Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Diocese de Bom Jesus cria nova paróquia em Corrente e empossa pároco domingo

Anísio Marques Borges, será o primeiro pároco da paróquia Divino Espirito Santo

04/03/2015 22:52

A diocese de Bom Jesus do Gurguéia- Pi, cria mais uma paróquia no Extremo Sul do estado, a comunidade católica agraciada foi a do Divino Espirito de Corrente, Anísio Marques Borges, será o primeiro pároco da nova paróquia.

De acordo com padre Anísio, a presença de duas paróquias em Corrente, se justifica pelo crescimento do número de fiéis e para prestar um atendimento melhor às comunidades. “Quando o número de fiéis vai crescendo, o bispo diocesano se coloca nessa disposição, dos fiéis serem bem atendidos, as igrejas matrizes, as capelas vão ficando distantes da moradia dos fiéis, e ai agente vai colocando nessa disposição de evangelizar melhor”. Disse.

O pároco disse também que a criação de mais uma paróquia no município, não é para dividir os católicos e muitos menos pra competir, mas atender melhor os fiéis. “Uma nova paróquia na cidade de Corrente, não é para dividir os católicos, de maneira alguma, não é para competição, é justamente para a gente atender melhor os fiéis católicos que estão ficando mais distantes da igreja matriz, das capelas instaladas”. Contou.

Para Anísio, a dificuldade de adaptação dos fiéis a divisão não será problema, pois ele já vem de uma experiência em Bom Jesus, quando se criou uma nova paróquia na cidade e foi o primeiro pároco, e a adaptação se concretizou em dois anos.

O sacerdote disse ainda que é normal que no inicio, possa se gerar algum tipo de ciúmes ou mal entendido nos fiéis com relação à divisão, mas as regras da paróquia Nossa Senhora da Conceição serão mantidas na nova. “No inicio cria- se uma espécie de ciúmes, ou de mal entendido entre os católicos que ali já permanecem, por causa da tradição, de participar dos horários daquelas missas, a igreja católica não se divide, ela cresce na união, na unidade, as mesmas regras da paróquia Nossa Senhora da Conceição, serão as mesmas da paróquia Divino Espirito Santo”. Afirmou.

Com relação ao horário das missas Anísio, disse que há a possibilidade de mudança para não chocar com a outra paróquia, e assim possibilitar mais opção para os fies. Disse também que haverá a parceria com os Mercedários, terá a independência com relação à condução, pastoral, econômica e catequista, porém harmonia, e que ambos os padres em ausência por força maior, por exemplo, celebrará na paróquia do outro.

A paróquia Divino Espirito Santo, comandará 18 comunidades, quatro Bairros na zona urbana e 14 na zona rural do município de Corrente, ao lado direito da BR- 135 sentido Teresina/ Brasília. Caravanas dos 23 outros municípios que compõem a Diocese de Bom Jesus estarão presentes, no sábado padres com missionários farão missão nas comunidades, e a noite acontece missa na paróquia.

A solenidade de criação e posse canônica do pároco acontece no próximo domingo (08), as 9:00h da manhã, na paróquia Divino Espirito Santo, no Bairro Nova Corrente e contará com a presença dos bispos Marco Tavoni e emérito D. Ramom López Carrozas.

Anísio Marques Borges é natural do município de Redenção do Gurguéia- Pí e já foi pároco em Monte Alegre do Piauí, Alvorada do Gurguéia, Palmeira do Piauí e por último em Bom Jesus na paróquia Menino Jesus de Praga.

Edição: Alessandro Guerra
Por: Alessandro Guerra
Mais sobre: