Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Campanha do "œNovembro Azul" é intensificada na cidade de Oeiras

Campanha do "œNovembro Azul" é intensificada na cidade de Oeiras

29/11/2016 10:14

Ao longo de todo esse mês de novembro a Secretaria Municipal de Saúde de Oeiras intensificou suas ações voltadas para o público masculino, de modo que venham contribuir com seu bem estar e proporcionar uma melhor qualidade de vida. As ações desenvolvidas estão em consonância com a campanha do “Novembro Azul”, que tem o propósito de conscientizar a população a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Na cidade de Oeiras, as ações estão ocorrendo de modo integral, sendo assim vivenciadas tanto nas Unidades Básicas de Saúde como também nos Pontos de Atendimentos da zona urbana e rural. Para se atingir o público alvo de modo abrangente, tem-se como aliado a esta campanha, as equipes de Estratégia da Saúde da Família, que tem feito visitas pontuais em seus setores no sentido de informar da importância da campanha.

De acordo com a coordenadora municipal de Atenção da Saúde do Homem, Alexsandra Fontes, na cidade de Oeiras as ações voltadas ao público masculino não se limita apenas ao exame de próstata, mas esta sendo disponibilizando outros exames de modo que se possa intensificar o diagnóstico e a prevenção de outras patologias. “Em conformidade como o Ministério da Saúde e com o INCA (Instituto Nacional do Câncer) entendemos que o homem é muito mais que uma próstata, por isso que as ações que estão sendo desenvolvida neste mês de novembro, buscam trabalhar a saúde do homem da cabeça aos pés”. Destacou

Dessa forma esta sendo disponibilizada gratuitamente aferição da pressão arterial, teste de glicemia capilar, teste de glicemia em jejum, além de avaliação bucal com apoio das equipes desse seguimento. Neste mês de novembro prioritariamente estão sendo disponibilizados os exames de PSA apenas para homens que estão com sintomas ou possui um histórico familiar com câncer de próstata

 Este ano a Secretaria Municipal de Saúde vem chamando atenção do público masculino dentro da Campanha do “Novembro Azul”, para a prevenção do câncer de pênis, que segundo pesquisas o estado do Piauí é um dos que aparecem nas pesquisas com números bastante alarmantes.

Para a Alexandra Fontes é de fundamental importância que os homens procurem os espaços de saúde no sentido de fazerem suas avaliações na garantia de manter além da qualidade de vida, ampliar a sua longevidade, sobremaneira aqueles que possuem histórico de câncer de próstata na família.

“Por mais que exista uma resistência muito grande por parte dos homens, estamos conseguindo realizar nossas ações com um público bastante satisfatório, pois temos observado os homens procurando cada dia mais os postos de saúde”. Pontuou.

Fonte: Ascom
Edição: Geysa Silva
Mais sobre: