Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Manejo de transtornos mentais é tema de capacitação em Oeiras

Manejo de transtornos mentais é tema de capacitação para profissionais de Saúde em Oeiras

22/09/2017 08:53

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), realizou na manhã desta quarta-feira, 20, uma qualificação para profissionais da Atenção Básica sobre manejo de transtornos mentais. O evento foi realizado no auditório da Casa da Merenda e integra a programação do Setembro Amarelo, campanha que alerta sobre a importância de ações preventivas ao suicídio.

A capacitação foi mediada pelo médico psiquiatra, Vicente Gomes, que desde março compõe o quadro de profissionais do CAPS de Oeiras. “Este é um momento importante para discutirmos com os profissionais da Atenção Básica um melhor manejo, quando em contato com pacientes com transtorno mental. Fizemos algumas orientações, discutimos e abordamos a condução desses casos de forma mais adequada”, comenta o psiquiatra Vicente Gomes.

Este ano, além da qualificação para profissionais da Atenção Básica sobre manejo de transtornos mentais, a programação do Setembro Amarelo em Oeiras envolve atividades de prevenção e sensibilização incluem blitz nas ruas com panfletagem e adesivagem de carros; rodas de conversa em escolas da rede pública – municipal e estadual – e rede privada; rodas de conversa nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da zona urbana e rural e qualificação para membros do Grupo de Apoio Permanente e Intersetorial de Prevenção e Enfrentamento ao Suicídio.

Fonte: Ascom
Mais sobre: