Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Festejo da Divina Pastora em Gilbués atraí milhares de devotos

Padroeira a Nossa Senhora Divina Pastora.

17/08/2015 18:52

O tradicional festejo católico da cidade de Gilbués, cidade localizada há 750 km de Teresina, ao sul do estado do Piauí, acontece todos os anos no período de 6 a 15 de agosto e tem como Padroeira a Nossa Senhora Divina Pastora.

De acordo populares, a cada ano aumenta o número de devotos, fiéis e de filhos que estão distantes e que vêm participar do evento religioso.

Devido à grande quantidade de devotos que comparecem às celebrações, os bancos são colocados ao lado de fora da igreja, assim como o altar, para a realização de uma Missa Campal.

Todos os dias a celebração conta com a participação de diferentes padres da diocese e até mesmo de fora.

A devoção a Nossa Senhora Divina Pastora não é muito comum. As origens da devoção são imprecisas, mas as primeiras manifestações surgem no século XVIII na Espanha, e estão propagadas por todo o território colonizado na América Latina. No Brasil, há somente uma cidade no estado de Sergipe, com o nome de Divina Pastora, onde todos os anos mais de 100 mil fiéis participam de uma peregrinação; e a cidade de Gilbués.

Dadas às proporções que o evento tem adquirido a cada ano, com o número cada vez maior de pessoas que se congregam, ele vem se destacando como um dos maiores festejos religiosos do sul do Piauí.

Paralelamente ao festejo religioso acontecem todos os dias diversos eventos culturais e artísticos na cidade; tanto em clubes fechados, com a realização de shows de bandas de destaque nacional, assim como apresentação de artistas locais e regionais, na praça, além das tradicionais barracas montadas numa das ruas principais da cidade, atraindo grande quantidade de visitantes à Gilbués durante todo o período.





Fonte: Henrique Guerra
Edição: Henrique Guerra
Por: Henrique Guerra
Mais sobre: