Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Produtos derivados do pequi viram fonte de renda para famílias no Piauí

Agricultores de Palmeirais criam óleo, rapadura, mel e até sabão do fruto. Safra de pequi foi afetada após queimada atingir parte da plantação.

20/02/2017 11:36

Mesmo com a perda na safra de pequi na zona rural de Palmeirais, a 100 km de Teresina, agricultores que conseguiram colher estão animados com criação de produtores derivados do fruto. A produção virou fonte de renda para centenas de famílias na região.

A agricultora Terezinha Sousa Silva é uma destas pessoas. Da colheita de pequi em janeiro e as duas semanas de fevereiro, ela vem tendo uma boa oportunidade para lucrar. Nas garrafas pequenas, a produtora prepara a conserva com temperos, polpa e óleo do fruto. "É um ótimo molho para colocar na comida pronta. Para quem gosta de pimenta e pequi vai gostar", garantiu.

Há 10 anos Terezinha descobriu a riqueza deste fruto tão marcante no cheiro e no gosto. Ela produz ainda rapadura, óleo, mel e recentemente o sabão de pequi, que é feito da casca da fruto.

Para agricultura Eliene Sousa, a produção poderia ser bem maior se não fosse uma queimada que destruiu parte da colheita. No assentamento moram 30 famílias, a maioria depende dos pequiceiros para sobreviver.

"O que eu vi no dia foi muito fogo. Ele simplesmente veio, não sei se proporcital ou acidental, mas devastou tudo. O morro onde temos maior parte da produção parecia uma bola de fogo, mas com a chuvas de verão tem melhorado a paisagem", comentou.

Fonte: G1
Edição: Henrique Guerra
Por: Henrique Guerra
Mais sobre: