• Anuário 2017
  • Unimed
  • assinatura jornal

Notícias Esperantina

11 de outubro de 2017

Mais de 1200 exames de mamografia serão realizados em Esperantina

Mais de 1200 exames de mamografia serão realizados em Esperantina

A Prefeitura Municipal de Esperantina, através da secretaria de saúde em parceria com a Sesapi, iniciou nesta segunda–feira (09) as atividades do outubro rosa no mês dedicado a saúde das mulheres.

Serão realizados mais de 1200 exames de mamografia em uma ação de prevenção ao câncer de mama, através do ônibus da central da mama totalmente equipado e os exames totalmente gratuitos. 

Para ter acesso aos exames da mama, as pessoas devem procurar seu agente de saúde ou a unidade básica de saúde mais próxima e agendar.

Ontem durante a abertura das atividades a prefeita Vilma Amorim, a secretaria de saúde Elizângela Amorim, orientaram as mulheres sobre os riscos da doença e a importância da prevenção.

"Estamos contando com o apoio de todas as equipes de saúde da família porque são elas que conhecem direto os pacientes, portanto é importante que cada um que está aqui avise sua vizinha, sua amiga que até o dia 21 o ônibus estará aqui, em dois turnos, manhã e tarde".Disse a secretaria.

A prefeita Vilma Amorim falou que os serviços são ofertado de forma gratuita para atender o maior número de mulheres possíveis. "Fazer o exame é uma forma da gente se prevenir, fiquem tranquilas o exame não dói e é muito para prevenir uma doença grave que tem levado muitas vidas e nós não queremos que mais mulheres percam suas vidas pela falta de uma mamografia". Falou a prefeita. Durante a abertura uma equipe de profissionais da saúde realizou atividades físicas para dar maior tranquilidade as pacientes.

O ônibus está atendendo na praça Leônidas Melo no centro de Esperantina.

05 de outubro de 2017

Ônibus da mama estará em Esperantina na próxima semana

Ônibus da mama estará em Esperantina na próxima semana

O mês de outubro é dedicado a saúde da mulher em todo território nacional e em Esperantina a secretaria de saúde vai promover uma série de ações para alertar as mulheres sobre os cuidados com câncer da mama.

A partir do dia 09 de outubro o ônibus com equipamentos para realizar exames de mamografia, estará em Esperantina para atender as mulheres de 50 a 69 anos de idade, das zonas urbana e rural.

Qualquer mulher pode agendar seu exame, basta procurar seu agente de saúde ou ir a unidade básica de saúde mais próxima e agendar. Nas unidades básicas de saúde os profissionais irão ministrar palestras orientando as mulheres a realizarem o auto exame e procurarem um profissional se notar algo anormal.

Dia 28 de outubro será realizado uma caminhada pelas principais ruas da cidade, chamando atenção da sociedade, principalmente das mulheres sobre o combate ao câncer de mama, o evento é organizado pela comunidade Kolping de Esperantina em parceria com a prefeitura e clínicas locais.

A caminhada é uma marca deixada pela ex-vereadora Domingas Santana que abraçou a causa em defesa das mulheres de Esperantina.

“Esta é mais atividade que estamos trazendo em parceria com Sesapi para cuidar da saúde das mulheres, além de exames de mamografia que será realizado durantes este mês, os profissionais da área da saúde irão realizar palestras orientando as mulheres sobre os riscos do câncer de mama”. Disse a secretária Elizangela Amorim.

04 de outubro de 2017

Prefeitura de Esperantina realizará recadastramento de servidores

Prefeitura de Esperantina vai realizar recadastramento de todos os servidores

A prefeitura de Esperantina, através da secretaria de administração vai iniciar no próximo dia 09 de outubro um recadastramento para todos os servidores, efetivos, comissionados, contratados, aposentados e pensionistas.

O recadastramento será realizado em duas fases, onde na primeira os servidores efetivos, comissionados e contratados renovaram seu cadastro através do site http://servidoronline.siafc.com.br/esperantina/login que será disponibilizado para os servidores. Sendo que na primeira etapa os aposentados e pensionistas não necessitam se cadastrar. A primeira fase vai a partir do dia 09 de outubro até o dia 27 de outubro de 2017.

Na segunda etapa do recadastramento que será presencial os servidores efetivos, aposentado e pensionistas terão que apresentar uma série de documentos que serão disponibilizados no site da prefeitura. Lembrando que para os servidores efetivos, somente farão o recadastramento presencial após a realização do cadastro online.

A inscrição presencial será de acordo com as datas de nascimento e vai iniciar dia 30 de outubro até o dia 01 de dezembro de 2017.


22 de setembro de 2017

23 de agosto de 2017

Esperantina vai incluir peixe na merenda escolar

Esperantina vai incluir peixe na merenda escolar

O projeto é uma iniciativa da Prefeitura de Esperantina para ampliar o consumo de peixe no próprio município e enriquecer o cardápio das quase 8 mil crianças matriculadas na rede pública de ensino. A secretaria municipal da educação já publicou o edital de chamamento público para cadastramento dos piscicultores que desejarem participar do projeto.

De acordo com a prefeita, Vilma Amorim, a prefeitura deve comprar em média 2 toneladas de peixe por mês, já na primeira fase, mas a previsão é expandir o projeto para que outros organismos públicos também possam participar, aumentando consideravelmente a compra do produto, especialmente neste momento quando Esperantina está colhendo uma de suas maiores safras de peixe, “Nossa piscicultura tem estrutura para fornecer peixe de qualidade para todos os órgãos públicos que forneçam ou processem alimentos, como hospitais, sistema penitenciário, educação, enfim, e já estamos fazendo essa articulação com o governo do estado” afirma.

Para a secretária municipal de educação, Bete Aguiar, a Cidade será pioneira na inserção de carne de peixe na merenda escolar e para isso está tendo todo o apoio do Sebrae, em todas as fases de implantação do projeto, “como a carne que recebemos já vem processada, sem espinhas, não houve nenhuma recusa por parte das cozinheiras, que já participaram de treinamento com técnicos do SEBRAE, criando e experimentando novas receitas à base de peixe para o lanche ser bem aceito ao gosto da criançada”, comemora.

Entenda o Projeto

A cidade de Esperantina desponta como uma das maiores produtoras de peixe em tanque escavado do estado do Piauí, e comemorou este ano uma de suas maiores safras, algo em torno de 10 toneladas por mês. Por isso a Prefeitura precisou intensificar as ações para garantir o processamento e o comercio de todo esse pescado, começando pelas escolas da pública municipal.

Através da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural – SDR, foi adquirida uma unidade processadora de peixe, que separa a carne das espinhas e escamas. O equipamento pode processar até 200kg/hora. Isso vai permitir que toda a produção possa ser industrializada, embalada e congelada, agregando valor e ampliando as possibilidades de inserção do produto no comercio.

A Prefeitura cadastra todos os piscicultores que desejam participar do projeto, estes devem se submeter ao monitoramento de seus tanques por técnicos da Prefeitura e da SDR, assim participam de um “rodízio” para que todos possam vender parte de sua produção. A Prefeitura também deve buscar as condições para ampliar a compra do produto por outros órgãos públicos, incluindo as secretarias estaduais, como Educação, Segurança e Saúde.

21 de agosto de 2017

Prefeita solicita a reforma do ginásio do bairro Nova Esperança

Prefeita Vilma Amorim entrega projeto solicitando a reforma do ginásio do bairro Nova Esperança

A prefeita Vilma Amorim aproveitou a visita do presidente da fundespi em Esperantina e entregou um projeto de reforma do ginásio esportivo do bairro Nova Esperança.

O projeto foi elaborado pela equipe técnica da prefeitura e vai custar em torno de R$160.000,00 (cento e sessenta mil reais).

A prefeita juntamente com os vereadores Manoel Filho, Marcílio Farias e o secretário Epaminondas acompanharam o presidente da fundespi ate o ginásio e como forma simbólica entregaram o projeto nas mãos do Paulo Martins.

“Estamos entregando este projeto nas mãos do presidente da fundespi Paulo Martins e aguardamos o mais breve possível uma reposta positiva para realizarmos esta parceria e devolvermos a comunidade este ginásio”. Disse.

O presidente da câmara Manoel Filho falou que os vereadores já fizeram esta solicitação na câmara municipal em nome da população do bairro Nova Esperança.

“Estive com os vereadores Marcílio Farias e o vereador Leônidas Quaresma com o presidente da fundespi, solicitando esta parceria para reforma do ginásio do bairro Nova Esperança, conversamos com o secretário de governo Merlong Solano e o governador Wellington Dias já deu o sinal verde e agora com o projeto em mãos, vamos lutar junto com a prefeita para que mais esta obra seja entregue a comunidade”. Disse o presidente.