Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Presidente da APPM solicita apoio do senador Elmano para implantar consórcio

Projeto piloto atenderia procedimentos em média complexidade

23/03/2017 15:00

Prefeito de Simplício Mendes, Dr. Heli, prefeito de Conceição do Canindé, Alcimiro Pinheiro, acompanhado do ex-prefeito Adriano Veloso e o Presidente da APPM, Gil Carlos.

O presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Gil Carlos, reuniu-se nesta quarta-feira (22), em Brasília, com o senador Elmano Ferrer, ocasião em que solicitou apoio na implantação de um consórcio intermunicipal em saúde. A ideia é desenvolver essa experiência piloto no estado do Piauí, inspirada no sucesso dos consórcios cearenses.

O presidente da Associação municipalista observa que é uma tendência do Ministério da Saúde concentrar investimentos nos consórcios. Além disso, o atendimento em alta e média complexidade fica concentrado em Teresina, o que sobrecarrega o serviço na capital e dificulta o acesso dos municípios mais longínquos. “Pedimos apoio técnico e financeiro ao senador Elmano Férrer para implantarmos um atendimento eletivo em média complexidade, ou seja, ambulatorial com especialidades médicas, consultas e exames complementares”, explicou Gil Carlos.

elmano2.JPG

Inicialmente, o consórcio seria formado entre os municípios de Simplício Mendes, São João do Piauí e outros municípios que compõem o território Serra da Capivara. 

Ferrer se colocou à disposição para ajudar, através da destinação de recursos financeiros e apoio técnico, na implantação da experiência. A sugestão dos gestores é que o Estado, através dos municípios e a União, implantem hospitais regionais com diversas especialidades, contemplando média e alta complexidade e fazendo com que os municípios voltem seus esforços para as áreas de sua responsabilidade, como é o caso da atenção básica, atendendo o cidadão com dignidade e resolutividade.

Fonte: Hélder Rocha e Alice Paranaguá( [email protected] )
Edição: Henrique Guerra
Por: Henrique Guerra
Mais sobre: