• Patrimonio preco justo 2016

Câmara Municipal de Jaicós assina convênio com Interlegis para modernização da Casa

O objetivo da visita também foi traçar um diagnóstico da Câmara Municipal de Jaicós

05/06/2012 09:54h

O presidente da Câmara Municipal de Jaicós, Flávio José de Macedo Silveira (PT) assinou na tarde desta segunda-feira (04) convênio de participação no Programa Interlegis/ Projeto Modernização Legislativa (PML). O convênio tem o objetivo de estabelecer e regular a participação da Casa legislativa na implementação da modernização, estimulando a promoção das funções constitucionais do Poder Legislativo.

Estiveram presentes ao ato os consultores do Interlegis, Francisco Maurício da Paz, Chefe de Serviço de Atendimento à Comunidade Legislativa e Adalberto Alves de Oliveira, Consultor de Informática, além de vereadores e funcionários da Câmara Municipal.

Os servidores do Senado fizeram uma explanação para os presentes, sobre o que é o Interlegis e o programa firmado com a Câmara Municipal. O objetivo da visita também foi traçar um diagnóstico da Câmara Municipal de Jaicós por meio de um questionário com informação sobre várias áreas da Casa Legislativa.

De acordo com o Consultor Adalberto Alves, o Interlegis vai preparar um plano de ação de como poderá ajudar a Câmara Municipal de Jaicós, seja por meio de treinamento de funcionários, seja oferecendo cursos á distância ou presencial. "Para que a Câmara seja modernizada tem-se que trabalhar com a capacitação dos servidores e também dos vereadores", ressaltou.

O Convênio foi assinado pelo Presidente da Casa, vereador Flávio Silveira e pela servidora Otatiana Franco.

O Interlegis
O Programa Interlegis nasceu em 1999, da vontade de integrar todas as Casas Legislativas no caminho da modernidade, e dar condições para que cada uma delas pudesse desempenhar com eficiência e transparência as atividades administrativas e legislativas.

É um programa desenvolvido pelo Senado Federal, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e tem a missão de modernizar e integrar o Poder Legislativo em seus níveis federal, estadual e municipal, promovendo a maior transparência e interação desse Poder perante a sociedade. Os meios utilizados são as novas tecnologias de informação (Internet, videoconferência e transmissão de dados), que permitem a comunicação e a troca de experiências entre as Casas Legislativas e os legisladores e entre o Poder Legislativo e o cidadão, visando aumentar a participação da população no processo legislativo.

O Programa
O Programa Interlegis é considerado o maior programa de modernização e integração do Legislativo brasileiro. Suas ações são dirigidas às Câmaras Municipais e Assembléias Legislativas, para a organização dos seus processos, capacitação de parlamentares e servidores e implantação de tecnologia. Assim, promove maior transparência e interação do Poder Legislativo, nos níveis federal, estadual e municipal, com a sociedade.

Utilizando de meios como internet e videoconferência que permitem a comunicação e a troca de experiências entre as Casas Legislativas e o público, o Interlegis visa aumentar a participação da população. Além de produtos e serviços como o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) e o Sistema de Apoio à Atividade Parlamentar (SAAP), o programa também oferece cursos de capacitação presenciais e à distância.

Fonte: Noticiei.com

Deixe seu comentário


Notícias Relacionadas

Mávio Silveira assume o PTB e anuncia pré-candidatura a prefeito de Jaicós

Mávio Silveira assume o PTB e anuncia pré-candidatura a prefeito de Jaicós

há 4 mêss

Vereador alerta para acidentes em avenida de Jaicós

Avenida tem grande quantidade de areia

há 6 mêss

Vice-prefeito denuncia descaso com bens públicos em Jaicós

Ele recebeu denúncias populares e foi constatar

há 6 mêss

Prefeita não paga o Piso e ACS e ACE entram em greve

Prefeita não paga o Piso e ACS e ACE entram em greve

há 8 mêss