Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Parnaíba sediou o II Fórum do Sistema Único da Assistência Social

Parnaíba sediou o II Fórum Descentralizado do Sistema Único da Assistência Social

15/09/2017 11:26

Reunindo mais de 200 gestores e técnicos de referência do Sistema Único da Assistência Social (Suas) dos territórios da Planície Litorânea, Cocais e Carnaubais, a cidade de Parnaíba sediou, na terça-feira (12) e nessa quarta-feira (13), o II Fórum Descentralizado do Suas.

Promovido pela Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Sasc), por meio da Unidade de Gestão do Suas(Ugsuas), o evento teve como objetivo debater acerca de prioridades do Pacto de Aprimoramento do Suas em âmbito municipal, o apoio técnico aos gestores municipais e o gerenciamento dos sistemas da Rede Suas e Cadastro Único/Bolsa Família.

Durante o Fórum, foram abordados temas como a gestão do Suas; a equipe técnica necessária para boa execução dos serviços; a utilização dos recursos de tecnologia da informação, de dados do próprio cadastro único; ferramentas de gestão do bolsa família, a utilização dessas ferramentas para boa gestão também dos municípios; dentre outros.

“Na oportunidade, nós também abordamos a necessidade de incluir as famílias no cadastro único, especificamente as famílias do benefício de prestação continuada, que é uma meta para este ano, sob pena de haver até corte dos benefícios para estas famílias, na verdade, corte para idosos e pessoas com deficiência. Nós orientamos os municípios de como evitar isso e incluir a família beneficiada do BPC no cadastro único”, acrescentou o coordenador estadual do Cadastro Único e Programa Bolsa Família da Sasc, Roberto Oliveira.

“Com participação ativa dos presentes, o Fórum foi uma grande integração de praticamente todas as diretorias da Sasc com representantes dos Direitos Humanos, de Creas, Cras, do programa Criança Feliz, com secretários de diversos municípios em prol do aprimoramento do Suas em nosso estado”, concluiu Roberto.

Fonte: Ascom
Mais sobre: