Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Mais de 650 cirurgias encerram o Programa Olhar Bem com sucesso

Mais de 650 cirurgias encerram o Programa Olhar Bem com sucesso

29/06/2016 08:43

O programa de mutirão de catarata Olhar Bem, feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS) entre os dias 22 e 25 de junho, em parceria com a Prefeitura de Corrente, apresenta em números o resultado dos trabalhos realizados, embora dificilmente consiga representar a real grandeza do serviço prestado: foram 1.886 procedimentos, sendo destes, 653 cirurgias de catarata, atendendo a pacientes de todos os municípios do território da Chapada das Mangabeiras.

Na prática, muitas vidas mudaram, muitos problemas foram resolvidos e muitas lágrimas de emoção foram derramadas. Composto por uma equipe de cem operadores, o programa contou ainda com o apoio de mais sessenta profissionais da saúde do município de Corrente, além de profissionais de outras áreas, como arquitetos, eletricistas, pedreiros e equipe de apoio, totalizando mais cem pessoas, que se mobilizaram para dar suporte e fazer com que o programa funcionasse da melhor forma possível.

No dia 24, o programa recebeu a visita da vice-governadora Margarete Coelho e do secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, que conversaram pessoalmente com as pessoas beneficiadas. “Fiquei muito emocionada em escutar todos os depoimentos que presenciei, essa região é muito importante e precisa de um olhar especial. Estamos juntos para trabalhar pelo Piauí”, frisou a vice-governadora.

Para o secretário Francisco Costa, a melhoria de vida para as pessoas é gratificante. ”Não faltarão esforços do governo para facilitar o acesso à saúde de qualidade para a Chapada das Mangabeiras, devolver o olhar para essas pessoas, além de saúde é um projeto de cidadania”, reforça.

O prefeito Jesualdo ressaltou a importância do programa. “Para nós é uma satisfação muito grande participar desse evento. Esse programa provocou uma verdadeira revolução nessa região do sul do estado, pois ele é muito importante para a população e nós estamos prestando um serviço essencial em termos de política pública. Eu acredito em políticas públicas, como esta que está sendo executada aqui, porque ela atende a todos indistintamente. Todo mundo, como cidadão, tem direito a ter acesso a esse benefício. Parabenizamos a todos que tiveram acesso a esse benefício!”.

Das 653 cirurgias realizadas, 348 correspondem a pacientes do município de Corrente, um total de 54%. No próximo dia 16 de julho, uma equipe do programa retorna ao município para a realização das consultas de retorno dos pacientes operados, quando uma nova estrutura, em menor proporção, será montada para receber esses pacientes.

Fonte: Ascom
Mais sobre: