Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Oeiras comemora seus 298 anos com grande evento

Oeiras comemora seus 298 anos com grande evento

04/01/2016 09:22

Foi com uma programação festiva que a Prefeitura Municipal de Oeiras comemorou os 298 anos de emancipação política da cidade. Oeiras é o núcleo populacional mais antigo do estado, tendo sido por mais de nove décadas a capital do Piauí.

Entre os eventos realizados neste último sábado (26) ocorreu a ação ambiental de reflorestamento e revitalização de área degrada do Riacho Mocha. Este trabalho deu início ao projeto “Ame Oeiras, Preserve”, uma parceria entre as Secretarias Municipais de Educação, Cultura e Agricultura, que no transcorrer do ano de 2016 irão executar diversas atividades no propósito de conscientizar a população acerca da preservação ambiental. Na ocasião foram plantadas mil mudas de plantas nativas.

Segundo o prefeito Lukano Sá, essa ação é resultado da preocupação que se tem com o arranjo ambiental no munícipio. Nesse sentido, o gestor está empenhado também na revitalização do próprio riacho, ação que será executada em parceria com o Governo do Estado.

A programação festiva prosseguiu no bairro Rodagem de Floriano, onde o Prefeito Lukano Sá entregou à comunidade uma antiga praça totalmente revitalizada e com um novo paisagismo.  O espaço conta ainda com um playground e uma academia pública de ginástica, sendo a primeira em todo o município.

A praça, como espaço de memória e sociabilidade, recebeu o nome de Pedro Matos, homenagem a um antigo morador do bairro que, na maior parte de sua vida, dedicou-se ao trabalho agrícola, onde por meio deste retirou o sustento para sua família, que viu se multiplicar, sempre tomando o bairro Rodagem de Floriano como referência.

Após a entrega da praça, o prefeito, juntamente com os presentes, cantou os parabéns da cidade, momento em que foi degustado um bolo de 11 metros. Na ocasião, Lukano Sá falou da importância desse momento histórico para o oeirenses, ao tempo que também externou os diversos benefícios que o bairro Rodagem de Floriano está recebendo.

“Contribuir com a qualidade de vida de nosso povo é algo que me deixa bastante envaidecido, volto a esse bairro e sinto que muita coisa mudou, e mudou para melhor. Hoje essa comunidade possui em sua Unidade Básica de Saúde um dos mais modernos consultórios odontológicos; possui ainda um serviço de esgotamento totalmente canalizado; além disso tem um serviço de iluminação de qualidade e, agora, uma bela praça, que contempla desde crianças até os mais experientes. O país está vivendo uma grande crise, mas posso garantir a todos, quem trabalha com transparência e responsabilidade, sabe sim, evitar crise, e vamos continuar combatendo ela, para que assim possa ser feito muito mais pelo povo”, destacou Lukano Sá.

Dentre as autoridades presentes estiveram o Coordenador Estadual de Fomento a Irrigação, B. Sá); o vice-prefeito, Abimael Soares; os vereadores Espedito Martins, Martinho Menezes e José Alberto; os secretários municipais de Cultura e Turismo, Stefano Ferreira; Agricultura, Jonas Alves; Educação, Tiana Lima; Indústria e Comércio, Carla Martins; Saúde, Auridene Freitas; Obras, Luís Fernando; e o Chefe de Gabinete Municipal, Raimundo Cassiano.

Fonte: Ascom
Mais sobre: