Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Associação dos Municípios do Extremo-Sul (AMES) realiza reunião em Corrente

Evento contou com a quase totalidade dos prefeitos da região

27/03/2017 21:06

A Associação dos Municípios do Extremo Sul do Piauí (AMES) realizou no último sábado (25), na cidade de Corrente, a primeira reunião ordinária do ano. Discussões sobre a criação de um consórcio em saúde pública, duplicação da BR- 135 e a organização da Associação foram temas que nortearam a reunião. Palestras com temas como: Direito tributário, resíduo sólidos, líquidos e armazenamento, duplicação BR- 135, programas de parcerias com ensino fundamental, regime de previdência própria foram ministradas aos gestores municipais presentes ao evento.

Reeleito presidente da AMES por aclamação, o prefeito Betim, de Riacho Frio, destacou que o evento foi um sucesso e que essas iniciativas fortalecem ainda mais o trabalho desenvolvido para o fortalecimento da Associação e da região. “O evento foi um sucesso, ficamos surpresos com a quantidade de prefeitos que vieram. A programação estava excelente e foi elogiada por todos os colegas, além do público que assistiu. Isso só demonstra a força e a vontade dos prefeitos da AMES em  trabalhar pelo sul do Piauí e pela nossa Associação”, disse.

ames.jpg

O prefeito de Corrente, Murilo Mascarenhas, afirma que a união dos prefeitos do Extremo-Sul cria força para lutarem pelo desenvolvimento da região. “Para mim foi um prazer receber os colegas prefeitos. Juntos estamos buscando conseguir aquilo que nós propomos ao povo da nossa região; sabemos que da união nasce à força, então nós estamos nos organizando para conseguir, junto aos governos estadual e federal, o crescimento integrado e organizado para a nossa região”, destaca.

Léo Matos, gestor de Gilbués, apresentou um modelo de consórcio em saúde pública aos colegas e fez uma avaliação positiva do evento. Segundo ele, os gestores estão com visão de políticas públicas eficientes. “Avaliamos este encontro como positivo, por mostrar que hoje a visão políticas/pública está verdadeiramente dentro dos gestores. Aqui na região somos 23 prefeitos que estão prontos para trabalhar pela população dos seus municípios, estou saindo dessa reunião muito satisfeito e com o sentimento renovado de esperança”, pontua.

Preocupado com a situação da BR- 135, Ariano Messias, prefeito de Cristalândia do Piauí, destacou que a união dos gestores municipais é importante para a luta de interesses regionais. “Muito importante porque a gente precisava juntar esses interesses regionais, discutir e procurar soluções”, afirmou.

O prefeito de Bom Jesus, Marcos Elvas, defendeu a bandeira do alargamento da BR-135 e coordenará ações de mobilização política em prol do tema.

"O alargamento da BR-135 é fundamental para o desenvolvimento de nossa região e para a segurança de quem trafega por ela. Durante o encontro, assinamos um documento, que será entregue às autoridades federais e estaduais, reivindicando a requalificação desta rodovia", comentou Marcos Elvas.

De acordo com o prefeito, também será realizada uma reunião exclusiva para tratar do tema durante a XX Marcha dos Prefeitos, que acontece em Brasília, no mês de maio. "Como está hoje, a BR-135 oferece risco de vida a condutores e passageiros e impede que nossa produção chegue mais longe", acrescentou o prefeito de Bom Jesus, ressaltando que é esta via que liga o Cerrado ao trecho da ferrovia Transnordestina que passa por Elizeu Martins.

Ainda na reunião, os prefeitos da AMES definiram que o próximo encontro da Associação será na capital federal, em decorrência da Marcha de Prefeitos a Brasília.

DIRETORIA AMES 2017/2018

Conselho Diretor   Nome   Município  

Presidente: Adalberto Gerardo Rocha Mascarenhas - Riacho Frio

Vice-Presidente: Diostenes José Alves Avelino Lopes - Avelino Lopes

1º Secretário: Leonardo de Moraes Matos - Gilbués          

2º Secretário: Manoel Pereira de Sousa Júnior  - Cristino Castro

1º Tesoureiro:   Onélio Carvalho dos Santos  - Sebastião Barros

2º Tesoureiro:   Jondson Castro Fé  - Parnaguá

Conselho Fiscal

Presidente: Gladson Murilo Mascarenhas Ribeiro - Corrente

Membros:

1º Suplente:   Ângelo José Sena Santos - Redenção do Gurgueia

2º Suplente: Paulo Lustosa Nogueira - São Gonçalo do Gurgueia

Membros Suplentes:

1º Suplente: Marcos Antônio Parente Elvas Coelho - Bom Jesus

2º Suplente:   Valdecir Rodrigues de Albuquerque Júnior  - Curimatá

Fonte: Alice Paranaguá. Fotos: Alessandro Guerra( [email protected] )
Edição: Henrique Guerra
Por: Henrique Guerra
Mais sobre: