• VIP TAXI teresina
  • bbrock
  • assinatura jornal

Notícias Palmeirais

05 de junho de 2017

Palmeirais recebe Jornada da Justiça Itinerante

Palmeirais recebe Jornada da Justiça Itinerante

A cidade de Palmeirais (110 Km de Teresina) vai receber de 20 a 22 deste mês de junho as ações da Jornada da Justiça Itinerante, com participação efetiva da Defensoria Pública, por meio da Defensoria Itinerante. O atendimento acontecerá em frente ao Fórum do Município, na avenida Gonçalo Barbosa Soares, 160, Centro.

Durante o período a equipe da Defensoria Itinerante, que conta com a direção do defensor público Afonso Lima da Cruz Júnior, prestará atendimento e orientações sobre reconhecimento de paternidade, serviços de retificação de registro civil de nascimento, suprimento de óbito, divórcio consensual, homologação de acordo de pensão alimentícia, restauração de assento de nascimento, reconhecimento e dissolução de união estável, acordo para realização de exame de DNA, entre outros considerados ações de natureza consensual.


Além do diretor Afonso Júnior, a equipe da Defensoria Itinerante conta com a coordenação da defensora pública Paula Batista da Silva, tendo ainda em seus quadros os defensores públicos Arilson Pereira Malaquias, na 1ª Defensoria Pública Itinerante e Francisco Cardoso Jales, na 2ª Defensoria Pública Itinerante.

A Jornada da Justiça Itinerante em Palmeirais contará ainda com os trabalhos da Secretaria de Segurança Pública, por meio do Instituto de Identificação, que possibilitará a emissão de primeira via da identidade. Uma equipe do INSS também estará presente para prestar orientações sobre benefícios, auxílios e aposentadorias, tanto para trabalhadores da zona urbana como rural do município.

O prefeito de Palmeirais, Reginaldo Júnior, destaca a parceria da Prefeitura de Palmeirais com a Defensoria Pública do Estado para a viabilização destes serviços. “Esse é um presente que Palmeirais vai receber na semana de seu aniversário. São muitos serviços importantes que serão disponibilizados de forma rápida e gratuita, sem burocracia”, afirma. 

A Secretaria de Ação Social e Cidadania (SASC) levará para Palmeirais no mesmo período serviços de corte de cabelo, hidratação e limpeza de pele.

26 de maio de 2017

Prefeitura recupera iluminação pública em Palmeirais

Prefeitura recupera iluminação pública em Palmeirais

A Prefeitura de Palmeirais iniciou uma força tarefa para recuperar a iluminação pública em toda a cidade. Técnicos especializados já trabalham no reparo de  postes, trocando as lâmpadas, reatores, caixas de lâmpadas quebradas e conectores. 

A ação abrange ruas, praças e todos os logradouros públicos . As ruas da Granja, do Alto e o bairro Serra Negra já estão iluminados e a equipe já trabalha no Centro da cidade. O próximo bairro contemplado será o Bacurí. Além da zona urbana, as comunidades rurais que possuem energia regularizada serão contempladas. As comunidades Riachos dos Negros, Matinha e São Joaquim estão no cronograma de manutenção.  A expectativa é de que em 30 dias o serviço seja concluído. 

A manutenção da Iluminação pública vai proporcionar melhoria na qualidade de vida das pessoas, colaborando para que elas usufruam dos espaços públicos com mais segurança. “  Nossa determinação é para que toda a cidade fique iluminada.  Esse trabalho faz parte do nosso compromisso com a segurança pública e com  o bem estar de todos os palmeiraisenses”, afirma  o prefeito Reginaldo Júnior. 

O  gestor  destaca ainda que esse é mais um problema resolvido em sua gestão. “Nós estamos atuado em todas as áreas e priorizando problemas emergenciais. Em cinco meses  demos resolutividade ao hospital, colocamos o pagamento dos funcionários em dia, recuperamos estradas , regularizamos o serviço de limpeza da cidade e, agora, estamos solucionando um problema que era uma demanda antiga dos moradores : a iluminação pública. Além disso, estamos reformando escolas e investindo na qualidade de vida dos moradores através de ações sociais. Estamos muito felizes porque estamos resolvendo os problemas do nosso município e, para isso, o trabalho não para”, destacou o gestor.

15 de maio de 2017

Pacientes com câncer são acolhidos em Palmeirais

Pacientes com câncer são acolhidos em Palmeirais

Quando o paciente recebe o diagnóstico de câncer, uma nova fase inicia em sua vida. Além da preocupação de como será o tratamento, muitas pessoas começam um ciclo de pensamentos negativos. É aí que entra um antídoto importante : a autoestima. 

Para ajudar esses pacientes a vencer a doença com qualidade de vida, a Prefeitura de Palmeirais, através da Secretaria Municipal de Saúde, criou o projeto Rosa Mística, que se propõe a auxiliar os pacientes a estabelecer uma relação positiva com o corpo e mente. 

De acordo com o secretário de Saúde, Jânio César. o programa vai  minimizar e humanizar o sofrimento causado pela doença e divulgar a importância do diagnóstico precoce. Trata-se de um trabalho interdisciplinar, em que atuam profissionais da área de psicologia, medicina e enfermagem. 

A equipe trabalha junto aos pacientes referenciados pela Secretaria de Saúde do Município. Dez mulheres já estão cadastradas e a meta da Prefeitura é expandir o serviço para que mais pessoas sejam beneficiadas.

O projeto prevê encontros mensais  que vão acolher, motivar e reintegrar os membros do grupo . As pacientes também  receberão  cartilhas informativas sobre os direitos dos pacientes oncológicos. 

Para o prefeito Reginaldo Júnior, o projeto é um diferencial não só para os pacientes, mas para os profissionais envolvidos. “A nossa equipe de saúde não se limita a oferecer um atendimento técnico. O grande diferencial da nossa gestão é um olhar  mais integrado e mais humano com  relação ao paciente. Além de saúde, garantimos acolhimento, carinho e atenção”, diz o prefeito.

03 de maio de 2017

Ambulância de Palmeirais será adquirida em maio

Ambulância de Palmeirais será adquirida em maio

A Prefeitura Municipal de Palmeirais está bem próxima de resolver o problema da falta de ambulância no município. Está aberto o processo licitatório para a aquisição do veículo para transporte de pacientes e, até o dia  20 de maio, o procedimento de compra deve ser concluído. 

O aviso de licitação foi publicado no Diário Oficial do Município e no mural de licitações do Tribunal de Contas do Estado- TCE. A abertura dos envelopes deve ocorrer no dia 10 de maio, na sala de reuniões da Prefeitura. De acordo com o secretário de saúde, Jânio César, caso o processo ocorra dentro do previsto, a compra da ambulância deve ser realizada até o final do mês de maio. “Essa é uma previsão que temos, dentro do cronograma de licitações. Caso não haja nenhum problema, vamos finalizar o processo de compra ainda no mês de maio”, explica o secretário. 

A licitação segue a modalidade pregão presencial, do tipo menor preço, para aquisição de um  veículo tipo furgão com kit ambulância completo para atender as necessidades do município. 

O veículo será adquirido com recursos próprios do município e   ficará à  disposição da população, tornando  mais eficiente o atendimento de urgência e emergência aos pacientes que necessitam deslocar-se para o hospital e também para a capital Teresina, em casos mais graves. 

Na quarta-feira (26), a prefeitura adquiriu um veículo L 200 para compor a frota da secretaria de saúde. O veículo ficará disponível para o Programa Saúde da Família. Para o prefeito Reginaldo Júnior,  a aquisição de mais um veículo destinado à saúde é muito importante e reforça uma das prioridades da atual administração, que é melhorar cada vez mais o atendimento para a população. “Estamos estruturando o município e dando passos importantes para melhorar a saúde”, diz.

25 de abril de 2017

Atendimento móvel completa um mês com 258 atendimentos

Atendimento móvel completa um mês com 258 atendimentos

A coordenação de saúde bucal iniciou há um mês um projeto inovador em Palmeirais: um consultório  itinerante, que percorre as comunidades que não possuem atendimento odontológico. A unidade  móvel já percorreu as comunidades Capumbas, Nova Esperança, São Joaquim e Cruzinhas, somando 258 atendimentos. 

Dentro da unidade, os pacientes têm acesso a exodontias, raspagens, profilaxia, aplicação de flúor, restaurações de resina, aplicação de selantes, além de   orientações  sobre saúde bucal   e palestras educativas.

De acordo com a coordenadora de saúde bucal em Palmeirais, Heloísa Helena, um novo calendário de atendimentos será  divulgado para os próximos meses de atuação da  unidade. 

A van conta com um consultório odontológico completo que oferece a mesma capacidade de atendimento de um consultório  tradicional, contendo cadeira , raio-x, autoclave para esterilização do material, além de equipamentos dentários para o uso dos profissionais. O atendimento é realizado por um cirurgião-dentista e um auxiliar de saúde bucal. 

O prefeito Reginaldo Júnior comemora os resultados dos atendimentos  . “Descentralizar a saúde  bucal é importante porque leva um dentista para aquelas comunidades não tem atendimento. Com isso, as pessoas não precisam se deslocar até a cidade. Esse serviço será contínuo e todas as comunidades vão receber  a visita do dentista de acordo com a sua demanda”, destaca o prefeito.

03 de abril de 2017

Prefeitura realiza centenas de atendimentos na comunidade São Joaquim

Prefeitura de Palmeirais realiza centenas de atendimentos na comunidade São Joaquim

A Expectativa da primeira ação do projeto “A Prefeitura mais perto de você” surpreendeu o prefeito de Palmeirais, Reginaldo Júnior e toda a equipe envolvida nas ações realizadas na comunidade São Joaquim no domingo (2)

Os números comprovam o sucesso da iniciativa : Só na área da saúde foram realizados mais de 150 atendimentos, entre consultas médicas, odontológicas, vacinação, avaliação de nutricionista e fisioterapeuta. Além disso, todos as residências foram vistoriadas no mutirão contra a dengue, que fez, inclusive, recolhimento de larvas do mosquito.

O objetivo da ação é aproximar a Prefeitura da comunidade. O Posto de saúde e a escola municipal da comunidade ficaram lotados de pessoas que tiveram acesso à assessoria jurídica e oficinas de capacitação de enxertia e ovos de Páscoa, entre outros serviços.

No espaço reservado para cuidar da beleza das mulheres da comunidade, foram realizados mais de 90 atendimentos. Enquanto as mães se embelezavam, as crianças se divertiam em uma brinquedoteca montada ao lado.

Para o prefeito Reginaldo Júnior, a receptividade da comunidade São Joaquim e localidades vizinhas foi excelente e a grande procura pelos serviços demonstrou a aprovação da comunidade com o projeto. “Todas as equipes comemoraram os resultados. Os moradores tiveram serviços à sua disposição. Fizemos uma grande ação cidadã para nossa gente. Em breve, teremos novas ações”, enfatizou.

Aproximadamente 70 servidores municipais participaram da grande ação social, além de técnicos do Senar, que ficaram responsáveis pelas oficinas de capacitação. “Só conseguimos resultados importantes porque temos uma equipe esforçada e comprometida com a melhoria de vida do povo de Palmeirais. Agradeço a todos que colaboraram para o êxito desse projeto tão importante . Quem ganha é a população”, concluiu o prefeito.  

20 de março de 2017

Palmeirais tem dia de combate ao mosquito da dengue

Palmeirais tem dia de combate ao mosquito da dengue

Uma série de mutirões de combate à dengue iniciou nesta segunda-feira (20), em Palmeirais.  O objetivo é sensibilizar a população sobre as medidas de combate ao mosquito transmissor da doença, que também é responsável pela transmissão da  zika,  Chikungunya e febre amarela.

Até o dia 31 de março, vários bairros do município vão receber as equipes da Secretária Municipal de Saúde de Palmeirais. O trabalho consiste na eliminação do lixo que pode acumular água e se tornar um potencial criadouro do mosquito. 

A faxina, além de promover o recolhimento de lixo, é também educativa e orienta os moradores a combaterem focos do mosquito Aedes aegypti. Nesta primeira etapa, foram contemplados os bairros  Santa Rosa, Serra Negra, São João Batista. 

 “Durante todo o dia as equipes de limpeza percorrem as áreas recolhendo o lixo doméstico e conversando com a população, prestando os devidos esclarecimentos ”, explica o secretário de saúde, Jânio Cesar . 

Nas próximas etapas serão contemplados os bairros ,  Pedra de Luz, Bacurí , Chapéu de Couro, Macaúba , Ponto Alto, Boa Vista , Mucambo, Centro e Alto da Cruz. O prefeito Reginaldo Júnior destaca que essa é uma ação que aproxima a gestão e a população, pois trata-se de um trabalho que deve ser feito em parceria. “Precisamos combater o mosquito para evitar as doenças e só vamos conseguir isso com a união do poder público e da população. Se cada um fizer sua parte, com certeza vamos ter um ano com menos incidência das doenças transmitidas pelo mosquito”, diz. 

20 de fevereiro de 2017

Carnaval de Palmeirais terá premiação de R$ 3.500 para blocos

Carnaval de Palmeirais terá premiação de R$ 3.500 para blocos

O carnaval de Palmeirais  vai premiar os três blocos campeões que mais se destacarem nos desfiles de rua durante a folia de momo. São R$ 3.500 em premiação, com  R$ 2.000 para o primeiro colocado. 

Os desfiles dos blocos vão partir do estádio Rufinão, onde ocorrerá a concentração, no do domingo (26), e passará pelo centro da cidade, praça principal, finalizando na Avenida Gonçalo Barbosa Soares, onde os foliões serão recepcionados por bandas. 

Para se inscrever, os representantes dos blocos devem procurar a Secretaria de Cultura até esta terça-feira (21). Serão avaliados a criatividade, organização, animação , quantidade de componentes  e o recolhimento do lixo dos blocos. As notas vão de 5 a 10 pontos. 

A programação do carnaval de Palmeirais inicia no sábado (24), com o desfile do bloco da terceira idade, que sairá da entrada da cidade, no bairro Pedra de Luz. O percurso vai ser animado pela escola de samba Sambão. Haverá ainda a escolha do rei e rainha do carnaval 2017 e do rei e rainha da terceira idade. 

De acordo com a secretaria de cultura, 12 bandas já estão confirmadas para as quatro noite de festa: 

 Barco Novo, Vale Night, Marlon Ferraz, Janaína e Banda, Anderson Rodrigues, Forró Absoluthe, Fafá Santana, Edinho Silva, Decolado Elétrico, Karícias do Forró,  Naná & banda e João Veloso, além da escola de Samba sambão. 

Haverá ainda uma tenda da saúde, com distribuição de preservativos, lubrificantes  e informes para o folião. 

A segurança do evento será reforçada por policiais da força tática, além de 10 seguranças e outros cinco policiais militares. “Estamos convidando todos para que participem do carnaval de Palmeirais. Será uma festa animada e com  com absoluta segurança”, destaca o prefeito Reginaldo Júnior. 

PREMIAÇÃO DOS BLOCOS 

1º LUGAR – R$ 2.000 

2º LUGAR- R$ 1.000 

3º LUGAR – R$ 500,00

Piso salarial dos professores de Palmeirais será R$ 2.298,80

Piso salarial dos professores de Palmeirais será R$ 2.298,80

A Câmara Municipal de Palmeirais aprovou hoje(18) o Projeto de Lei enviado pelo prefeito Reginaldo Júnior, que estabelece um piso salarial para os profissionais da educação no valor de R$ 2.298,80, com valores retroativos para janeiro de 2017.

O valor do reajuste foi de 7,64%, o que representa um  incremento de 1,35% acima da inflação acumulada de 2016, que foi de 6,29%.

Com a aprovação, o piso do município se enquadra aos valores estabelecidos nacionalmente pelo Ministério da Educação. O professor que tem carga horária mínima de 40 horas semanais e formação em nível médio (modalidade curso normal) não pode receber menos do que esse valor.

O prefeito Reginaldo Júnior destaca que em sua gestão haverá um acompanhamento da atualização do valor do piso salarial para os professionais do magistério público, sempre seguindo as diretrizes nacionais. “A valorização dos professores está dentro da nossa política de melhoria da educação e é um fator de estímulo para os nossos profissionais”, enfatiza o gestor.

Os professores comemoram o reajuste. “ Isso para nós da educação é muito bom. A votação foi unânime”, declara a professora Iara Rodrigues.

A palmeiraisense Juliane Leal também comemorou a aprovação. “Fico muito feliz em ver nossa cidade finalmente em um rumo certo e nossos profissionais sendo valorizados”, declarou. 

07 de fevereiro de 2017

Recadastramento dos servidores de Palmeirais inicia amanhã (8)

Recadastramento dos servidores de Palmeirais inicia amanhã ( 8)

A partir do dia 8 de fevereiro, a Prefeitura Municipal de Palmeirais inicia o recadastramento obrigatório dos servidores públicos municipais (ativos, inativos e pensionistas). Todos deverão comparecer, até o dia 22, no setor pessoal da prefeitura portando os documentos solicitados.

A medida tem como um objetivo organizar o banco de dados da secretaria de administração e dar celeridade ao processo de pagamento. De acordo com o secretário de administração, Yuri Almeida, os dados serão digitalizados e armazenados em um sistema informatizado. “Com os dados atualizados poderemos fazer os pagamentos de salários de forma mais rápida e correta. Além disso, vamos evitar que essas informações sejam perdidas entre uma gestão e outra”, esclarece o secretário.

O não recadastramento implicará na suspensão dos benefícios dos servidores, que deverão ficar atentos aos prazos estabelecidos. O setor pessoal da prefeitura funciona na rua Venâncio Borges, 750, Centro. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 7h30 às 13h30.

O prefeito Reginaldo Júnior destaca a importância da atualização dos dados dos servidores municipais. Ele reafirma que uma das premissas da sua administração é fazer uma gestão moderna, inovadora e transparente. “Essa é uma medida importante para colocar a casa em ordem, evitando irregularidades na prestação dos serviços”, diz o gestor.

CONFIRA ABAIXO OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

Cópia da Carteira de Trabalho;

Cópia da portaria de posse (estatuário/ comissionado);

Cópia da Identidade;

Cópia dos comprovantes de inscrição no Pis / Pasep ou Nit;

Cópia de extrato dos empréstimos consignados;

Cópia do CPF ( servidor, pai, mãe, cônjuge e dependentes);

Cópia das certidões de escolaridade;

Cópia da certidão de outros cursos;

Cópia do comprovante de residência;

Foto 3x4 atual;

Cópia de certidão de nascimento de dependentes;

Cópia do cartão de vacinação dos dependentes até 06 anos;

Cópia do comprovante de escolaridade dos dependentes acima dos 06 anos.

30 de janeiro de 2017

Reginaldo Júnior faz balanço de 30 dias de gestão

Reginaldo Júnior faz balanço de 30 dias de gestão

O prefeito Reginaldo Júnior completa hoje 30 dias de gestão à frente da Prefeitura Municipal de Palmeirais e faz um balanço positivo das primeiras intervenções na cidade.  O foco do governo, neste momento, é com relação a três áreas: saúde, educação e infraestrutura. 

De acordo com o prefeito, nesse primeiro mês foi possível estabelecer as primeiras metas e iniciar uma série de intervenções positivas. Na saúde, o atendimento do hospital voltou a contar com médicos plantonistas 24h , medicamentos e alimentação para os pacientes acompanhadas por um nutricionista . “Essas foram medidas de urgência, mas, aos poucos, estamos organizando o hospital e implantando uma nova modalidade de administração”, diz. 

Ainda na saúde, os postos de atendimento odontológico foram revitalizados e descentralizados. São sete dentistas atuando na sede e na zona rural. A comunidade Riacho dos Negros, por exemplo, conta agora com uma equipe de dentista e assistente. “Logo estaremos com uma unidade móvel de atendimento odontológico percorrendo as comunidades que não possuem postos de saúde”, destaca Reginaldo Júnior. 

Para organizar a cidade, os primeiros dias contaram com serviços de mutirão de limpeza nas ruas e manutenção dos postes de energia elétrica .O prefeito destacou  ainda que a  Avenida  Adalgiso Ribeiro e outras ruas em breve serão asfaltadas. A obra será executada pela Secretaria Estadual de Turismo. 

Na educação, a meta é resgatar alunos para a rede municipal, tornando a sala de aula mais atrativa. “Para isso, estamos investindo em infraestrutura, na valorização dos professores e também em atividades extracurriculares, como aulas de reforço e escolinha de futebol para algumas turmas. Nossas equipes estão em campo, promovendo mutirões de matrículas e buscando alunos nas regiões mais distantes. Temos que superar a evasão escolar”, destaca o prefeito. 

Outra intervenção positiva foi a ampliação do horário de atendimento do  Centro de Referência da Assistência Social – CRAS. O local agora funciona nos dois turnos de segunda a quinta, o que tem possibilitado  melhor acolhimento e intervenções importantes, com a distribuição de peixes, enxoval para gestantes e cestas básicas, de acordo com a demanda da família cadastrada. “Queremos reiterar o nosso compromisso de fazer uma gestão eficiente e mais próxima das pessoas. Esses 30 dias foram o pontapé inicial para arrumarmos a casa. Tem muita coisa boa que ainda vai acontecer”, finaliza o prefeito.

13 de janeiro de 2017

Palmeirais terá unidade móvel de atendimento odontológico

Palmeirais terá unidade móvel de atendimento odontológico

Os postos de atendimento odontológico de Palmeirais já estão em pleno funcionamento. Nas unidades de saúde Nossa Senhora da Conceição e Lucídio Ribeiro de Sousa, cerca de 25 pessoas são atendidas diariamente. Nesta sexta-feira (13),  o posto odontológico da comunidade Riacho dos Negros foi reaberto e vai fuincionar cinco dias na semana, inclusive aos sábados, nos turnos manhã e tarde. 

Para aumentar ainda mais o atendimento à população ,  uma unidade móvel passará a circular nas comunidades que não possuem postos de saúde . A ideia é descentralizar o atendimento e levar serviços de saúde bucal às localidades mais distantes. 

A unidade móvel  conta com um consultório odontológico completo que oferece a mesma capacidade de atendimento de um consultório odontológico tradicional, contendo cadeira odontológica, raio-x, autoclave para esterilização do material, além de equipamentos dentários para o uso dos profissionais. O atendimento será realizado por um cirurgião-dentista e um auxiliar de saúde bucal. 

De acordo com o prefeito Reginaldo Júnior, a descentralização do atendimento odontológico é uma das prioridades da sua gestão. “Todos os postos do município e zona rural serão reativados. Além disso, contaremos com uma unidade móvel que vai levar atendimento aos locais mais distante”, afirma o prefeito. 

As unidades móveis serão levadas  para aquelas regiões de difícil acesso. “Essas unidades vão chegar aonde nós não temos fisicamente  consultórios odontológicos. Isso significa que as regiões mais distantes agora  terão a visita de um dentista”, afirma o secretário de saúde, Jânio César. 

A moradora Ivoneide Moreira é uma das que já utilizou o serviço odontológico do município e constatou as melhorias. Ela estava há quatro meses precisando de um atendimento e só agora conseguiu.  “Antes não tinha dentista nos postos  e agora tem. Fui ao posto e consegui atendimento na mesma hora”, relata.