Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Homem é condenado a 13 anos de prisão por homicídio em Floriano

Joilton Borges de Moraes assassinou a queima-roupa José Antônio Leal Silva e tentou matar Nilson Maciel Rodrigues em crime praticado em 2016. Ele passou 2 anos foragido.

17/02/2022 07:36

A justiça condenou a 13 de prisão em regime fechado um homem identificado como Joilton Borges de Moraes, acusado de homicídio e tentativa de homicídio praticados na cidade de Floriano. A condenação veio seis anos após o crime. Em janeiro de 2016, Joilton matou a tiros José Antônio Leal da Silva Filho nas proximidades da residência de sua companheira.


Leia também: Homem acusado de matar ex-companheira a facadas é preso em Floriano 


O crime ocorreu no conjunto habitacional Gabriel Kalume, localizado no bairro Taboca, em Floriano. Na ocasião, Joilton abordou José Antônio, que estava acompanhado de um colega de nome Nilson Maciel Rodrigues, e efetuou os disparos a queima-roupa. José Antônio morreu na hora e Nilson não chegou a ser atingido. 


Joilton cumprirá 13 anos e 4 meses de pena em regime fechado - Foto ilustrativa: Arquivo O Dia

Joilton fugiu logo em seguida e passou dois anos sendo procurado até ser preso em Teresina em 2018. Desde então, ele aguardava julgamento detido. Julgado pelo Tribunal Popular do Júri, ele foi condenado pelo crime de homicídio qualificado pelo uso de recurso que impossibilitou a defesa da vítima, e pelo crime de tentativa de homicídio com a mesma qualificadora.

Além deste processo, Joilton também já possuía uma extensa ficha criminal por envolvimento com o tráfico de drogas e roubos.

“Esses crimes, à época dos fatos, causaram grande repercussão na sociedade de Floriano onde a população clama por justiça”, disse o promotor de Justiça João Malato Neto, que representou pela condenação de Joilton. Para ele, a forma como assassinato foi cometido pelo réu foi um ato de violência e covardia.

Joilton foi reconduzido para o sistema prisional, onde cumprirá a pena de 13 anos de 4 meses de reclusão em regime fechado.

Fonte: Com informações do MPPI
Mais sobre: