Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Prefeita representa o Estado no Movimento Mulheres Municipalistas

Prefeita de Cocal de Telha representa o Estado no Movimento Mulheres Municipalistas

10/03/2017 09:39

A prefeita do município de Cocal de Telha, Ana Célia (PP), representou o Piauí no debate sobre a participação feminina na esfera política brasileira. O debate, promovido em Brasília, é parte dos objetivos do grupo de trabalho promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) dentro do projeto Movimento Mulheres Municipalistas (MMM).

O projeto deverá ser apresentado durante a realização da XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que acontece entre 15 e 18 de maio, em Brasília. Para isso o debate foi realizado na manhã de ontem durante a programação da Semana Municipalista que contou ainda com a presença de mais de 80 parlamentares.

Para Ana Célia, o objetivo do movimento é ampliar a participação das mulheres na política, buscando também uma participação mais efetiva. “É preciso ir além das quotas, promover verdadeiras mudanças nas leis orgânicas dos municípios e nos estatutos das associações regionais que podem proporcionar isso”, explicou a gestora.

Ana Célia citou ainda a importância do evento. “Considero muito oportuna a iniciativa da CNM de criar esse Movimento, pois é uma forma de dar força às prefeitas e às administrações municipais que enfrentam dificuldades, além de incorporar-se ao movimento de mulheres no Brasil para garantir os direitos que já existem e que não são exercidos, bem como lutar por novos direitos", informou.

Além da gestora piauiense, participam também a primeira-dama do Movimento Municipalista, Tânia Ziulkoski; a fundadora da CNM, Dalva Christofoletti; as deputaras federais, Jó Magalhães (PCdoB/MG) e Cármen Zanoto (PPS/SC). Além disso, as prefeitas de Turvelândia (GO), Reila Aparecida; de Antônio João (MS); Marcia Marques; de São Bento do Uma (PE), Debora Severo; Faro (PA), entre outros, como secretárias e representantes de entidades estaduais, também compuseram a mesa de debate.

Importância da mulher

O presidente da CNM, Paulo Ziulkoskifalou ainda da importância da mulher em todos os ramos. “Hoje, as mulheres representam apenas 12% das prefeituras brasileiras e isso ainda é pouco. A participação da mulher é muito importante para o movimento municipalista. Por isso, a relevância de momentos como esses que defendem o espaço de vocês – mulheres”, destacou.

Mais sobre: