Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Sem acordo, professores entram no segundo dia de paralisação no Piauí

Sindicato da Educação afirma que movimento atinge 70% das escolas. Governo diz que há 85% das escolas em funcionamento no momento.

14/02/2017 22:00

Professores estaduais iniciaram paralisação por tempo indeterminado (Foto: Divulgação/ Sinte-PI)

Sem acordo com o governo, os professores da rede estadual entraram no segundo dia de paralisação e o ano letivo em muitas escolas ainda iniciaram parcialmente. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Estado do Piauí (Sinte-PI), 70% das unidades estão paradas e os educadores continuam indo nas salas de aula apenas para avisar da adesão ao movimento.

"Vamos continuar paralisados até o governo fazer o pagamento em parcela única do reajuste salarial, de 7,64%, que equipara o nosso salário para o piso nacional. Até o momento o governador não nos comunicou uma nova proposta, que não seja o parcelamento em duas vezes", declarou a presidente do Sinte-PI, Odeni Silva.

O secretário estadual de administração, Franzé Silva, enfatizou que o governo não tem condições de pagar o reajuste em apenas uma parcela. A proposta ofertada aos professores foi de pagamento de 4% em janeiro e o restante no mês de junho, aumentando o salário para R$ 2.298. Na segunda-feira o secretário chegou a sugerir a possibilidade de antecipação da segunda parcela a partir do balanço do primeiro quadrimestre de 2017.

"O ano letivo começou nesta segunda-feira em 85% das escolas da rede estadual. Apenas algumas escolas da rede pública estadual em processo de conclusão de reformas e com os contratos do transporte escolar pendente não iniciaram as aulas", comentou.

Quem lamenta o impasse é a dona de casa Francisca da Cruz dos Santos. Ela tem um filho que estuda o segundo ano do ensino médio na Escola Estadual São Paulo, no Parque Piauí, onde as aulas não iniciaram por falta de professores. "É fico triste com esta situação. Todo ano é isso, o governo faz promessas de melhoria na educação e os professores paralisando", disse.

Fonte: Catarina Costa Do G1 PI
Edição: Henrique Guerra
Por: Henrique Guerra
Mais sobre: