Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Judô assegura cidadania e forma atletas em Parnaíba

Judô assegura cidadania e forma atletas em Parnaíba

28/07/2015 08:58

O judô em Parnaíba teve mais expressividade em meados do ano 2000, mas um expoente tem mantido a história desta arte marcial no município. Manoel Messias de Deus Rodrigues Pitombeira, 57 anos, ingressou nas artes marciais aos nove anos de idade, hoje é faixa preta em judô, Tai Jiu Jitsu, Karatê e ainda conta com conhecimentos, Kung Fu, Goshin- Jitsu (defesa pessoal).

No Piauí, o sensei Messias Pitombeira em 1975 na Judô Clube Teresinense juntamente com Abdias Queiroz. Este último reconhecido o pai do judô piauiense. Ambos contribuíram para a história do judô no Estado. Após uma apresentação em dezembro de 2001, com sua equipe Ippon Academia de Judô do Parque Piauí Teresina, e com apoio da Federação de Piauiense de Judô (FPIJ), Messias Pitombeira decide dar aulas em Parnaíba. Em 2010 retorna a Parnaíba para dar início as aulas de judô e até hoje desenvolve um importante trabalho no município.

Messias Pitombeira realizou 28 edições de outorga de faixas de cinza a verde pela Ippon Academia de judô, bem como de cinco faixas pretas entre os anos de 1986 a 2008; realizou inúmeras apresentações em locais públicos, em escolas, academias, entre outros; organizou sete grandes copas Ippon de Judô; participou como fiscal e apoio em competições nacionais; ministra aulas em projetos sociais, entre outros. Disciplina, concentração, autodomínio, determinação são algumas das características que o judô imprime no caráter de seus atletas. 

Fonte: Pro Paranaiba
Edição: Geysa Silva
Mais sobre: