Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Estudantes do IFPI campus Corrente estiveram na manifestação contra a PEC 55

PIAUÍ

30/11/2016 19:00

Mobilização nacional que lotou Brasília contra PEC 55 

Enquanto o plenário do Senado discutia a votação da Proposta de Emenda Constitucional 55, milhares de manifestantes, de diversos estados do país, realizaram um ato contra a PEC na Esplanada dos Ministérios e em frente ao Congresso Nacional. A polícia afirma que o protesto contou com 10 mil pessoas, mas a organização estima que o número tenha chegado a 30 mil. 

No começo da noite, os agentes de segurança dispararam bombas de efeito moral contra a multidão, que se dispersou e recuou ao longo da Esplanada.


Manifestantes

Ao longo do ato, diversos participantes e movimentos denunciaram as agressões nas redes sociais. O Brasil de Fato também recebeu manifestações de militantes criticando a ação das forças de segurança. “Eles estão tendo uma reação completamente desproporcional. Estão sendo usadas muitas bombas para dispersar a manifestação”, disse a professora universitária Glícia Pontes no final da tarde, quando a repressão viveu o seu auge.

A professora Geny Lustosa, que estava entre os manifestantes, também se queixou da reação da polícia. “Nós sofremos muita repressão. A polícia soltou gás de pimenta e tem vários estudantes com olhos ardendo e sendo socorridos. A massa recuou um pouco, mas eles continuam com a repressão. A polícia está tentando represar e colocar a ocupação mais recuada, mais à distância”, narrou.

Fonte: Henrique Guerra
Edição: Henrique Guerra
Por: Henrique Guerra
Mais sobre: