Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Emater e Prefeitura investem na geração de renda de mulheres

Serão capacitadas cerca de 24 mulheres que receberão 2.400,00 para investir em meios produtivos para gerar rendas para a família através do Plano Brasil Sem Miséria

02/06/2015 20:33

A Prefeitura de Cocal de Telha através da Secretaria Municipal de Agricultiura e Abastecimento em parceria com a EMATER, Ministério do Desenvolvimento Agrário e o Governo do Estado através do Programa Brasil Sem Miséria beneficiarão cerca de mulheres trabalhadoras rurais como vetor de suas ações na erradicação da pobreza rural extrema.

A Secretária Municipal de Agricultura e Abastecimento Viviane Martins e a Técnica Claudiana Marques recepcionaram e organizaram o encontro no auditório da Câmara de Vereadores e contou com palestra do Coordenador geral da EMATER Gleison.

Este projeto esta sendo realizado através dos serviços contratados e garantido ATER para 240 mulheres rurais distribuídas em 10 municípios do Território dos Carnaubais, sendo estes: Cabeceiras do Piauí, Campo Maior, Castelo do Piauí, Cocal de Telha, Jatobá do Piauí, Juazeiro do Piauí, Nossa Senhora de Nazaré, São João da Serra, São Miguel do Tapuio e Sigefredo Pacheco.

Destaca-se que estas beneficiárias, obrigatoriamente por critérios definidos em edital, compõem o Público Beneficiário do Plano Brasil sem Miséria, do Programa Bolsa Família e do Pronaf, sendo portadoras de Declaração de Aptidão ao PRONAF – DAP na modalidade B.

As ações previstas para serem realizadas no período de 24 meses incluem desde a identificação e mobilização destas beneficiárias até a formação, por meio de capacitações e intercâmbios, nas atividades rurais desenvolvidas pelas mesmas. Destaca-se o estímulo e fortalecimento às atividades coletivas executadas pelas beneficiárias.

Outro diferencial destes serviços, além das ações de ATER pautadas nos Princípios da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural – PNATER, esta Chamada Pública por estar apoiada no Plano Brasil sem Miséria disponibilizará para cada beneficiária um Fomento Produtivo (sem reembolso) no valor de R$ 2.400,00 que servirá para incrementar a produção agropecuária ou extrativista destas mulheres.

A aplicação destes recursos se dará por meio da Elaboração de Projetos Produtivos, confeccionados pelos Extensionistas do EMATER em consonância com as Mulheres Beneficiárias. Os recursos financeiros serão acessados via Bolsa Família e o monitoramento das ações será de responsabilidade dos Extensionistas do EMATER.

Edição: Ascom
Por: Marcelo Barros
Mais sobre: