Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Professor e Acadêmicos presentam projeto voltado para catadores de lixo

Professor e Acadêmicos dos Cursos de Administração e Biologia da UFPI apresentam projeto voltado para catadores de lixo

20/04/2016 16:00

Com o intuito de expandir a atividade dos catadores de lixo e proporcionar qualidade de vida a estes profissionais, a Universidade Federal do Piauí (UFPI/Floriano), através dos Cursos de Administração e Ciências Biológicas, apresentou ao prefeito de Floriano, Gilberto Júnior, o “Projeto de Intervenção Socioeconômica na Comunidade de Catadores de Resíduos Sólidos: uma proposta interdisciplinar”, para que a Prefeitura Municipal de Floriano (PMF) seja parceira no projeto. A apresentação do trabalho aconteceu na manhã desta terça-feira (19), na sede da PMF.

De acordo com o professor e coordenador do projeto, Jairo Carvalho, a ideia é mostrar aos catadores de lixo que eles podem trabalhar com produtos diversificados como papelão, metais, plásticos, além da garrafa peti que é o único produto que coletam atualmente, e comercializar também em outros Estados: Ceará, Pernambuco e Maranhão.

“A proposta é fazer uma transformação junto aos catadores de lixo fazendo-os compreender a dinâmica a cerca da condução de uma cooperativa e que eles a coordene, sendo uma oportunidade de renda para essas pessoas. Fizemos este primeiro contato com o prefeito que nos recebeu muito bem e falamos da necessidade da construção de um galpão para que os catadores armazenem o material coletado, não fique a céu aberto e não corra o risco de serem furtados. 

Aliando esse projeto da Universidade federal do Piauí com o apoio da Prefeitura temos certeza que será um sucesso”, disse Carvalho. O prefeito Gilberto Júnior se mostrou favorável à iniciativa do projeto e agendou uma visita ao lixão para os próximos dias acompanhado dos técnicos das Secretarias Municipais de Infraestrutura e Assistência Social e dos acadêmicos dos cursos e coordenador do projeto para analisar a viabilidade de construção do galpão.

Fonte: Ascom
Mais sobre: