Portal O Dia

Jaicós

Jaicós

Otávio Veloso

Notícias de Jaicós

  • Portal O Dia /
  • Jaicós /
  • Problemática da seca é tema de discussão em fórum realizado em Jaicós

Problemática da seca é tema de discussão em fórum realizado em Jaicós

Os participantes apresentaram várias propostas bre a Seca que acontecerá em Picos

01/05/2012 10:17

Foi realizado na manhã desta segunda-feira (30) no prédio da Câmara Municipal de Jaicós, um Fórum Paroquial, promovido pela Igreja Católica, com o objetivo de discutir a situação de emergência vivenciada pela população dos municípios de Jaicós e Massapê do Piauí e fazer um levantamento sobre a situação da população e dos municípios.

Presentes ao Fórum, o Prefeito de Jaicós, Ozanam Barros; Prefeito de Massapê do Piauí, Francisco de Sousa Coutinho (Sousinha); Chefe de Gabinete da Prefeitura, Clébio Coutinho; Vereadores Antonio Robert, José Acelino, Elias Pereira, Francisco de Lima Rodrigues e Flávio Silveira; Professora Aurenir Paiva; Eng. Agrônomo José do Carmo; Secretária da Juventude e Cultura, Felícia Coutinho; a Secretária de Desenvolvimento Rural, Joselívia Freitas; Secretário de Agricultura de Massapê do Piauí, Josinaldo Bráulio e representantes de entidades e órgãos como Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Sinte, Conselho Tutelar, Agespisa, Emater e Pastorais da Igreja.

O evento foi realizado em preparação ao Fórum Diocesano sobre a Seca, que acontecerá no dia 09 de maio, em Picos, e que deve reunir representações e autoridades de todos os 42 municípios integrantes da Diocese.

Durante a reunião, as autoridades presentes apresentaram o diagnóstico dos municípios e propostas de melhorias para convivência com a estiagem e discutiram sobre a situação emergencial que a população está enfrentando com a escassez de água, os baixos índices pluviométricos que têm dizimado as plantações, comprometendo a geração de renda e a própria sobrevivência, principalmente das comunidades mais carentes.

O representante da EMATER, agrônomo José do Carmo, apresentou dados da "Análise Comparativa da Seca", onde se registrou em Jaicós o menor índice de chuvas dos últimos seis anos, bem abaixo da média anual. Como consequência, houve grande redução de áreas plantadas.

De acordo com o Prefeito Ozanam Barros esta seca no Piauí é a pior dos últimos 100 anos e lembrou que em Jaicós a situação é ainda mais grave devido a falta de água no Açude Tiririca. O gestor elogiou a Igreja Católica pela iniciativa e se comprometeu a manter todos os poços que estão abastecendo o município. Sugeriu também a implantação da bolsa estiagem e a abertura de frentes de trabalho.

Para o prefeito Francisco Sousa Coutinho, o Sousinha, além da população rural, a preocupação também é com os animais, pois, segundo ele, no município de Massapê do Piauí, os reservatórios de água secaram e já não existe pastagens. Sousinha informou que o município vai pagar todas as parcelas do Seguro Safra até o dia 10 de maio, solicitando em seguida, o adiantamento e que reivindicará também o Bolsa Estiagem.

Os participantes do Fórum apresentaram várias propostas e o melhoramento de ações já em execução, como a operação carro pipa, o adiantamento do Seguro Safra; criação de frentes emergenciais de trabalho; e, a construção de adutora. A população presente cobrou maior responsabilidade e compromisso dos gestores.

Ao final, foi formada uma comissão com oito participantes, quatro de cada município, que participarão do Fórum Diocesano. De Jaicós, foram indicados o vereador Elias Pereira e o secretário Clébio Coutinho, representando o poder público, e Deoclécio Leal e Eliodoro Carvalho representando os trabalhadores. Massapê foram selecionados o prefeito Sousinha e o secretário Josinaldo Bráulio, e Maria do Socorro e Francisca Gomes.

Deixe um comentário

Tópicos Seca Jaicós Fórum Igreja,

Veja também

há 1 mês
O último contato com a família foi feito através de uma fotografia datada de 27 de julho de 1956
há 1 mês
O caso aconteceu no Centro da cidade, nas proximidades do cemitério municipal
há 2 mêss
Segundo informou o delegado de Polícia Civil, Dr. Antônio Nilton, o Erik é considerado o terror da comunidade