Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Agricultura Familiar garante alimentação a alunos em Miguel Alves

Produtos da Agricultura Familiar garantem alimentação saudável aos alunos da rede pública de Miguel Alves

06/07/2015 10:46

Mais de 50 escolas públicas municipais de Miguel Alves utilizam os alimentos produzidos pelos agricultores familiares do município no cardápio da merenda escolar.  Na última sexta (4), a prefeita da cidade, Salete Rêgo, acompanhada da equipe da Secretaria de Agricultura, fez a entrega simbólica dos produtos a alunos da rede municipal como forma de apresentar oficialmente a iniciativa.

Em Miguel Alves, a produção agrícola familiar é adquirida pela Prefeitura e destinada à merenda das escolas de Ensino Infantil e Fundamental. No total, são oito tipos de alimentos utilizados, que incluem milho, melancia, pimentão, alface, cheiro-verde, abóbora, batata e feijão. “Além de incentivar o desenvolvimento sustentável através da produção familiar, a parceria garante uma alimentação saudável aos nossos alunos”, explica Salete.

Desde o início da gestão atual, a Prefeitura de Miguel Alves cumpre a Lei 11.947/09, que destina no mínimo 30% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da Agricultura Familiar.

Mais de 30 agricultores familiares abastecem as unidades escolares com gêneros alimentícios saudáveis e frescos. Os produtos são inseridos na alimentação dos alunos durante três vezes na semana, de acordo com o cardápio do dia. “Com o programa, ajudamos a gerar emprego e renda ao município, já que os agricultores não precisam se deslocar a outros locais para vender os alimentos, e contribuímos para a alimentação balanceada e nutritiva das crianças e jovens”, informa Adauto Nascimento, secretário de Agricultura de Miguel Alves.

Edição: Geysa Silva
Mais sobre: