• Unimed
  • assinatura jornal

Notícias João Costa

07 de novembro de 2014

Administração da cidade de João Costa recebe mais um prêmio nacional

A premiação aconteceu durante o XII Encontro Nacional de Prefeitos em Gramado, Rio Grande do Sul

O prefeito de João Costa, Gilson Castro, em reconhecimento a sua administração recebeu a comenda Prefeito Cidadão para os Prefeitos Destaques do Brasil, a premiação aconteceu durante o XII Encontro Nacional de Prefeitos em Gramado, Rio Grande do Sul, comenda essa que o prefeito ganhou pelo trabalho desenvolvido a frente do executivo do município de João Costa.

O encontro foi realizado pela ANPV (Associação de Prefeitos e Vice-Prefeitos da República Federativa do Brasil), entidade classista de caráter civil, sem fins lucrativos e de natureza apartidária, federativa, para servir e fortalecer o mandato dos 5.570 prefeitos e vice-prefeitos de todo território nacional. 

O objetivo principal da ANPV é colocar-se como instrumento de mediação e orientação para o bom desempenho do mandato de Prefeitos e Vice-Prefeitos do Brasil, criando projetos para todas as esferas: federais, estaduais e internacionais, na captação de recursos, elaborando e desenvolvendo programas e trazendo soluções exigidas para a realidade da sua gestão. 

Essa não é primeira vez que a administração municipal de João Costa através do trabalho do prefeito Gilson Castro recebe o seu reconhecimento, uma das mais importantes honrarias do Brasil o prêmio Juscelino Kubistchek foi entregue ao prefeito durante o 11º Congresso Nacional de Prefeitos, que reuniu gestores públicos de diversos estados, o prêmio foi devido aos bons resultados refletidos no município.

O prefeito Gilson Castro falou sobre o prêmio âEsse prêmio eu faço questão de compartilhar com o povo destemido e lutador de João Costa, essa cidade pequena do interior do Piauí, mas de um povo do coração grande. Pra mim, pessoalmente, é uma grande satisfação receber esse prêmio, é uma coroação do trabalho abnegado de uma equipe afinada e comprometida em pensar e fazer o melhor para o municípioâ, destacou o prefeito ao receber o prêmio.

24 de fevereiro de 2014

TRE decide manter prefeito e vice de João Costa no cargo

RCED acusava gestores de captação lícita de sufrágio nas eleições de 2012

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí julgou improcedente nesta segunda-feira (24 de fevereiro de 2014), o RCED nº 246, que pedia a cassação dos diplomas do prefeito de João Costa-PI, Gilson Castro de Assis e do vice-prefeito Teobaldo Tavares Marques. Por unanimidade, o TRE-PI manteve nos cargos o prefeito e o vice que são defendidos neste processo pelos advogados Willian Guimarães e Emmanuel Fonseca de Sousa.

O relator do RCED foi o desembargador Joaquim Dias de Santana Filho. O prefeito Gilson Castro e o vice Teobaldo Marques foram acusados no RCED, dos crimes de abuso de poder econômico e captação ilícita de sufrágio (compra de votos), durante as eleições municipais de 2012. O processo foi julgado na Pauta do TRE nº 15/2014. As cassações dos diplomas do prefeito Gilson Castro e do vice Teobaldo foram requeridas pelos advogados Norberto Campelo e Rodrigo Melo Mesquita, que representam o candidato a prefeito Vitorino Tavares da Silva Neto, que disputou as eleições em 2012, em João Costa-PI, que fica a 514 km de Teresina, no Sul do Estado. 

Os advogados Norberto Campelo e Rodrigo Mesquita ainda deverão recorrer na decisão no próprio Tribunal Regional Eleitoral do Piauí e no Tribunal Superior Eleitoral. A decisão do TRE-PI foi em consonância com o parecer do Procurador Regional Eleitoral no Piauí, Alexandre Assunção e Silva.

Veja a decisão do TRE-PI sobre o caso:

RESOLVEU o Tribunal, à unanimidade, nos termos do voto do relator e em consonância com o parecer ministerial, rejeitar as preliminares de inconstitucionalidade do art. 262, inciso IV, do Código Eleitoral, de intempestividade do ajuizamento da ação, de ausência de pressupostos válidos e de desenvolvimento regular do processo e de inadequação da via eleita, para, no mérito, julgar improcedente o presente Recurso Contra Expedição de Diploma. Presidência do Doutor Dioclécio Sousa da Silva, em face de o Doutor Francisco Hélio Camelo Ferreira ser o revisor dos autos e de o Doutor João Gabriel Furtado Baptista ter-se declarado suspeito.

08 de julho de 2013

Prefeitura finaliza reforma e ampliação de escolas da zona rural

Medida vai beneficiar diversos alunos, professores e funcionários

Cumprindo o compromisso de elevar o investimento na educação do município de João Costa, o prefeito Gilson Casto (PV) reformou, ampliou e melhorou as escolas do município. Em apenas seis meses de gestão a educação do município sofreu um grande impacto com as melhorias e grandes obras realizadas pela gestão municipal. Nas localidades Travessão e São Paulo as escolas foram reformadas e no Povoado Cambraia, uma escola modelo está sendo construída com recursos próprios.

Na localidade São Paulo há 3 km da sede, a prefeitura de João Costa executou reparos na quadra esportiva, nova área administrativa, sala dos professores e banheiros, além de providenciar a troca de pisos de todas as salas, entre outras melhorias. O prédio também recebeu pintura geral e a entrada da escola será arborizada. A medida beneficia 22 alunos, os professores e funcionários.

No povoado Travessão, as obras da reforma já foram finalizadas. Foram recuperadas salas de aulas, banheiros, área administrativa e reparos na entrada da escola, área de serviço, além de reparos nas instalações elétricas e hidráulicas. A escola está climatizada e recebeu novas carteiras escolares.  Com essa medida, a prefeitura cria 43 vagas nesta unidade.

Para o prefeito Gilson Castro, o objetivo é valorizar o aprendizado dos alunos em sala de aula e também atender as demandas dos profissionais que atuam nas unidades.

Satisfeita com a nova roupagem das escolas a secretaria municipal de Educação Neta Coelho, aguarda ansiosa pela festa de reinauguração dos prédios, que estão aptos a receberem os alunos do município.

A reinauguração está prevista para ocorrer ainda neste mês de julho. Veja registro da visita do prefeito Gilson Castro aos prédios, na manhã desta sexta-feira, 05.

16 de maio de 2013

Prefeito Gilson Castro inaugura Creche para atender 100 crianças

A entrega da obra foi feita pelo prefeito Gilson Castro e o vice-prefeito Teobaldo

A inauguração da Creche Mãe Ana em João Costa realizada na noite da ultima sexta-feira (10/05) foi marcada por momentos de agradecimentos, presença de autoridades e a comunidade do município. Com a entrega da reforma e ampliação da Creche Mãe Ana, 100 crianças terão a oportunidade de conviver num novo espaço de aprendizado, que foi totalmente reconstruído em João Costa. A entrega da obra foi feita pelo prefeito Gilson Castro e o vice-prefeito Teobaldo com a proposta de atender uma das principais metas da sua gestão que é oferecer uma educação de qualidade aos alunos do município.

Na oportunidade, o prefeito ressaltou que a Creche foi totalmente reconstruída com investimentos provenientes dos cofres municipais. A Creche Mãe Ana ganhou novas salas de multiuso, onde já estão instaladas, espaço de lazer, sala do sono, além da Brinquedoteca.

Durante a inauguração da creche, o prefeito Gilson fez anúncio de novas melhorias já adquiridas na educação. Segundo ele, dentro de poucos dias terá início a obra da construção de uma unidade escolar no povoado Cambraia. Reforma de escolas da zona rural, aquisição demais de mil carteiras escolares, fogões industriais, mesas e armários para as secretarias e professores dos colégios. Segundo o prefeito foi adquirido mais dois ônibus escolares e aparelhos de ar condicionado para a climatização das salas de aulas.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Neta Coelho, o prefeito Gilson tem realizado um grande trabalho na educação, com a reforma dos prédios da educação. Na ocasião, a secretária de Educação agradeceu o compromisso do prefeito Gilson com a área da Educação.

O evento de inauguração contou com a presença da vereadora de Teresina Teresa Brito, prefeitos Gil Carlos de São João do Piauí, Netinho de Campo Alegre e Antonio Chico de Nova Santa Rita. Também estavam presentes todos os assessores e secretários municipais. Veja registros fotográficos da entrega e inauguração da Creche:

Prefeitura de João Costa realizou mega festa para as mães da cidade

Multidão compareceu ao evento que atraiu lideranças políticas

A prefeitura de João Costa, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou uma das maiores festas já vista no município em homenagem as Mães Joaocostenses. A festa aconteceu em Praça Publica e contou com a participação de centenas de mães e várias autoridades locais, entre elas o prefeito Gilson Castro e a Primeira Dama do município, Milka Magalhães, ambos responsáveis pela organização do evento. 

Outras autoridades do município também marcaram presença, entre elas, o vice-prefeito Teobaldo, vereadora de Teresina Teresa Brito, vários Secretários Municipais e Vereadores que ajudaram na distribuição dos brindes. As bandas Exótica e Voo Livre animaram a festa. O pastor da Igreja Assembleia de Deus, Gelton Alves também participou do evento lançando uma bençao para a mães.

Na oportunidade, aconteceram à distribuição de vários prêmios. Entre eles tinham geladeiras, fogões, televisores, berços e centenas de outros prêmios valiosos comprados especialmente para presentear as Mães.

As homenagens tiveram inicio com o discurso do Prefeito Gilson Castro que homenageou todas as mães do município. Para o prefeito âessa festa é um pouco do que a prefeitura pode oferecer para as mães do nosso município, mulheres que tanto lutam a cada dia,â.

Para a Secretária de Assistência Social, Milka Magalhães âFizemos esta festa com muito carinho. Estou contente com o resultado, as mães receberam nosso chamamento e vieram prestigiarâ. Disse Milka. Confira as fotos abaixo.

02 de maio de 2013

30 de abril de 2013

ACORDO entre prefeitura e professores põe fim a GREVE em João Costa

Para o prefeito, o fim da greve foi uma vitória do povo da cidade

Em audiência realizada na última sexta-feira, 26 de abril, no Tribunal de Justiça na capital do Estado, com a presença da Prefeitura Municipal de João Costa e do Sindicato dos Servidores Públicos (SINDESERM), por provocação da Procuradoria do Município, através de dissídio coletivo, foi dada um ponto final na greve dos professores do município de João Costa.

A audiência tinha caráter de conciliação e prevaleceu o bom senso. A Prefeitura Municipal de João Costa, desde o dia 1º de janeiro, já vinha pagando o piso nacional da educação, que é de R$ 1.567,00 e na audiência se comprometeu em aumentar em 2% (dois por cento) o salário dos professores sobre o nível de Graduação; em 5% (cinco por cento) em nível de Especialização e em 7% (sete por cento) sobre o nível de Mestrado. Além destes benefícios, o governo construindo como o povo, garantiu ainda aumento de 5% (cinco por cento) referente ao qüinqüênio.Para o prefeito de João Costa, Gilson Castro, o fim da greve foi uma vitória do povo de João Costa. "Nosso governo sempre será pautado no dialogo e no respeito a todos os servidores públicos municipais. Estamos deletando dos anais, uma imagem negativa referente aos salários dos professores. Assumimos o município com professores ganhando R$ 535,00, ou seja, menos de um salário mínimo, por 20 (vinte) horas. João Costa infelizmente amarga um dos piores índices do IDEB, ressaltou o gestor.

Fonte: portal Jenipapo

Gilson Castro afirmou que "João Costa vem pagando um dos melhores salários aos professores. Desde o primeiro dia da atual gestão, existe uma preocupação em respeitar os servidores público municipal, posto que, é o nosso maior patrimônio. Iniciamos um movimento de valorização da categoria dos professores, dos alunos e da estrutura física da Educação do Município. Já no primeiro mês da nossa gestão, os vencimentos dos professores foram elevados. Já no segundo mês, a atual gestão empreendeu reformas em algumas Escolas Municipais e, a partir do terceiro mês, quando do início das aulas, passamos a garantir merenda escolar de qualidade, antes sonegada aos sofridos alunos da rede municipal do ensino daquele município. Seiscentas novas carteiras Escolares, transporte escolar de qualidade para todos os alunos, mesas, armários, ar-condicionados para climatização das salas, enfim, tantas outras conquistas em poucos dias. A história é outra e o povo de João Costa vem reconhecendo". Por fim, Gilson disse ainda que desde o primeiro dia da atual gestão, existe uma preocupação em respeitar os servidores público municipal, posto que, é o nosso maior patrimônio.

Prefeitura e Sindicato firmaram ainda, compromisso de em 90 dias, construir novo plano de carreira do magistério. Com o fim da Greve, os professores voltaram normalmente às salas de aula nesta segunda, e aqueles que não retornarem serão considerados faltosos.