Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

41ª ExpoCorrente encerra com saldo positivo e sucesso de público!

41ª ExpoCorrente encerra com saldo positivo e sucesso de público!

22/07/2016 10:10

A 41ª ExpoCorrente encerrou neste domingo com sucesso absoluto de público e de eventos realizados. Além da tradicional exposição de gado dos maiores pecuaristas da região extremo sul e do 13º Leilão das Fazendas Unidas, a ExpoCorrente tem procurado valorizar nos últimos anos as raízes de Corrente, enaltecendo as tradições da cultura do campo, do fazer sertanejo, da agricultura familiar e do associativismo rural, fortalecendo a identidade da população, oferecendo diferentes meios para sua subsistência, através de capacitações voltadas para a realidade local.

A abertura da feira agropecuária já tem inserida em sua programação a Cavalgada, que em sua quarta edição contou com a presença de mais de 300 pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos, montadas a cavalo ou em carros de boi, reunindo as famílias em um evento que a população assiste emocionada, pois os trajes tradicionais e o choro do carro de boi revive os mais remotos tempos da outrora pacata cidade.

A quinta-feira, totalmente dedicada à agricultura familiar, iniciou cedo com a feira montada no próprio parque de exposição, tendo já às 9h uma importante reunião com o IFPI e EMATER sobre a compra direta, com orientações aos agricultores para participarem das licitações junto ao IFPI. Além disso, durante toda a tarde as associações de pequenos produtores rurais participaram de um evento do SENAR, sobre capacitação e incentivo ao associativismo. Ao final, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural fez o lançamento do Programa de Melhoramento Genético de Rebanho, inédito no estado, em que grandes pecuaristas de Corrente doaram matrizes de alta linhagem genética, sorteadas entre as associações de pequenos produtores rurais de Corrente.

Na sexta-feira tiveram início os programas culturais, com lançamentos de livros e programas da secretaria municipal de Educação, Esportes e Cultura, que se repetiram com sucesso no sábado e no domingo à noite no estande da Prefeitura. Na sexta-feira, também aconteceu o 13º Leilão das Fazendas Unidas, como sempre com excelente genética de gado e alto volume negociado.

No sábado a novidade foi a 1º Expotrilha Mountain Bike, que levou a emoção dos esportes radicais ao interior do município, mostrando as belezas naturais e a simplicidade da zona rural de Corrente aos participantes da competição, que teve um grande número de inscritos.

O instituto Federal do Piauí (IFPI) também marcou presença, com amostras educativas e apresentações culturais da Orquestra de Violões. Também estiveram presentes na 41ª ExpoCorrente a Igreja Batista, diversos comércios, assim como a Associação dos Artesãos de Corrente. A praça de alimentação esteve lotada todos os dias, principalmente nos finais de semana, quando o movimento aconteceu até o dia amanhecer.

O Secretário de Desenvolvimento Rural, Dr. Hélio Paranaguá, comemora os resultados. “Em todo lugar só se fala em crise mas na verdade, o que nós vimos aqui, foi um grande espetáculo. As famílias participaram, os agricultores participaram, os pecuaristas marcaram presença e quem teve competência ganhou muito dinheiro, então nós só temos o que comemorar!”.

A secretária municipal de Educação, Maria do Socorro Cavalcanti, destaca ainda a importância cultural da festa. “A cada ano nós vemos cada vez mais a participação da juventude e das pessoas simples do campo e isso é muito importante, pois representa um resgate da identidade do povo de Corrente. Os concursos artísticos-literários deixam isso bem claro, a empolgação dos estudantes em participar, as redações, os poemas, os desenhos e até a presença deles na cavalgada, tudo isso é muito emocionante!”.

Fonte: Ascom
Mais sobre: