Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

EMATER Teresina realiza curso de aproveitamento nutricional em Gilbués.

A EMATER Teresina, grupo Expogil e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Gilbués realizaram um curso de aproveitamento do milho, sorgo, abóbora e mandioca no município de Gilbués.

02/06/2015 13:00

O curso foi realizado nos dias 28 e 29 do mês de maio. O curso teve duração de 40 horas com certificado no final e contou com a presença e participação de 18 produtores.

O curso foi ministrado pelas extencionistas sócias da EMATER de Teresina Luciana Ferreira da Silva e Francisca Maria de Moura. Segundo elas o curso tem por objetivo aproveitar os nutrientes do município e consequentemente gerar uma renda extra para a família, e reutilizar vários nutrientes que seriam desperdiçados como a casca da abobora e o sorgo que antes era utilizado apenas para uso animal.

O curso teve representantes de várias localidades do município como: Goiabeira dos Pregos, Atoladeira, Craúno, Lopes e Vaqueta. Um dos incentivadores do curso o Sr. Francisco Washington era uns da mais motivados no curso. O curso contou ainda com a presença de vários convidados ilustres: o Sr. Eulício Teles, Secretario de Saúde Municipal, Henrique Guerra, o blogueiro do Portal O Dia e a Francisca Elizângela, Secretaria do Sindicato dos Trabalhadores Rural.

Segundo a participante do curso Josi Neide Moura o seu objetivo foi observar e aprender um pouco mais do processo de aproveitamento daquilo que antes era desperdiçado.

SORGO

                                            Bolo de Sorgo, Grãos de Sorgo, Doce de Sorgo e Bolo de Mandioca. 

                                            Participantes do Curso 

                                         Torta de Abóbora

                                     Pamonha



Fonte: Henrique Guerra
Edição: Henrique Guerra
Por: Henrique Guerra
Mais sobre: