• Ecotur
  • Águas de Teresina
  • assinatura jornal

Notícias Fronteiras

05 de junho de 2017

Itapissuma irá retornar atividades de produção de cimento em Fronteiras

Itapissuma irá retornar atividades de produção de cimento em Fronteiras

Na manhã dessa sexta-feira (02), o gerente da fabrica de cimento Itapissuma S/A Dr. Arnaldo falou a reportagem que a indústria de cimento, localizada em Fronteiras, vai ser reaberta com seus funcionários trabalhando em um sistema de cooperados. A energia já foi religada, e a direçãoda fábrica está trabalhando para retornar as atividades o mais rápido possível.

“Já retomamos as atividades internas. Temos cerca de 100 pessoas trabalhando na fábrica e dentro de curto espaço de tempo, que ainda não sei mensurar quanto, estaremos retornando todas as atividades com o mesmo quadro de funcionários. Vamos chamar as mesmas pessoas com as quais já trabalhávamos. Estivemos com o Governador do Estado e o o grupo está se organizando para que tudo volte ao normal”, disse o gerente.

Em encontro com o governador do estado Wellington Dias realizado no dia 27 de março, o diretor e o superintendente do Grupo João Santos, Geraldo Santos e Fernando Gusmão, respectivamente, buscaram definir acordos que possibilitem a reabertura da fábrica de cimento Itapissuma S/A, em Fronteiras.

“O governo se mostrou muito receptivo e hoje abrimos alguns entendimentos para juntos acharmos soluções viáveis para, o mais rápido possível, retomarmos o funcionamento da fábrica. Talvez em um prazo de 60 dias. Teremos em breve uma audiência com o presidente da Eletrobrás para que nós possamos discutir o problema da demanda. Não teremos maiores problemas, o governo se prontificou para que todas as pendências a nível de Estado fossem solucionadas”, disse o superintendente da Itapissuma, Fernando Gusmão.

Na ocasião o Governador falou sobre os acordos firmados. “Tivemos aqui uma importante agenda com o grupo Itapissuma, uma base industrial importantíssima na área de produção de cimento para o Piauí. Acertamos várias etapas que vamos cumprir. Uma parte depende do Estado, é que vamos tratar de uma repactuação relativa ao ICMS, reconhecendo que a empresa ficou um período parada”.

“Temos o compromisso de trabalharmos condições para termos uma produção com um preço competitivo em relação a outros estados, de tal maneira que tenhamos aqui um acordo com os principais consumidores de cimento, com as obras do Estado e as obras federais.  E com isso, retomar os empregos a partir de um patamar normal gradativo que leve em conta a demanda, reconhecendo a importância desses empregos para o estado. Acreditamos ainda que vamos ampliar a demanda com a existência de alguns programas estaduais” completou o governador.

13 de abril de 2017

Prefeita visita Centro de Educação Infantil José Aquiles Filho

Prefeita visita Centro de Educação Infantil José Aquiles Filho

O Centro de Educação Infantil José Aquiles Filho (Dr Marcelo), no último sábado(08), lançou o Projeto Educacional de Leitura e Produção Textual de autoria do Professor Augusto Soares.

A diretora Cicera Vanda e a Coordenadora Priscila Andrade, em companhia de sua equipe de professores se dedicaram em fazer com que os pais dos pequeninos participassem desse grandiosos evento. Em resposta ao convite realizado, todos os pais compareceram ao evento e prestigiaram a participação de seus filhos em danças e apresentações culturais.

A grandeza do projeto de leitura, tem fundamental importância para a educação de formar geral, em especial para educação infantil que é o ponta-pé inicial na formação de futuros cidadãos.

Pensando na importância que tem os pequeninos dentro da educação, a Prefeita Municipal de Fronteiras Maria José, resolveu fazer uma visita surpresa ao Centro de Educação Infantil nesta segunda-feira 10/04, onde teve a oportunidade de acompanhar de perto como estão sendo tratados os pequeninos de Tia Zezé, assim como ela mesma fez questão de mencionar para as crianças.

A diretora Cicera Vanda e a coordenadora Priscila Andrade fizeram companhia à prefeita em visita as dependências da escola, mostrando a mesma a organização e o empenho das professoras.

Durante a visita também se fizeram presentes a Supervisora de Ensino Hildegardia Bezerra e o Secretário de Comunicação Clediomar Sousa.

24 de novembro de 2016

Atendimento do Minha Casa Legal encerra hoje em Fronteiras

Atendimento do Minha Casa Legal encerra hoje em Fronteiras

Desde a manhã dessa terça-feira (23), uma equipe técnica da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) atende aos mutuários da cidade de Fronteiras com o objetivo de promover a regularização fundiária e financeiras urbana das 50 unidades habitacionais do Conjunto Dirceu Arcoverde, que foi construído pela Cohab há mais de 30 anos.

Os mutuários de Fronteiras estão recebendo atendimento através do Escritório Itinerante instalado no Colégio Estadual Francisca de Sousa Moraes, Rua Joaquina Maria de Sousa, s/n, Bairro Sagui (Soin), próximo ao Pólo Esportivo do município. O atendimento está sendo realizado das 8h às 18h.

O diretor-presidente da Emgerpi, Ricardo Pontes, disse que essa ação itinerante pretende chamar a atenção das pessoas para requererem os ofícios de liberação de hipoteca, visto que a área do conjunto já está averbada.

Segundo a diretora de Processos Imobiliários da Emgerpi, Ana Lúcia Gonçalves, a procura dos mutuários por atendimento está excelente. "Estamos conseguindo atender praticamente todos os moradores do Conjunto Dirceu Arcoverde”. Sobre os descontos que a Emgerpi está oferecendo para quem deseja quitar dívidas, Ana Lúcia declarou que muitos mutuários resolveram aproveitar os descontos e pagar suas dívidas.

“Uma mutuária resolveu pagar sua dívida de R$ 8 mil à vista somente para não perder os  descontos de 90%, sobre multas e juros, que a Emgerpi está oferecendo para quem deseja pagar desta forma”, finalizou a gestora, que também está prestando as orientações jurídicas na cidade.

A mutuária Valéria Silva Pereira falou que o atendimento foi nota mil, pois conseguiu resolver a entrega da documentação que faltava para pegar seu ofício de liberação de hipoteca, que garantirá o recebimento da escritura da sua casa.

Ação em Paulistana

Os mutuários do município de Paulistana receberão os Escritórios Itinerantes a partir desta quinta-feira (24).  Esta ação que seguirá até dias 24, visa regularizar os 60 imóveis do Conjunto Raimundo Damasceno, situado na cidade. O atendimento será feita das 8hs às 18hs, no Auditório da Secretaria de Educação de Paulistana, localizado no centro.

03 de agosto de 2016

PSB de Juraci Bezerra declara apoio a Oposição em Fronteiras

PSB de Juraci Bezerra declara apoio a Oposição em Fronteiras

O PSB de Fronteiras – PI acaba de romper com a atual gestão liderada pelo prefeito Eudes Ribeiro (PSD). O rompimento foi oficializado durante um jantar na noite desta terça-feira, 08, na residência do jurista Juraci Bezerra.

DSC_0563

PSB de Juraci Bezerra declara apoio a Oposição em Fronteiras – Foto: Blog Lagoa do Rato.

A sigla a partir de agora marchará pela Oposição apoiando a pré-candidatura de Maria José (PMDB) e Laércio Luz (PT).

O PSB era um forte aliado do grupo liderado por Eudes Ribeiro e além de possuir uma vaga na Câmara dos Vereadores com Célia Alves, mantinha também cargos importantes na atual gestão como Dr Juraci Bezerra (Procurador de Justiça do Município), Caio Bezerra (Secretário de Esportes)  e Edvan Bezerra (Diretor de Esportes).

A sigla disputará novamente uma vaga no legislativo fronteirense, desta vez com Dr Juraci Bezerra.  O jurista já legislou pelo município de Fronteiras de 1992 a 1996.

Tia e sobrinho na chapa da Situação

Os pré-candidatos a prefeito e vice pela Situação em Fronteiras formam uma chapa pura, ou seja, ambos pertencem a mesma sigla. Trata-se do jovem George Lucas (PSD) e Jussara Lima (PSD). Os dois são também tia e sobrinho. De acordo com informações dos bastidores da política em Fronteiras, a escolha de Jussara Lima para compor chapa com o jovem George Lucas teria sido o motivo do rompimento de Juraci Bezerra e família com a atual gestão. A família do jurista estaria pré-acordada para indicar o vice.

Datas das Convenções

Pelo bloco de oposição, formado pelos partidos PMDB, PT, PDT, PP, DEM, PRTB, PV, PSB e PROS, a convenção será realizada no dia 04 de agosto, a partir das 8h00, no Ginásio Poliesportivo e serão apresentados os nomes da atual vice-prefeita Maria José Ayres (PMDB) e do médico Laércio Luz (PT).

Pelo bloco da situação, formado pelos partidos PSD, PPS, PSB, PTB, PRB PSC, PHS, PC do B e PRP, acontecerá no dia 05 de agosto às 16h00 no Ginásio Poliesportivo e serão apresentados os nomes de George Lucas (PSD) e Jussara Lima (PSD).

19 de janeiro de 2016

Juiz julga procedente ação contra prefeito Eudes Agripino

O sindicato alegou que o prefeito não vem cumprindo o disposto na lei nº 11.738/08

O juiz João Manoel de Moura Ayres, da Vara Única da Comarca de Fronteiras, julgou procedente mandado de segurança coletivo com pedido de liminar do Sindicato dos Servidores da Educação do Município de Fronteiras (SINDFRONT) contra o prefeito Eudes Agripino.

O sindicato alegou que o prefeito não vem cumprindo o disposto na lei nº 11.738/08, que se refere a carga horária máxima de 2/3 (dois terços) para o desempenho das atividades de interação com os educandos e assegurar 1/3 para atividades extraclasse.

A prefeitura estaria calculando de forma equivocada tal carga horária, em um cálculo que multiplicaria o número de horas de trabalho da jornada semanal do professor por 60 minutos e o resultado seria dividido por 50 minutos que é a duração da aula regulamentada pelo município. Tal operação resultaria na quantidade de aulas total respectiva à jornada do trabalhador e seria desta quantidade que seriam calculados os valores de um ou dois terços relativos aos períodos de atividades extraclasse e em sala de aula. O SindFront requereu então que seja concedida liminar para que a prefeitura de Fronteiras realize a organização imediata da jornada de trabalho.

Em sua defesa, a prefeitura alegou que seus atos regulamentares da jornada dos professores levam em consideração a duração “normal” de uma hora de trabalho, ou seja, sessenta minutos e por isso não estaria havendo qualquer prejuízo para os professores e nem violação dos comandos legais.

O promotor afirma na decisão que “as partes estão de acordo quanto a aplicação de 1/3 (um terço) da carga horária para atividades extraclasse, sendo a controvérsia na forma de contabilidade da chamada hora-aula” e que “diante da regulamentação pelo Município, deve ser aplicado o entendimento de que a hora-aula deve ser a utilizada para o cálculo do tempo de atividade para os professores municipais”.

“Diante do exposto, julgo procedente o pedido com resolução de mérito, com fulcro no art. 269, I, do Código de Processo Civil, e concedo a segurança pleiteada, determinando à autoridade impetrada que proceda a imediata reorganização da jornada de trabalho dos professores”, afirma o juiz na decisão do dia 12 de janeiro.

28 de setembro de 2015

PT se une e lança pré-candidatura a prefeito em Fronteiras

PT se une e lança pré-candidatura a prefeito em Fronteiras

O Partido dos Trabalhadores (PT) de Fronteiras – PI que tem como presidente o médico Laércio Luz realizou na manhã deste sábado, 26, uma reunião com todos os seus filiados e simpatizantes.

De acordo com presidente, o objetivo do evento era unir a sigla que atualmente conta com cerca de trezentos filiados em Fronteiras uma vez que o PT local desde as ultimas eleições vinha sendo composto por duas alas: uma oposicionista e outra que declarava apoio a atua gestão do prefeito Eudes Ribeiro.

A reunião serviu ainda para reabrir o Diretório Municipal em Fronteiras e filiar novos partidários. Dentre as lideranças que filiaram a sigla, destaque para o professor Adalberto, que atualmente coordena a Escola Técnica de Fronteiras e o advogado Igor Pereira, que coordena o CIRETRAN.

Um dos pontos de destaque da reunião foi a volta das lideranças Toinho de Abdom e sua irmã, Chica Rosa. Petistas de carreira, estes marcharam na eleição passada junto ao atual prefeito e agora, após romperem com a atual gestão, declararam apoio ao grupo político liderado por Laércio Luz.

Laércio Luz declarou que o principal objetivo do Partido dos Trabalhadores neste primeiro momento é fortalecer a sigla aglutinando novas filiações e que para o próximo ano o partido planeja pleitear cargos no majoritário e na câmara legislativa.

“Sou pré-candidato a prefeito e nosso partido deverá pleitear vagas também no legislativo. É claro que estamos abertos a diálogos com colegas de outros partidos, em especial, com aqueles que fazem parte da base aliada a nível estadual”, declarou Laércio Luz.

09 de junho de 2015

Fronteiras comemora 80 anos de emancipação com inaugurações e shows

Zezé di Camargo e Luciano se apresentam nesta terça-feira pela primeira vez na cidade

O município de Fronteiras (localizado a 410 quilômetros de Teresina) está sendo palco de um grande evento, que tem atraído à presença de milhares de visitantes. Trata-se do IV Front, nome criado pela gestão do prefeito Eudes Agripino para a semana de festividades alusivas ao aniversário de emancipação do município.

Em 2015, Fronteiras comemora 80 anos e para celebrar esta data especial, a prefeitura reuniu uma equipe para oferecer uma programação diferenciada aos munícipes e visitantes. A cidade recebeu uma decoração diferenciada que já é percebida logo que se chega.

A série de eventos foi iniciada neste domingo (07) com o pronunciamento do prefeito Eudes. “Estamos comemorando 80 anos e a cidade é testemunha dos avanços que estamos conseguindo em todos os setores, este é o nosso modelo de gestão e vamos avançar ainda mais”, disse. A escolha da garota e garoto Fronteiras e apresentações culturais das escolas marcaram a noite festiva que foi finalizada com apresentação do grupo “Os Cabras de Lampião” e bandas locais.

Já na segunda-feira (08) a equipe da gestão municipal percorreu algumas localidades rurais entregando obras que vinham sendo concluídas no município nos últimos meses. A noite teve mais festa na praça principal com as bandas Caninana do Forró e Edson Lima e Gatinha Manhosa.

Os deputados Átila Lira (PSB), Júlio César (PSD) e Georgiano Neto (PSD) participaram dos eventos

Nesta terça-feira (09) acontece o show mais aguardado, além de mais obras inauguradas a dupla Zezé Di Camargo e Luciano se apresentará pela primeira vez na cidade. Também se apresentarão as bandas Bonde Tudo e Cacau com Mel. O IV Front será finalizado na noite desta quarta-feira (10) com a apresentação do cantor gospel Anderson Freire por ocasião do “Dia Municipal do Evangélico”.

Em entrevista ao ODIA, o prefeito falou da satisfação de proporcionar mudanças reais no município. “Estamos trabalhando incansavelmente para melhorar a vida de cada cidadão, já temos os programas Cartão Esperança e programas na área da educação que são reconhecidos hoje pelos filhos da cidade. Obras e mais obras de infraestrutura que estão sendo realizadas e entregues e atenção total as necessidades da população, comemoramos esses 80 anos sabendo que estamos investindo no futuro”, destacou.

Fotos: Ricardo Castelo Branco e Alex Galvão

05 de maio de 2014

Policiais Militares de Fronteiras apreendem 11 armas de fogo

Policiais Militares da 4ª companhia em Fronteiras apreendem 11 armas de fogo

Durante uma Operação Itinerante realizada por policiais militares da 4ª Companhia de Fronteiras, na região de Picos, no período de 10 dias foram apreendidas 11 armas de fogo de diversos calibres, a Operação começou na semana passada e terminou no dia 03 de maio.


IMG-20140501-WA0075

A Operação aconteceu de forma surpresa para a população que não sabia do local nem do horário específico para atuar, o efeito foi satisfatório na operação. As armas de fogo foram apreendidas em 4 municípios, Fronteiras, Campo Grande do Piauí, Alagoinha do Piauí e Monsenhor Hipólito, cidades pertencentes a área operacional da 4ª Cia.

Armas apreendidas

Armas apreendidas

Segundo o tenente Gilson todos os infratores que portavam as armas foram presos e encaminhados à Delegacia para os procedimentos legais. âVamos prosseguir com outras Operações distintas na nossa área, a intenção é deixar a sociedade mais segura, e mostrar que a polícia está se fazendo presente de forma intensiva dificultando a ação de delinquentes nessa regiãoâ. Declarou o Tenente Gilson, Comandante da 4ª Companhia de Fronteiras.

Opera+º+úo

Armas apreendidas em Fronteiras