Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Itainópolis completa 61 anos de emancipação política

Dorgival Dantas é destaque no aniversário da cidade

02/06/2015 11:29

O Prefeito Paulo Lopes realizou neste sábado, dia 30/05, às 7:00h, a solenidade de Abertura Oficial das Comemorações alusivas aos 61 anos de Itainópolis, na sede da Prefeitura, com atividades cívicas, onde houve a execução dos hinos Nacional, do Piauí e de Itainópolis, seguindo do hasteamento das bandeiras do Município, do Estado e do Brasil.

Durante todo o dia, centenas de crianças participaram do Parque de Lazer, com mais de dez brinquedos, como pula-pula, tobogã, cama elástica, caixa de bolinhas, entre outros, montados no Ginásio Poliesportivo.

Ainda no sábado, através das secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, foi realizado Projeto Itaim em Ação, oferecendo serviços diversos, tais como: consultas médicas, prevenção contra uso de drogas e contra DST’s, teste de visão, orientação nutricional, prevenção do colo do útero, cabeleireiro, manicure, oficinas de artesanato-decoração em camiseta, entre outros.

Às 18:00 horas, muitas pessoas percorreram as principais ruas da cidade, realizando assim a I Marcha para Jesus, organizada pelas igrejas evangélicas. O evento teve como tema "Família Projeto de Deus", cujo objetivo foi chamar a atenção das pessoas para a importância da família na vida de todos.

A noite foi encerrada com um Ato Ecumênico, dirigido pelas igrejas evangélicas locais, na Praça Engenheiro Domingos Sávio, e em seguida houve um Show Musical Gospel, destacando-se os seguintes artistas nas apresentações: Ayttena Leorranny, Cícero Augusto e Banda Ainos. O show atraiu grande público, vinculado a diversas igrejas.

No domingo (31), várias atividades esportivas foram desenvolvidas. Pela manhã, houve corridas de rua, de bicicleta, de revezamento 4 por 4 e de carrinho de mão. À tarde, aconteceu no Estádio Municipal Luís Monteiro de Moura a final do Campeonato Municipal de Futebol entre os times Baixas e Juventude (de Itainópolis). Com o placar de 0 a 0, a disputa foi para os pênaltis, e o time da cidade venceu por 5 a 4.

Na noite desse mesmo dia, realizou-se o Momento Cultural, com apresentações artísticas e folclóricas das escolas do município. Estas apresentaram as principais culturas de vários estados nordestinos. E ali, na Praça Engenheiro Domingos Sávio, aconteceu em seguida um show musical, com Robério Costa e Xandynho dos Teclados.

Foi durante a tarde do dia 01 de junho, data do aniversário de Itainópolis, que foram feitas as inaugurações do Portal e da Praça na entrada da cidade; o calçamento da rua Expedito Ferreira Freitas, próximo a Câmara; o calçamento da avenida Morro Nossa Senhora de Fátima; e o calçamento da rua Francisco Osório da Silva, próximo a Igreja Católica Matriz. Essas são obras do Governo Federal realizadas pela Prefeitura de Itainópolis.

E depois de uma missa celebrada, na Igreja Sagrado Coração de Jesus, em ação de graças pelos 61 anos de emancipação política de Itainópolis, a festa que se seguiu na praça Eng. Domingos Sávio reuniu milhares de pessoas. Luisão do Amor e Véio dos Teclados fizeram a abertura para Dorgival Dantas, famoso compositor e músico nordestino de expressão nacional. Dorgival Dantas fez o público cantar junto com ele grandes sucessos seus e, em certo momento do show, dividiu o palco com Frank Aguiar, cantor itainopolense que deu uma palinha, abrilhantando assim a festa de aniversário de sua cidade natal. Quem também teve participação no show foi o cantor Francis Lopes, primo do prefeito Paulo Lopes.

O céu de Itainópolis ficou colorido com um show pirotécnico, durante o qual os astros da música conduziram os parabéns pelos 61 anos de emancipação política da cidade.

Fonte: Paulo Lopes e Anderson Monteiro
Edição: Anderson Monteiro
Por: Anderson Monteiro
Mais sobre: