Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

O Caso do Agente penitenciário Assassinado em Parnaíba

Entenda como começou e quem foi preso

23/11/2017 20:59

Agente penitenciário é executado a tiros no Conjunto Joaz Souza 

 Local onde o agente penitenciário foi executado com quatro tiros. Tudo aconteceu por volta das 19h desta quarta-feira (22). O agente penitenciário era lotado na Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina, identificado por José Silvino da Silva, de 52 anos, que também tinha uma loja de ração para câes e gatos na Avenida Luís Carlos Mavignier de Vasconcelos, avenida principal do Conjunto Joaz Souza, Bairro Rosápolis, em Parnaíba onde  foi executado a bala.

De acordo com informações dois homens chegaram em uma moto Honda/Fan 150 de cor vermelha, um dos ocupantes desceu da moto e entrou no Pet Câes e Gatos de propriedade da vítima e perguntou por Silvino e quando ele respondeu foi alvejado diversas vezes. Foram vários disparos acertando quatro tiros na cabeça do agente penitenciário que teve morte imediata no local.

Uma equipe da Perícia Criminal comandada pelo perito criminal Frederico Augusto esteve no local do crime e realizou o levantamento das provas, dinâmica do crime e posterior emitiu laudo criminal. O carro tumba do Instituto Médico Legal - IML realizou a remoção do corpo após ser liberado pela perícia. O delegado Eduardo Aquino, titular da Delegacia de Homicídios, Latrocínio e Tráfico de Drogas, lamentou a morte de mais um profissional da segurança e afirmou ser este um crime de execução; pois os bandidos não levaram nada.


Tornozeleira ajudou a identificar suspeito de matar agente penitenciário


Suspeito de ter assassinado o Coordenador de Disciplina da Penitenciária de Parnaíba já possui passagens pela Polícia por homicídio e assalto e estava em liberdade com uso de tornozeleira eletrônica, foi preso, no início da tarde desta quinta-feira (23), pouco menos de 24 horas após o crime. O suspeito foi identificado como sendo   Isaías Lima dos Santos.  A informação é do titular da Delegacia Regional de Parnaíba, o delegado Eduardo Aquino.

O suspeito foi preso por equipes da Polícia Civil na sua residência, localizada no bairro São Vicente de Paulo, em Parnaíba. Segundo o delegado Eduardo Aquino, o mandado de prisão temporária, expedido pela juíza da 1ª Vara Criminal de Parnaíba, foi pedido após a Polícia Civil juntar elementos que comprovassem a participação de Isaías no crime. “Nós temos fortes indícios de que esse indivíduo é o executor”, afirma o delegado Eduardo Aquino.

Isaías Santos nega ser o autor do crime e disse que esteve no local comprando ração pouco antes do assassinato. Na oportunidade pediu que quem o viu testemunhasse a seu favor. Admitiu ainda que já foi preso por homicídio qualificado e roubo e dispõe de uma tornozeleira. E foi através deste equipamento que os policiais chegaram até ele. 


“Bem, Ele nega a participação, porém não é o que corroboram os autos. Nós já temos elementos suficientes para pedir a conversão da prisão temporária em prisão preventiva e até indiciá-lo”, destaca o delegado Eduardo Aquino. 

O acusado, juntamente com a sua companheira, foi levado para a Central de Flagrantes onde as investigações continuam. O delegado Eduardo Aquino disse que uma testemunha reconheceu Isaías como sendo um dos envolvidos no crime.


Sobre a suspeita de que a vítima teria recebido ameaças de morte antes do crime, o delegado afirma que não há confirmação dessa informação. “O crime aconteceu há menos de 24 horas, as diligências foram realizadas no sentido de capturar os indivíduos, não tivemos tempo de aprofundar a investigação e tomar conhecimento da motivação”, finaliza o delegado, acrescentando que o crime tem características de execução, tendo em vista que a vítima foi morta com três tiros no rosto, e nenhum pertence foi levado pelo criminoso.


Fonte: PM
Edição: Calixto Dias
Mais sobre: