Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

2º DIA DE CAMPO DE GILBUÉS-PI

Os produtores e criadores do Município Gilbués-Pi, realizaram o 2º DIA DE CAMPO DE GILBUÉS-PI

23/03/2015 14:31

Os produtores e criadores do Município Gilbués-Pi, realizaram o 2º DIA DE CAMPO DE GILBUÉS-PI, o evento foi realizado no dia 15/03/2015, onde foram abordados diversos assuntos relativos á área rural, dentre eles: Preparo do solo, época e escolha de cultivares adequada, adubação, fatores climáticos.

O evento seguiu o seguinte roteiro de VISITAS TÉCNICAS, nas propriedades rurais:·.

- Iniciou se na localidade VAQUETA, onde foi observado um plantio de milho (VAR. Bandeirantes), em uma área cultivada a mais de 150 anos sem o uso de tecnologia, com produção estimada em torno de 100/sac./há, para colheita de grãos ou 40 ton./silagem/há, segundo o produtor Gilberto Rodrigues, “nunca foi realizada nenhuma técnica de adubação e nem plantio em linha”. Caso essas práticas viessem sendo aplicadas a estimativa de produção seria em torno de 18/ ton/sac/há.·.

Ainda na mesma Localidade, o produtor Luís Carlos Sirqueira introduziu o plantio de 2,5 ha de uma Cultivar de sorgo hibrido (Converte – SS 318) com uso de tecnologia como: Escolha de semente de boa qualidade, adubação adequada, plantio em linha, com uma produção estimada em 40 ton/silagem/ha, sendo está área de tabuleiro.

Já na “Chácara Rodoviária” de propriedade do Sr. Washington Rodrigue, sendo este o orientador de plantio de sorgo e milho em algumas das propriedades visitadas, foi comprovado que trabalho tecnológico vem sendo executado com êxito há 03 anos consecutivo na produção de silagem nas MALHADAS.

O produtor e também criador dispõe atualmente de 08há cultivados com sorgo, feijão e milho, sendo esta última cultura denominada AG 1051 Cultivar hibrida, desenvolvida pela Agroceres. Essa Cultivar tem como característica grande produção de milho verde, pamonha e também excelente para a produção de silagem. Essa cultivar pode ser uma alternativa para aumento da renda dos produtores rurais, pois sua alta produção de milho verde e pamonha pode ser introduzida no mercado com ganhos satisfatórios e também uma alternativa para merenda escolar do Município. 

Obs.: Washington foi o pioneiro no processo de produção de silagem e introdução de sorgo no Município de Gilbués-Pi. ·.

Na fazenda Pimenta de propriedade do Sr. Luís Carlos A. Figueiredo (Carlinhos) – Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e trabalhadoras Rurais de Gilbués-Pi, temos a expectativa de maior produção de silagem de sorgo (CULTIVAR, converte SS 318 hibrido), com estimativa de 500/ton. em 10ha. Foram realizadas todas as técnicas desde o preparo do solo ao plantio.·.

Seguindo a Programação do 2º DIA DE CAMPO DE GILBUÉS-PI, foi visitada a propriedade do Sr. José Elias P. da Silva (Borrachinha), na Localidade Boa Vista, segundo o orientador de plantio, o Sr. Washington, “Essa propriedade apresentou maior desempenho produtivo dentre as propriedades visitadas, pois estima se uma produção de 50 ton/há de sorgo na MALHADA, enquanto a produção de milho atingirá cerca de 150/sac./há ou 09 mil kg/há no primeiro ano. A propriedade dispõe também de uma prossiga criação de gado nelore PO e mestiço e um a barragem de porte médio. Propriedade modelo afirma o mesmo”.

Em seguida visitamos a Faz. Nova de propriedade do Sr. José Ribamar Figueiredo, propriedade que vinha com perca em 02 anos consecutivos na produção de milho. Incentivado pelo orientador de plantio Washington com bastante experiência na área, o proprietário aderiu a excelente ideia de plantio de sorgo na MALHADA, com uso e tecnologia adequada já citada antes.
O evento foi encerrado na Faz. Canto da Lagoa de propriedade Dr. Gilberto Vilarindo, propriedade com maior rebanho bovino do Município com 500 cabeças de animais sendo que o rebanho atual de Gilbués esta Está em torno de 18.600 cabeças. 

A fazenda dispõe de grande suporte forrageiro, tendo uma excelente área de campineiras de canaviais e capim de corte, formação de postagens em avançado estádio de desenvolvimento, em áreas antes desacreditadas, na chapada de agreste. Observamos também que propriedade desenvolve um excelente trabalho na criação de ovinos, caprinos e piscicultura.

AGRADECIMENTOS:

- Ao Dr. Osvaldo Lara empresário e pecuarista;
- Ao Sindicado dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Gilbués-Pi, (Representado por Francisca Elizangela G. Sirqueira;
- A AGRIPEC – Empresa de insumos e maquinário agrícola, Corrente-PI
- Aos Engº Agrº.: Enio luiz Alves de Andrade Lustosa e Eriques Nunes da Silva;
- Ao Consultor de Vendas João Vitor S. Vilarinho Félix;
- Ao Portal O Dia Gilbués,Henrique Guerra;
- A FAZENDA CANTO DA LAGOA DO Dr. GILBERTO VILARINDO, pelo almoço farto e hospitaleiro.

OBS.: A ESTIMATIVA DE PRODUÇÃO ESTA EM TORNO DE 1,5 MIL TONELADAS DE SILAGEM, NÚMEROS EXPRESSIVOS, PORÉM SEM NENHUM INCENTIVO OU PARTICIPAÇÃO DO PODER PUBLICO MUNICIPAL E MUITO MENOS DA SIMBÓLICA SECRETARIA DE AGRICULTURA.

- PARABÉNS CRIADORES E PRODUTORES RURAIS DE GILBUÉS-PI.


Fonte: Henrique Guerra
Edição: Henrique Guerra
Por: Henrique Guerra
Mais sobre: