Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Zé Raimundo completa um mês de gestão garantindo investimentos

Zé Raimundo completa um mês de gestão firmando parcerias e garantindo investimentos para Oeiras

06/02/2017 09:32

O prefeito José Raimundo de Sá Lopes apresentou neste sábado, 04, as ações de seu primeiro mês de gestão à frente da Prefeitura Municipal de Oeiras. Em entrevista ao programa Censura Livre, da Rádio Vale do Canindé, ele falou sobre parcerias e convênios firmados com entidades e a respeito de investimentos que estão sendo feitos no município. “Tenho muito prazer e entusiasmo de fazer as coisas acontecerem na nossa cidade. Temos uma equipe centrada em trabalhar pelo desenvolvimento de Oeiras”, diz o prefeito.

Infraestrutura

Zé Raimundo começou falando sobre as obras de abertura de estradas vicinais na zona rural do município. De acordo com ele, foram concluídas as estradas que levam aos povoados Contendas e Canto do Saco; as vias que ligam a cidade aos povoados Tranqueira, Caraíbas, Sabiá e Cocos estão em fase de execução; serão recuperadas as estradas vicinais dos povoados: Pintada, Pombinha, Vazante, Cágados, Riachão, Riachuelo, Formosa e Irã Canadá. “Nossa patrulha mecanizada está trabalhando em toda a zona rural. Concluindo estas vias, fechamos um ciclo de construção de estradas vicinais em Oeiras”, avalia o prefeito, lembrando que as obras são executadas através de recursos municipais e emendas parlamentares.

Ele também destacou as obras de pavimentação poliédrica em 24 ruas e avenidas da zona urbana da cidade. Ruas do Conjunto habitacional Wellington Gonzaga, recém-inaugurado, também serão calçadas. De acordo com o prefeito, vias de comunidades rurais como Buriti do Rei, Malhada Grande, Briônia e Alagoinha têm pavimentação assegurada através de emendas parlamentares. “Estamos com uma excelente perspectiva de obras de calçamento para acontecer durante todo o ano de 2017”, comenta Zé Raimundo.

Vias de acesso aos povoados Buriti do Rei, Boa Nova e Várzea Tranqueira serão asfaltadas. “Temos uma necessidade de ampliar as vias asfálticas que dão acesso à cidade. E o governador Wellington Dias está sensível ao que fazemos em Oeiras”, pontua o gestor, ao falar da parceria com o Governo do Estado nas obras. Ele também destaca que serão investidos quase R$ 7 milhões no asfaltamento de novas ruas de avenidas da zona urbana.

Habitação

No setor de habitação, o prefeito de Oeiras destaca o projeto de construção de 50 casas nos povoados Briona, Contentamento e Soares, através do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR).  Segundo Zé Raimundo, até o início de março deve ser iniciada a edificação de 60 casas no Alto do Canela.

Outras obras que estão garantidas através de convênios firmados entre Prefeitura de Oeiras e Governo do Estado são a construção da praça e quadra do Conjunto Habitacional Verde Teto, reforma do aeroporto de Oeiras, revitalização da Praça do Canela, criação do Centro de Produção do Canela, criação do Polo Cerâmico do Outeiro, construção das praças dos povoados Morro Redondo e Malhada Grande e cobertura da quadra do povoado Alagoinha.

Mercados

Durante a entrevista, o prefeito mencionou o reinício das obras do Mercado Público de Oeiras Nova, que deve ser concluído até abril deste ano. “Acreditamos que em março ou abril vamos está entregando aquela obra, que vai atender a toda a população da região de Oeiras-Nova, Jureminha e bairros próximos”, comenta.

O prefeito garante que o novo Mercado Municipal de Oeiras, que atualmente passa por ajustes na parte elétrica, será ativado em março. “Todo o funcionamento está sendo discutido com permissionários”, informa Zé Raimundo.

Reforma do estádio e iluminação urbana

O prefeito informou também que o estádio municipal Gérson Campos será reformado. Com a revitalização, o estádio ganhará uma piscina olímpica; novo gramado, com irrigação automática; alambrados, nova iluminação e melhores instalações. “O estádio vai ficar sensacional”, comemora Zé Raimundo, acrescentando que a reforma acontece em convênio com a Fundação dos Esportes do Piauí (Fundespi).

A Prefeitura também firmou convênio para iluminação do prolongamento da Avenida Rui Barbosa e do Bairro Uberaba, no entorno do campus do Instituto Federal do Piauí (IFPI). A via que liga o IFPI à Vila Santa Teresa também será iluminada.

Encontro com ministro

No encontro com o Ministro das Cidades, Bruno Araújo ainda no início de janeiro, o prefeito de Oeiras disse que foram apresentadas várias demandas, entre elas: iluminação das entradas da cidade e do Anel Viário, galeria pluvial do Barrocão, passagem molhada do Bairro Arizona e projeto de criação do Distrito Industrial de Oeiras, uma de suas promessas de campanha. “O ministro recebeu muito bem nossos projetos, tenho certeza que seremos atendidos. Não nos falta vontade de trabalhar por Oeiras”, pontua Zé Raimundo.

Agricultura

Na agricultura, o prefeito destacou a aquisição de equipamentos de fomento a produção agrícola, através de emenda do senador Ciro Nogueira na ordem de R$ 300 mil, e o projeto de ampliação das capacitações de assistência técnica voltadas para o produtor rural, sobretudo para moradores de assentamentos.

Nesta semana o secretário visitou o assentamento, com intuito de estimular os moradores para o reconhecimento das potencialidades do local. O objetivo da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente é estimular a produção agrícola para geração de emprego e renda. “Hoje, temos a obrigação de comprar 20% dos alimentos produzidos na agricultura familiar. Mas, agora vamos dobrar ou triplicar a aquisição de alimentos oriundos da agricultura familiar na Prefeitura”, destaca o prefeito de Oeiras, informando que agricultores familiares terão espaço especial no Mercado Municipal.

Saúde

Na Saúde, Zé Raimundo destacou a entrega de novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) em diversas comunidades da zona rural de Oeiras – Alto Sereno e Tamboril (março), Morro Redondo (abril), Belo Monte (final do mês de maio). “Toda a zona rural estará sendo contemplada e assistida por postos de saúde”, afirma. O prefeito comunicou que o prédio-sede da Secretaria Municipal de Saúde passará por uma grande reforma.

Outro destaque é a disponibilização de atendimento psiquiátrico aberto à população. A partir de março, um especialista na área prestará atendimento duas vezes por semana, no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Oeiras. Também será oferecido, segundo o prefeito, o tratamento de encefalograma. “Técnicos da Secretaria Municipal de Saúde passaram por uma capacitação para realizar este tratamento. Não ficaremos apenas na saúde básica, vamos avançar”, afirma Zé Raimundo.

Novos equipamentos e uma nova ambulância estão em processo de aquisição, por meio de convênio com o Governo do Estado. Uma unidade de Samu Avançado também foi solicitada.

300 anos de Oeiras

“Tenho a felicidade de ser prefeito de Oeiras nesse ano que marca o tricentenário de nossa cidade”, declara o prefeito. Em parceria com o Governo do Estado, a Prefeitura lançou durante as celebrações do 24 de janeiro, o selo e calendário comemorativo dos 300 anos de Oeiras. A programação foi elaborada pelas secretarias de Cultura municipal e estadual agregando diversas ações alusivas à celebração do tricentenário.

Zé Raimundo também destacou a fundação da Biblioteca Oeirense. Cedido por 20 anos ao município, o antigo prédio do Fórum Cândido Martins, situado no centro histórico, será abrigará Biblioteca Oeirense. O acervo da biblioteca será adquirido através de doações e parcerias. O prédio deve ser inaugurado no segundo semestre deste ano.

Áreas do centro histórico de Oeiras devem receber iluminação subterrânea. Projeto da Prefeitura em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura.

Expoeiras

Criada na gestão do prefeito Lukano Sá, a Expoeiras deve ter este ano uma de suas maiores edições, garante Zé Raimundo. Para isso, a Prefeitura vem estabelecendo parcerias com diversas instituições – Ministério da Agricultura, através de articulação do deputado Mainha, Caixa Econômica Federal, Companhia de Desenvolvimento do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), Banco do Nordeste, Sebrae e convênio com o Governo do Estado do Piauí.

Vários parlamentares – deputados Georgiano Neto, Rubens Martins, Hélio Isaías, Luciano Nunes, João Madson, Júlio Arcoverde e Flora Isabel – já destinaram emendas para a realização do evento. “A Expoeiras, hoje, é um evento do Piauí”, arremata o prefeito.

Restaurante popular

Entre outras ações na área do serviço social, o prefeito Zé Raimundo ressaltou a criação de um restaurante para atender a população mais carente do município. O gestor disse que, esta semana, apresentou o projeto ao secretário estadual de Assistência Social e Cidadania, Henrique Rebelo, que se mostrou sensível à ideia.

De acordo com Zé Raimundo, o projeto será executado em regime de parceria com a Sasc. Serão oferecidos 100 pratos por dia, vendidos a preços populares. O restaurante deve ficar localizado no mercado público da Avenida Zacarias de Góis (conhecido popularmente como ‘inferninho’).  “Vai deixar de ser ‘inferninho’ para virar o céu”, descontrai o prefeito, acrescentando que o lugar passará por uma reforma.

Educação

Na área da Educação, Zé Raimundo destaca a redução das salas multisseriadas, através do processo de nucleação das escolas rurais do município.  Com isso, os colégios rurais com baixa quantidade de alunos serão anexados a unidades escolares com mais estudantes e melhor estrutura. Segundo o prefeito, o objetivo é garantir o pagamento do piso nacional aos professores da rede municipal e oferecer melhorias na qualidade do ensino ofertado.

“Estamos fazendo com responsabilidade e zelo para que os alunos da rede municipal tenham mais qualidade no aprendizado. Estamos fazendo educação de verdade”, assegura o prefeito, citando investimentos na formação de motoristas prestadores de serviços, que trabalharão no transporte dos estudantes de escolas nucleadas.

O prefeito também ressaltou imissões na compra de equipamentos e serviços de reforma e ampliação de escolas – Agrotécnica (antigo Colégio Agrícola), Escola Municipal Girassol e Escola Municipal Mercês Romão.

Desafios

Entre os desafios de sua gestão, o prefeito Zé Raimundo elencou ações como a municipalização do trânsito e municipalização do abastecimento de água. Esta semana, técnicos da Prefeitura visitaram a cidade de Piracuruca, que recentemente municipalizou o trânsito.

Lá, segundo o prefeito, os técnicos conheceram de perto o funcionamento do processo de implantação da municipalização do trânsito para aplicar na cidade de Oeiras, tão logo o projeto seja aprovado pela Câmara Municipal. Para Zé Raimundo, a municipalização tem o propósito de organizar o trânsito e preservar vidas. “Queremos apenas o cumprimento da lei”, afirma.

Outro projeto que o prefeito pretende implantar ao longo de sua gestão é a municipalização do abastecimento de água. Através da criação do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), que já tramita na Câmara, ficaria a cargo do município, e não mais da Agespisa, a distribuição de água.

Segundo o prefeito de Oeiras, há mais de 20 anos a Agespisa não faz investimentos em melhorias do sistema de abastecimento de água da cidade. “Mantemos, com recursos da Prefeituras, bombas e poços”, comenta.

No projeto do prefeito, os servidores da Agespisa seriam introduzidos no quadro da empresa. Zé Raimundo conta que o governador já sinalizou posição favorável a implantação da municipalização.

“Esse é meu maior desafio: resolver a problemática da água em Oeiras”, acrescenta o prefeito, citando o município de Caxias-MA como referência. Há 20 anos, a cidade maranhense realizou o processo de municipalização do abastecimento de água e, hoje, oferece água tratada para a população, informa Zé Raimundo.

Zé Raimundo concluiu a entrevista falando da boa relação de sua gestão com o Governo do Estado. “Mantemos um bom diálogo com o Governo. Oeiras está acima de tudo. A prefeitura está acessível a todos que queiram debater melhorias para nossa cidade. Gosto de ouvir a população, sou o prefeito de todos”, finaliza o gestor.

Fonte: Ascom
Mais sobre: