Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Projeto "˜Arte da Palavra"™ aproxima estudantes da literatura em Oeiras

Projeto "˜Arte da Palavra"™ aproxima estudantes da literatura em Oeiras

14/09/2017 09:01

Pela 3ª vez, Oeiras foi contemplada com o projeto Arte da Palavra, do Serviço Social do Comércio (Sesc). O projeto, que acontece em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, está sendo desenvolvido com acadêmicos do curso de Letras/Português da Universidade Estadual do Piauí (Uespi).

Vaneza Sousa, coordenadora do Sesc, explica que o objetivo do Arte da Palavra é divulgar a literatura, incentivar a leitura e aproximar a população da obra literária. “Oeiras está dentro do Circuito de Criação Literária, composto por oficinas literárias de diferentes temáticas. Aqueles que já escrevem, vão ampliar seus conhecimentos na escrita. E para os iniciantes, que desconhecem algumas técnicas, a oficina ajuda a aprimorar”, argumenta a coordenadora.

A oficina, que está sendo ministrada pela jornalista e escritora Débora Ferraz, também tem o propósito de exercitar a prática da escrita literária nas suas diferentes manifestações e criar leitores com maior bagagem literária. “Cada vez que eu passo com uma oficina na Arte da Palavra, sempre tenho uma intenção, mas acaba que fica um pouco diferente...A ideia é passar um pouco das técnicas que utilizo para escrever, para que as pessoas consigam desenvolver seus textos ou pontos de vista e conheçam outras abordagens e outra forma de olhar a produção textual”, pontua a escritora.

Iniciado nesta segunda-feira, 11, o projeto acontece até sexta-feira, dia 15, na sala de multimídia da Uespi. “Ao logo da semana vamos trabalhar alguma coisa sobre construção de personagem, construção da cena, as duas histórias implícitas no conto”, comenta a escritora, que já viajou para outras cidades com o projeto.

Débora Ferraz

A pernambucana Débora Ferraz é formada em jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e escreve desde 2003. Natural de Serra Talhada, no sertão paraibano, ela se mudou para a capital João Pessoa em 2001 para trilhar o caminho acadêmico. Nesse tempo, ela lançou dois livros: "Os Anjos" e "Enquanto Deus não está olhando", o mais recente.

Com a segunda obra, Débora Ferraz venceu dois prêmios: o Prêmio Sesc de Literatura de 2014 e o Prêmio São Paulo de Literatura de 2015. Atualmente, ela faz doutorado em Escrita Criativa, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

Fonte: Ascom
Mais sobre: