Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Povoado Malhada Grande ganha ginásio poliesportivo e ações da Prefeitura

Povoado Malhada Grande ganha ginásio poliesportivo e ações da Prefeitura Itinerante em Oeiras

12/07/2017 09:13

As ações do projeto Prefeitura Itinerante chegaram no último sábado, 08, ao povoado Malhada Grande, em Oeiras. A iniciativa tem o propósito de desenvolver o exercício da cidadania na zona rural, oferecendo gratuitamente aos moradores do povoado e de regiões vizinhas um conjunto de serviços e atendimentos.

Em sua 12ª edição, a primeira na gestão do prefeito José Raimundo, o projeto levou ao povoado, por intermédio das secretarias municipais, grande parte do aparato administrativo da Prefeitura de Oeiras, para a realização de atividades como: emissão de carteira de identidade e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), cadastro nos programas Bolsa Família e Identidade Jovem – ID Jovem, oficinas artesanato e embelezamento, recreação infantil, atividades esportivas e culturais, consultoria jurídica, exames, atendimento médico e odontológico.

A Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Semic) levou à comunidade uma oficina de confecção de tiaras. “Dentro da Prefeitura Itinerante sempre realizamos ações que possam ensinar algum ofício, alguma atividade que auxilie na geração de renda. Esperamos que a atividade permaneça, porque elas agregam na renda dessas famílias. Nossa grande preocupação é essa: ensinar e incentivar para que essas pessoas continuem fazendo para que as atividades”, comenta a secretária Carla Martins.

Os moradores da comunidade participaram também de palestras sobre produção de melancia e sobre manejo de caprinos e ovinos com distribuição de sal e vermifugação, exposição de feno para alimentação animal e receberam informações sobre o programa Garantia Safra 2016/2017. Atividades desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

E ficaram conhecendo o programa Identidade Jovem, que permite que pessoas de 15 a 29 anos tenham acesso a uma série de benefícios. “Muitos aqui ainda desconheciam as vantagens do ID Jovem para os beneficiários. Tivemos uma adesão, em termos proporcionais, de quase 80%, o que nos surpreendeu. Os moradores não conheciam o programa e ficaram esperançosos com a possibilidade de poder viajar para outros estados, sem nenhum ônus, através do ID Jovem”, pontua a secretária Heloísa Helena, ressaltando que o programa contribui para que os jovens conquistem direitos sociais.

As informações e atividades foram prestadas nas instalações da Escola Municipal Santo Antônio, que recebeu melhorias na estrutura. “Realizamos o encontro com a família, bate-papo com adolescentes sobre o consumo de álcool e drogas, recreação, práticas esportivas, tudo envolvendo alunos da comunidade. A Prefeitura Itinerante é também um momento em que trazemos esclarecimentos sobre o próprio funcionamento da Secretaria Municipal de Educação. Deixamos também um legado dentro da escola. Essa, por exemplo, ganhou uma cobertura. A própria inauguração da quadra, que é vinculada à escola e vai ser vir para a comunidade”, ressalta a secretária municipal de Educação, Tiana Tapety.

Cartilha ilustrativa trabalha preservação patrimonial nas escolas

Na oportunidade, a Secretaria Municipal de Cultura lançou uma cartilha ilustrativa, com gravuras de pontos históricos de Oeiras. Segundo o secretário Stefano Ferreira, o objetivo é trabalhar a preservação patrimonial nas escolas municipais. “Procuramos fazer um trabalho com crianças em cima de uma linguagem que elas tivessem uma ligação. Além delas reconhecerem o patrimônio histórico da cidade e saber o que cada casa, cada casarão daquele representa, elas têm acesso também ao olhar de um artista oeirense, o Evandro Veras, que cedeu as imagens, que compõem a cartilha”, fundamenta o secretário.

“No verso da cartilha, nós temos a letra do hino de Oeiras, que é também algo importante para ser trabalhado com as novas gerações, sobretudo, este ano em que a cidade completa 300 anos. Temos ainda, na cartilha, um espaço em aberto para que a criança possa deixar um recado sobre que Oeiras quer daqui para frente, de uma das frases do hino que diz: “Também no futuro nós cremos Oeiras”, que é o mote da campanha comemorativa do tricentenário”, amplia o secretário.

Comunidade terá atendimento médico contínuo

Na Unidade Básica de Saúde (UBS), foram disponibilizados exames preventivos, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais, teste rápidos de doenças na próstata (PSA), serviços do programa Hiperdia e atendimento médico.

O agricultor Antônio Alves de Sousa fez o teste rápido PSA e se disse satisfeito com o serviço oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde. “Melhor do que isso, só dinheiro achado em calçada alta”, descontrai o agricultor.

O prefeito José Raimundo destaca que, tanto na UBS da Malhada Grande, quanto nos demais postos de saúde da zona rural e urbana do município o atendimento médico será regular. “Todo o município terá, a partir de agora, atendimento médico contínuo”, assegura o prefeito.

Ginásio servirá como espaço de lazer para a comunidade

Dentro do projeto foi entregue à comunidade um ginásio poliesportivo. De acordo com Zé Raimundo, o espaço oferece mais qualidade de vida para os moradores do povoado, que passam a ter à sua disposição um espaço de convivência, esporte e lazer.

“Temos a oportunidade e a satisfação de entregar para a comunidade um ginásio coberto, que faz parte ainda das unidades que ficaram por concluir. É uma obra belíssima, que tenho certeza que a comunidade fará bom uso dela”, diz o prefeito, lembrando que, na gestão do prefeito Lukano foram inaugurados outros dois complexos esportivos.

O ginásio recebe o nome de Luís Isidório Sobrinho, trabalhador rural e antigo morador do povoado. “Esta obra é de grande importância para a comunidade em todos os âmbitos possíveis”, destaca a neta do homenageado.Mais de 150 profissionais da Prefeitura de Oeiras participaram do projeto, que foi acompanhado pelo coordenador estadual de Fomento à Irrigação, B.Sá, e pelo deputado estadual, Bessah. 

Fonte: Ascom
Mais sobre: