Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Rio Itaim é ameaçado de desaparecimento, em Itainópolis

Ambientalista flagra agressão ao rio durante a madrugada.

09/02/2015 15:59

Há vários dias, a população de Itainópolis reclama dos graves problemas de agressão ao rio Itaim com a retirada exagerada de areia de suas margens. Segundo Antonio Eusébio, professor de Geografia e Mestre em Gestão Ambiental, o caso é grave, pois agora a retirada de areia não está acontecendo apenas nas margens, como também dentro do próprio leito.


Na noite de sexta-feira, dia 06 de fevereiro, por volta de 23:00 h, esses acontecimentos puderam ser flagrados de perto. Além de quatro caçambas para o transporte de areia, havia no local uma retro-escavadeira e uma enchedeira. Uma equipe de cidadãos itainopolenses, preocupada com o caso, acompanhou todo o processo de extração de areia no leito do rio Itaim, produzindo imagens das 23:00 h do dia 06 até as 4:20h da madrugada do dia 07 deste mês.

Segundo Antonio Eusébio, o que se torna mais grave é que não foi encontrada nenhuma autoridade pública municipal para coibir a prática. "Acreditamos na possibilidade de haver acordos dentro do município, pois não justifica uma empresa de outra região dispor de toda estratégia de entrada no município naquele horário fazendo aquele trajeto. Conforme imagens colhidas, os veículos têm placas do estado de Pernambuco, da cidade de São José do Egito. As leis ambientais do Brasil são muito claras, por isso devemos unir e mobilizar toda a sociedade para salvar o que resta desse patrimônio, que é nosso. Os problemas graves que estamos acompanhando nas várias regiões do Brasil são frutos dessas práticas, por isso vamos à luta em defesa do rio Itaim", afirma Antônio Eusébio.

Por: Anderson Monteiro
Mais sobre: