Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

SEDUC conclui Projeto "œPatronos e Patronesses das Escolas Municipais"

SEDUC conclui até dezembro Projeto "œPatronos e Patronesses das Escolas Municipais de Parnaíba"

25/10/2017 10:24

A secretária municipal de educação, Altair Marinho, disse estar muito animada com os resultados já obtidos até agora, na execução do Projeto que está sendo desenvolvido por aquela secretaria, denominado “Patronos e Patronesses das Escolas Municipais de Parnaíba”, cuja culminância deverá ocorrer em dezembro, em local público, onde cada escola irá expor os resultados do trabalho realizado.

O objetivo do projeto é fazer o resgate da história dos grandes vultos que dão nomes às escolas do município, “preservando suas identidades, o respeito e o valor desses grandes nomes que fizeram a história sociológica de Parnaíba e/ou do país, o que achamos essencial para o conhecimento da comunidade escolar, bem como para a sociedade de uma forma geral”, frisou a secretária.

De acordo com Altair, “o projeto nasceu após visitarmos as escolas municipais, onde percebemos o desconhecimento da história memorialística de seus patronos e patronesses, daí observamos a necessidade de resgatar a história da escola, com o intuito de sensibilizar os alunos, professores e comunidade em geral. A pesquisa está sendo feita pela comunidade escolar de uma forma geral, através dos professores, pessoal administrativo e alunos, além da colaboração da comunidade” – explicou.

Segundo a secretária, está sendo elaborada biografia, bibliografia e iconografia de cada vulto, para a exposição na própria escola e em logradouro público, como forma de socializar a história da cidade. Na entrada de cada escola, deverá ser afixado um quadro com a imagem do patrono ou patronesse da escola, além de um histórico biográfico e/ou bibliográfico do vulto homenageado. “Vamos Homenagear àqueles que contribuíram de forma direta ou indireta para a educação, com grandes exemplos de vida, preservando também a sua história e oportunizando à comunidade escolar, momentos de interação e entretenimento, através das atividades de pesquisa e socialização do conhecimento” – destacou, acrescentando que o projeto tem como objetivos específicos “promover a inclusão da comunidade escolar, explorando a história do patrono ou patronesse, fazendo uma correlação com a história da unidade escolar. Oportunizar a comunidade escolar o estreitamento dos laços de integração. Contar a história do seu Patrono ou Patronesse, através da orientação memorialística, para que as escolas explorem a história de cada vulto, com foco na preservação da memória e do patrimônio escolar, incentivando a pesquisa, a investigação e o compartilhamento”.

De acordo ainda com Altair Marinho, a previsão é que, em dezembro, o prefeito Mão Santa possa visitar cada escola para constatar o trabalho feito, a partir da entrada dos estabelecimentos, onde haverá uma minibiografia dos homenageados, que terão suas fotos expostas em quadros padronizados, que serão mostrados ao prefeito no dia da visita.

Fonte: Ascom
Mais sobre: