Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Caso Samuel – corrente do bem envolve o mundo dos esportes

Católicos e evangélicos abraçam a mesma causa: ajudar 2 portadores de doenças graves

09/07/2017 10:18

Há algumas semanas, o jovem Samuel Rodrigues foi diagnosticado com uma rara doença em um dos olhos. O tratamento é caro e talvez exija um transplante de córnea. Para cobrir as despesas com as viagens para Teresina e com medicamentos caros, Samuel tem contado com a ajuda dos amigos, da população em geral e dos irmãos da igreja da qual faz parte. Os fiéis da IESC – Igreja Evangélica Salvos em Cristo – fizeram, inclusive, um show gospel beneficente há uma semana.

O caso se Samuel comoveu também os desportistas itainopolenses, que realizaram, na noite de ontem (08), no ginásio poliesportivo, um quadrangular de futsal em prol do pai de família, que se encontra desempregado, e também de uma moradora da Nova Descoberta, que vem lutando contra uma séria doença na cabeça.

A iniciativa de realizar essa atividade desportiva beneficente partiu dos jovens Danielton Rocha e Ítalo Paiva. Ítalo conta que mobilizou o CMJ – Conselho Municipal da Juventude – para que, juntos, levassem à frente a ideia, a qual envolveria também as igrejas da cidade.

“Temos sempre o intuito de fazer algo pela juventude. Um evento que já iríamos fazer, nós utilizamos para beneficiar o jovem Samuel. Só que nesses últimos dias surgiu uma senhora diagnosticada com dois nódulos na cabeça. Rita, da Nova Descoberta. Então resolvemos contribuir com ela também”, afirma Ítalo Paiva, idealizador do quadrangular.

Foram convidadas quatro igrejas cristãs de Itainópolis, dentre as quais, apenas a Igreja Católica e a evangélica Salvos em Cristo abraçaram a causa. Essas duas igrejas se sensibilizaram com os casos de Samuel e de Rita e exerceram o espírito da cristandade pregado em seus templos.

No primeiro jogo, o Sub 14 venceram os Professores pelo placar de 4 a 1. Já no segundo, o time da IESC venceu por 7 a 5 o CMJ. O terceiro jogo foi disputado pelo Sub 14 e pelo PFC, da Igreja Católica. Nessa disputa, os católicos levaram a melhor, vencendo por 10 a 2. A quarta e última disputa também teve como vencedor o PFC, que enfrentariao time da IESC, mas acabou ganhando por WO. Com esses resultados, a competição teve como campeão o PFC, e como vice, o time da IESC. Ambos receberam troféus e medalhas.

Mas os placares só importaram mesmo por uma mera questão de formalidade, pois o que prevaleceu ali foi o espírito de solidariedade dos jovens que, independentemente de suas afinidades religiosas, políticas ou de qualquer outra natureza, estavam entre as quatro linhas abraçando a mesma causa: ajudar o próximo. A rivalidade que costuma existir em quadra deu espaço ao amor pelo semelhante, o que é inerente à doutrina cristã.

Serão divididos entre Samuel e Rita os donativos e valores em espécie arrecadados através de patrocínios, que tiveram como colaboradores o prefeito Paulo Lopes, os secretários Matias Lopes e Francisco Ferreira, entre outros.

Os interessados em contribuir com o tratamento de Samuel podem entrar em contato com sua esposa, Fernanda Silva Mourão, através do WhatsApp 89 99400-8836. Ou, se preferir, depositar qualquer quantia na conta dela:

Banco: Caixa Econômica Federal. Agência: 0639. Operação: 023. Conta: 62099-1.


Fonte: Ítalo Paiva
Edição: Anderson Monteiro
Por: Anderson Monteiro
Mais sobre: