Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Pe. Jonas toma posse da Paróquia Sagrado Coração de Jesus

O segundo pároco prestou uma homenagem ao fundador da Paróquia Sagrado Coração de Jesus

31/01/2016 02:13

Aconteceu na noite deste sábado (30) a “Tomada de Posse Canônica” do Pe. Jonas de Moura Batista, que passa a assumir agora a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Diocese de Picos. À frente dessa paróquia, estava antes o Pe. Francisco Antônio Feitosa, que foi transferido para a Paróquia N. Sr.ª do Patrocínio, da qual toma posse neste domingo (31) em Pio IX.

Transmitida pela rádio Cultura FM, a missa foi presidida pelo bispo diocesano, D. Plínio José, e concelebrada pelos padres Jonas Batista, Marcos Roberto, João Pereira, Antônio Cristo, Flávio Santiago, Francisco Borges, Expedito, Sebastião e Francisco das Chagas. Este último, de Isaías Coelho, Diocese de Oeiras.

Logo no começo, o Pe. Sebastião fez a Leitura da Provisão de Nomeação do Novo Pároco, rito no qual o bispo faz a imposição dos paramentos estola e casula. Depois, o Pe. Jonas fez sua Profissão de Fé. Seguiram-se outros rituais da missa, como a Renovação das Promessas Sacerdotais, Entrega dos Lugares Sagrados, Juramento de Fidelidade, e outros.

Outro momento da celebração foi a “saudação por um leigo”, no qual ao Pe. Jonas foram proclamadas mensagens de boas-vindas por Thiago Carvalho, de Itainópolis; por Rosa Araújo, de Francisco Santos (cidade onde o reverendo estava anteriormente); e pelo prefeito itainopolense, Paulo Lopes Moreira.

Ao final da celebração, o novo pároco fez uma breve elocução à comunidade, em que ele enaltece sua alegria e suas expectativas para sua ‘nova missão, colaborando no pastoreio do povo de Deus’. O sacerdote citou o versículo 2 do capítulo 5 de Hebreus, que fala da fraqueza dos que erram, para dizer que ele também, como ser humano, tem ‘imperfeições, dificuldades e falhas’, e que por isso precisa ‘ocupar os dois lados do confessionário’.

“Não é fácil, além de administrar a própria existência, cuidar da vida da paróquia. Por isso, quero contar com a ajuda e a oração de todos vocês. (...) Disponho-me como barro nas mãos do oleiro, confiante não em mim, mas na graça de Deus.”

O reverendo também citou um dos ensinamentos de São João Maria Vianey, que diz: “a mais bela profissão do homem é amar e rezar”. Isso para comparar com sua proposta de exercício de ministério nesta paróquia, que, segundo ele, será da mesma forma, e ‘convocando o povo para também amar e rezar’.

Por fim, o segundo pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus lembrou ainda o primeiro, e a este prestou uma homenagem. “Quero preservar o zelo pastoral que meu predecessor teve com esta paróquia. Ao Pe. Francisco Feitosa, toda a minha reverência e reconhecimento pela dedicação a esta paróquia.”

Fonte: Anderson Monteiro
Edição: Anderson Monteiro
Por: Anderson Monteiro
Mais sobre: