• click
  • Unimed
  • assinatura jornal

Notícias João Costa

07 de novembro de 2014

Administração da cidade de João Costa recebe mais um prêmio nacional

A premiação aconteceu durante o XII Encontro Nacional de Prefeitos em Gramado, Rio Grande do Sul

O prefeito de João Costa, Gilson Castro, em reconhecimento a sua administração recebeu a comenda Prefeito Cidadão para os Prefeitos Destaques do Brasil, a premiação aconteceu durante o XII Encontro Nacional de Prefeitos em Gramado, Rio Grande do Sul, comenda essa que o prefeito ganhou pelo trabalho desenvolvido a frente do executivo do município de João Costa.

O encontro foi realizado pela ANPV (Associação de Prefeitos e Vice-Prefeitos da República Federativa do Brasil), entidade classista de caráter civil, sem fins lucrativos e de natureza apartidária, federativa, para servir e fortalecer o mandato dos 5.570 prefeitos e vice-prefeitos de todo território nacional. 

O objetivo principal da ANPV é colocar-se como instrumento de mediação e orientação para o bom desempenho do mandato de Prefeitos e Vice-Prefeitos do Brasil, criando projetos para todas as esferas: federais, estaduais e internacionais, na captação de recursos, elaborando e desenvolvendo programas e trazendo soluções exigidas para a realidade da sua gestão. 

Essa não é primeira vez que a administração municipal de João Costa através do trabalho do prefeito Gilson Castro recebe o seu reconhecimento, uma das mais importantes honrarias do Brasil o prêmio Juscelino Kubistchek foi entregue ao prefeito durante o 11º Congresso Nacional de Prefeitos, que reuniu gestores públicos de diversos estados, o prêmio foi devido aos bons resultados refletidos no município.

O prefeito Gilson Castro falou sobre o prêmio âEsse prêmio eu faço questão de compartilhar com o povo destemido e lutador de João Costa, essa cidade pequena do interior do Piauí, mas de um povo do coração grande. Pra mim, pessoalmente, é uma grande satisfação receber esse prêmio, é uma coroação do trabalho abnegado de uma equipe afinada e comprometida em pensar e fazer o melhor para o municípioâ, destacou o prefeito ao receber o prêmio.

24 de fevereiro de 2014

TRE decide manter prefeito e vice de João Costa no cargo

RCED acusava gestores de captação lícita de sufrágio nas eleições de 2012

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí julgou improcedente nesta segunda-feira (24 de fevereiro de 2014), o RCED nº 246, que pedia a cassação dos diplomas do prefeito de João Costa-PI, Gilson Castro de Assis e do vice-prefeito Teobaldo Tavares Marques. Por unanimidade, o TRE-PI manteve nos cargos o prefeito e o vice que são defendidos neste processo pelos advogados Willian Guimarães e Emmanuel Fonseca de Sousa.

O relator do RCED foi o desembargador Joaquim Dias de Santana Filho. O prefeito Gilson Castro e o vice Teobaldo Marques foram acusados no RCED, dos crimes de abuso de poder econômico e captação ilícita de sufrágio (compra de votos), durante as eleições municipais de 2012. O processo foi julgado na Pauta do TRE nº 15/2014. As cassações dos diplomas do prefeito Gilson Castro e do vice Teobaldo foram requeridas pelos advogados Norberto Campelo e Rodrigo Melo Mesquita, que representam o candidato a prefeito Vitorino Tavares da Silva Neto, que disputou as eleições em 2012, em João Costa-PI, que fica a 514 km de Teresina, no Sul do Estado. 

Os advogados Norberto Campelo e Rodrigo Mesquita ainda deverão recorrer na decisão no próprio Tribunal Regional Eleitoral do Piauí e no Tribunal Superior Eleitoral. A decisão do TRE-PI foi em consonância com o parecer do Procurador Regional Eleitoral no Piauí, Alexandre Assunção e Silva.

Veja a decisão do TRE-PI sobre o caso:

RESOLVEU o Tribunal, à unanimidade, nos termos do voto do relator e em consonância com o parecer ministerial, rejeitar as preliminares de inconstitucionalidade do art. 262, inciso IV, do Código Eleitoral, de intempestividade do ajuizamento da ação, de ausência de pressupostos válidos e de desenvolvimento regular do processo e de inadequação da via eleita, para, no mérito, julgar improcedente o presente Recurso Contra Expedição de Diploma. Presidência do Doutor Dioclécio Sousa da Silva, em face de o Doutor Francisco Hélio Camelo Ferreira ser o revisor dos autos e de o Doutor João Gabriel Furtado Baptista ter-se declarado suspeito.

08 de julho de 2013

Prefeitura finaliza reforma e ampliação de escolas da zona rural

Medida vai beneficiar diversos alunos, professores e funcionários

Cumprindo o compromisso de elevar o investimento na educação do município de João Costa, o prefeito Gilson Casto (PV) reformou, ampliou e melhorou as escolas do município. Em apenas seis meses de gestão a educação do município sofreu um grande impacto com as melhorias e grandes obras realizadas pela gestão municipal. Nas localidades Travessão e São Paulo as escolas foram reformadas e no Povoado Cambraia, uma escola modelo está sendo construída com recursos próprios.

Na localidade São Paulo há 3 km da sede, a prefeitura de João Costa executou reparos na quadra esportiva, nova área administrativa, sala dos professores e banheiros, além de providenciar a troca de pisos de todas as salas, entre outras melhorias. O prédio também recebeu pintura geral e a entrada da escola será arborizada. A medida beneficia 22 alunos, os professores e funcionários.

No povoado Travessão, as obras da reforma já foram finalizadas. Foram recuperadas salas de aulas, banheiros, área administrativa e reparos na entrada da escola, área de serviço, além de reparos nas instalações elétricas e hidráulicas. A escola está climatizada e recebeu novas carteiras escolares.  Com essa medida, a prefeitura cria 43 vagas nesta unidade.

Para o prefeito Gilson Castro, o objetivo é valorizar o aprendizado dos alunos em sala de aula e também atender as demandas dos profissionais que atuam nas unidades.

Satisfeita com a nova roupagem das escolas a secretaria municipal de Educação Neta Coelho, aguarda ansiosa pela festa de reinauguração dos prédios, que estão aptos a receberem os alunos do município.

A reinauguração está prevista para ocorrer ainda neste mês de julho. Veja registro da visita do prefeito Gilson Castro aos prédios, na manhã desta sexta-feira, 05.