Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Vereadores iniciam campanha para presidência da Câmara

Disputa pela presidência da Câmara de Vereadores começa a movimentar novamente a política em Cocal de Telha

24/11/2016 16:13

Ainda sob os efeitos da ressaca da eleição, os vereadores eleitos já estão se preparando para mais uma disputa, desta vez, para presidência da Câmara Municipal de Vereadores de Cocal de Telha. Nesta escolha somente os vereadores eleitos tem direito a voto.

A disputa pela presidência ainda está “morna” pois costumeiramente a temperatura aumentará a partir da diplomação dos eleitos, marcada para 1º de Dezembro. Faltando ainda pouco mais de 2 meses para a definição, pelo menos quatro nomes se articulam para tentar viabilizar a eleição até ao momento, são eles: Leandro Moreira (PP), Valdinar Martins (PSDB), Gerson Cigano (PSB) e Karyne do Rodrigão (PP).  Dos quatro pretensos candidatos apenas Gerson vem da oposição e os demais pertencem ao grupo político ligado à prefeita Ana Célia e do vice Kilson Oliveira. Há quem possa afirmar que existem possibilidade de surgir outros nomes para a disputa e levantam ainda a possibilidade de uma escolha por unanimidade.

Dentre os nove vereadores eleitos para o quadriênio de 2017 a 2020 existem vários nomes que já exerceram a presidência do legislativo local como é o caso do Vereador Edilson Brito, Valdinar Martins, Chico Porteira. Neste momento a postura administrativa do atual presidente da Câmara Vereador Kilson Oliveira conduziu a Câmara de Vereadores, cujo mandato encerra no dia 31 de Dezembro o levou para tornar-se o vice-prefeito eleito e tomará posse no dia 1º de Janeiro.

Todos os candidatos à presidência da Câmara obtiveram expressiva votação e ficaram entre os cinco primeiros da lista. São muitos vereadores, quase a metade, querendo garantir as benesses do cargo de comandante da casa legislativa de Cocal de Telha mas sabemos que apenas haverá uma disputa de duas ou chapa única. O executivo não haverá de interferir na disputa embora afirmam pessoas ligadas ao primeiro escalão da prefeita Ana Célia.

A eleição que definirá para o biênio 2017-2018 o próximo presidente da Câmara Municipal de Cocal de Telha ocorrerá no ato de posse marcado para o dia 1º de janeiro de 2017 e deverá ser conduzida pela Vereador Francisco Raimundo (Chico Porteira) por ser o mais velho entre todos. Concluída a votação para o cargo de presidente, o mesmo já toma posse e dá continuidade no processo de eleição da Mesa. O mandato da mesa será de dois anos. 

Fonte: Cocal de Telha Online
Edição: Marcelo Barros
Por: MARCELO BARROS E JOELMA BONA
Mais sobre: