Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Cocal de Telha tem a gestão mais transparente da região de Campo Maior

MPF apresenta resultado da nova fase do Ranking da Transparência e Cocal de Telha a gestão mais transparente da grande Campo Maior.

08/06/2016 18:28

Cocal de Telha é o município que possui a gestão mais transparente da região da grande Campo Maior diz Ministério Público Federal ao divulgar o novo ranking da transparência. Na primeira avaliação o município aparecia com zero e já nesta segunda etapa de avaliação aparece na 45ª. colocação.

Na segunda avaliação o município de Cocal de Telha superou município como Campo Maior e até a capital do estado, Teresina. Já os municípios de Boqueirão do Piauí, Boa Hora, Coivaras e até mesmo Capitão de Campos aparecem com nota zero nas duas avaliações do MPF.

Na segunda avaliação o município de Cocal de Telha superou município como Campo Maior e até a capital do estado, Teresina. Já os municípios de Boqueirão do Piauí, Boa Hora, Coivaras e até mesmo Capitão de Campos aparecem com nota zero nas duas avaliações do MPF.

O Ministério Público Federal (MPF) em todo o país. Esse é um dos resultados obtidos pelo projeto Ranking Nacional da Transparência, patrocinado pela Câmara de Combate à Corrupção do MPF. A nova classificação foi divulgada nesta quarta-feira, 8 de junho.

Após a expedição de mais de 3 mil recomendações, em dezembro do ano passado, o Índice Nacional de Transparência - média de notas alcançadas por todos os municípios e estados brasileiros - subiu de 3,92, em 2015, para 5,15, em 2016. Estados e municípios que ainda descumprem as leis de transparência serão acionados judicialmente. Até o final do dia, 1.987 ações civis serão propostas pelas unidades do MPF.

A avaliação se baseou em questionário desenvolvido pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Enccla), que selecionou as principais exigências legais e itens considerados boas práticas. Foram avaliados portais de 5.567 municípios, 26 estados e o Distrito Federal. A análise mensura o grau de cumprimento de leis referentes à transparência no Brasil, numa escala que vai de zero a dez.

Responsabilização - O número de estados e municípios com nota zero caiu mais de 50% entre a primeira e a segunda avaliação do MPF. Em 2015, do total de entes avaliados, 649 sequer disponibilizavam informações na internet. Agora, o número diminuiu para 347.

Nesses casos, além das ações civis públicas que cobram o cumprimento das leis de transparência, o MPF analisa a possibilidade de responsabilização dos gestores por meio de ações de improbidade administrativa.

Veja o RANCKING DA GRANDE CAMPO MAIOR e acompanhe a situação dos outros municípios levando em consideração a tabela estadual. Quais outras informaçoes podem ser obtidas no site: http://www.rankingdatransparencia.mpf.mp.br/

Fonte: DEPTOCOM
Edição: MARCELO BARROS/JOELMA BONA
Por: MARCELO BARROS
Mais sobre: