Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Semed realiza projeto de Educação Ambiental nas escolas municipais

Semed realiza projeto de Educação Ambiental nas escolas municipais de Oeiras

05/06/2017 09:56

Alunos da rede municipal de ensino participaram na manhã desta sexta-feira, 02, de uma ação revitalização nas praças 24 de Janeiro e João Toco, e de reflorestamento no Parque Ecológico Riacho Mocha, onde foram plantadas dezenas de mudas de plantas nativas.

As ações fazem parte do projeto Educação Ambiental, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) em todas as escolas da rede municipal, e são alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 05 de junho. O prefeito José Raimundo Lopes, a secretária Tiana Tapety e de representantes do Departamento de Meio Ambiente do município participaram das atividades.

Ao longo do mês de maio, a Semed promoveu uma série de ações dentro do projeto. No último dia 26, as secretarias municipais de Saúde e de Educação, promoveram a V Conferência Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente e II Mostra Educanvisa, iniciativas que objetivam conscientizar a população sobre a preservação do meio ambiente e o consumo adequado de produtos e serviços sujeitos à Vigilância Sanitária.

Os eventos aconteceram na Escola Municipal Agrotécnica e contaram com a participação de representantes da Coordenação Nacional do Projeto Educanvisa, profissionais da Vigilância Sanitária, da Educação, autoridades locais, alunos e professores da rede municipal. Foram abordados temas como Vigilância Sanitária, Alimentação, Agrotóxicos, Saneantes e Cosméticos, Plantas Medicinais e Medicamentos.

O Educação Ambiental também realizou atividades na zona rural de Oeiras, como a formação de professores no Assentamento Barriguda, no último dia 17 de maio. Na ocasião, os professores puderam conhecer a rotina das famílias assentadas, ouvir relatos da comunidade, participar de rodas de conversa sobre as questões ambientais locais, interagir com pais e alunos e participar de oficinas de reciclagem.

A secretária municipal de Educação, Tiana Tapety, diz que a agenda ambiental está integrada às atividades da rede municipal de ensino desde 2013, com o Dia de Campo, o EDUCANVISA e outros projetos. Recentemente, foi encaminhado à Câmara Municipal um projeto de lei que solicita a formalização as atividades de educação ambiental na grade curricular das escolas municipais, informa a secretária. O projeto de lei tramita no legislativo e deve ser votado em breve. 

Fonte: Ascom
Mais sobre: