• Patrimônio 10/17
  • Unimed
  • assinatura jornal

Notícias José de Freitas

06 de setembro de 2017

Emgerpi discute contrato de concessão de uso de áreas na Barragem

Emgerpi discute contrato de concessão de uso de áreas na Barragem do Bezerro

Diretores da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) se reuniram, nessa terça-feira (5), com o assessor jurídico da prefeitura da cidade de José de Freitas, Wendel Eloi Moreira. A reunião teve como finalidade tratar, com a assessoria jurídica do município, sobre o contrato de concessão de uso das áreas da Barragem do Bezerro.

De acordo com a diretora de Processos Imobiliários da Emgerpi, Ana Lúcia Gonçalves, o termo de concessão de uso da área da Barragem do Bezerro será feito a partir das condições pré-estabelecidas na última reunião com o Ministério Público do Estado, ocorrida no dia 18 de julho.

“Na reunião ficou acertado alguns encaminhamentos que serão necessários para que possa ser definida a redação final do termo de concessão de uso da Barragem do Bezerro. Os encaminhamentos definidos neste encontro foram importantes, pois tanto a equipe da gestão municipal de José de Freitas quanto da Emgerpi necessitarão de definições como, por exemplo, a do zooneamento ambiental, que já está sendo trabalhado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar)”, explica Ana Lúcia.

Ainda conforme a diretora, a Emgerpi busca apresentar esses encaminhamentos para o promotor de justiça do Ministério Público do Piauí (MP-PI), Flávio Teixeira de Abreu. “Em paralelo a isso, a prefeitura de José de Freitas deverá solicitar o apoio do MP-PI para convocar todos os barraqueiros, que são aquelas pessoas que possuem pontos comerciais no entorno da Barragem. O que queremos com isso é informá-los sobre as condições que serão impostas para que eles possam continuar utilizando esses imóveis no entorno do balneário", completa Gonçalves.

O diretor de Regularização Patrimonial Imobiliário da Emgerpi, Leonardo Botelho, disse que uma equipe da Semar está fazendo os levantamentos prévios da área da Barragem, por meio de um Veículo Aéreo Não Tripulado (Vant). Ele explica que, por meio desse monitoramento, a Emgerpi poderá obter o mapeamento da área da Barragem e definir os possíveis remanejamentos de pessoas e fazer a regularização das áreas destinadas à preservação ambiental.

Equipes das duas diretorias da Emgerpi deverão, nos próximos dias, discutir um plano para iniciar as notificações para os barraqueiros que possuem imóveis em áreas irregulares e, como isso, começar os trabalhos de regularização fundiária das unidades habitacionais construídas no entorno da Barragem do Bezerro.

A equipe técnica da Emgerpi está trabalhando para que todas estas ações ocorram dentro do prazo estabelecido pelo Ministério Público do Piauí. O assessor jurídico da Emgerpi, Felipe Lar’c Silva, também participou do encontro.

23 de fevereiro de 2017

SDR entrega caminhão para cooperativa em José de Freitas

SDR entrega caminhão para cooperativa em José de Freitas

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR) entregou, nessa quarta-feira (22), na cidade de José de Freitas, um caminhão baú refrigerado para a Cooperativa Agroindustrial “Frutos Daqui”. O veículo foi adquirido pela SDR com recursos provenientes de emenda do deputado estadual João de Deus, no valor de R$ 117.700.

Para o presidente da cooperativa, Francisco Antônio, a entrega do caminhão é uma grande conquista para os agricultores familiares da região de José de Freitas. “Recebemos hoje esse caminhão com grande satisfação. Nos sentimos bastante realizados, pois sabemos da importância dessa aquisição para agricultura familiar e para os cooperados, pois, a partir disso, teremos uma maior facilidade para garantir mais recursos e comercializar nossos produtos. Ficamos muito felizes com essa emenda, que vem por meio da SDR,  que apoia a agricultura familiar no estado e na nossa cidade”, ressaltou Francisco Antônio.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Francisco Limma, destacou que a aquisição do caminhão é mais uma oportunidade para ampliar os canais de comercialização da agricultura familiar desenvolvida na região de José de Freitas. “Hoje entregamos esse importante equipamento, um caminhão para essa cooperativa, atendendo a uma determinação do governador Wellington Dias. Isso permitirá uma melhor comercialização dos seus produtos para Teresina e outros municípios. Vê-se aqui na cooperativa um trabalho bem consolidado e amadurecido. E o papel primordial da SDR é modernizar esse tipo de produção para que os agricultores familiares de nosso estado tenham cada vez mais espaços de comercialização”, declarou o gestor.

O projeto, instalado no município de José de Freitas, conta atualmente com 80 cooperados cadastrados e envolve diretamente 108 familiares, além de, indiretamente, 1500 trabalhadores e trabalhadoras, sendo que a maioria desses possui o título de posse de terra e residem na zona rural do município. A produção mensal da cooperativa é de aproximadamente 20 a 25 mil kg de polpas por mês. Em cada comunidade, existem pessoas responsáveis pela seleção e venda de frutas, o grupo que recebe as frutas na cooperativa prossegue com o processo até que as polpas sejam embaladas.

16 de janeiro de 2017

Margarete autoriza reforma de mercado e hospital da cidade

Margarete autoriza reforma de mercado e hospital em José de Freitas

Em visita à cidade de José de Freitas, na região metropolitana da Grande Teresina, a governadora em exercício Margarete Coelho autorizou a reforma do mercado público municipal e do Hospital Estadual Nossa Senhora do Livramento (HENSL). Na oportunidade, ela também deu aval para a obras de pavimentação e abertura de novas vias em bairros e comunidades do município.

A reforma no Mercado Público Municipal Estevan Alves de Oliveira, que funciona desde 1966, será feita pela Secretaria de Estado das Cidades (Secid). “O mercado faz parte da história de José de Freitas e precisa desse apoio. Vamos fazer um belíssimo projeto, preservando as características e a história que aquele prédio tem, mas ao mesmo tempo adequando ele aos novos tempos à modernidade, garantindo o conforto dos que o utilizam. Autorizamos o projeto e em breve será a licitação. A ideia é realizar essa obra o mais rápido possível”, garantiu a governadora em exercício.

A reestruturação do mercado vai dar uma nova roupagem a estrutura do prédio, atraindo novos consumidores, como explica a feirante Mariana Saraiva, que há 20 anos trabalha no local. “Aqui só entra gente que nos conhece e quer ajudar. Como a estrutura está velha, as pessoas chegam ali fora e acham que aqui não funciona, nem entram”, lamenta a vendedora que aguarda a reforma com urgência.

Para o deputado estadual João de Deus, um dos objetivos da visita ao município foi mostrar aos gestores estaduais a situação e a necessidade de investimentos nas estruturas públicas do município. “Sabemos da capacidade e da vontade do Governo do Estado em estar nos ajudando para propiciar um mercado mais salubre para os feirantes e para os consumidores”, pontuou o parlamentar.

Reforma hospital

Outro benefício levado pela governadora em exercício na viagem ao município foi a autorização para elaboração do projeto de reforma do Hospital Nossa Senhora do Livramento. O hospital é regional e atende moradores de José de Freitas da região. A reforma será realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), com recursos do Tesouro Estadual, contemplando diversas áreas de atendimento, como urgência e emergência, pré-natal e parto humanizado.

“Queremos garantir também, por meio da reforma, o parto humanizado, que exige um bom pré-natal, pré-parto e pós-parto, aguardando e respeitando a hora da gestante e a hora da criança. Nós precisamos que os filhos de José de Freitas nasçam em José de Freitas e que este hospital seja referência na região. Queremos ainda que o hospital fature com urgências e emergências, por meio de financiamentos para essa área. Mas para que isso ocorra, o hospital deve estar preparado, com infraestrutura. Precisamos oferecer esse serviço com dignidade e com qualidade”, ressaltou Margarete Coelho, em discurso no plenário Prefeito Ferdinand Linhares, da Câmara Municipal

A Sesapi ainda se comprometeu em criar, no HENSL, um espaço de estabilização de pacientes em estado de urgência e emergência. “Como o hospital faz parte da Rede de Urgência e Emergência, vamos trabalhar fazendo uma sala de estabilização que, com o Samu, terá maior êxito no atendimento de urgências e emergências, se tornando uma referência e um ponto de apoio na região”, afirmou Telmo Mesquita, coordenador da Rede de Urgência e Emergência da Secretaria da Saúde.

De acordo com a governadora, investir na estrutura e na humanização do direito à saúde pública é uma tarefa urgente. “Não é só projetar para o futuro um serviço de qualidade. Nós temos que trabalhar também o fator tempo, imaginando que as pessoas estão sendo privadas desse serviço. Serviço de saúde, um hospital, deve ter a capacidade de atender as pessoas em um momento em que elas estão mais vulneráveis, um momento em que sua saúde está em risco, que a sua saúde está abalada ou que elas precisem de um profissional obstetra para fazer um parto”, apontou Margarete.

Segundo o prefeito de José de Freitas, Roger Linhares, a parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado vem sendo feita por meio de muito diálogo. “A governadora viu de perto a necessidade de reformas. Vamos elaborar o projeto para licitação e execução, para assim mudar e transformar esses pontos que são tão importante para a nossa cidade”, ressaltou o gestor.

Asfaltamento de novas ruas

Margarete também autorizou serviços de pavimentação de ruas e avenidas na cidade. A governadora apontou para a necessidade de avanços nas linhas de acesso e comunicação entre os bairros e demais partes urbanas. “Mais do que pavimentar as ruas, precisamos abrir novas vias de acesso para a cidade. O poder público tem que reconhecer os bairros. Para ser bairro, tem que ter praça pública, para ser bairro precisa se integrar com o Centro e com outros da cidade. Para isso, é necessário abrir novas vias de trafegabilidade para as pessoas”, disse Coelho.

14 de setembro de 2016

Setre leva curso de construção civil a José de Freitas

Setre leva curso de construção civil a José de Freitas

A Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre) realizou mais uma aula inaugural de curso de qualificação profissional de construção civil do programa Setre nos Municípios, desta vez no município de José de Freitas. O evento ocorreu no centro paroquial da cidade e contou com a presença dos profissionais responsáveis pelo curso e autoridades do município.

O Programa Setre nos Municípios busca qualificar pessoas de baixa renda e fora do convívio social em comunidades carentes em todo o Piauí. Os cursos ocorrem de forma itinerante por meio de quatro caminhões que circulam em todo o estado fornecendo as qualificações em construção civil, embelezamento e corte e costura. Os caminhões contam com tecnologia de ponta para a realização da teoria e prática de acordo com cada curso.

Gessivaldo Isaías, secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, explica os principais objetivos do projeto. “O programa visa mudar o nosso cenário profissional e fazer com que os participantes possam desenvolver melhores carreiras de trabalho movimentando, assim, a economia e construindo uma melhor qualidade de vida”, ressaltou o gestor.

O curso de construção civil ensina aos participantes os conhecimentos básicos da profissão que envolve medidas, espaço, quantidade, assentamento de tijolos, enchimento de alicerce, esquadro, pilares de sustentação e alinhamento. Depois da teoria os alunos realizam a prática erguendo paredes, cômodos e até casas, que são realizados de maneira voluntária beneficiando, assim, a população da cidade.

A Setre já qualificou milhares de pessoas dentro do estado e com o forte apoio do Governo do Estado, o programa visa ainda abranger todo o Piauí e levar uma melhor qualidade de vida a todos os trabalhadores que não podem custear seus estudos e se qualificar na área desejada.

06 de setembro de 2016

Emgerpi discute regularização com moradores da Barragem do Bezerro

Emgerpi discute regularização fundiária com moradores do entorno da Barragem do Bezerro

Gestores da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) voltaram a se reunir com as pessoas que residem no entorno da Barragem do Bezerro, localizada no município de José de Freitas. Dessa vez, o encontro contou com a participação de representantes do Ministério Público do Estado do Piauí (MPE-PI), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) e entidades comunitárias da região.

Segundo a diretora de Processos Imobiliários da Emgerpi, Ana Lúcia Gonçalves, o objetivo da reunião foi repassar aos moradores e entidades comunitárias da região que ações já foram adotadas para que a regularização fundiária dos lotes seja realizada, como, por exemplo, a identificação das famílias que moram no local e quais as áreas que serão destinadas para reserva ambiental.

Para o promotor Flávio Medeiros, “a reunião serviu para esclarecer aos moradores as etapas que ainda serão necessárias para que a regularização fundiária ocorra e também evidenciar os órgãos que estão trabalhando para que a preservação da barragem seja mantida". Ele afirma que, além de preservar a existência dos mananciais, a meta é organizar a situação de cada lote para que possíveis ocupações irregulares sejam realizadas na região.

Emgerpi trata de regularização fundiária com moradores do entorno da Barragem do Bezerro( Foto: Ascom Emgerpi)

O diretor de Regularização Patrimonial Imobiliária da Emgerpi, Leonardo Botelho, falou que a eficácia dos trabalhos técnicos depende muito da compreensão de cada pessoa, incluindo aquelas que residem em áreas de risco. “É importante que as medidas legais estabelecidas pelos órgãos competentes, em prol da segurança, sejam respeitadas por todos”, declarou Botelho, destacando que nenhuma ocupação irregular poderá atingir as áreas dos mananciais que abastecem a barragem.

Ribamar Bastos, diretor de Engenharia do Idepi, falou que o objetivo da Emgerpi e dos demais órgãos, que foram acionados pelo MPE-PI, é preservar um dos maiores patrimônios da cidade e a integridade física das pessoas que estão residindo em locais de risco e que prejudicam  o abastecimento da barragem.

Ao final da reunião, o analista ambiental da Semar, Sérgio Landim, apresentou o mapa que traz o Plano de Conservação e Usos Múltiplos da Barragem do Bezerro. Conforme Landim, “a secretaria ficou responsável para fazer o zoneamento ambiental, logo, o mapa exposto sinaliza, de forma preliminar, os limites de uso das áreas que devem utilizadas para lazer e  preservação ambiental”, afirmou o analista acrescentando que outros trabalhos serão feitos pela Semar, como o levantamento aéreo para diagnosticar o comportamento da bacia hidrográfica da região.

Emgerpi trata de regularização fundiária com moradores do entorno da Barragem do Bezerro( Foto: Ascom Emgerpi)

Conforme a presidente da Associação de Desenvolvimento Comunitário do Bairro São Sebastião, Adélia Batista, a regularização fundiária das casas “é de fundamental importância porque, além de ser um direito social, trará melhores condições de moradia para as pessoas que residem no entorno da barragem e que ainda não contam com boas condições de saneamento básico”, relatou a conselheira municipal do Meio Ambiente.

"Achei muito bom porque tiramos muitas dúvidas sobre quais os nossos direitos e deveres para que  a regularização das nossas casas aconteça", pontuou a moradora da Vila São Francisco, Osmarina Damasceno.

O deputado estadual João de Deus também participou do encontro. O parlamentar apontou a importância do bom uso dos recursos naturais que a barragem oferece às dezenas de famílias que sobrevivem por meio dela. O deputado finalizou pedindo para que a população acate as decisões que forem impostas pelos orgãos competentes, visto que o propósito deles é proteger e legalizar a situação de cada morador.

01 de agosto de 2016

José de Freitas realiza a 7ª Feira da Agricultura Familiar

José de Freitas realiza a 7ª Feira da Agricultura Familiar

A 7ª edição da Feira da Agricultura Familiar de José de Freitas foi realizada nesta sexta-feira (29), como parte das feiras da agricultura familiar do Território Entre Rios. O evento tem como objetivo promover a comercialização dos produtos colhidos e produzidos pelos agricultores locais, a realização de palestras de capacitação, além de garantir a sustentabilidade da agricultura familiar a nível de território.

O espaço também foi destinado à oferta de serviços como expedição de documentos para agricultores, assinatura de projetos produtivos e atestes de animais, além da exposição de mais de 20 barraquinhas com a comercialização de vários produtos, ressalta-se também a inclusão do artesanato para a comercialização.

Para o coordenador regional do Emater, Alvaci Orsano, esta oportunidade garante ao agricultor a comercialização a partir do apoio dos órgãos do Estado. “O agricultor unido faz a diferença, mas é importante destacar que as parcerias estabelecidas com os órgãos contribuem para o crescimento de momentos como este”, declarou.

Na ocasião, o Emater trouxe para a feira 56 mulheres dos municípios de São João da Serra, Campo Maior e Cabeceiras. As mulheres fazem parte da Chamada Pública "Mulheres Rurais do Território dos Carnaubais", e vieram para o evento conhecer a iniciativa, a forma de gestão das associações que participam da feira e como é feito o processo de comercialização.

Para a participante da Chamada Pública, Marinalva Viera Gomes, este foi o momento de interagir com outras produtoras rurais, além de observar a maneira com que elas se organizam, para consequentemente ampliarem sua produção. “A diversidade de produtos, a organização e o fato da feira ter mais mulheres na organização foram as coisas que mais me chamaram atenção”, disse a produtora rural.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Sindicato de José de Freitas Maria da Cruz destacou que todos são responsáveis pelo sucesso da feira, e que durante todo o dia terá uma programação extensa destinada ao agricultor. “Teremos palestras, e atrações culturais, e o apoio que recebemos de todos os parceiros são de grande importância para que pudêssemos realizar este evento”, afirmou.

Participaram da abertura da feira o coordenador do Emater Alavací Orsano, o diretor da Agricultura Familiar da Sdr Antonio José Pereira , um representante da Câmara Municipal, representantes do STTR de União e Miguel Alves, Incra, Ifpi, Nedet e Fetag. Acontecem ainda nos meses seguintes as feiras de Miguel Alves, Monsenhor Gil e Demerval Lobão.

11 de novembro de 2015

José de Freitas: Comunidade Graciosa recebe 1ª Ação de Cidadania Rural

1ª Ação de Cidadania Rural encerra com muito esporte na Comunidade Graciosa

A 1ª Ação de Cidadania Rural “ Cidadania para Todos, Fortalecendo Vínculos”, é uma realização da SEMAC (Secretaria de Ação Social e Cidadania) de José de Freitas, onde foi escolhida a localidade Graciosa zona rural da cidade para receber este grande evento de tal importância à população. 

O início das atividades se deu nesta sexta-feira (06), com um dia totalmente voltado para as pessoas daquela comunidade onde foram oferecidos momentos de beleza, saúde e até divertimento para a criançada. Nesta manhã de  sábado (07), o encerramento foi com bastante esporte, onde a SEMJEL promoveu um Torneio de Futebol e Torneio de Baralho. 

O torneio de futebol participaram quatro equipes sendo elas, São Raimundo, Graça. Graciosa e Lembrada. Destes, houve dois confrontos iniciais entre as equipes: GRAÇA 1X 0 SÃO RAIMUNDO GRACIOSA 2 X 0 LEMBRADA CONFRONTO FINAL GRACIOSA 0 X 0 GRAÇA DECIDIDO NOS PÊNALTIS ONDE A EQUIPE DA GRACIOSA GANHOU POR 5 A 3 CONSAGRANDO O TÍTULO. 

Prestigiaram o evento a Secretária de Ação Social Maria das Graças, Vereador Zilzimar Fernandes, Secretário de Esportes José Filho, Izaura Neri e Coordenadora do CRAS II Rosilda Felipe. A Secretária de Ação Social Maria das Graças relatou que ficou satisfeita com a realização deste evento que beneficiou de alguma forma a população da localidade Graciosa e o principal objetivo, que foi tratar com igualdade social cada membro daquela região. PREMIAÇÃO: -CAMPEÃO : GRACIOSA – VICE CAMPEÃO: GRAÇA GOLEIRO MENOS VAZADO: RONI – ARTILHEIRO: STILLA.

 As quatro equipes participantes ainda receberam KIT Equipe com bola e rede. A Banda de Música Estrela do Norte deu total apoio ao evento e ainda foi servido um lanche à todos os participantes do evento. 

06 de novembro de 2015

José de Freitas: Semac e PBF realizam seminário sobre Bolsa Família

Semac e PBF realizam o I seminário do programa bolsa família em JF

Com o objetivo de esclarecer a população sobre as principais ações do programa Bolsa família, a secretaria da ação social e a gerencia do PBF realizaram na manhã da última segunda feira(26),o I seminário municipal do programa com o tema: A gestão do e a operacionalização do PBF e a gestão das condicionalidades.

Durante o evento fora esclarecido as principais dúvidas dos beneficiários além dos números outros benefícios que existem dentro do cadúnico. O evento contou com a presença e a condução do coordenador estadual do programa Bolsa família Roberto e da coordenadora estadual do BPC Janaína Mauriz e da coordenação e acadêmicos da faculdade Anhanguera.

A secretária Maria das Graças e o gerente Fernando Calaça agradeceram a todos pela presença e enfatizaram que em 12 anos de bolsa família o município vem trabalhando no intuito de oferecer o melhor serviço com técnicos capacitados para bem atenderem os beneficiários. É um programa de transferência direta de renda, direcionado às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o País, de modo que consigam superar a situação de vulnerabilidade e pobreza.

O programa busca garantir a essas famílias o direito à alimentação e o acesso à educação e à saúde. A população alvo do programa é constituída por famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza. As famílias extremamente pobres são aquelas que têm renda mensal de até R$ 77,00 por pessoa. As famílias pobres são aquelas que têm renda mensal entre R$ 77,01 e R$ 154,00 por pessoa.