Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Colégio Álvaro Rodrigues realiza seu II Sarau Literário

Turma vencedora ganha uma viagem para parque aquático de Oeiras

11/11/2017 16:12

A segunda edição do sarau literário do Álvaro Rodrigues foi realizada na noite de ontem (10), nas dependências da referida escola. Lá, foram feitas várias apresentações que abordavam a cultura nordestina e contemplavam a literatura regionalista.

Depois de composta a mesa de honra, um grupo de alunos vestidos de gibão homenagearam os vaqueiros de nosso estado, cantando o Hino do Piauí. Em seguida, o diretor Valdecleide Geraldo deu as boas-vindas ao público, e o professor Anderson Monteiro declamou a Canção do Exílio, poesia clássica de Gonçalves Dias, famoso escritor maranhense do século 19.

Daí em diante foi a vez de os alunos mostrarem seus talentos. Pautados no tema “Meu Nordeste é assim”, os discentes fizeram danças, declamaram poesias em cordel e encenaram peças teatrais. A maioria das manifestações artísticas foram criadas por eles mesmos.

Enquanto isso, cinco jurados avaliavam a melhor apresentação entre as turmas, que disputavam o prêmio de uma viagem. E quem ganhou um passeio para Oeiras foi o 3º ano A, turma que, orientada pelos professores Regivan Vera e Iara Feitosa, fará um turismo e terá um momento de lazer num parque aquático naquela que foi a primeira capital do Piauí.

A apresentação “Valores nordestinos através da dança e de poesia popular” – do 3º ano A – teve como destaque o aluno Francisco Nathaniel, o qual, caracterizado de Bráulio Bessa, mostrou uma poesia de temática regional.

Também foram montados estandes contendo utensílios típicos do artesanato nordestino; livros de escritores clássicos nordestinos; e vários livretos de literatura de cordel. Em um desses estandes, um aluno caracterizado de José de Alencar e uma aluna caracterizada da índia Iracema  expunham as obras do mais célebre escritor cearense.

Fonte: Anderson Monteiro
Edição: Anderson Monteiro
Por: Anderson Monteiro
Mais sobre: