Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Avião da Polícia Federal chega em Parnaíba com presos da operação açougue

A aeronave da Polícia Federal pousou no aeroporto João Silva Filho, em Parnaíba

17/06/2016 09:59

Fotos: Chico Rasta/Proparnaiba.com

Uma  aeronave da Polícia Federal pousou no aeroporto João Silva Filho, em Parnaíba (PI), no final da tarde desta quinta-feira (16), os agentes federais conduziram os acusados presos na Operação Açougue, deflagrada pela PF no último dia 09 que desarticulou a maior quadrilha do tráfico de drogas da história da região. Esses presos estavam fora de Parnaíba 


Os envolvidos são: Fabiano Silveira da Silva (foto acima), preso em Caldas Novas (GO), acusado de ser o fornecedor das drogas que vinham do Paraguai; Ana Patricia Sousa dos Anjos, irmã dos acusados de chefiar a quadrilha, 'Zezin' e 'Luizin', ela foi presa em Brasília (DF) juntamente com seu marido, Antonio Paizinho Neto, juntos eles recebiam a droga enviada por Fabiano, conferiam e guardavam até repassarem aos transportadores designados pelos líderes da organização criminosa; Fernando Peres da Silva, preso em Anápolis (GO) e José Claudio Sales, preso em Teresina (PI), ambos também acusados de fornecer droga para a quadrilha no litoral do Piauí.

Segundo o chefe das investigações, delegado federal Marcos Roberto, todos foram encaminhados ao IML para fazer exame de corpo delito e em seguida conduzidos para a Penitenciaria Mista Fontes Ibiapina onde aguardarão julgamento.

OPERAÇÃO AÇOUGUE:

A Polícia Federal cumpriu no dia 09.06 14 mandados de prisão, 15 de busca e apreensão, além de um mandato coercitivo. Foram nove pessoas presas em Parnaíba, uma em Teresina, capital do Piauí, duas em Ceilândia (DF) e duas em Caldas Novas no Goiás.

Toda a quadrilha tem envolvimento com a meia tonelada de droga apreendida pela Polícia Federal no ano passado em Parnaíba. Na época, as mulas do tráfico foram presas, mas as investigações continuaram para prender os donos da droga, tanto quem enviava, quanto quem recebia.

Ao todo, 90 policiais federais dos estados do Piauí, Maranhão e Ceará fizeram parte da operação no litoral do Piauí. As investigações foram iniciadas em 2014.

O chefe da quadrilha é popularmente conhecido como Zezin (foto acima), proprietário de um açougue e sacolão de fachada de nome 'Ki Carne', localizado próximo à praça do Chico Berto em Parnaíba. José de Sousa Carneiro, o Zezin, é irmão do também traficante preso anteriormente, e popularmente conhecido por Luizim, o Luis de Sousa Carneiro.

A quadrilha passou a dominar o tráfico de drogas após a morte de Zé Maria Cobra. Durante o período em que a investigação estava em curso, a PF apreendeu cerca de uma tonelada de maconha e cocaína.

Os chefes da quadrilha, tinham muitas posses como casa na praia, terrenos, carros de luxo e se viram obrigados a vender tudo para pagamento de dívidas com os fornecedores, quando o grande volume de droga começou a ser interceptado pela PF.

As investigações apontaram que o trajeto da droga era: Paraguai – Brasília (DF) – Caldas Novas (GO) – Teresina (PI) – Parnaíba (PI).

Com informações: Francisco Brandão do proparnaiba

Fonte: proparnaiba
Edição: Francisco Brandão/ Calixto Dias
Mais sobre: