Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Inaugurada Pista Olímpica na capital, em Parnaíba vila olímpica ainda espera

A obra já está suspença a meses

06/05/2016 23:36

http://assine.portalodia.com/media/editor/imagens-vila-olympica-em-parnaiba--pimov00_00_31_22quadro0021447248446.jpg

O ministro dos Esportes Ricardo Leyser inaugurou a nova pista de atletismo da Universidade Federal do Piauí. A pista tem padrão internacional, e promete ser um divisor de águas no esporte do Estado. Na solenidade, o ministro disse que a crise política vivenciada pelo Brasil nos últimos meses não deve atrapalhar a realização dos Jogos Olímpicos Rio 2016, que acontecem em agosto.

A solenidade contou com a presença do governador Wellington Dias, do prefeito Firmino Filho, do presidente da Fundespi  Vicente Sobrinho e de deputados estaduais e federais. Wellington disse que o governo pretende desenvolver centros esportivos semelhantes em outras cidades do Piaúi, como Parnaíba, Picos, Floriano e Bom Jesus, todos em parceria com as universidades públicas. "Nossa intenção é que todas as regiões do Piauí tenham condições para a prática e profissionalização", disse.

Em Parnaíba a situação da vila olímpica é essa:

O Tribunal de Contas da União (TCU) já havia recomendado a suspensão das obras da Vila Olímpica de Parnaíba, no norte do estado. Um dos principais motivos alegado pelo órgão fiscalizador é a falta de estudos de viabilidade técnica e econômica financeira. A Fundação de Esportes do Piauí (Fundespi) tenta agora resolver pendências para que as obras sejam retomadas o quanto antes.

As irregularidades na construção da Vila Olímpica correspondem a indícios de que a implantação da obra ocorreu sem a realização de estudo de viabilidade técnica e econômico-financeira, o que para o TCU é considerado grave. Outro ponto questionado pelo Tribunal é quanto ao percentual de execução, que é de apenas 1%.

http://assine.portalodia.com/media/editor/imagens-vila-olympica-em-parnaiba--pimov00_00_51_16quadro0061447248276.jpghttp://assine.portalodia.com/media/editor/imagens-vila-olympica-em-parnaiba--pimov00_00_31_22quadro0021447248446.jpgA Vila Olímpica foi idealizada em 2008, mas as obras tiveram início apenas em junho de 2012 com a terraplanagem da área. Três anos após o início, quase nada foi feito. A obra tem custo global estimado em R$ 201,3 milhões.

Segundo o presidente da Fundespi, Vicente Sobrinho, algumas pendências foram encontradas e estão sendo analisadas. O desafio agora é solucionar os problemas e dar andamento as obras. “São duas coisas especificas na Vila Olímpica: tem um projeto de um estádio que foi abortado, entretanto o projeto está vigente. Nós precisamos cessar esse projeto e isso acaba misturando as coisas. Esses R$ 16 milhões que foram liberados pelo governo federal para a Vila Olímpica diz direito a outras coisas, como piscinas e quadras poliesportivas, ou seja, existem pendências e nós estamos na fase de superá-las. Nosso desafio é superar essas pendencias para que a gente possa dar continuidade a essa obra”, explica Vicente.

http://assine.portalodia.com/media/editor/imagens-vila-olympica-em-parnaiba--pimov00_00_00_00quadro0011447248174.jpg

A Vila Olímpica de Parnaíba tem em seu projeto inicial 98 mil metros quadrados, sendo construído no prolongamento da Avenida São Sebastião. O projeto prevê a construção de um estádio com capacidade para 40 mil pessoas, um ginásio para 10 mil expectadores, além de quadras de tênis, piscinas e outras estruturas esportivas e de um estacionamento para 300 carros.

http://assine.portalodia.com/media/editor/imagens-vila-olympica-em-parnaiba--pimov00_02_34_16quadro0041447248214.jpg

Fonte: Local da ocorrência
Edição: Calixto Dias
Por: Calixto Dias
Mais sobre: