Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Recuperação da BR-135 será pauta principal de prefeitos na Marcha a Brasília

Delegação de prefeitos piauienses reivindicará, também, melhorias no abastecimento de energia e internet do estado.

12/05/2017 12:23

Mais de 140 prefeitos do Piauí participarão da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. A partir de segunda-feira (15), os primeiros grupos da delegação viajarão o Distrito Federal de avião, enquanto a outra parte dos prefeitos, residentes nas cidades do Sul do estado, viajará no dia seguinte de transporte terrestre. Entre as reivindicações estão a recuperação da BR-135, a melhoria na qualidade do fornecimento de energia elétrica, aperfeiçoamento do acesso à internet no estado.

Segundo o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), prefeito Gil Carlos, de São João do Piauí, a BR-135 será prioridade pois é essencial no desenvolvimento do Sul do estado. A rodovia é conhecida como "estrada da morte" por causa das más condições e dos acidentes que são frequentes em alguns trechosApós ser feita uma avaliação, a Polícia Rodoviária Federal enviou ao DNIT um relatório de irregularidades na pista e noacostamendo da BR-135. Além das pautas relacionadas ao estado, a delegação piauiense apresentará pautas de âmbito nacional.

"Uma das pautas nacionais é a derrubada do veto presidencial nº 52. Com isso, os municípios poderão arrecadar imediatamente cerca de R$ 40 milhões por ano", explicou.

Ele afirmou ainda que diversos municípios do país estão passando por situação de desequilíbrio financeiro. "Entendemos que os prefeitos devem ser ouvidos. Vamos discutir políticas de desenvolvimento e o pacto federativo", pontuou Gil Carlos.

O presidente da APPM destacou a necessidade dos prefeitos buscarem a autonomia dos municípios para que haja estabilidade nos setores de saúde, educação e infraestrutura. Ainda de acordo com Gil Carlos, será discutida a agilização e desburocratização da aplicação de recursos destinados aos municípios.

"As emendas dos parlamentares devem ser vinculadas ao Fundo de Participação dos Municípios", finalizou.

Fonte: BDPI
Edição: Henrique Guerra
Por: Henrique Guerra
Mais sobre: