Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Governo autoriza obras para alfandegamento da ZPE Parnaíba

Governo autoriza obras para alfandegamento da ZPE Parnaíba

24/11/2016 10:45

A ordem de serviço para as obras conclusivas para o alfandegamento da Zona de Processamento e Exportação de Parnaíba (ZPE) foi assinada nessa terça-feira (22), na sede da ZPE Parnaíba. Participaram da solenidade o presidente da zona exportadora, Paulo Roberto Cardoso; a secretária de Estado da Infraestrutura, Janaínna Marques;  o secretário de Estado da Administração, Franzé Silva, e demais autoridades.

Com a assinatura, as empresas contratadas poderão iniciar as obras que faltam para a etapa de alfandegamento, como implantação de sistemas de pesagem, controles de entrada e saída de mercadorias, sistema de vigilância eletrônica em todo o perímetro e, com a construção de várias torres, cabeamento óptico dentro de todo o parque industrial, entre outras ações exigidas pela Receita Federal do Brasil. Para controlar toda a parte de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), que corresponde às obras complementares, será montado um data-center de última geração, já incluso na ordem de serviços.

Para o presidente da ZPE de Parnaíba, Paulo Roberto Cardoso, o ato da assinatura é um dos marcos mais importantes já alcançados pela ZPE. “Esse ato é importante devido ao valor. Não só isso, mas também pela importância do que é o alfandegamento para essa área, para esse Distrito Industrial.  Sem o alfandegamento, possivelmente no futuro nós não iríamos receber indústrias de porte internacional, como agora poderemos ter. A ZPE Parnaíba está, dentre as 22 ZPEs já autorizadas a funcionar no Brasil, como a segunda, e considerada pelo Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior a 1º ZPE estando nos padrões efetivamente da portaria que foi criada lá em Brasília. Então, nós fomos reconhecidos como a ZPE que tem um padrão de estrutura e funcionamento”, afirmou Paulo Roberto.

Durante a solenidade, a secretária Janaínna Marques parabenizou a gestão da exportadora, pelo pleno funcionamento e ressaltou que estava cumprindo uma determinação do governador Wellington Dias, que se preocupa em desenvolver, da melhor forma, o estado do Piauí.

“O nosso governador determinou que viéssemos aqui dar essa ordem de serviço da terceira etapa dessas obras tão importantes para o desenvolvimento da ZPE, para o desenvolvimento do nosso estado. Nessa ordem de serviço, está também a obra da subestação, que é de fundamental importância para o funcionamento da ZPE. E temos concluída a obra da Estação de Tratamento, que falta apenas ser inaugurada, e em breve o governador irá inaugurar. Quero parabenizar aqui a gestão da ZPE e aos parnaibanos por essa obra tão grande que, sem dúvida alguma, só tem a somar e trazer mais desenvolvimento para a cidade e para nosso estado”, disse a gestora.

A ZPE Parnaíba está entre as mais adiantadas do Brasil, já contando com grande infraestrutura, que abrange pavimentação asfáltica, saneamento básico integrado, construção de galpões, estações próprias de tratamento de águas e esgotos, prédios para funcionamento da sua companhia administradora e dos órgãos anuentes, como Receita Federal e Ministério da Agricultura.

Mais sobre: