Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Empresa Scatec compra fatia em duas usinas solares no Piauí

Piaui

02/02/2016 20:21

A empresa norueguesa Scatec Solar comprou uma fatia majoritária em duas usinas solares fotovoltaicas que serão construídas no Piauí, em um total de 78 megawatts em potência instalada. A negociação se deu através de contrato assinado com a espanhola Gransolar, que viabilizou os projetos em um leilão promovido pelo governo federal em agosto de 2015 e deverão exigir um investimento de R$ 418 milhões. A Scatec terá 70% nas usinas e a Gransolar ficará com os 30% restantes. As companhias não informaram o valor da transação.

A construção das usinas deve ter início no primeiro trimestre de 2017, antes da data estimada prevista para começar a geração deste tipo de energia, em agosto do mesmo ano. O presidente da Scatec Solar, Raymond Carlsen, destacou também, em nota, que a aquisição representa a entrada da empresa em um mercado promissor. "O mercado solar no Brasil tem um potencial significativo no longo prazo e queremos fazer parte do desenvolvimento desse mercado. A Noruega e o Brasil têm fortes relações bilaterais com alianças profundas em diversas indústrias e com esses primeiros projetos acreditamos que a Scatec Solar está bem posicionada para participar nesse mercado daqui em diante", disse.
 
De acordo com as empresas, as usinas no Piauí deverão gerar cerca de 164 mil megawatts-hora por ano, o que representa uma receita anual de R$ 55 milhões.

A Scatec Solar atua no desenvolvimento e operação de usinas solares, já tendo instalado cerca de 600 megawatts em projetos. Atualmente, a companhia opera usinas na República Tcheca, África do Sul, Estados Unidos, Ruanda e Honduras, além de ter projetos em construção na Jordânia.

Fonte: Revista Época
Edição: Henrique Guerra
Por: Henrique Guerra
Mais sobre: