• Unimed
  • assinatura jornal

Notícias Esperantina

06 de dezembro de 2017

Esperantina terá blitz de trânsito a partir da próxima semana

Esperantina terá blitz de trânsito a partir da próxima semana

O Ministério Público em parceria com a Polícia Militar e o município de Esperantina, vão iniciar a partir da próxima semana blitz educativas pelas ruas da cidade. A medida foi tomada após várias conversas entre o Ministério Público e a prefeitura de Esperantina.

De acordo com o Promotor Raimundo Júnior as blitz ocorrerão por toda cidade para diminuir o número de acidentes nas vias públicas, proibir menores de pilotarem motos e apreender motos e veículos com suspeitas de furto e roubo.

“A ideia inicial é fazer estas blitz educativas, para quando o processo gradual de municipalização do transito estiver completo a população já tenha o pleno conhecimento, da obediência as Leis de trânsito, obviamente que as blitz serão de cunho educativo, mas as situações que possam construir situações penais serão coibidas pela policia militar, como,  direção perigosa, excesso de velocidade, motos com procedência duvidosa de roubo ou furto e menores em veículos automotores, essa é a ideia inicial uma blitz em dezembro e outra janeiro até que se consolide o processo de municipalização do transito, espero contar com a compreensão de todos e só quem ganha é a população com as obediências as Leis de transito”. Disse o promotor.

A polícia militar vai dar apoio aos agentes de trânsito do município, no sentido de proibir as infrações no trânsito e melhorar o tráfego de veículos na cidade.

A prefeitura de Esperantina já celebrou um convênio com o DETRAN do Piauí para sinalização vertical e horizontal que será executada no inicio de 2018

11 de outubro de 2017

Mais de 1200 exames de mamografia serão realizados em Esperantina

Mais de 1200 exames de mamografia serão realizados em Esperantina

A Prefeitura Municipal de Esperantina, através da secretaria de saúde em parceria com a Sesapi, iniciou nesta segunda–feira (09) as atividades do outubro rosa no mês dedicado a saúde das mulheres.

Serão realizados mais de 1200 exames de mamografia em uma ação de prevenção ao câncer de mama, através do ônibus da central da mama totalmente equipado e os exames totalmente gratuitos. 

Para ter acesso aos exames da mama, as pessoas devem procurar seu agente de saúde ou a unidade básica de saúde mais próxima e agendar.

Ontem durante a abertura das atividades a prefeita Vilma Amorim, a secretaria de saúde Elizângela Amorim, orientaram as mulheres sobre os riscos da doença e a importância da prevenção.

"Estamos contando com o apoio de todas as equipes de saúde da família porque são elas que conhecem direto os pacientes, portanto é importante que cada um que está aqui avise sua vizinha, sua amiga que até o dia 21 o ônibus estará aqui, em dois turnos, manhã e tarde".Disse a secretaria.

A prefeita Vilma Amorim falou que os serviços são ofertado de forma gratuita para atender o maior número de mulheres possíveis. "Fazer o exame é uma forma da gente se prevenir, fiquem tranquilas o exame não dói e é muito para prevenir uma doença grave que tem levado muitas vidas e nós não queremos que mais mulheres percam suas vidas pela falta de uma mamografia". Falou a prefeita. Durante a abertura uma equipe de profissionais da saúde realizou atividades físicas para dar maior tranquilidade as pacientes.

O ônibus está atendendo na praça Leônidas Melo no centro de Esperantina.

05 de outubro de 2017

Ônibus da mama estará em Esperantina na próxima semana

Ônibus da mama estará em Esperantina na próxima semana

O mês de outubro é dedicado a saúde da mulher em todo território nacional e em Esperantina a secretaria de saúde vai promover uma série de ações para alertar as mulheres sobre os cuidados com câncer da mama.

A partir do dia 09 de outubro o ônibus com equipamentos para realizar exames de mamografia, estará em Esperantina para atender as mulheres de 50 a 69 anos de idade, das zonas urbana e rural.

Qualquer mulher pode agendar seu exame, basta procurar seu agente de saúde ou ir a unidade básica de saúde mais próxima e agendar. Nas unidades básicas de saúde os profissionais irão ministrar palestras orientando as mulheres a realizarem o auto exame e procurarem um profissional se notar algo anormal.

Dia 28 de outubro será realizado uma caminhada pelas principais ruas da cidade, chamando atenção da sociedade, principalmente das mulheres sobre o combate ao câncer de mama, o evento é organizado pela comunidade Kolping de Esperantina em parceria com a prefeitura e clínicas locais.

A caminhada é uma marca deixada pela ex-vereadora Domingas Santana que abraçou a causa em defesa das mulheres de Esperantina.

“Esta é mais atividade que estamos trazendo em parceria com Sesapi para cuidar da saúde das mulheres, além de exames de mamografia que será realizado durantes este mês, os profissionais da área da saúde irão realizar palestras orientando as mulheres sobre os riscos do câncer de mama”. Disse a secretária Elizangela Amorim.

04 de outubro de 2017

Prefeitura de Esperantina realizará recadastramento de servidores

Prefeitura de Esperantina vai realizar recadastramento de todos os servidores

A prefeitura de Esperantina, através da secretaria de administração vai iniciar no próximo dia 09 de outubro um recadastramento para todos os servidores, efetivos, comissionados, contratados, aposentados e pensionistas.

O recadastramento será realizado em duas fases, onde na primeira os servidores efetivos, comissionados e contratados renovaram seu cadastro através do site http://servidoronline.siafc.com.br/esperantina/login que será disponibilizado para os servidores. Sendo que na primeira etapa os aposentados e pensionistas não necessitam se cadastrar. A primeira fase vai a partir do dia 09 de outubro até o dia 27 de outubro de 2017.

Na segunda etapa do recadastramento que será presencial os servidores efetivos, aposentado e pensionistas terão que apresentar uma série de documentos que serão disponibilizados no site da prefeitura. Lembrando que para os servidores efetivos, somente farão o recadastramento presencial após a realização do cadastro online.

A inscrição presencial será de acordo com as datas de nascimento e vai iniciar dia 30 de outubro até o dia 01 de dezembro de 2017.


22 de setembro de 2017