Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Malhadas de Gilbués superam expectativas na produção de Silagem

Silagem

11/05/2015 22:07

Malhadas de Gilbués superam expectativas na produção de silagem. Diminuindo a mortalidade de animais nas propriedades, Aqui a fazenda Veneza a pioneira nesse trabalho.

Silagem é um método de conservação de forragem para alimentação animal baseado na fermentação láctica da matéria vegetaldurante a qual são produzidos ácido láctico e outros ácidos orgânicos, o que causa a diminuição do pH até valores inferiores a 5 e a criação de anaerobiose.

A acidificação e a anaerobiose interrompem o processo de degradação da matéria orgânica, que assim fica conservada, retendo as qualidades nutritivas do material original melhor que o feno. A matéria orgânica utilizada é em geral proveniente da colheita de plantações comerciais, usualmente leguminosas ou gramíneas,1 as quais são cortadas em pequenos fragmentos, os quais são armazenados em silos verticais ou trincheiras revestidas com plástico ou compactados em fardos herméticos revestidos por um filme de plástico hermético. O material resultante, designado também por silagem, é utilizado como alimento dos gados, em particular dos ruminantes, nas épocas de escassez de alimento natural.

Fonte: Fabriciano Neto Cunha Corado
Edição: Henrique Guerra
Por: Henrique Guerra
Mais sobre: