Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Prevenção ao suicídio deve ser intensificada em Parnaíba

Prevenção ao suicídio deve ser intensificada em Parnaíba

05/10/2015 09:12

O suicídio é uma das três principais causas de morte entre pessoas de 15 a 34 anos, segundo o Organização Mundial da Saúde (OMS). Doenças como câncer, epilepsia e AIDS ou doenças mentais, como alcoolismo, depressão e esquizofrenia, são fatores muito comuns nas altas taxas de suicídio. Quem já tentou suicídio tem grande risco de cometê-lo novamente.

Segundo o psicólogo e mestre Demétrio Beltrão, especialista em Tanatologia, estudo científico sobre a morte, são várias situações e fatores que levam a pessoa a cometer o suicídio. “Pessoas comunicativas que se isolaram, quem apresentam indicativos nas redes sociais, mudanças bruscas de comportamento, alcoolemia, são alguns sinais que a família deve estar atenta”, precaveu o tanatólogo.

A média mundial de suicídio são de cinco casos para cada 100 mil habitantes, sendo que em 2014 foram 14 casos. Na tarde deste domingo (04/10) uma pessoa tentou suicídio no Bairro São Benedito se utilizando de uma faca. “As pessoas que se acham um peso na vida das outras pessoas, que dizem ter vontade de sumir, entre outros sinais, devem ser levadas para um profissional como psicólogo, psiquiatra ou os Centros de Assistência Psicossocial (CAPS)”, recomendou.

Muitas pessoas dizem que quem diz querer se matar nãos se mata, isso é um mito, é preciso que a família fique atenta aos indicativos. O suicídio é uma questão de saúde pública e em Parnaíba, profissionais da saúde tem se qualificado para atender a demanda devido aos casos crescentes na cidade.

Tanto profissionais como a família devem aprender a verificar e identificar para que a ajuda possa ser eficaz. “O ato do suicídio é resultado de uma somatória de situações em que o autor verifica o momento, em que está passando, de maneira distorcida, esse tipo de fuga elimina a dor e o portador também”, comentou. Quanto a divulgação do suicídio nas diversas mídias, Demétrio disse que os veículos de comunicação devem ser utilizados para promover a prevenção ao invés de sensacionalismos.

Fonte: Pro Parnaíba
Mais sobre: