Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Prefeitura de Miguel Alves intensifica ações de combate ao calazar

Prefeitura de Miguel Alves intensifica ações de combate ao calazar no município

09/07/2015 08:32

A prefeitura de Miguel Alves está intensificando as ações de combate à leishmaniose, conhecida popularmente como calazar. Os agentes de endemia passam por treinamentos para colaborar com a prevenção da doença infecciosa, mas não contagiosa, que atinge principalmente cachorros na zona urbana.

Uma equipe formada por agentes de endemia vai realizar a borrifação em diversas áreas, da zona urbana e rural, notificadas com casos em humanos (leishmaniose visceral, ou calazar, além da leishmaniose tegumentar, ou cutânea). O objetivo é eliminar o vetor transmissor da doença ao ser humano, os insetos conhecidos como flebótomos ou flebotomíneos, através do controle químico.

De acordo a prefeita Salete Rêgo, o trabalho de controle da leishmaniose é contínuo e visa diminuir a incidência da doença no município com a identificação também de outras fontes de infecção, que podem ser animais silvestres e o cão doméstico. “Nossos agentes realizam o combate aos focos, solicitam exames para detectar o problema e, em caso de confirmação da doença, fazem o recolhimento dos animais infectados”, explica.

Segundo ainda Salete Rêgo, a prevenção do calazar inclui a vacinação e a rápida comunicação aos agentes sempre que os sintomas aparecerem nos animais. “É necessário que os moradores também tomem medidas para se proteger, por isso também prestamos informações sobre como evitar a doença. A colaboração direta da população é importante para que o problema seja eliminado”, conclui.

Campanha de combate ao calazar

Em abril, a prefeitura de Miguel Alves realizou uma campanha de combate ao calazar através de ações preventivas junto à população. Equipes de agentes de endemias foram distribuídas nos bairros, escolhidos aleatoriamente ou de acordo com o volume de incidência da doença, e realizaram um trabalho preventivo e educativo com os moradores das zonas urbana e rural no município. 

Edição: Geysa Silva
Mais sobre: