestruturação da saúde, se a pessoa precisa de um atendimento nessas repartições, lá ela tem que ser bem atendida e sentir-se bem, que seja na Unidade Básica de Saúde ou no Posto de Saúde, vamos continuar investindo em infraestrutura”, explica Alvimar.

Tatiana Galvão ainda informou que o município vem cumprido fielmente com o compromisso de repassar regularmente os 60% do recurso para os profissionais da saúde.






11 de dezembro de 2017

Revitalização e Preservação do Parque Pirapora serão realizadas em Pedro II

A ação ganhou mais forças após uma reunião.

A Prefeitura de Pedro II por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, está trabalhando a questão de proteção e revitalização do Parque Pirapora, para tanto, os trabalhos iniciaram com as apresentações dos diagnósticos socioambientais que foram feitos pela diretoria de Parques e Florestas e outro feito pela SEMAR, isso após apresentação de um decreto apresentado pelo município que assume o Parque Ambiental, sendo este um dos requisitos exigidos para o andamento do processo. A ação tem como finalidade proteger o manancial do parque e torná-lo ainda em um belo local de visitação no município.

A ação ganhou mais forças após uma reunião entre o secretário de Meio Ambiente de Pedro II, João Batista Martins Júnior, com a presença da diretora de Parques e Florestas, Cláudia Tavares Silva e do Romildo Mafra, superintendente de Recursos Hídricos da SEMAR (Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí), onde na oportunidade foi discutida a revitalização do Parque Pirapora e também a proteção do Rio Corrente.

Para o secretário de Meio Ambiente de Pedro II, João Batista Martins Júnior, durante a reunião todos os primeiros passos técnicos para a realização desse trabalho foram dados. “Durante esta conversa, todos os primeiros passos técnicos foram dados, agora o município preocupado com a crise hídrica toma as seguintes decisões e ações: preservar e revitalizar o Parque Pirapora e o Rio Corrente, no entanto, as ações passam a serem executadas”, disse Júnior.

O prefeito Alvimar Martins, disse que todos os esforços que cabem ao município referente a esta causa, estão sendo realizados. “Não estamos medindo esforços, tudo o que está ao nosso alcance estamos fazendo junto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, pois essa é uma reivindicação de toda a população, ou seja, é uma causa nossa”, disse Alvimar.








Foto: Divulgação

Revitalização e Preservação do Parque Pirapora será realizado em Pedro II

A ação ganhou mais forças após uma reunião.

A Prefeitura de Pedro II por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, está trabalhando a questão de proteção e revitalização do Parque Pirapora, para tanto, os trabalhos iniciaram com as apresentações dos diagnósticos socioambientais que foram feitos pela diretoria de Parques e Florestas e outro feito pela SEMAR, isso após apresentação de um decreto apresentado pelo município que assume o Parque Ambiental, sendo este um dos requisitos exigidos para o andamento do processo. A ação tem como finalidade proteger o manancial do parque e torná-lo ainda em um belo local de visitação no município.

A ação ganhou mais forças após uma reunião entre o secretário de Meio Ambiente de Pedro II, João Batista Martins Júnior, com a presença da diretora de Parques e Florestas, Cláudia Tavares Silva e do Romildo Mafra, superintendente de Recursos Hídricos da SEMAR (Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí), onde na oportunidade foi discutida a revitalização do Parque Pirapora e também a proteção do Rio Corrente.

Para o secretário de Meio Ambiente de Pedro II, João Batista Martins Júnior, durante a reunião todos os primeiros passos técnicos para a realização desse trabalho foram dados. “Durante esta conversa, todos os primeiros passos técnicos foram dados, agora o município preocupado com a crise hídrica toma as seguintes decisões e ações: preservar e revitalizar o Parque Pirapora e o Rio Corrente, no entanto, as ações passam a serem executadas”, disse Júnior.

O prefeito Alvimar Martins, disse que todos os esforços que cabem ao município referente a esta causa, estão sendo realizados. “Não estamos medindo esforços, tudo o que está ao nosso alcance estamos fazendo junto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, pois essa é uma reivindicação de toda a população, ou seja, é uma causa nossa”, disse Alvimar.








Foto: Divulgação

09 de dezembro de 2017

Procissão luminosa e celebração encerram a Festa da Imaculada Conceição

O padre Paulo Sérgio, agradeceu a todas as coordenações incluindo todas as pessoas que colaboraram com a Festa da Imaculada Conceição.

Momentos de muita emoção marcaram o final do dia e início da noite de sexta-feira (08-12) em Pedro II onde na ocasião aconteceu a procissão luminosa e celebração de encerramento da Festa da Imaculada Conceição, padroeira de Pedro II que teve início no último dia 28 de novembro. As 17h, milhares de pessoas se concentraram na Praça da Matriz da Igreja de São José Operário, na ocasião, todos puderam prestigiar momentos de oração, cânticos, reflexões e fé antes da caminhada, coordenada pelo grupo de oração da Paróquia São José.

Aproximava-se das 18h quando os milhares de devotos e fiéis da padroeira saíram em procissão que teve início na Avenida José Lourenço, passando pela Avenida Coronel Cordeiro, Rua Tertuliano Filho com chegada à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, todo o percurso da procissão foi acompanhada pelos padres Paulo Sérgio, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Sandro Lima, administrador paroquial da Paróquia de São José Operário, pelo Frei Paulo Sérgio, da área pastoral da cidade de Lagoa de São Francisco e pelo Bispo da Diocese de Parnaíba, Dom Juarez.

O padre Antonio Luis, já aguardava no patamar da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, a chegada da procissão em homenagem a padroeira do município. Aos poucos a Praça da Matriz ficava pequena para tamanha multidão, era o povo na rua demonstrando sua fé com pedidos e agradecendo pelas conquistas e bênçãos. Ao chegar à praça, o padre Paulo Sérgio, passava a recepcionar aquela multidão com muita calmaria, o coral cantava e celebrava de forma especial aquele momento.

Após a acolhida, teve início à celebração que foi presidida pelo Bispo Dom Juarez que iniciou dizendo: “Está linda a nossa festa, está linda a festa da mãe de Deus”, a celebração foi concelebrada pelos padres Paulo Sérgio, Sandro Lima, Antonio Luis e pelo Frei Paulo, a Santa Missa também foi acompanhada pelos seminaristas de Pedro II, Hilderlan e Rodrigo.

Durante a sua homilia, Dom Juarez destacou que Maria abre a porta da salvação para a humanidade. “Amados irmãos e irmãs, Maria abre a porta da salvação para a humanidade, não porque ela realize a salvação, quem realiza a salvação é Deus, é nosso senhor Jesus Cristo, mas Maria colabora com a obra da salvação, com Maria a humanidade vai ao encontro de Deus e que o senhor nos garanta sempre a presença de Maria e que ela nos mostre o caminho que é o seu filho Jesus Cristo, para que um dia também nós com ela estejamos face a face na eternidade com o seu filho”, disse Dom Juarez.

No final da celebração, o padre Paulo Sérgio, agradeceu a todas as coordenações incluindo todas as pessoas que colaboraram com a Festa da Imaculada Conceição, uma das maiores festas religiosas do Estado do Piauí, que neste ano trouxe a seguinte temática: “Maria, Pioneira do Encontro com Jesus”. 






08 de dezembro de 2017

Pedro II Sustentável: Correção e inovação

O Pedro II Sustentável, tem o objetivo de corrigir algumas distorções no que for possível na parte central da cidade.

Um dos mais importantes eventos na área ambiental e sustentável para Pedro II teve início nesta sexta-feira (08-12) e segue até este sábado (09-12), durante o evento estão acontecendo palestras com renomados arquitetos com especializações em diversas áreas. O Pedro II Sustentável, tem o objetivo de corrigir algumas distorções no que for possível na parte central da cidade denominada quadrilátero e traçar daqui para frente uma metodologia de sustentabilidade em tudo que será feito.

De acordo com o Arquiteto Júlio Medeiros, idealizador do evento em a parceria com algumas instituições públicas, governo federal, estadual e municipal, disse que o evento visa traçar estratégias para organizar o futuro de Pedro II. “Esse projeto visa dá uma melhor condição e estruturação ao município, para ampliar a incrementar o turismo, já que o Festival de Inverno está consolidado. A idéia do evento é traçar estratégias para organizar o futuro de Pedro II. Para isso fomos atrás de renomados arquitetos paisagísticos, como o paisagista Benedito Abbud, para conhecer a cidade e ver qual a melhor forma que podemos pensar para trabalhar nessa reorganização, trouxemos ainda o Luís Vieira, a Pâmela Franco, Patrícia Mendes e outros, com o pensamento de trazer um novo público para a cidade, observando o potencial que o município tem em arquitetura e ambientalismo, para trabalharmos em novos projetos de correções, com o objetivo de voltar esse equilíbrio natural, em relação à temperatura, o período regular das chuvas, a recuperação de algumas nascentes que desapareceram devido a esses erros de planejamentos. Diante dessa realidade, precisamos já começar a trabalhar essas políticas sustentáveis, para que essa situação não se agrave mais ainda”, disse o arquiteto.


Já o Presidente do CRECI – Piauí, Nogueira Neto destacou a inovação do projeto. “O evento é inovador para Pedro II e reúne o melhor da arquitetura regional e nacional, para discutir e planejar de como serão feitas as correções do passado de planejamento urbano e daqui para frente traçar novas políticas sustentáveis, para que ao longo dos anos possamos reduzir essas situações adversas em Pedro II e no Brasil, como as altas temperaturas, falta de chuvas, desaparecimento de alguns mananciais, poços secando, etc. A exemplo desse novo conceito de sustentabilidade, nós vamos ter um lançamento de um bairro aqui em Pedro II que é o Bairro Vila das Flores, que contempla todos os aspectos que estamos vendo aqui pelos os palestrantes, como reaproveitamento de água usada, uso de energia limpa que é a energia solar, coleta de lixo seletiva, urbanização em paralelepípedo, por amenizar a temperatura, toda madeira usada nos imóveis será certificada, teremos viveiro, com produção de plantas nativas, pistas de caminhada, ciclismo, vamos incentivar aos moradores nas suas compras, nas visitas aos amigos no próprio bairro, que se façam a pé, vamos incentivar as rodas de conversas nas portas das residências e dos comércios, tudo isso são tradições que estarão sendo trabalhadas para serem resgatadas”, afirma Nogueira Neto.



Já o renomado Arquiteto Paisagista, Benedito Abbud, disse que a cidade de Pedro II realmente é encantadora. "Confesso que estou encantado com a cidade de Pedro II, que já tem o Festival de Inverno, um evento de grande importância para o setor turístico, cultural e comercial, com o seu artesanato, com a sua culinária, mais que é preciso fazer novos incrementos para o fortalecimento desse potencial turístico que Pedro II tem e, que ainda possa ser sustentável, mas que para isso precisa ser trabalhado. Essa idéia do Pedro II Sustentável, hoje é indispensável, se quiser continuar potencializando essa vocação turística que o município tem. Dentro desse contexto o meio ambiente está atrelado a essas necessidades de mudanças de hábitos. Eu pude ver que o pessoal daqui gosta muito de plantar árvore que é muito legal e importante, desde que se plantem árvores nativas. Aqui tem muito Ninhos plantados e não é bom porque é uma planta inseticida o que tem um efeito nocivo a abelha, falam até que causa esterilização aos pássaros, por isso, a arborização é muito importante assim como é muito importante também saber fazer a escolha dessas árvores para os plantios e ver em que local as mesmas serão plantadas. Aqui o artesanato é muito importante é muito rico, a Opala é uma referência para o município, mas aqui na feira que é um local que sempre será visitado pelos turistas é preciso fazer algumas correções na parte organizacional e de preço, que as vezes está acima do valor ideal, o que espanta o turista. Na parte da gastronomia é necessário se observar a origem de onde veio todos os produtos servidos aos visitantes, aos turistas e isso já pode ser pensado e implantado, o que vai valorizar ainda mais. Nós sabemos da boa vontade, do comprometimento do prefeito Alvimar Martins, mais é preciso que as pessoas, as empresas abracem a causa para que o retorno possa ser efetivado”, disse Benedito Abbud.

Arquiteto Benedito Abud (Crédito: Edinardo Pinto )


Para a Secretária de Turismo Rejanete Campelo, o evento é muito importante, pois trata da correção da urbanização de Pedro II. “O evento é muito interessante por despertar uma nova forma de buscar corrigir alguns erros de planejamento na urbanização do passado em Pedro II e trabalhar daqui para frente visando a sustentabilidade de tudo que for ser feito. Para isso é necessário que a comunidade abrace a causa porque se não a cada dia teremos surpresas desagradáveis como o aumento ainda mais da temperatura por exemplo”, frisa Rejanete.



O Prefeito de Pedro II Alvimar Martins, disse em sua fala que Pedro II precisa evoluir, dá um salto de qualidade na forma de pensar e executar seus projetos com visibilidade para o futuro pesando na preservação ambiental e sustentável. “Para dá início a esse novo pensamento Pedro II estará ganhando um novo bairro que é a Vila das Flores que terá esse conceito e que servirá de modelo para que outros municípios possam também inovar na forma sustentável de urbanização que hoje é uma necessidade, por isso é um projeto que teve e terá meu apoio pela sua importância no contexto social, econômico e sustentável”, afirma Alvimar Martins.

Prefeito Alvimar Martins (Crédito: Edinardo Pinto )


Estiveram presentes no auditório da Câmara Municipal de Pedro II, dentre eles, o prefeito de Pedro II, Alvimar Martins, presidente do CRECI – Piauí Nogueira Neto, arquiteto e idealizador do evento, Júlio Medeiros, Vereador Fabiano Oliveira, secretárias de agricultura, cultura e turismo, Cleidiane Mesquita, Sandra Brandão e Rejanete Campelo, Diretor de Políticas Institucionais, Diego Martins e Chefe do Setor de Tributação Danilo Brandão.



O evento conta com as presenças do Arquiteto Luiz Vieira-PE, parques urbanos e paisagismo nos sítios urbanos e nascentes; Arquiteto paisagista Benedito Abbud-SP, arborização urbana e espaços públicos; Arquiteta Pamela Franco-PI, requalificação nos centros das cidades históricas; Arquiteta Patrícia Mendes - PI, projetos de restauração e preservação em sítios históricos; Produtor cultural, Manuel Touguinha - RS, Museu da Opala.



A programação segue neste dia 09 de dezembro, confira:

09h – Treking na Serra dos Matões e roteiro da “Arquitetura da Terra”.

16h – Master Class com Paulo Dantas e lançamento do livro, “Estudando baixo elétrico, volume 1”.

17h – Oficina da programação do Festival de Inverno 2018.

19h – Jam session com o vencedor do festival de Novos Talentos do contrabaixo.

20h – Jam session com o Clube do Jazz.





















Fonte: Edinardo Pinto.

Bispo Emérito Dom Alfredo Schaffler foi o celebrante da noite do dia 07

O pároco Paulo Sérgio Duarte, como de costume saudou a todos e demonstrou um verdadeiro sentimento de felicidade com a presença do Bispo Dom Alfredo

Praça da Matriz completamente lotada, milhares de devotos e fiéis de Nossa Senhora da Conceição, tanto de Pedro II, como também de outras cidades do Estado do Piauí e até de outros estados entre eles do Estado do Ceará, prestigiaram mais uma Santa Missa pela ocasião da festa da Imaculada Conceição. O presidente da celebrante da noite deste dia 07 de dezembro foi o Bispo Emérito Dom Alfredo Schaffler.

O pároco Paulo Sérgio Duarte, como de costume saudou a todos e demonstrou um verdadeiro sentimento de felicidade com a presença do Bispo Dom Alfredo, do padre Antonio Luís e dos seminaristas pedrossegundenses, Hilderlan e Rodrigo. A imagem de Nossa Senhora da Conceição foi acolhida com muita alegria após passar todo o dia com a família Leite.

Integrantes do Terço dos Homens da cidade de Piripiri participaram da celebração. Dom Alfredo iniciou a Santa Missa desejando paz a todos, em determinado momento ele falou do seu desejo de abraçar e pegar na mão de cada um que se encontrava naquela praça e dizer, seja bem vindo e também pediu que cada um ao chegar a sua casa, abraçasse a pessoa que não tinha ido para missa e falasse que era um abraço enviado por Dom Alfredo.

O bispo destacou que na nossa vida por muitas vezes usufruímos do fruto proibido quando dizemos um não aos projetos de Deus e geramos desiquilíbrio no nosso mundo. “Neste Adão e Eva, estamos todos nós quando dizemos um não a Deus, aos planos de Deus, aos projetos de Deus, por isso consiste a origem do pecado, a criatura não aceita o seu criador, quer ser mais importante do que o criador, querem se alto referenciar, gerando desiquilíbrio no nosso mundo e esquecem os planos de Deus”, comentou Dom Alfredo.

Ainda em sua pregação o Bispo Emérito destacou que a destruição da nossa terra também parte a partir da ganância e do dizer não a Deus. “Duas vezes o tamanho do Estado do Piauí já foi desmatado na região da Amazônia, que tenhamos a consciência e que não façamos isso, não destruímos o nosso planeta, que tenhamos dignidade, será que aqueles que avançam na natureza buscando sempre o lucro, não estão dizendo não a Deus?”, reflete o celebrante.

Mais uma vez tivemos uma praça repleta de fiéis, que agradecem, rezam em silêncio, de joelhos, individualmente ou coletivo, são os devotos da Imaculada Conceição que participam atentamente da celebração. O encerramento da Santa Missa também traz muita emoção no momento onde todos cantam em voz alta o hino da padroeira de Pedro II.






07 de dezembro de 2017

Frei Paulo Sérgio foi o celebrante da noite de quarta-feira 06-12

Como tradicionalmente, após a celebração, a comunidade participou mais uma vez do movimento social

Praça da Matriz repleta de fiéis católicos devotos de Nossa Senhora da Conceição padroeira de Pedro II na noite de quarta-feira (06-12), para celebrar mais uma Santa Missa em homenagem a Imaculada Conceição. Caravanas de diversas cidades do Estado do Piauí juntaram-se aos pedrossegundenses e juntos demonstraram muita fé em oração durante a celebração.

Desde o último dia 28 de novembro que a comunidade católica de Pedro II celebra sua padroeira e, a cada celebração momentos especiais que trazem boas reflexões, tanto para os jovens, quanto para os adultos, ou seja, para toda a família. A cada noite um aprendizado com homilias que tocam realmente o seu coração, mostrando que a humanidade tem como sempre seguir pelo caminho do bem.

A festa da Imaculada Conceição segue até o dia 08 de dezembro com o tema, “Maria, Pioneira do Encontro com Jesus”. O celebrante da noite de quarta-feira (06-12), foi o Frei Paulo Sérgio da Área Pastoral da cidade de Lagoa de São Francisco e concelebrada pelo pároco Paulo Sérgio.

Durante a sua pregação, Frei Paulo Sérgio recomendou que as pessoas possam se desculpar umas com as outras através do perdão, pois Deus se faz presente em cada um de nós. “Mesmo que não seja você o errado em determinada situação, não custa nada você mostrar que se converteu, mostrar o seu amor, o quanto você é humano e pedir desculpas, mostre que Deus se faz presente em você, em sua vida e que você também estar em sintonia com Ele. Saiba, que Deus estar sempre com você meu irmão, minha irmã, mas também é preciso que você esteja com Ele", refletiu Frei Paulo.

Como tradicionalmente, após a celebração, a comunidade participou mais uma vez do movimento social nas barracas e leilão, sendo realmente, um momento de confraternização entre os fiéis católicos.






HMJGN a um passo de receber a placa de Hospital Amigo da Criança

A instituição já recebeu os parabéns da Coordenação de Atenção.

O Hospital Maternidade Josefina Getirana Netta (HMJGN) a um passo para receber mais uma vez o selo de Hospital Amigo da Criança, no entanto, a instituição já recebeu os parabéns da Coordenação de Atenção a Saúde da Criança, Adolescente e Aleitamento Materno, da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI), equipe responsável por acompanhar se o hospital de fato segue os dez passos para o merecido título. O reconhecimento chegou por meio de uma mensagem que foi destinada a direção do hospital, onde na oportunidade, parabeniza o Hospital Maternidade Josefina Getirana Netta por alcançar mais uma etapa do processo de aquisição da placa.

Conforme informações colhidas junto à direção daquela instituição, o acompanhamento é realizado através de um monitoramento online, mas que uma visita técnica para finalizar o processo é realizada por uma equipe de profissionais para avaliar os trabalhos. “E realizado todo um trabalho com a finalidade de atender os dez passos, onde esse trabalho é acompanhado por uma equipe de profissionais através de um monitoramento online, mas esta mesma equipe faz uma visita técnica par conferir in loco e finalizar os trabalhos e anunciar se realmente atendem de fato as exigências para que o hospital receba o selo Amigo da Criança”, comenta Meire Pacífico.

Os profissionais do Josefina Getirana abraçaram a causa e todas as etapas exigidas nesse processo para a aquisição da placa, foram todas realizadas, entre elas a capacitação com os profissionais de serviços.

De acordo com Meire Pacífico, esse é um momento importante para o Hospital Josefina e para as gestantes. “É um momento muito importante não só para o hospital como também para as gestantes e puérperas na questão gestação, quanto ao aleitamento materno, alimentação da criança e ao próprio alimento adequado para a mãe, sendo de suma importância para o hospital no que se refere à acolhida da gestante e sua rotina nesse serviço”, disse a diretora.

A visita da equipe de avaliadores deverá acontecer nos próximos dias, essa visita tem a missão de acompanhar todos os procedimentos realizados pelos profissionais do Hospital Maternidade Josefina Getirana Neta no que se refere aos dez passos do aleitamento materno exigidos para todos os hospitais maternidades que ostentam o título de Hospital Amigo da Criança.






06 de dezembro de 2017

Fundação Santa Ângela e UESPI celebram parceria

Durante a solenidade, quase 100 estudantes de ensino médio e técnico da escola receberam certificados.

Com o tema “frutos da perseverança”, o evento em celebração à parceria entre a Fundação Santa Ângela (FSA) de Pedro II, por meio da Escola Família Agrícola Santa Ângela (Efasa), e o programa de extensão da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Humanismo Caboclo, ocorreu na última sexta-feira, dia 1º. Durante a solenidade, quase 100 estudantes de ensino médio e técnico da escola receberam certificados emitidos pela Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários da Uespi (Prex/Uespi) por participação no Curso de Formação de Educadores Jovens do Campo, oficina de Juventudes e Sociologia e oficina de Comunicação Popular realizadas neste ano.

A solenidade foi aberta com uma mística (apresentação que reúne elementos sociais, políticos e empíricos de motivação à luta popular) que trouxe aspectos de luta da juventude camponesa por acesso à direitos básicos de cidadania. Contou também com a apresentação do cordelista, João Vitor Andrade, que lançará em breve uma coletânea de cordéis sobre a cidade de Pedro II, fruto de sua participação na oficina de Comunicação Popular.

O Pró-Reitor de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários da Uespi, professor Raimundo Dutra, realizou uma apresentação sobre o tema “extensão universitária e educação básica: mediações necessárias” e afirmou a satisfação da Universidade em integrar a parceria com a instituição Pedrossegundense. “Este trabalho é a prova de que a Uespi vem cumprindo sua missão social em prol da construção da cidadania entre os jovens e suas comunidades, além de demonstrar a dedicação e vontade de toda a equipe envolvida em transformar o mundo”, declarou.

Durante o evento, as estudantes de Comunicação Social – habilitação em Relações Públicas, Laudicéia Uchôa e Ohana Luize, lançaram a revista especial “Frutos da Perseverança”. Por meio de uma linha do tempo com textos e imagens, a revista mostra os resultados dos anos de realizações do programa de extensão Humanismo Caboclo, coordenado pelo professor Luciano Melo, em parceria com a FSA/Efasa e colaboração da Associação das Escolas Famílias Agrícolas do Piauí (Aefapi).

Após a entrega de certificados das atividades para os participantes, o discente do curso de Comunicação Social – habilitação em Jornalismo da Uespi, Joaquim Cantanhêde, apresentou o documentário “Seiva”. “Seiva traz recortes audiovisuais das atividades realizadas neste ano. Evidencia, no âmbito da Fundação e da Efasa, outra educação, não em uma perspectiva reta e engessada, mas focada na formação cidadã dos educandos. Num contexto que os coloca como protagonistas de suas vidas, detentores de suas escolhas, agentes de transformação social”, disse o documentarista.

O educando, Jefferson Pinho, ressaltou a importância que os módulos do Curso de Formação de Educadores Jovens do Campo lhe possibilitaram e o aprendizado que vai levar por toda a sua vida com base nos ensinamentos de Paulo Freire. “O curso foi de grande importância na construção crítica da minha vida, desde em conhecer e abordar os temas sociais e também em saber os meus direitos e deveres como cidadão, compreender que com a união todos vamos para frente fazendo parte do pensamento de Paulo Freire que diz: ‘Ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho: os homens se libertam em comunhão’”, contou o educando.








Texto: Maria Clara Morais

Fotos: Joaquim Cantanhéde

Bispo da Diocese de Campo Maior celebrou em Pedro II

A noite do dia 05 de dezembro foi mais uma noite especial que contou com a presença do Bispo da Diocese de Campo Maior e de vários padres.

O festejo da padroeira de Pedro II, Nossa Senhora da Conceição, acontece ate o dia 08 de dezembro. A noite do dia 05 de dezembro foi mais uma noite especial que contou com a presença do Bispo da Diocese de Campo Maior e de vários padres. O pároco da Paróquia que está em festa, padre Paulo Sérgio, iniciou a celebração agradecendo a presença de todos e lembrando também daqueles que estão distantes de Pedro II, mais que escutam através do rádio, sites e Facebook.

A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, está realizando mais um grande evento comemorativo à santa padroeira do município, com a participação de diversas comunidades, cidades piauienses e até de outros estados da federação. As Santas Missas e toda a festa de Nossa Senhora contam com a participação maciça de fiéis do município.

A celebração foi presidida pelo Bispo da Diocese de Campo Maior, Dom Francisco de Assis e concelebrada pelos padres, Raimundo Duarte que e Administrador Diocesano da Diocese de Campo Maior, padre Cícero da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, da cidade de Cocal, Frei Paulo e Frei James, ambos da Área Pastoral da cidade de Lagoa de São Francisco, padre Benedito da Diocese de Campo Maior, padre Brasilino da Paróquia de São José do Divino, padre Roberto da Paróquia de Cocal, padre Allan Kardec da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Barras e pelo padre Paulo Sérgio.

Em silêncio os fiéis e devotos da Imaculada Conceição acompanharam atentamente a homilia de Dom Francisco, em determinado momento, o bispo frisou que Jesus continua apontando as coisas ruins dessa vida como também mostra o caminho certo. “Jesus continua apontando os males deste mundo, mas Jesus continua apontando também o caminho da salvação a partir da palavra, a partir da eucaristia, a partir do sacramento, caminhos que a igreja faz conosco e nós como igreja fazemos juntos”, reflete o celebrante.

A celebração da Santa Missa que acontece sempre a partir das 19h, é transmitida pela rádio Matões FM, oportunizando as pessoas que estão distantes de Pedro II de acompanharem toda a celebração através do site www.matoesfm.com.br e pelos aplicativos.






05 de dezembro de 2017

Festa da Imaculada Conceição em Pedro II está sendo muito prestigiada

A cada celebração a Praça da Matriz recebe uma grande quantidade de pessoas.

Em plena noite de segunda-feira (04-12), milhares de fiéis acompanharam em ato de fé e devoção, mais uma celebração do novenário a Nossa Senhora da Conceição padroeira de Pedro II. A cada celebração a Praça da Matriz recebe uma grande quantidade de pessoas para de forma atenta, ouvir a palavra de Deus.

Nessa noite, o pároco Paulo Sérgio, demonstrou muita felicidade com a repercussão positiva do festejo, devido à presença do público na praça e a todos que acompanham às transmissões pelo rádio e internet através dos sites e Facebook, o mesmo agradeceu imensamente a todos.

Paulo Sérgio, após as boas vindas, anunciou a presença dos padres Hernesto Pereira, da Paróquia Nossa Senhora da Assunção em Camurupim (Luis Correia), José Lisardo da Paróquia de São Raimundo Nonato de Altos e do padre que presidiu a celebração dessa noite, Tarcísio júnior, da Paróquia de São Francisco das Chagas em Morro do Chapéu, o celebrante iniciou os trabalhos agradecendo ao padre Paulo Sérgio pelo convite e agradeceu ainda a todos os noitários responsáveis pela noite, de forma especial a Pastoral Familiar.

Tivemos momentos de reflexão individual, de oração em pleno silêncio, principalmente durante a pregação do padre Tarcísio. Em sua homilia o presidente da celebração pediu que todos que acompanhavam a celebração naquele momento, tanto na praça como pelos os meios de comunicações, que renovassem naquela hora o seu encontro com a pessoa de Jesus. “Quando não há esse encontro verdadeiro e profundo com a pessoa de Jesus Cristo, a vida cristã se torna superficial, é necessário haver esse encontro com a pessoa de Jesus, a partir do momento que você tem esse encontro com ele, você tem sua vida completamente transformada, então, você que aqui estar e você que nos ouve através dos meios de comunicações, renove hoje o seu encontro com a pessoa de Jesus, é necessário”, orientou o celebrante.

Após a bênção final, ainda na Praça da Matriz aconteceu o movimento social nas barracas, leilão e música ao vivo com artistas da terra. A festa da Imaculada Conceição segue até o dia 08 de dezembro, com o seguinte tema: “Maria, Pioneira do Encontro com Jesus”.





04 de dezembro de 2017

Reunião do CDRS homologa Seguro Garantia Safra 2017-2018

Entidades representativas estiveram presentes nesta reunião na SEMAG Pedro II

De acordo com o servidor do EMATER de Pedro II, Fabiano Oliveira, os principais pontos de pauta dessa reunião do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável – CDRS de Pedro II foi para fazer uma prévia dos números de agricultores familiares: “Hoje, como é de costume, o Conselho está se reunindo para fazer uma prévia do número de pessoas de agricultores familiares que se inscreveram no programa para serem beneficiados. Caso haja perca na cultura da safra 2017-2018, para ser beneficiado pelo programa Seguro Garantia Safra. Então estamos reunidos aqui com várias entidades, EMATER, Câmara Municipal, Secretaria Municipal de Agricultura, os sindicatos e outras entidades que formam o Conselho para estarem fazendo essa prévia, saber a quantidade de agricultores que se inscreveram e a nossa secretária vai dizer quantas vagas foram dispostas pela prefeitura municipal para serem atendidas e outras informações. Mas o foco principal é dizer a que pé está, quais os agricultores que estão inscritos, quais os procedimentos que o Conselho deve tomar a partir desta data, para que os agricultores pedrossegundenses não fiquem de fora desse programa tão importante para os nossos homens do campo que é o Garantia Safra,” disse Fabiano.

Samuel Castro, representante das instituições religiosas no Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável, comenta sobre a importância da homologação do Seguro Garantia Safra para os agricultores do município e de acompanhamento de perto. “Em primeiro lugar, quero parabenizar a Secretária de Agricultura, ela tem feito um brilhante trabalho. Nós sabemos que os recursos são muito limitados, o Brasil no seu todo vive uma crise, e essa crise tem afetado diretamente a área rural, que é uma área muito sofrida. O Garantia Safra é uma garantia que vem a ajudar as pessoas mais carentes, mesmo não produzindo muito, mas terão o apoio do governo e também o apoio do município, porque na hora de defender a classe rural nós temos que deixar de lado qualquer querela política para trazer a Pedro II e principalmente aos mais carentes que estão na zona rural a garantia de que terão todo o apoio para produzir e para criar”, comenta Samuel.

A secretária municipal de Agricultura, Cleidiane Mesquita, revela o que ficou traçado a partir da reunião de homologação do Seguro Garantia Safra 2017-2018. “Depois dessa reunião com os representantes da cidade de Pedro II, um dos objetivos do Conselho é estar por dentro do Seguro Garantia Safra, que é o que atende aos agricultores da zona rural de Pedro II. É um seguro muito esperado pelos agricultores visto que é uma ajuda de custo que o agricultor recebe se porventura sua safra ela se perder”, comenta.

Cleidiane Mesquita segue explicando o porquê da aplicabilidade desse programa em Pedro II. “Diante da situação climática de estiagem que tivemos no ano anterior e houve essa perda, eles estão esperando esse programa, que é referente à safra 2016-2017 já para ser recebido a partir de dezembro. No entanto, esse Seguro Garantia Safra não é de responsabilidade só da secretaria, não, é das famílias que fizeram sua contribuição de R$ 17 (dezessete reais) à safra 2016-2017, mas também do Estado e da própria União”, explica.

Ela também enfatiza a posição tomada pelo município em cumprimento aos pagamentos em dia do programa aqui em Pedro II. “Com relação ao seguro que seria para ser recebido agora no final de dezembro, a 1ª parcela, que são divididas em 5 parcelas, infelizmente se o Estado não cumprir com sua parte no pagamento das parcelas, as famílias não irão receber o programa. No que cabe à prefeitura, o município já pagou a sua parte, os seus R$ 134.436,00 (Cento e trinta e quatro mil e quatrocentos e trinta e seis reais) no início do ano. Que foi também dividido para o município igual para o Estado, não em valores, mas em parcelas, em 5 parcelas”, disse Cleidiane.

A secretária finaliza ressaltando que agora a responsabilidade por dar seguimento e cumprimento a outra etapa do programa depende só do governo do Estado e da União, dentro do limite de prazo previsto. “No município foi para 6, no Estado foi para 5 parcelas. Mas se o Estado não pagar o eixo 2, que a região norte do Estado faz parte, não será possível a liberação desse seguro das famílias. Até agora o Estado pagou 1 parcela do eixo 2; Pedro II se encontra dentro da região 2, que é a região norte. Mas o Estado pode até o prazo final renegociar com a União para liberar esse Garantia Safra para os agricultores. Mas até então depende do Estado. Se o Estado não pagar esse Seguro Garantia Safra até o dia 20 do mês de dezembro, eu acredito que 2.636 (duas mil seiscentos e trinta e seis) famílias que foram homologadas na safra 2016-2017 não irão receber o programa”, finaliza a secretária.







Fonte: SEMCOM



Mandacaru recebeu homenagem pelos seus 26 anos

Os estudantes da Ecoescola visitaram as repartições da Entidade.

O último dia 30 de novembro foi festivo para o Centro de Formação Mandacaru, data de seu aniversário. Durante a manhã, na abertura dos trabalhos a Entidade teve a grata surpresa proporcionada pela Direção e alunos do 3º ano da Ecoescola Thomas a Kempis onde na oportunidade cantaram os parabéns e também fizeram uma corrente de oração em ação de graças pelos 26 anos de caminhada e luta pela melhor qualidade de vida no Semiárido, como diz seu slogan, "Promovendo cidadania no Semiárido Brasileiro".

Na oportunidade os estudantes fizeram também uma visita as repartições do Centro Mandacaru e os mesmos foram acolhidos pela Francineth Pereira e Neto Santos, integrantes da Coordenação.

Maria Platen integrante da equipe Mandacaru, agradeceu a presença dos visitantes e também a homenagem pela data especial. Na oportunidade Maria expressou sua mensagem aos jovens destacando: "Acreditem em seus sonhos, lutem por justiça social, vocês tem um futuro bom, aproveitem-o para ajudar ao próximo", disse Maria.

Na oportunidade os integrantes da Coordenação falaram aos presentes da missão do Mandacaru e as áreas de atuação na região.

Em 30 de novembro de 1991, um grupo de pessoas que trabalhavam nas comunidades rurais e urbanas juntaram-se e fundaram a Entidade com o objetivo de lutar com as pessoas à margem da sociedade, excluídas para lutar por seus direitos. Sendo assim, no último dia 30 de novembro de 2017, completam-se  26 anos de muitos desafios, mas também de muitos passos conquistados no acesso à terra, à água, à educação entre tantos outras vitórias.






Fonte: www.matoesfm.com.br


Católicos prestigiam festa em honra a Nossa Senhora da Conceição em Pedro II

A festa da Imaculada Conceição em Pedro II segue muito participativa.

A festa da Imaculada Conceição em Pedro II segue muito participativa, uma grande multidão foi a Praça da Matriz na noite deste domingo (03-12) para prestigiar mais uma celebração da programação religiosa da Paróquia Nossa senhora da Conceição. As celebrações seguem sendo um momento de amor, paz, humanização e solidariedade entre os participantes, propiciando aos pedrossegundenses e visitantes, momentos de reflexão na Praça da Matriz, ou seja, no Santuário da Imaculada conceição.

Padre Paulo Sérgio, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, iniciou dando as boas vindas ao celebrante da noite e a todos que se preparavam para acompanhar mais uma Santa Missa, na oportunidade, o mesmo ainda agradeceu aos ouvintes que escutam as celebrações todas as noites, pelas rádios, internet através dos sites e que também acompanham ao vivo a transmissão feita pelo Facebook, por intermédio da Página da Paróquia, como também agradeceu a todos que no decorrer da noite e dia, acessam aos portais que fazem a cobertura fotográfica e escrita dos festejos.

O celebrante da noite foi o, frei Roberto, da Área Pastoral da cidade de Lagoa de são Francisco e concelebrada pelo Pároco, Paulo Sérgio da Paróquia Nossa Senhora da Conceição. Frei Roberto a todo o momento interagia com o público, ainda no início da celebração o frei já fazia a seguinte reflexão. “Como a terra seca do sertão espera por água, nós esperamos o senhor”, refletiu o celebrante.

Frei Roberto durante a homilia comentou sobre a salvação da terra e da humanidade, da Casa Comum. “Como a terra está gemendo esperando água e, como nós humanos, juntos com a terra nós também gememos esperando salvação e não há mais salvação humana sem a salvação da terra, é responsabilidade nossa cuidar da salvação da terra, da salvação das águas, das matas, do meio ambiente, pois essa criação toda vem de Deus e devemos salvar a nossa vida humana na terra e salvar em prol do planeta e de todas as coisas criadas por Deus, cuidar da Casa Comum é nossa missão”, comentou Frei Roberto.

Após a celebração, aconteceu como sempre, o movimento social nas barracas e leilão, na noite de hoje, domingo, tivemos ainda apresentações musicais com artistas da terra, momentos que também irão acontecer na noite desta segunda-feira (04-12) na Praça da Matriz após a Santa Missa, a organização e coordenação dos festejos convidam a todos para prestigiarem.

02 de dezembro de 2017

Fé, emoção e devoção na 4ª Noite da Festa da Imaculada Conceição

Neste ano, até o momento, esta foi a noite com a presença do maior público.

Uma Santa Missa que iniciou como de praxe com as boas vindas por parte do pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Pedro II, padre Paulo Sérgio, no entanto, a celebração da quarta noite da Festa da Imaculada Conceição, durou mais de duas horas, uma Santa Missa que contemplou a grande maioria dos fiéis que acompanharam atentamente toda a pregação do celebrante.

O padre Coordenador da Paróquia de Nossa Senhora do Carmo, da cidade de Piracuruca, Jurandir Rodrigues, que é filho do município de Esperantina, foi quem presidiu a celebração da noite, o mesmo demonstrou muita felicidade por celebrar pela primeira vez no festejo de Nossa Senhora da Conceição em Pedro II e pra aquela multidão.

Em um determinado momento, o celebrante parabenizou a paróquia por contar com um coral que contribui e muito com a celebração. “A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição está de parabéns por contar com esse coral espetacular, os meus parabéns a todos que compõem o coral”, disse o padre. O mesmo ainda pediu, que todos que ali estavam, pudessem olhar para a pessoa do lado e abraçasse desejando a paz. “Talvez esta seja a primeira vez que você esteja encontrando esta pessoa que está ao seu lado, mas não custa nada dá um abraço nela, desejando a paz, outra coisa, não pare por aqui, na sua casa com certeza tem alguém que não veio para esta Santa Missa, então ao chegar lá, abrace esta pessoa, ou estas pessoas, deseje a paz aos seus filhos, aos seus irmãos, aos seus pais, as pessoas da sua família”, recomendou o celebrante padre Jurandir.

Neste ano, até o momento, esta foi a noite com a presença do maior público, com pessoas de Pedro II e caravanas de outras cidades, que vieram prestigiar uma das maiores festas religiosas do Estado do Piauí e professar sua fé com orações, reflexões e devoção.

Durante a homilia, o padre Jurandir falou da importância de cada pessoa em se alegrar ao encontrar a família. “Depois dessa celebração vocês vão voltar para casa, vão encontrar a família de vocês e assim como Maria e José que se alegraram ao ver novamente Jesus, que vocês também se alegrem com a família que Deus deu a vocês. Jovens, filhos que aqui estão, lembrem-se sempre, os pais de vocês, não foram vocês que escolheram, mais foi Deus que escolheu e deu de presente para vocês, a gente escolhe amigos, amigas, mais escutem o que os pais têm a dizer a vocês, o conselho nunca estará fora de moda e tenha esta certeza, depois de Cristo, os pais são os nossos melhores amigos, preservem, cuidem, porque o pior sentimento, o pior remorso, é a perda, digo mais, duas coisas que acontecem somente uma vez na nossa vida, é perder a vida e perder a confiança, não der motivos para que os pais percam a confiança em vocês”, refletiu o padre.

Com o tema: “Maria, Pioneira do Encontro com Jesus, a festa da Imaculada Conceição, segue até o dia 08 de dezembro, o subtema dessa noite foi o seguinte: “Maria, discípula do senhor”.






Na 3ª noite da Festa da Imaculada Conceição o celebrante foi o padre Jeremias

O padre Jeremias Mathias que atualmente estar como pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Esperança em Esperantina-PI

Padre natural do município de Domingos Mourão celebrou na terceira noite dos festejos da Imaculada Conceição em Pedro II.  O padre Jeremias Mathias que atualmente estar como pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Esperança em Esperantina-PI, foi o presidente da celebração da noite de sexta-feira (01-12), noite que trouxe como subtema: “Maria, Mãe do Salvador”.

A cada noite percebe-se um volume maior de participantes nas Santas Missas e nesta noite tivemos uma celebração muito participativa, onde os fiéis acompanharam atentamente a palavra de Deus, a celebração foi concelebrada pelo diácono Apolinário e pelo pároco Paulo Sérgio da Paróquia Nossa Senhora da Conceição.

Durante a sua reflexão, padre Jeremias destacou que muitas famílias hoje não buscam a igreja, não trazem Jesus Cristo para o seu meio. “As pessoas precisam vir à igreja, ao cristo sagrado, ao padre, pois muitas pessoas precisam de Cristo, estas pessoas precisam se abastecer do amor maior de Cristo e hoje meus amados irmãos e irmãs, nós estamos precisando dessa presença de Jesus em nossa vida, do amor dele para a nossa condução, então rezamos todos os dias em nossas casas em família, vamos trazer Cristo para o nosso meio, vamos fazer brilhar para o mundo a luz de Deus porque o mundo está precisando de amor”, refletiu o celebrante.

Sempre a pós a celebração que acontece a partir das 19h, é realizada na Praça da Matriz, o movimento social nas barracas e leilão. A festa da Imaculada Conceição segue até o dia 08 de dezembro com o tema, “Maria, Pioneira do Encontro com Jesus”.





Ciro Nogueira anuncia verba no valor de R$ 3 Milhões para Pedro II

A verba será para minimizar a situação da crise hídrica do município.

O senador piauiense Ciro Nogueira (PP), realizou na manhã dessa sexta-feira (01-12) na sua residência em Teresina, uma reunião com a presença do prefeito de Pedro II, Alvimar Martins, onde o senador se comprometeu com o prefeito de repassar R$ 3 milhões, para que o próprio município trabalhe ações emergenciais viáveis para minimizar a crise hídrica que castiga a população do município, não só da zona urbana como também da zona rural.

Entre essas ações que o município de Pedro II poderá intensificar de forma imediata, é a perfuração de mais poços. Além do prefeito Alvimar Martins, estiveram presentes na reunião, a deputada federal, Iracema Portela, um representante da CPRM do Piauí, Dr. Antônio Carlos Bacelar, o secretário estadual de Defesa Civil, Hélio Isaías, o ex-prefeito de Pedro II, João Eudes Martins e o senhor Nelson Nogueira, empresário da construção civil e primo do senador Ciro Nogueira, responsável pela articulação dessa reunião, que teve como objetivo, tratar de uma questão crítica que o município atualmente vem enfrentando, que é a crise hídrica.

Ciro Nogueira, em suas palavras afirmou que não é um político de promessa, mas sim de ação.“Não sou político de promessa mais de ação e sempre trabalhei em prol do desenvolvimento do Estado do Piauí e dá melhor condição de vida a população. Sempre estive presente na defesa dos anseios tanto deste governo que é feito por uma equipe de pessoas que querem o bem, como pé o caso do prefeito Alvimar Martins, como também na defesa desse povo que sempre me apoiou e não seria agora que eu iria virar as costas. Enquanto homem público estaremos sempre a disposição de Pedro II e de todo Piauí”, disse Ciro Nogueira.






Fonte: Edinardo Pinto

01 de dezembro de 2017

Em Pedro II foi lançada a Campanha Dezembro Vermelho

A ação realizada no Centro Hortência Campelo, teve início às 08h da manhã.

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (01-12) em Pedro II, o lançamento da Campanha Dezembro Vermelho, o evento foi realizado no Centro de Saúde ESF Hortência Campelo e contou com a presença da secretária de Saúde, Tatiana Galvão, da enfermeira Maria Herlândia de Sousa, Coordenadora de Vigilância Epidemiológica, entre outros profissionais.

A Campanha Dezembro Vermelho é voltada à luta contra os vírus do HIV-AIDS, Sífilis e contra a Hepatite, dentre outras Doenças Sexualmente Transmissíveis – DSTs, a campanha mobilizará durante todo o mês de dezembro todos os profissionais de Saúde do município em torno da prevenção, combate e proteção.

A ação realizada no Centro Hortência Campelo, teve início às 08h da manhã e seguiu até às 14h, onde a demanda foi totalmente livre, quem chegava era cadastrado e consequentemente atendido.

De acordo com a enfermeira Maria Herlândia, após o Dia D que aconteceu neste sábado, os atendimentos para os testes rápidos, estarão acontecendo todas as quartas-feiras no Centro de Saúde. “Se a pessoa caso queira fazer o teste rápido, deve procurar o Centro de Saúde sempre as quartas-feiras, pois lá teremos uma equipe de profissionais para atender, recomendo que todas as pessoas possam estar se prevenindo, porque a AIDS ela não tem cara, ela não escolhe, ou seja, você não sabe, a AIDS não só se pega por meio de relação sexual, como muitos pensam”, disse Herlândia.




Grupo da melhor idade tem dia especial em Pedro II

Após a celebração, a programação voltada para todos da melhor idade continuou no salão de festas da Casa Paroquial

Uma ação da Pastoral do Sagrado Coração de Jesus com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, proporcionou aos idosos, grupo da melhor idade de Pedro II, nesta sexta-feira (01-12), um dia especial que teve início logo cedo, a partir das 08h da manhã onde os mesmos participaram da Santa Missa na igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

Após a celebração, a programação voltada para todos da melhor idade continuou no salão de festas da Casa Paroquial, mais um momento de oração, ainda da fala de representantes do Centro de Convivência dos Idosos, SEMAS, da Coordenação de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, membros da pastoral, entre outros.

Em seguida foi servido um delicioso e farto café da manhã, a programação seguiu com muita alegria, animação, descontração e forró, na oportunidade, todos demonstraram bastante fôlego e caíram na dança.

Para a secretária de Assistência Social, Elissiane Uchôa, momentos como este devem acontecer sempre e com o apoio da SEMAS e da Prefeitura Municipal. “Vejo aqui a felicidade de todos, são estes momentos que nos fortalecem e devem acontecer com mais frequência, dizer que o nosso apoio como secretária da Assistência Social, como também o apoio do nosso prefeito Alvimar Martins como gestor do nosso município é garantido, então a nossa secretaria como também a administração municipal, nos colocamos a disposição para colaborar sempre, vamos deixar os dias desses que são sempre referência para cada um de nós, muito mais felizes”, frisa Elissiane.







Festa da Imaculada: Padre Antonio Araújo foi o celebrante da segunda noite

A festa da Imaculada Conceição em Pedro II segue até o dia 08 de dezembro.

"Maria, Mãe de Deus”. A celebração da segunda noite do festejo de Nossa Senhora da Conceição refletiu sobre esse subtema, foi mais um momento onde os devotos da Imaculada Conceição demonstraram sua fé e devoção pela padroeira do município de Pedro II.

A celebração dessa noite foi presidida pelo padre Antonio Araújo da Paróquia Nossa Senhora do Carmo da cidade de Domingos Mourão e concelebrada pelo pároco padre Paulo Sérgio, que após receber a imagem de Nossa Senhora, que passou o dia na residência da família do senhor Chico Benício, deu as boas vindas a todos os presentes e aos ouvintes que acompanham as celebrações pelo rádio e Facebook.

Durante a homília o padre Antonio Araújo afirmou que Deus não nos criou por acaso e por isso nos deu vários dons. “São tantas as correrias do nosso dia a dia que às vezes nos perguntamos, para onde estamos nos dirigindo? O que estamos buscando? Cada um de nós procura um sentido para a vida, mas Deus não nos criou por acaso, ele nos chamou em particular e a cada um de nós ele deu um dom, cada ser humano na terra é agraciado por um dom, ou até mais de um, por isso, Ele nos criou a sua imagem e semelhança. A humanidade precisa descobrir ainda o dom de amar, precisamos saber para onde estamos correndo, nos dirigindo, a humanidade precisa redescobrir quem é o amado da sua vida, o amor do seu coração, por quem nós somos amados verdadeiramente, por quem nós nunca somos traídos, que é por Deus, é por Jesus”, frisou o celebrante.

A festa da Imaculada Conceição em Pedro II segue até o dia 08 de dezembro.

30 de novembro de 2017

Música, patrimônio e paisagem na cidade da conexão Serra e Sertão

Pedro II Sustentável.

“Colaborar com as artes, a proteção do patrimônio e a preservação da paisagem pedrossegundense e da região”. Com esse lema é que o evento Pedro II Sustentável (P2 Sustentável), convida a todos os(as) interessados(as) em participar e avisa que realizará diversificados eventos, como seminário e workshops sobre os conceitos e projetos de requalificação do centro na cidade sustentável, paisagismo e meio ambiente, com foco nos projetos do município de Pedro II.


Acontecerá também neste mesmo evento, o “Novos Talentos do contrabaixo”, com oficinas de música e shows com grandes nomes do instrumento: Tiago do Espírito Santo, Paulo Dantas, Sandro Haick e Roberto Chinês. Confira a programação completa:


<< PROGRAMAÇÃO >>

<< Memorial Tertuliano Brandão (Museu de Pedro II), Clube 11 de Agosto & Praça Dep. Milton Brandão (Praça do Recanto).

<< 8 & 9 de dezembro


<<

8 DE DEZEMBRO

.No Clube 11 de Agosto.

08h – Abertura Oficial do evento <<>>

08h30 – Abertura e Palestra com o arquiteto Luiz Vieira-PE, sobre parques urbanos e paisagismo nos sítios urbanos e nascentes, e com o arquiteto paisagista Benedito Abbud-SP, sobre arborização urbana e espaços públicos.

10h00 – Palestra com a arquiteta Pamela Franco-PI, sobre requalificação nos centros das cidades históricas, com a arquiteta Patrícia Mendes-PI, sobre projetos de restauração e preservação em sítios históricos, e com o produtor cultural Manuel Touguinha-RS, que apresentará o Museu da Opala.

.Na Praça do Recanto.

10h30 – Master-Class com Sandro Haick-SP, oficina de música, “O segredo da música”.

16h00 – Master Class com Tiago do Espírito Santo-SP, oficina de música, “Ritmos da música”.

19h00 – Jam session com os músicos Paulo Dantas-PI e Roberto Chinês-MA.

20h00 – Jam session com os músicos Tiago do Espírito Santo-SP & Sandro Raick-SP


<<

9 DE DEZEMBRO

09h00 – Treking na Serra dos Matões e roteiro da “Arquitetura da Terra”.

16h00 – Master Class com Paulo Dantas e lançamento do livro
“Estudando baixo elétrico, volume 1”.

17h00 – Oficina da programação do Festival de Inverno 2018.

19h00 – Jam session com o vencedor do festival de Novos Talentos do contrabaixo.

20h00 – Jam session com o Clube do Jazz.


  • Os interessados em se inscrever nos seminários do dia 8/12 poderão fazer as inscrições na Secretaria Municipal de Turismo de Pedro II – PI, localizada à Rua João Benício da Silva, nº 457 – Centro e terão direito a certificado de participação. Os músicos de Pedro II e região que queiram participar do Master Class e Jam Session, a entrada é franca, para os eventos no Memorial Tertuliano Brandão (Museu de Pedro II). Fone da SEMTUR para informações: +55 86 8187-1897.
  • Dia 8 e 9.12, à noite, haverá Jazz no Recanto! Venha curtir com suas amizades!




Fonte: SEMCOM


Lagoa do Sucuruju recebe ação do CRAS I

O PAIF será implantado na comunidade Lagoa do Sucuruju.

A prefeitura de Pedro II por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, via CRAS I realizou encontro com as famílias que residem na comunidade Lagoa do Sucuruju e região, a ação aconteceu na manhã desta quinta-feira (30-11), a finalidade desse encontro foi para anunciar a implantação do  PAIF (Programa de Atenção Integrada a Família) naquela comunidade.

O encontro aconteceu no centro comunitário da comunidade e contou com a participação da equipe da Secretaria de Assistência Social, entre estes, a secretária Elissiane Uchôa e diretora de Assistência Social Conceição Nogueira e do CRAS I nas pessoas da Vera Alves e assistente social Clarice Candeira, que fez uma palestra sobre as ações oferecidas pelo CRAS, que as famílias poderão se beneficiar, como Passe Livre, Carteira do Idoso, BPC, obedecendo os critérios conforme cada uma especificamente.


Mais de quarenta pessoas estiveram presentes na reunião e a elas foi perguntado se a comunidade tinha interesse de participar das oficinas que serão trazidas até a comunidade com a finalidade de capacitar as famílias nessas atividades como forma de geração de emprego e renda.

A secretária de assistência social Elissiane Uchôa, disse que, “é interesse do município trabalhar o potencial da comunidade de forma descentralizada, desenvolvendo essas oficinas na própria comunidade, como forma de geração de emprego e renda para complementação orçamentária da família. Para isso é necessário a manifestação da comunidade na escolha e na participação das oficinas. O CRAS I, a partir daquele momento estará realizando atividades pelo PAIF na comunidade Lagoa do Sucuruju que abrangerá também as comunidades vizinhas, onde os encontros serão realizados mensalmente”, disse Elissiane Uchôa.


Vera Alves, disse que a primeira oficina a ser realizada na comunidade será de salgados com data já definida para janeiro de 2018, nos dias 24, 25 e 26. Posteriormente outras oficias já estão sendo avaliadas pelas famílias como, de manicure, confeites de bolos, maquiagem, etc.

O encontro foi fechado com o lanche para todos que estavam presentes.











Fotos e fonte: Edinardo Pinto.

Saúde Municipal em luta contra HIV-AIDS, Sífilis e Hepatite

Postos de Saúde e Centro de Saúde Hortência Campelo participam da campanha.

A Campanha Dezembro Vermelho é voltada à luta contra os vírus do HIV-AIDS, Sífilis e contra a Hepatite, dentre outras Doenças Sexualmente Transmissíveis – DSTs, movimentando os profissionais de Saúde do município em torno da prevenção, combate e proteção. O Dia D, isto é, o dia de mobilização geral será neste neste dia 1º de dezembro (sexta-feira), no Centro de Saúde Hortência Campelo, a partir das 8h da manhã seguindo até as 14h com demanda livre, quem chegar e se cadastrar será atendido.

Essa atividade contará com o suporte de uma equipe multiprofissional em saúde, composta por 1 enfermeiro, 2 técnicos de enfermagem, 1 assistente social e 1 psicólogo. Na oportunidade, serão realizados testes rápidos de Doenças Sexualmente Transmissíveis e assemelhadas – DSTs (HIV-AIDS, Sífilis e Hepatite B e C), verificação de glicemia capilar, verificação de pressão arterial, palestras educativas com entrega de preservativos, lubrificantes e materiais educativos.

De acordo com a Enfermeira Maria Herlândia de Sousa, Coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Pedro II, “Diante o dia D de combate ao HIV, e outras DSTs, que o Ministério da Saúde lançou para ser realizado em todos os Estados, aqui em Pedro II, o município de Pedro II junto com a Secretaria Municipal de Saúde [SMS], a gente vai estar acolhendo com equipe para poder estar dando um suporte melhor para a realização desses testes rápidos.”

Herlândia também reforça que documentação a pessoa deve levar para o atendimento em saúde nessa campanha: “O que o usuário deve levar é o seu cartão do SUS, porque ele tem uma utilidade para tudo, tudo se faz com o cartão do SUS. Apenas o cartão do SUS e o RG.”

Sobre a Campanha Dezembro Vermelho, a coordenadora Herlândia Sousa acrescenta que: “Desde já, convido a todos os usuários de Pedro II que possam vir estar fazendo esses exames e avisando que esses exames que a gente vai estar fazendo não é só no dia D não, que é o dia 1º de dezembro; é realizado todas as quartas-feiras no Centro de Saúde. Se você quer fazer o teste rápido, você procura o Centro de Saúde que ele vai estar de portas abertas e desde já convido os usuários para que possam estar participando dessa campanha, estar se prevenindo, porque a AIDS ela não tem cara, ela não escolhe, você não sabe e outra porque ela não é só pega por meio de relação sexual, como a gente pensa que é.”

De acordo com Lenilda Brandão, servidora do Centro de Saúde ESF Hortência Campelo, para os testes de HIV-AIDS, Sífilis e Hepatite B e C, a pessoa não precisa estar de jejum, pode ter se alimentado normalmente. Os resultados do teste de Hepatite C saem de 5 a 20 minutos, os de HIV-AIDS de 15 a 30 minutos, os de Hepatite B de 30 minutos; os de Sífilis de 5 a 20 minutos. Esses testes todos são realizados diariamente no Centro de Saúde e a confiabilidade é de praticamente 100%. Quando são feitos nos postos de saúde ESF, estes encaminham os exames ao Centro de Saúde para analisar e dar os resultados.

Ainda segundo Lenilda Brandão, já foram realizados testes com usuários que fizeram alguma vez uso de drogas injetáveis, usuários que fizeram sexo sem preservativos e que ficam na dúvida, usuários dos grupos LGBTs, dentre outros grupos de risco. Outros grupos que trabalham expostos e que também já fizeram os testes rápidos foram policiais, apenados ou presidiários e Agentes da FUNASA.






Fonte: SEMCOM

Festa da Imaculada Conceição em Pedro II segue muito participativa

O presidente da celebração foi o padre João Paulo da Paróquia de Santa Luzia da cidade de Luzilândia.

A festa da Imaculada Conceição está sendo vivenciada com muita fé, oração e com uma boa participação dos fiéis, na noite desta quarta-feira (29-11), o pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, padre Paulo Sérgio, iniciou a celebração saudando a todos e ao mesmo tempo, convidando-os para juntos participarem de mais uma celebração da festa da padroeira de Pedro II.

Após receber a imagem de Nossa Senhora da Conceição que nesta quarta-feira passou o dia na residência da família do senhor Everton Brandão, o padre Paulo Sérgio, anunciou como presidente da celebração da noite, o padre João Paulo da Paróquia de Santa Luzia da cidade de Luzilândia.

Após a procissão de abertura que aconteceu na terça-feira (28-11), onde se deu início à festa da Imaculada Conceição, esta foi à primeira Santa Missa celebrada no patamar da igreja matriz e é perceptível a participação das pessoas que saem das suas casas e vão expressar a sua fé durante toda a celebração, todos cantam, rezam, fazem suas orações individuais e acompanham atentamente a palavra de Deus na Praça da Matriz.

A celebração dessa noite foi auxiliada, ou seja, concelebrada pelos padres Ronaldo Souza, Oscar Almeida, Amarildo Pontes e Paulo Sérgio. Durante sua homilia, padre Amarildo fez questão de destacar a importância do perdão na vida do ser humano. “Lembre, se você tem alguma desavença com alguém, não espere o outro de pedir desculpa, aproveite esse momento de festa religiosa e peça desculpa você mesmo, ajude o outro a se converter com a sua conversão”, recomenda padre Amarildo.

Ainda durante a homilia, o padre também chamou a atenção para agressão contra a mulher. “Não podemos aceitar a violência contra a mulher, pois assim como o homem, ela foi criada a imagem e semelhança de Deus, como todos sabem, a mulher está passando por um momento que não podemos aceitar, pois são momentos de violência, de discriminação em pleno século e milênio que vivemos e isso não é aceitável”, comentou o padre.

A festa da Imaculada Conceição segue até o dia 08 de dezembro e neste ano traz o seguinte tema: “Maria, Pioneira do Encontro com Jesus”.






29 de novembro de 2017

Grande procissão marca o início da festa da Imaculada Conceição em Pedro II

Durante toda a caminhada, os fiéis e devotos seguiram em clima de oração.

Teve início com procissão luminosa no final da tarde e início dessa noite de terça-feira (28-11), a abertura de uma das maiores festas religiosas do Estado do Piauí, a festa da Imaculada Conceição, padroeira de Pedro II, neste ano, o festejo trabalha a reflexão da seguinte temática: “Maria, Pioneira do Encontro com Jesus”, com início nesta data de 28 de novembro o festejo segue até o dia 08 de dezembro com Santa Missa sempre às 19h na Praça da matriz.

Milhares de pessoas e fiéis da padroeira se concentraram na Avenida Coronel Cordeiro, nas proximidades da residência da senhora Ozélia, para que todos juntos numa grande multidão em caminhada, marcassem o início da festa religiosa. Faltando poucos minutos para as 18h, o pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, padre Paulo, pediu que todos ficassem em clima silencioso e que entrassem pra valer no clima de oração, nesta oportunidade, se deu início a procissão, saindo da Avenida Coronel Cordeiro, seguindo pelas Ruas Tertuliano Filho, Sotero Nogueira Lima, Irmãos Pereira, Desembargador Hamilton Mourão, chegando novamente na Rua Tertuliano Filho até a Praça da Matriz, onde muitas pessoas já estavam lá concentradas aguardando o início da celebração.

Durante toda a caminhada, os fiéis e devotos seguiram em clima de oração, rezando, cantando, agradecendo e pedindo graças a Nossa Senhora da Conceição. A Polícia Militar e os agentes da GCM deram o apoio necessário por todo o trajeto, em quase todas as esquinas, foram estacionados carros de som sintonizados na emissora de rádio Matões FM que transmitiu toda a procissão e celebração de abertura do Festejo da Imaculada Conceição.

Foi uma longa e abençoada caminhada, ao se aproximar da Praça da Matriz, o sino soou, anunciando a chegada da procissão. Muitos fiéis preferiram não participar da procissão e aguardaram a chegada das demais pessoas na praça. Gradativamente, a Praça da Matriz ficava com uma nova cara e com todos os espaços sendo ocupados pelos devotos da padroeira de Pedro II, todos também acompanharam toda a celebração.

A Santa Missa de abertura teve como celebrante o padre Ronaldo Souza, que por alguns anos, foi administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição e concelebrada pelos padres João Paulo, Antonio Luis, Raimundo José, Oscar Almeida e padre Paulo Sérgio. Quando anunciado como presidente da celebração, padre Ronaldo foi bastante aplaudido.

Em sua homilia, o padre Raimundo José, destacou a importância de vivermos em comunidade, dizendo: “Nesta liberdade de um encontro, alguém tem que começar, nesse encontro da humanidade com Deus no mistério da salvação, é sempre Deus que toma a iniciativa, nós temos que viver em comunidade, sendo de fato irmãos uns dos outros, porque ninguém vive uma fé isolada, então, que esse festejo, seja uma oportunidade de nos encontrarmos com o senhor”, frisou o padre.

Neste ano de 2017 a festa de Nossa Senhora da Conceição que teve início nesta data de 28 de novembro, traz o seguinte tema: “Maria, Pioneira do Encontro com Jesus”.





28 de novembro de 2017

Lei do Silêncio foi tema de reunião realizada pela Secretaria de Meio Ambiente

A finalidade desse encontro foi propiciar um diálogo entre todos os participantes e os representantes da Polícia Militar, Secretaria de Meio Ambiente, entre outras autoridades.

A Prefeitura de Pedro II por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou na noite desta segunda-feira (27-11), uma reunião com a presença dos proprietários de carro de som, paredões e donos de bares, de acordo com a organização, noventa por cento dos convidados estiveram presentes, mostrando, no entanto, interesse na causa e vontade de colaborar com a sociedade e município no que se refere à Lei do Silêncio.

A finalidade desse encontro foi propiciar um diálogo entre todos os participantes e os representantes da Polícia Militar, Secretaria de Meio Ambiente, entre outras autoridades do município, na oportunidade, as pessoas que trabalham nesse ramo de som automotivo e de bares, puderam tirar todas as dúvidas e de lá saíram esclarecidas sobre todas as infrações que os mesmos devem evitar, ou seja, sobre o que pode e o que não pode.

O capitão da Polícia Militar em Pedro II, David Marion, participou da reunião e determinou que todos os proprietários de carro de som passem a obedecer à lei e que esta reunião teve como principal objetivo a conscientização. “O objetivo dessa reunião foi à conscientização das pessoas que trabalham com paredões em carros de som e em bares, para que os mesmos evitem os excessos, principalmente nos próximos dias, que é a festa da nossa padroeira, Nossa Senhora da Conceição, que é um evento religioso, diferente de um carnaval, por exemplo, então, de 28 de novembro a 08 de dezembro, temos um evento religioso, onde a população tem que está voltada para a igreja e que não tenha essa parte religiosa, atrapalhada por estes paredões de som. Oriento que todos possam utilizar o seu som de uma forma que não incomode a sociedade, obedecendo à lei, tendo certeza que se contrariar a essa nossa orientação o mesmo receberá sanções administrativas como multa, por exemplo, e em caso de uma reincidência, o seu veículo será levado para Delegacia de Polícia para que o mesmo esteja respondendo pelo crime de perturbação de sossego”, frisa Deivid.

O secretário de Meio Ambiente, João Batista Martins Júnior, frisou que a reunião buscou alternativas para que nenhum pai de família que trabalha com carro de som em Pedro II, seja prejudicado. “Aqui tivemos a presença dos proprietários de carros de som, como também dos donos de bares, onde eles acompanharam atentamente a nossa fala, como também a fala do Capitão Deivid Marion, que orienta que todos utilizem o seu sistema de som dentro da lei, com prudência, com educação, o nosso propósito é ajudar a todos e contamos com a colaboração dos mesmos. Queremos atender também o anseio da população que cobra da gente que a Lei do Silêncio seja aplicada, o nosso intuito é oferecer tranquilidade para as pessoas que estão nas repartições públicas, nos comércios, em suas casas e em demais instituições, reforçar que a administração municipal está colaborando com a atuação da polícia e disponibilizando os agentes da STRANS e da GCM para contribuir nessa ação, reforçar que torcemos para que todos possam seguir as orientações e que permaneçam trabalhando e ganhando honestamente o seu dinheiro, não queremos prejudicar a nenhum pai de família que trabalha nesse ramo”, disse Júnior.

Durante a reunião ficou determinado que a partir de agora nenhum proprietário de som automotivo, poderá infringir a lei, caso contrário, a lei será aplicada.







Escola Municipal Monsenhor Lotário Webber promoveu Festa do Livro

Celebração da obra Descobrindo o Mundo Mágico da Leitura encantou os presentes

Na noite de segunda-feira (27-11), a Escola Municipal Monsenhor Lotário Webber, promoveu a sua Festa de Lançamento do Livro “Descobrindo o Mundo Mágico da Leitura”, obra produzida pelos alunos do 1º ao 4º ano, abordando textos em poemas, contos, recontos e prosas, além de trazer ilustrações dos próprios autores mirins.

Na programação houve a apresentação da aluna Harlla Katlen Melo Frota, do 4º ano B, em seguida, deu-se a composição da Mesa de Honra com várias autoridades: secretários, diretores, coordenadores e profissionais da Educação, entre outros. Houve ainda a declamação da poesia Meu Jardim, com a aluna do 4º ano A, Ana Maria Araújo Silva, logo após foi formada a composição da Mesa de Autores Escritores que realizaram a Sessão de Autógrafos.

Aconteceram 04 apresentações artísticas, uma com o musical Frozen, sendo encenado pelos alunos do 1º e 3º ano; uma dança com o tema: O Livro - Companheiro de Todas as Horas, com alunos do 3º e 4º ano; a leitura do texto de um conto, intitulado: Um Triste Fim, da escritora mirim, Denise Uchôa Memória do 1º ano A, lida pela aluna Laylla Kércia Ribeiro da Silva do 3º ano A e ainda a leitura do texto, A Menina Alícia, pela aluna Isadora Sena Castro Lima.

Discursaram no evento a Secretária Municipal de Educação, professora Kelcylene de Oliveira Ribeiro, o Secretário Municipal de Governo, Márcio Lobão, além da Diretora do Ensino Fundamental I, professora Paulilânia Ferreira de Sousa, esta que se emocionou bastante e recebeu aplausos de todo o público presente ao evento.

Em seguimento, foi o momento da tão aguardada Sessão de Autógrafos dos Autores Escritores, que assinaram o livro para seus pais, familiares e demais presentes. Deu-se então um Coquetel para todos os presentes, ao som de voz e violão do artista pedrossegundense Jair Paulo, que coroou a noite de brilhantismo e alegria destes jovens escritores de Pedro II.

O evento reuniu mais de 500 (quinhentas) pessoas e marcou o final do período letivo 2017 na Escola Monsenhor Lotário Webber, que atende alunos tradicionais e alunos especiais, dentro de Projeto Pedagógico adequado ao seu alunado. De acordo com a diretora Paulilânia Sousa, este é o primeiro de outros eventos e projetos que aquela escola planeja executar em 2018.